sexta-feira, 31 de dezembro de 2021

E vão 8

8 jogos sem vencer o Porto. Hoje não tenho força nem vontade de estar a bater na mesma tecla. São 2 anos disto que mais parecem uma década. Em termos de mentalidade recuamos mesmo uma década. Fora de campo até mais do que isso.

Ver Rui Costa aos abraços ao maior cancro que alguma vez passou no desporto português, depois do que têm feito ao Benfica nos últimos 5 anos e do que se tinha acabado de passar em campo é cuspir nos Benfiquistas.

quinta-feira, 30 de dezembro de 2021

Menos de um ano depois

Deparamo-nos com um jogo que vai ditar a nossa sobrevivência no campeonato. Na época passada foi em Alvalade. Nesta vai ser no Dragão. Mais uma vez numa situação dificil.

Tendo em conta que só teve 2 dias a única coisa que Nelson Verissimo pode fazer hoje é tentar escolher o melhor 11 possível. 

Eu jogaria em 4-4-2 / 4-4-1-1 com Vlachodimos; Gilberto, Tomás Araujo, Morato, Vertonghen; João Mário, Paulo Bernardo, Meite, Rafa; Gonçalo Ramos, Seferovic. Escolhia esta dupla de centrais porque fizeram dezenas de jogos juntos na equipa B. Estão rotinados um com o outro. Gilberto para mim é lógico e Vertonghen porque já fez a posição de defesa esquerdo (e de todos os disponiveis é o melhor em termos defensivos). No meio campo seria Meite e Paulo Bernardo com João Mário sobre a direita, como jogou naquela equipa do Sporting em 15/16 e Rafa sobre a esquerda. Depois Gonçalo Ramos que já foi médio na formação a fazer o papel de terceiro médio sem bola e segundo avançado com ela. Por fim Seferovic como ponta de lança.

Obviamente que não será este o 11. Provavelmente nem metade destes que aqui coloquei vão jogar. Já estou a espera do 4-3-3. E já estou a espera de Weigl. Só espero que não se junte ainda o Ferro.

Para apintar os lagartões Hugo Miguel (este é semana sim e semana também nos jogos do Benfica) e Tiago "moedas" Martins. Uma pessoa até é tentada a pensar que estes podem tentar levar o jogo para um empate ou vitória do Benfica mas eu já o disse aqui que não acredito. Enquanto o Benfica não estiver enterrado as ordens são para Porto e Sporting vencerem os seus jogos todos. Foi defenido assim na cimeira do Altis. Na época passada só quando ficamos a 15 pontos é que descansaram. A partir daí é que começou a guerra Porto / Sporting.

Em relação ao jogo a minha irracionalidade Benfiquista deseja e acredita ardentemente que vamos entrar em campo com a faca nos dentes e que vamos ter uma reação de homens, conseguir fazer um grande jogo e acabar com uma vitória. Já a minha parte racional, que olha para o circo que foram os ultimos 15 dias e os ultimos 2 anos futebolisticos, diz-me que isto hoje pode correr muito mas mesmo muito mal. Esperemos que seja a primeira. Que seja aquele jogo do ano em que todos se superam.

P.S. Ainda não o escrevi aqui por isso um GRANDE OBRIGADO a Nelson Verissimo por se chegar a frente neste momento do clube, naquela que é talvez a semana mais dificil da sua vida em termos pessoais.

quarta-feira, 29 de dezembro de 2021

O que rebenta um balneário

Mais um despedimento e novamente a conversa do grupo que mina o balneario. Eu não conheço os jogadores em questão (Pizzi, André Almeida e Rafa. Antes também se falava em Samaris ou Gabriel) nem tenho informações previligiadas do balneario (o que nos tempos que correm até me faz sentir um excluido). O que eu sei é que problemas de balneario como o que aconteceu com Jesus acontecem quando os jogadores (todos ou praticamente todos) estão insatisfeitos. Quando não acreditam nas ideias. Quando não se ganha.

O primeiro a sair foi Rui Vitória porque decidiu a certa altura alterar o sistema para 4-3-3 para poder encaixar Pizzi no meio-campo. Com os resultados que se viram. Naquela altura era Pizzi e mais 10 e ele tinha o lugar dele garantido. Se o esquema mudasse seria obrigado a lutar por um lugar com Salvio na direita. Em termos individuais Pizzi era talvez o que menos lucraria com a mudança. A verdade é que o tempo depois deu razão na troca de treinador. Num 4-4-2, com os jogadores nos sitios certos, com todos a acreditarem naquilo que estava a ser feito fizeram a melhor segunda volta de uma época e a melhor primeira volta na época seguinte.

Tudo corria bem. Batiam-se recordes atrás de recordes internamente. Até que chegou Weigl. Em 2020 com a equipa destacada na liderança chegou, assinou e foi logo titular. Algo que já não se via desde os tempos do Vietnam onde se entendia uma vez que qualidade e os resultados positivos não abundavam. A equipa foi começando a ter dificuldades para ganhar jogos e quando vieram o jogo do Dragão e com o Braga em casa começou a ficar visivel que Weigl não tinha andamento para isto. O jogo que para mim foi o click negativo no balneario foi o 3-3 com o Shaktar. Nesse jogo houve um esforço brutal da equipa. Por duas vezes tivemos na frente da eliminatória e por 2 vezes com uma facilidade inacreditável o Shaktar empatou o jogo. Para mim na cabeça daqueles jogadores ficou claro que com Weigl não ia dar. Deixaram de acreditar. Foi nessa altura que eu senti que toda a equipa tinha baixado os braços. Nem mesmo com a entrada de Verissimo nos ultimos jogos a coisa melhorou.

Já Jesus cometeu o mesmo erro de Rui Vitória. Alterou o sistema para poder encaixar Weigl na equipa, mas os jogadores não se sentiam confortáveis nele. Não acreditam naquilo porque têm de andar a puxar a equipa com um peso em cima. Por mais do que uma vez se notou o descontentamento dos jogadores em campo para com Weigl. Porque ele se esconde do jogo. Protege-se em vez de proteger a equipa. Ainda no ultimo jogo ninguém viu o Weigl nos primeiros minutos de jogo. Desapareceu. Quando os viu a entrar com aquele andamento até teve de mudar de cuecas ao intervalo.

Por isto é que eu acredito que o grande problema é esta insistencia cega de colocar Weigl na equipa. De toda a proteção que ele tem. Da diferença de cobrança entre ele e os outros. É isso que mata o espirito de uma equipa. É isto que rebenta um balneario.



 

Vejam bem as reações do Lucas Verissimo após mais uma autoestrada contra o Bayern ou de Otamendi após ir cortar uma bola sobre o homem que o Weigl marcava a 3 metros de distância. Esteve esse jogo inteiro a fazer o trabalho de Weigl. Vejam também as palavras de Otamendi sobre Meite. A forma como ele o elogia e fala que com minutos podia subir o seu nivel. E vejam o que disse o Ruben Dias após uma vitória contra o Guimarães, jogo em que Weigl saiu aos 30' depois de o Guimarães ter desperdiçado 4 oportunidades flagrantes de golo e não ter mais nenhuma nos 60' seguintes.

Isto são tudo sinais. E é verdade que não têm nem devem ser os jogadores a ter de falar disto. Não concordo que o Pizzi ou outro jogador questione as opções do treinador. É também para detetarem estes mal estares que existem diretores para o futebol. O Rui Pedro Braz pode não ter sensibilidade para estas coisas mas o Rui Costa e o Luisão deviam ter. O Luisão que até chegou a passar por situações destas.

Amanhã devemos jogar em 4-3-3. Já anda a ser pedido e prometido. Mais um sistema para encaixar o Weigl. Até acredito que com o efeito da chicotada apareça uma série de bons resultados e até se consiga começar a criar uma onda. Mas para mim inevitavelmente vai aparecer um Gil Vicente ou um Portimonense da vida que vão matar essa onda.

Só peço é que depois de mais uma tentativa de meter o Benfica a funcionar com este jogador equacionem de vez subsitui-lo. Enquanto é tempo. Porque a cada dia e a cada jogo que passa mais dificil vai ser para sair deste buraco.

terça-feira, 28 de dezembro de 2021

Baralhar e voltar a dar

O que está a acontecer é o que já se esperava. Logo a seguir ao jogo da Taça já fiz as minhas previsões para os próximos meses. Isto basta visitar alguns sitios online com malta muito bem informada para se saber tudo o que se passa no Benfica. Neste momento somos um reality show. O circo do Lumiar passou para o outro lado da segunda circular.

Agora a questão que se deve colocar é como é que um treinador que está no Benfica e que até vai disputar uns oitavos-de-final da Liga dos Campeões, força a saída do clube porque quer ir para o Brasil. Veja-se bem que ele supostamente nem quer ser indemnizado. Isso mesmo. O Jorge Jesus nem quer saber de dinheiro. Só quer fugir daqui o mais rápido possível. E agora vamos ver o diretor de comunicação de Jorge Jesus a despejar tudo na esgoto dos esgotos da televisão portuguesa.

Já quanto a Rui Costa ganhou mais uns meses. Tem-se escudado atrás de Jorge Jesus mas hoje acabou-se esse escudo e o proximo treinador é da sua total responsabilidade. Uma coisa é certa. Será uma questão de tempo até o próximo cair também se se continuar com esta cultura do Benfica Fashion. Entretanto este discurso aqui em baixo parece que vai chegar um mês mais cedo do que no ano passado. Efeitos Weiglisticos.

domingo, 26 de dezembro de 2021

Mistérios do Futebol

Como é que é possível um 11 com Vlachodimos, André Almeida, Samaris, Gabriel, Pizzi e Seferovic ir ao Dragão jogar olhos nos olhos contra o Porto, em 4-4-2, e vencer um campeonato aí com o Jorge Sousa a apitar. Jogando inclusivamente mais de 15' com 10. Como é que é possível que com tanto inapto, segundo os especialistas das redes sociais (que nos últimos anos têm sido também os consultores do Benfica), tal coisa tenha acontecido?

Daqui a uns meses fará 3 anos. Ninguém imaginava após aquele jogo que quase 3 anos depois o Benfica não tinha voltado a vencer o Porto. Mesmo tendo jogos com condições únicas para o conseguir. Ninguém imaginava as humilhações que nos esperavam. Passado este tempo todo voltámos lá com jogadores requintados (muito bem vistos pelos nossos consultores), já a jogar em 5-3-2 e levámos 3 (que podiam ter sido mais) jogando 50 minutos contra 10.

É o que dá escolher meninos em vez de homens (não tem nada a ver com idades ou fisico). Escolhemos este caminho e os resultados estão a vista. Num clube normal acabava-se com esta brincadeira. No Benfica de hoje isto só vai acabar quando nos acontecer um novo desastre como em Vigo. Mas internamente. E acreditem que não está assim tão longe de acontecer.

P.S. Aconselho a quem tiver o jogo completo de 18/19 a revê-lo. Talvez percebam a diferença gritante que existe. Talvez entendam que no futebol os nomes não ganham jogos a ninguém. Principalmente quando os nomes são mesmo só nomes.

sexta-feira, 24 de dezembro de 2021

Good morning Vietnam

 

A nível futebolistico e de mentalidade já lá estamos. Só ainda não estamos a nível financeiro mas será apenas uma questão de tempo. No Benfica é tudo tão previsivel que eu arrisco já a dizer o nosso futuro. Sai Jesus entra Verissimo. E com o Verissimo o regresso da aposta na formação. Vamos ter logo ali 7 ou 8 miudos a beberem dos ensinamentos do grande Grimaldo e do grande Weigl (os futuros capitães do Benfica). Têm é de mudar as fraldas antes de começarem a ensinar os miudos porque hoje até pela televisão se sentia o cheiro.

quinta-feira, 23 de dezembro de 2021

Que seja desta

Como está a confiança hoje? Sinceramente em baixo. Muito em baixo. Talvez por já não vencermos um jogo contra o Porto há quase 3 anos. No entanto cada jogo que passa estamos um jogo mais proximos de os astros se alinharem e de o conseguirmos fazer.

Olhando para os convocados já destaco levarmos apenas 3 médios (nenhum forte em termos defensivos). Para mim é incompreensível.

Em relação ao ultimo onze (e tendo em conta que Grimaldo e Weigl têm lugar garantido) eu colocava o Taarabt em troca com Yaremchuck. O Porto vai explorar aquela zona ao máximo. Não me admirava que Luis Diaz aparecesse muitas vezes por ali como o Bayern fez com Sané.

Outro destaque é que mesmo que Morato jogue em troca com o André Almeida tem de ser sempre do lado direita da defesa. Não se pode tirar o Otamendi ali do centro. Basta ver o ultimo video que aqui coloquei para se perceber o porquê.

Vamos tentar repetir os feitos de 2005, 2010 (Taça), 2014 ou 2019. Mas vamos ter de jogar como nos 3 primeiros (como em 2019 não temos jogadores com peito para isso). Fechados atrás e aproveitar os contra-ataques. Temos 2 jogadores numa super forma e que mesmo sozinhos podem fazer a diferença. Apesar de toda esta pressão nos ultimos dias sobre Jesus eles também estão tão ou mais pressionados do que nós. Já estão fora de 2 competições. Se perdem hoje passam a ser 3 e se não vencem para o campeonato descem para segundo. Podem começar Janeiro só com Liga Europa e já em segundo lugar.

Também vai ser preciso que a sorte esteja do nosso lado porque a arbitragem vai estar do outro. Em jeito de previsão vai valer tudo para os jogadores do Porto enquanto os nossos vão ser amarelados na primeira (meia) oportunidade. Principalmente defesas e médios. É por isso que também digo que devemos deixar ser o Porto a ter a iniciativa do jogo.

Enfim. Que seja desta vez que voltamos a vencer a corruptagem. Que o natal do ano passado não se repita.

quarta-feira, 22 de dezembro de 2021

A grande exibição do(s) trinco(s) do Benfica

Otamendi, Vertonghen, André Almeida, Rafa ou João Mário. Têm sido estes os trincos do Benfica nesta época. Principalmente Otamendi. Em baixo fica o video com a quantidade de vezes por jogo que estes homens fazem o papel de número 6 da equipa. Maior parte das vezes com a estrela da companhia a 1/2 metros dos lances a observar.


É incrivel ao ponto a que se molda uma equipa para lá enfiar um jogador por decreto. É incrivel a cegueira geral do Benfiquismo que após do jogo de Domingo conseguiram ver no adereço mais caro da história do futebol uma boa exibição. Em baixo ficam também as imagens dessa exibição. Tanto o bom como o mau, tal como com Meite no jogo com o Covilhã.

Agora comparem o jogo de ambos. Com e sem bola. E vejam o que se disse no final de ambos os jogos sobre cada um deles. Estamos num coma futebolistico profundo. Numa cegueira como nunca se viu neste clube. Em tempos mesmo os mais afamados se tivessem a atitude de merda que ele tem eram logo trucidados. Agora basta vir de boas paragens, ter bom look, boa imprensa, ser dos primeiros a aparecer nos festejos dos golos, felicitar os adeptos no final e dizer coisas bonitas nas redes sociais para ser um idolo. Dar TUDO pelo Benfica naqueles 90 minutos deixou de ser essencial.

Agora acham que o treinador do Porto não vê isto? Acham que ele é cego? Amanhã vai explorar o Weigl ao máximo. Tal como fez o Amorim. Tal como fez o Ivo Vieira com o Famalicão, que nos obrigou ao intervalo a meter um terceiro homem no meio campo para além dos 3 centrais. E como já temos certeza que ele amanhã vai ser titular temos mesmo de repetir a segunda parte em Famalicão e ter muito fé no grande momento de forma de Darwin e Rafa. Só assim temos hipoteses de passar a eliminatória.

segunda-feira, 20 de dezembro de 2021

Existe uma esperança

Era importante vencer ontem. Não só vencemos como destruimos a equipa do Maritimo. Rafa e Darwin estão a atravessar um momento de forma impressionante e é isso que me dá algumas esperanças de sairmos vivos das 2 principais provas nacionais nos proximos 2 jogos no Dragão.

Gilberto voltou a demonstrar que é de longe a melhor opção para a direita neste momento. Espero que não tenha saido com nenhuma lesão muscular porque será tão importante como Darwin ou Rafa no Dragão.

De resto foi mais ou menos o costume. 10 homens a proteger outro em vez de 11 a lutar pelo Benfica. Em mais uma exibição miserável já recebeu mais uma enxurrada de elogios à custa dos colegas. No Dragão vamos ter de jogar como em Famalicão na segunda parte. Com 3 centrais, 3 médios e Rafa e Darwin a tentarem destruir a defesa do Porto.

P. S. Porto e Sporting completaram ambos uma série de 10 vitórias consecutivas para o campeonato. Sinceramente não me lembro de 2 equipas conseguirem ambas um periodo tão longo de vitórias no campeonato. Mas numa altura em que o dragartismo controla tudo e todos nada é impossível. Para desbloquear o jogo em Barcelos houve expulsão. Não resultou. Houve penalti por marcar contra o Sporting e um assinalado a favor. Não resultou. Teve de entrar o terceito factor. Os erros adversários. Em Vizela um verdadeiro passeio como se esperava após a rábula de Samu a forçar o 5º amarelo no jogo anterior (acabou por marcar um belo autogolo) e do felacio do seu treinador ao "adversãrio" antes do jogo.

domingo, 19 de dezembro de 2021

Meite

Depois das reações durante e após o jogo sobre Meite (como esta por exemplo) decidi fazer um video com a sua primeira parte contra o Covilhã. O bom e o mau. Sem filtros para quem quiser dar a sua opinião.


Não fugiu aos duelos, recuperou várias bolas, arriscou algumas vezes no passe e apenas falhou um. Digam então porque é que depois de 45 minutos como o que se vê no video rachem o rapaz como se tivesse feito um jogo como o do video em baixo.


Querem saber porquê? Porque o Benfiquismo já não olha para o jogo com os seus próprios olhos. Vê o jogo pelos olhos dos outros. Porque tem medo de olhar para estes 2 videos e dizer o que realmente se vê neles. Sucumbem à pressão comunicacional e social. E quem já ousou criticar Weigl sabe do que estou a falar.

Eu aqui não tenho medo de o dizer pelo BENFICA. Meite é muito, mas mesmo muito mais jogador do que Weigl. Nem sequer existe comparação. Não sei se seria suficiente para o Benfica porque nunca vai ter oportunidade de fazer uma série de jogos seguidos. Vai ser mais uma vitima para o cemitério dos médios que nestes 2 ultimos anos passaram pelo Benfica e aqueles que ainda vão passar. Nenhum médio será suficientemente bom para jogar ao lado de Weigl e muito menos substituir Weigl. Vai ser assim o Benfica nos proximos anos.

P.S. O que está a acontecer com Meite eu já o tinha previsto ainda nem ele tinha assinado.

quinta-feira, 16 de dezembro de 2021

Objectivo alcançado

Em mais um jogo cinzento o objetivo de chegar a final four da Taça da Liga foi alcançado. Com tantas alterações no 11 não era de esperar um grande futebol mas deixa-me triste que nem num jogo contra o Sporting da Covilhã em que temos de marcar 3 golos se mude para o 4-4-2. E assim em termos ofensivos foi mais do mesmo. Muita bola de um lado para o outro mas poucas ocasiões de golo.

Não vou relevar ninguém hoje. Apenas vou falar da caça que foi feita a Meite durante o jogo pelos comentadores e depois do jogo pelo Benfiquismo. Na Sportv aos 10' já estavam a dizer que ele devia sair e assim continuaram mais 35'. No final do jogo basta dar uma volta pelas redes sociais.

E o que me faz impressão nesta situação nem é tanto estarem a pegar no rapaz. Eu percebo que aquela postura pasteleira dentro de campo irrite os adeptos. Agora o que eu não entendo é que o titular faça o mesmo e a atitude de todos para com ele ser completamente o oposto.

É que mesmo com aquela postura eu olho para o jogo de Meite hoje e só lhe aponto um erro grave que foi ter permitido um remate do Covilhã a entrada da area. Algo que acontece sistematicamente com Weigl. Com bola não arriscou muito e por isso teve uma percentagem de passes certos à Weigl. Agora o que se notou uma diferença absurda foi no número de duelos que ele disputou comparando com o que é costume em Weigl.


Se muitos dos dados estatisticos são fortemente influenciados pelo adversário, existem outros que nem por isso. Duelos acontecem em todos os jogos independentemente do adversário. E o que é que se vê aqui? Weigl nos ultimos 2 jogos, em 180 minutos disputou 6 duelos!!! Meite em 45 minutos (com 1 amarelo) disputou 12. O dobro em 1/4 do tempo. É para perceberem bem como Weigl se esconde em todos os jogos. Sempre a correr de um lado para o outro mas sempre a evitar os duelos. Sempre a observar de longe a espera dos colegas. Se não tivesse a camisola do Benfica vestida até se confundia com o árbitro.

E não entendam isto como um "Meite e mais 10". Não. O Benfica tem de contratar urgentemente um 6 de raíz. Agora se querem criticar o Meite pela postura em campo mas elogiam tudo em Weigl então estão a ser hipocritas.

P.S. É curioso como o Benfica nos ultimos 2 anos sem Weigl conseguiu sempre seguir em frente nas Taças. Podem argumentar que eram adversários fracos mas vou relembrar aqui alguns onde ele participou. 

Quartos-Final da Taça Portugal 2019/2020. Foi titular na Luz contra o Rio Ave e recuou para central com a equipa a perder por 2-1. Vencemos 3-2.

Quartos-Final da Taça da Liga 2020/2021. Foi titular na Luz contra o V. Guimarães e saiu na segunda parte a perdermos por 1-0. Empatamos 1-1 e vencemos depois nos penalties.

Primeira Eliminatória da Taça de Portugal 2021/2022. Entrou contra o Trofense a vencermos por 1-0. Sofremos o empate e o jogo foi a prolongamento.

Segunda Eliminatória da Taça de Portugal 2021/2022. Saiu com o Paços de Ferreira a perdermos por 1-0. Vencemos 4-1.

Primeira Jornada Fase de Grupos da Taça da Liga. Entrou em Guimarães a vencermos por 3-2. Empatamos 3-3.

De resto foi titular em duas finais da Taça de Portugal perdidas para Porto e Braga e uma Meia-Final da Taça da Liga perdida para o Braga.


segunda-feira, 13 de dezembro de 2021

Continuar a navegar com a âncora no fundo do mar

Começar pelas coisas boas do jogo. O resultado e termos jogadores no plantel que vão conseguindo puxar um barco com a ancora lançada ao mar. Foi uma vitória por 4-1 mas que não transparece as dificuldades que acabamos por ter.

Entramos no jogo a vencer por 2-0 marcando nas oportunidades que tivemos. Contra equipas como o Famalicão (principalmente no momento de forma que atravessam) o jogo tem de estar resolvido. Mas infelizmente com este Benfica isso raramente acontece e a partir dos 20 minutos voltamos a descer a terra. Naqueles 25 minutos até ao intervalo está lá todo o mal de que padece o Benfica. Nem vou entrar em pormenores porque é o mesmo de todos os jogos.

Felizmente chegamos ao intervalo ainda em vantagem e na reentrada Jesus decide tirar um avançado para colocar mais um médio em campo. Tivemos de recorrer a 3 centrais mais 3 médios para segurar o 14º classificado da liga portuguesa. Algo absolutamente surreal. Aliás, o que se assistiu em certos momentos da segunda parte foi mesmo surreal. O Benfica passou 45 minutos a jogar como se Weigl lá não estivesse. Com jogadores em muitos lances a ocuparem espaços a 1/2 metros dele. Foram 45 minutos de um autêntico atestado de inutilidade. Só faltou Taarabt e João Mário lhe pedirem para ir buscar umas natas e uns cafés.

Dar também uma palavra sobre Darwin. É um jogador diferenciado. E um jogador diferenciado não tem de o ser só pela técnica. Existem muito poucos jogadores no mundo com a capacidade de explosão, capacidade de choque e com a velocidade dele. E com os pés não é tão mau como o pintam. E dois dos golos que marcou hoje comprovam-no. É para mim chocante ver tanta gente a querer despacha-lo. Não se preocupem que este vêm cá mesmo busca-lo. Não vai ficar por cá até ao final do contrato.

sábado, 11 de dezembro de 2021

Anatomia deste Benfica

O Coluna após o jogo com o Dinamo fez um post onde abordou um lance aos 70' minutos de jogo. Esse lance é de Rafa a fazer um sprint de 60/70 metros para ir recuperar uma bola em frente a nossa defesa. Por vezes estes lances são esporádicos mas no caso deste Benfica são frequentes. Aqui ficam alguns exemplos.


Rafa, principalmente em jogos da Liga dos Campeões, devido a sua velocidade é encarregado de fazer dobras ao nosso trinco quando a nossa pressão é ultrapassada. Outra forma de minimizar não jogarmos com um trinco também pode ser vista neste último lance contra o Dinamo de Kiev. Se repararem no inicio do lance um dos centrais está mais adiantado em relação ao resto da defesa. Quando estamos a pressionar a saída de bola dos adversários um dos centrais salta para o meio-campo para atacar qualquer bola que entre naquela zona.

Falo nisto porque a nova trend é a de que Weigl afinal precisa de mais 2 jogadores no meio. A verdade é que isso já acontece. Em momento de pressão salta um central para o meio e em transição defensiva é Rafa que muitas vezes vai ao meio fazer dobras. É por isso que eu digo vezes sem conta que nos ultimos anos no Benfica tudo anda a ser feito para encaixar Weigl na equipa.

Eu já tinha deixado aqui os dados estatisticos de Weigl no ultimo jogo. Mas vou deixar também os de Rafa para se perceber melhor a gravidade da situação. Mais até do que a falta de recuperações de bola o que mais choca são os duelos individuais. O trinco do Benfica foi o jogador que menos duelos individuais disputou em todo o jogo. Fugiu. Escondeu-se. Acobardou-se. Num jogo em que decidia a passagem aos oitavos de final da Champions (4 dias depois de num derby ter feito o mesmo). E depois olhamos para o nosso melhor desiquilibrador e participou em 15!! 5x mais do que o nosso trinco em menos 10 minutos.


Isto tudo é tão ridiculo que ficamos a pensar no Benfica de 2009/2010 com Weigl. Saía Saviola ou Cardozo para entrar Sidnei e o Di Maria ainda andava a dobra-lo. Se fosse no Benfica de 2015/2016 saía Jonas ou Mitroglou para entrar Lisandro Lopez e o Gaitan ainda andava a dobra-lo. É isto o Benfica de hoje. O Benfica do homem que um dia disse isto.


quinta-feira, 9 de dezembro de 2021

Apuramento em mais uma exibição cinzenta

Em mais um jogo cinzento conseguimos o apuramento para os oitavos de final da Champions. Um jogo em que praticamente não tivemos bola e onde felizmente conseguimos marcar cedo. Antes houve um momento Bryan Ruiz na nossa baliza que se desse golo quase que nos ia colocar fora da Champions. Dificilmente iriamos conseguir dar a volta ao jogo.

Das mudanças no 11 destacar Gilberto que é de longe a melhor opção para o lado direito neste momento. Sempre enxovalhado desde que chegou tem mostrado uma força mental impressionante para aguentar o que os adeptos já disseram dele e a falta de confiança da estrutura ao juntarem 4 laterais direitos no plantel. É um guerreiro e é nestes jogos que este tipo de jogadores aparecem.

Já quanto a mais do que esperada presença de Weigl no 11 é só a confirmação que no minimo vão ser mesmo mais 2 anos e meio disto. E se eu disse que é nestes jogos que jogadores como Gilberto aparecem, no caso de jogadores como Weigl é quando (mais) desaparecem. O homem pode não gostar de jogar a apanhada mas adora jogar as escondidas.



O nosso maior desiquilibrador é ao mesmo tempo o nosso melhor recuperador de bolas. E o jogador por quem se mudou a identidade do clube para ele poder explanar todo o seu perfumado futebol é o que menos toca na bola, e quando toca, o mais inconsequente.

É inacreditável o que se passa no Benfica e ao olhar para o Barcelona de hoje sinto que o que eles estão a passar hoje é o que nós iremos passar daqui a uns anos se esta mentalidade e filosofia se mantiverem.

quarta-feira, 8 de dezembro de 2021

Para terminar o capitulo de sexta

No canal 11 fizeram uma analise sobre as exibições de Weigl e Ugarte na ultima sexta-feira. Podem carregar nos links para verem essas analises. Para mostrar mesmo a diferença entre um trinco e Weigl vou so escolher aqui uns lances muito semelhantes.

Os primeiros dois lances consistem num jogador do Benfica a receber a bola a meio campo e no outro é um jogador do Sporting a receber a bola a entrada da nossa area.


Os restantes é os jogadores de ambas as equipas a arrancarem para tentar ficar de frente para a defesa contrária com a bola controlada.

É uma diferença abismal. E o que é mais inacreditável é que estamos a falar de um miudo de 20 anos que é a segunda opção do Sporting. O Weigl tem 26 anos e é a única opção de raíz no Benfica. E como se não bastasse ainda tem mais um zero no ordenado.

Para se ter uma noção do ridiculo o Taarabt em 15 minutos praticamente igualou os numeros de Weigl em 75. O Taarabt.


E por aqui me fico em relação ao jogo se sexta. Já hoje temos mais. Sinceramente não espero grandes mudanças. Só tenho um feeling que algum jogador normalmente titular vai ser o "crucificado". Uma derrota destas vai ter de cair nas costas de alguém como por exemplo na época passada caiu nas de Vlachodimos depois da derrota em Alvalade. Mas certamente não será Weigl.

Seja como for que dê para vencer. São do tipo de equipas contra as quais temos dificuldades mas já não têm qualquer objetivo em jogo por isso temos mais do que obrigação de vencer.

terça-feira, 7 de dezembro de 2021

Contenção de danos

O video que a conta de twitter afeta ao Sporting publicou sobre Weigl foi algo que a comunicação social afeta ao Sporting obviamente não gostou e que começou logo a fazer o trabalho de contenção de danos. Reparem aqui 2 lagartos "que percebem de futebol" a fazerem o trabalho de limpeza de imagem do menino. Um deles esteve ontem mais de uma hora num podcast Benfiquista a mostrar como o rapaz não teve culpa nenhuma.

A culpa foi toda do Jesus. Não por o meter claro, mas sim por não o proteger (ainda mais). Ficamos assim a saber que um campeão europeu e o que dizem ser o melhor médio a jogar em Portugal não podem jogar de igual para igual com um puto de 20 anos que foi titular pela primeira vez na Liga e outro de 23. A culpa de um trinco que recebe mais de 3M limpos ao ano levar cuecas, cair a tentar agarrar adversários, ser ultrapassado em velocidade em todas as zonas do campo e nem sequer conseguir controlar o metro quadrado que ocupa no campo é da falta de estratégia do treinador. Definitivamente temos de tirar mais um avançado e meter ali a jogar um tipo encostadinho a ele.

Temos de tratar também de fazer um pedido a Liga para que acabe com este bullying que alguns adversários andam a fazer ao nosso menino alemão. Nada de jogarem a apanhada com ele. Nada de o humilharem. Sinceramente se isto não fosse o Benfica até tinha piada de tão ridiculo que já é. Infelizmente é do Benfica que estamos a falar.

E para terminar aqui fica um video de um dos ultimos jogos de Weigl no Dortmund. Mais uma falta de respeito para com ele que no segundo e terceiro golos teve de jogar a apanhada. Que desporto cruel este que obriga Weigl a correr atrás dos adversários. Queriam saber porque é que ele veio cá parar? Está ali a razão.


segunda-feira, 6 de dezembro de 2021

As imagens da mediocridade.





Estes foram só alguns lances que eu tirei do resumo do jogo. Aqui só estão aqueles que deram em jogadas de perigo para o Sporting. Ainda assim já fica exposta a mediocridade de Weigl. E estou a insultar a palavra mediocridade.

Não dobra colegas e não antecipa jogadas como se vê no primeiro golo, onde vê o Pedro Gonçalves a entrar nas costas de João Mário e não é capaz de se aproximar ainda antes do passe. E mesmo depois permite que no nosso ultimo terço ele domine a bola de frente para a nossa baliza, tenha tempo de ver a desmarcação do colega e meter lá a bola. Pedro Gonçalves teve tempo para tudo isto sem Weigl entrar sequer no seu raio de visão (quanto mais de ação). Agora digam quantos jogadores do Benfica tiveram tempo e espaço para, em zona frontal, ficarem de frente para a defesa deles?

O lance em que a bola vai ao poste é talvez para mim o mais chocante. Reparem como ele deixa novamente um colega num 1 para 1 sem ter nenhum adversário no raio de 10 metros. Reparem na passividade dele!!! No terceiro lance só aparece na imagem depois do remate de Pedro Gonçalves e no segundo e terceiro golos, Matheus Nunes ganhou-lhe 20 metros em 60.

Mas não se ficou por estes lances. Existiram outros. Muitos outros que a defesa vai resolvendo ao longo do jogo, tal como em todos os jogos. O seguinte video retirei-o de uma conta do twitter afeta ao Sporting (obrigado ao dezazucr e ao redhalo por me alertarem para isto). Até eles já perceberam. Gozam connosco como nós gozavamos com eles (quando lutavam com o Braga pelo terceiro lugar e nós limpavamos tudo internamente e iamos a finais europeias) quando diziam que o Rinaudo era melhor que o Matic.


Eu próprio já meti aqui imagens da época passada e do jogo contra o Bayern (tal como podia ter colocado de muitos outros), Já não existem palavras para isto. É mau demais. Isto é um insulto a mais de 95% dos jogadores que vestiram a camisola do Benfica. É um insulto ao grande Eusébio, um insulto ao grande Coluna. A todos os que se sacrificaram para tornarem o Benfica GRANDE. Isto já não é só incompetência de Rui Costa e Jesus. É mais do que isso. Eles, tal como o Coluna, eu e mais alguns (que já começam a abrir os olhos) já viram isto vezes sem conta. Eles sabem disto. Mas mesmo assim permitem que o Benfica continue a seguir este caminho agoniante.

Rui Costa foi o grande idolo da minha infância, secundado por João Vieira Pinto e Zidane. Hoje é das maiores desilusões. Ele na época passada andou a pressionar Jesus para voltar a meter o alemão quando perdeu a titularidade. Fê-lo descaradamente no banco de suplentes após marcar um golo para a Liga Europa. Que Rui Costa não pense que é intocável. Que não pense que é despachar o Jesus, o próximo e o próximo e que se safa. Vai chegar a altura em que todos vão começar a abrir os olhos em relação a esta pouca vergonha. Seja hoje, amanhã, daqui a 1, 2 ou 3 anos. Sem titulos mais tarde ou mais cedo o estado de graça acaba.

Portanto acabem com esta brincadeira de vez. A receita para o Benfica vencedor já nos foi dada há décadas atrás. 4-4-2 com os 11 que tornem a equipa o mais forte possivel e não com os 10 que disfarçem o melhor possível o 11º. E PLURIBUS UNUM. DE TODOS UM e não todos por um. Devolver aos adeptos o gosto de ver jogar o Benfica. Depois a onda vermelha faz o resto. Foi Jesus que em 2009/2010 voltou a usar esta receita. Mais do que os titulos que conquistou o seu grande mérito foi ter devolvido a IDENTIDADE ao clube. Até o Lage percebeu isto quando numa situação semelhante aquela que vivemos hoje trocou o 4-3-3 de Vitória (usado para manter Pizzi a jogar no meio, pensando mais na individualidade do que na equipa) e passou ao 4-4-2 dos 103 golos no campeonato.

Se ainda queremos salvar alguma coisa desta época que se volte imediatamente a esse sistema sem olhar a nomes mas sim a rendimento. Com Otamendi e Morato a centrais. Com Meite e Paulo Bernardo / Taarabt no meio e João Mário a equilibrar a equipa na direita até abrir o mercado e arranjar-mos um verdadeiro numero 6 de raíz. Com 2 avançados na frente que para mim teria sempre o Gonçalo Ramos e outro dos restantes 3. Vamos tentar voltar ao Benfica de Dezembro de 2019 e trabalhá-lo a partir daí. Sem olhar a egos ou a perdas de dinheiro. Aquela ansiedade, a alegria de voltar a ver o Benfica jogar e o friozinho na barriga naquelas horas que antecedem um jogo não tem preço. Nos dias que correm só existe angustia e isso aos poucos e poucos vai matar o Benfica.

sábado, 4 de dezembro de 2021

O tal futuro agoniante

É este o futuro agoniante que falei aqui. Preparem-se. Vão ser anos e anos desta merda. De humilhações atrás de humilhações. De Sportings e Portos falidos (e até desfalcados) a ganhar campaeonatos. De Portimonenses e Santas Claras a virem ganhar a Luz de tempos a tempos. Anos de vai e vem de jogadores e trocas de treinadores. E quando finalmente alguém dicidir colocar o Benfica acima de qualquer individualidade será tarde demais. Serão precisos anos para reconstruir tudo outra vez.

Eu acho que nem preciso de falar do que se passou no jogo. Já fiz um resumo aqui deste Benfica. Isto é só a continuação lógica da época passada. Se não o conseguem ver é porque não querem. Quando a segunda opção do Sporting (um miudo de 20 anos), sem ritmo de jogo, faz parecer o nosso trinco um amador está tudo dito. Os GRANDES jogadores aperecem nestes jogos em que se joga a mil a hora. Não aparecem a jogar contra 8 miudos e um guarda-redes avançado.

Digam lá que jogador do Benfica alguma vez teve este destaque no jornal onojo. Ainda por cima enaltecendo um golo e uma assistência que fez num jogo que eles consideram uma vergonha que se tenha realizado.

Tal como escrevi naquele post no final do jogo com o Paços de Ferreira, este podia ser o tal click. Infelizmente não o vai ser. O Benfiquismo está cego. O Benfiquismo passou a semana anterior a dizer que o Weigl é melhor que o Palhinha tal como eles diziam há uns anos atrás que o Rinaudo era melhor que o Matic. E depois chega a hora do tribunal (expressão usada nos tempos em que joguei futebol quando chegavam os jogos a doer) e nem aos calcanhares de um miudo de 20 anos vindo do Famalicão chega.

Podem vir agora para os comentários dizer que não falo do Rui Costa e do Jorge Jesus. Não o faço porque não preciso. As CMTVs da vida e maior parte dos adeptos vão fazê-lo. Sobre isso não preciso de abrir os olhos a ninguém. Prefiro continuar aqui a ser gozado pelos verdadeiros benfiquistas mas a defender o que acho que é MELHOR PARA O BENFICA.

quinta-feira, 2 de dezembro de 2021

Esperam-se 2 dias tugão

Numa resposta ao post anterior disse que nesta semana iamos assistir a Liga, a DGS e a B-SAD a apontarem o dedo uns aos outros. Já na comunicação social seria obviamente ao Benfica. E com isto os dias iam passar e Proença ia sair mais uma vez limpo de uma das maiores vergonhas a que o futebol portugues foi sujeito. Pelo meio já foi pedido o adiamento do jogo e não duvido que o seja caso o Benfica no final do mês esteja em boa posição no campeonato.

Toda a força que foi feita no Sábado para colocar o Benfica em campo contra uma equipa com um surto de Covid (com a agravante de suspeita, já confirmada, de ser uma nova variante) ainda não surtiu efeito. Até ao momento ainda não foram detetados casos enquanto que no Sporting Coates (que se junta a Palhinha lesionado) parece ter acusado positivo.

Se entretanto nenhum caso for detetado ao Benfica nestes ultimos testes então podemos esperar por mais algum momento hollywoodistico no futebol português para que não se realize o jogo. Até o Palhinha pelo segundo ano consecutivo vai poder defrontar o Benfica depois de estar impedido. Mas se o Benfica tiver casos positivos em jogadores importantes, aí tudo será feito para que o jogo se realize.

Para apitar o jogo uma dupla que ainda há duas jornadas esteve num jogo do Benfica. Novamente o maior adorador de fruta e o maior lagarto. O grande Coluna até acha que o Soares a Dias vai tentar levar o jogo para o empate para beneficiar o seu clube. Já eu acho que desde a aliança no Altis a ideia passa sempre por retirar o Benfica da luta pelo titulo o mais cedo possivel para depois eles se degladiarem.

Esperam-se por tudo isto 2 dias (incluindo a arbitragem do jogo caso este se realize) de novas histórias do tugão.

segunda-feira, 29 de novembro de 2021

A Liga do querido

Mais um episódio. Uns dos muitos do "querido" como Presidente da Liga. Uma autêntica vergonha o que tem acontecido nos últimos anos. Numa situação normal este era o culminar. o limite, de uma governação feita de favores a causa dragarta. Mas prevê-se que seja apenas mais um.

A cartilha agora está definida. Vai falar-se muito em verdade desportiva, vai colar-se muito o Benfica ao sucedido e principalmente não se vai implicar Proença nisto. Porque o Proença é o homem que no ano em que o seu Sporting tinha uma pré-eliminatória da Champions criou um sem número de condicionantes para lhes facilitar a vida. É o homem que permite a um clube ficar a dever dinheiro a um concorrente directo e reforçar-se com esse dinheiro. É o homem que permitiu o famoso EstorilGate, caso onde não teve problemas de furar os regulamentos para permitir ao Porto jogar várias semanas depois (com uma janela de transferências pelo meio) e fazer 8 substituições ao intervalo.

Em relação ao dragão de ouro da B SAD é preciso não esquecer que andou ao inicio da tarde do dia do jogo a dizer que não tinha pedido adiamento do jogo. Depois já com as equipas no Jamor diz que pediu (como se as coisas fossem tratadas assim) e acabou a fazer aquele papelinho na sala de imprensa. A sua equipa entrou em campo com 9 jogadores e com ordens para cumprirem os 90 minutos. Ao intervalo pelos vistos as ordens foram outras deixando os jogadores do Benfica no relvado mais de um quarto de hora a espera e terminando depois daquela forma a partida. A questão que fica é porque é que não o fizeram nos primeiros 5 minutos de jogo. Porque é que andaram lá 45 minutos.

Resumindo o que aconteceu no Sábado, a Liga podia tê-lo evitado. Não evitou porque não quis. A B SAD podia tê-lo evitado. Não evitou porque não quis. Por alguma razão a Liga e a B SAD, pelo seu presidente, nada fizeram para evitar que uma equipa com um surto de Covid (com a agravante de suspeita da nova variante) entrasse em campo naquelas condições contra outra. Agora vamos ver o que vai acontecer nos proximos dias. Vamos ver se conseguiram o que pretendiam num mês que o Benfica vai jogar contra Sporting e Porto para o campeonato, vai defrontar Porto para a Taça, vai decidir a continuidade na Champions e na Taça da Liga. Vamos ver se não teremos uma repetição da época passada.

P.S. Como gozo supremo Manuel Mota ainda assinalou um penalti a favor do Benfica. Um igual a tantos outros que nestes ultimos 2 anos nos foram sonegados. Curiosamente neste jogo já deu.

sexta-feira, 26 de novembro de 2021

Talvez a melhor exibição que eu vi de um central do Benfica

Otamendi fez um JOGÃO como acho que nunca vi qualquer outro central fazer pelo Benfica. Limpou tudo o que havia para limpar, fez cortes milagrosos e até marcou um golão que acabou anulado. Mas não foi só isso. Fez o seu trabalho e ainda fez de babysitter ao trinco da equipa. Recuperou várias bolas a frente da defesa e muitas vezes ainda foi ele que conduziu a bola para o ataque.

Logo a seguir a Otamendi vem Vlachodimos que ainda teve uma serie de grandes defesas.

Dou ainda destaque ao Gilberto. Mais um dos muitos patinhos feios do Benfica. Mais uma vez quase nada passou pelo seu lado. Do outro lado só não foi tão mau como em Munique porque estava lá um miudo, que ainda assim criou 2 grandes oportunidades na primeira parte. Assim que entrou Dembele passou por Grimaldo como se não estivesse lá ninguém e felizmente JJ tirou-o de lá logo a seguir. Mas só por aquele lado foram 3 grandes ocasiões do Barcelona.

Quanto ao Seferovic espero que não se deixe abater por aquele lance e pelo que já lhe andam a fazer. É que ainda pode ser muito importante nesta época. Mas este é mais um exemplo do que é o Benfica hoje em dia. É que no jogo tivemos outra grande oportunidade. Um falhanço não tão escandaloso mas também escandaloso. Estamos quase a completar 4 meses de época e Yaremchuck leva 4 golos. E reparem como quem leva sempre pancada são o nosso melhor jogador da época passada e o nosso melhor marcador desta. E não estou a querer dizer com isto que não acredito no Yaremchuck.

Quanto ao resto fica sempre o amargo de boca de querer saber como é que seria esta equipa a jogar com um grande 6. Ou apenas um bom, que fizesse o seu trabalho.

Fica agora tudo para resolver na última jornada. E se eu até estava confiante para este jogo, já para o próximo a confiança vem apenas do estádio da Luz estar cheio e do Dinamo de Kiev já não ter qualquer objetivo porque vamos jogar contra o tipo de equipa que não gostamos.


terça-feira, 23 de novembro de 2021

Ganhar

É para estes jogos e para este tipo de equipas que o Benfica está mais preparado neste ano. É aí que está a minha confiança num bom resultado hoje embora sabendo que também vamos precisar da sorte do nosso lado.

domingo, 21 de novembro de 2021

70 minutos de um futuro agoniante

Em tempos, chapadas tão grandes de realidade como a que levamos (e já foram tantas) ainda me davam uma restea de esperança de que fosse este o click para que as coisas podessem mudar. Para que o Benfica que vimos naqueles 20 minutos finais voltasse a ser uma realidade. Infelizmente agora já só fica a agonia de saber que aqueles primeiros 70 vão ser o futuro do Benfica.

Quando vi a convocatória sem Meite e João Mário (e com a lesão de Lucas Verissimo) não me espantou o que aconteceu. Só me espantaram mesmo as substituições de Jesus. Quero só deixar o meu agradecimento a Pizzi, Taarabt e Seferovic porque não os vão receber de muita gente. Mais depressa voltam a ser insultados. Por isso o meu obrigado por evitarem a perda de mais um titulo já em Novembro.

terça-feira, 16 de novembro de 2021

Lá como cá

Gostei de ver a defesa do Rafa por parte do Benfiquismo ao ataque que lhe foi movido após a derrota contra a Sérvia. Não deixaram que ligassem um jogador do Benfica ao falhanço do apuramento direto. Mostraram com números que o Rafa é dos menos responsáveis do que acabou por acontecer.

O problema é que dentro de portas fazem a outros jogadores do Benfica o que tentaram fazer ao Rafa na selecção. O Gabriel na época passada não jogou na pré eliminatória da Champions, não jogou na Supertaça, não jogou na meia final da Taça da Liga, não jogou na final da Taça de Portugal, fez 45 minutos dos 180 com o Arsenal e quando perdeu a titularidade o Benfica passou de uma distância de 2 para 15 pontos do primeiro em 10 jornadas. No entanto um dos grandes problemas do meio-campo do Benfica sempre foi o "picanhas". Agora na falta de Gabriel já passou a ser Meite. E noutras ocasiões Pizzi, Taarabt, André Almeida, etc... Tudo jogadores que já nem são titulares do Benfica mas que quando a coisa corre mal são os primeiros a quem é apontado o dedo.

O que se tem visto da selecção nos últimos largos anos é um one man show. Tudo gira a volta de um jogador. O apuramento direto para o mundial sempre foi tido como um dado adquirido. Bastou ouvir as declarações do Fernando Santos antes do jogo. Na realidade o verdadeiro objetivo sempre foi o de Ronaldo bater o recorde de golos em selecções. O resto era secundário. Antes dos interesses da selecção vêm sempre os interesses de um jogador. Isto não é de agora. Já vem desde os tempos Paulo Bento. Até se começar a aproximar do recorde de golos quantas vezes é que Ronaldo esteve em jogos amigáveis? Quantas e quantas vezes foi dispensado para poder estar bem nos seus clubes enquanto os outros não tinham o mesmo tratamento? Acham isto saudável? Acham coincidência aquela falta de motivação durante 90 minutos num estádio da Luz cheio?

Mas se com o mal da selecção eu posso bem, já com o do Benfica não. E infelizmente tal como lá, nós também andamos por cá há dois anos neste processo de colocar um jogador acima do clube. E se na selecção ainda estamos a falar de um dos melhores jogadores de sempre, aqui estamos a falar de um dos maiores bluffs de sempre.

Tudo começa na direcção que após a sua chegada teve meio ano para perceber que o jogador não encaixava no clube. O Thiago Alcantara não encaixou no estilo do Liverpool. Tiveram meia época desastrosa. O que é que fizeram? Foram contratar meio plantel para o poder encaixar ou ele saiu da equipa? O que é que o Bayern fez quando o plantel rejeitou treinadores como Ancelotti ou Kovac? Trocou o plantel ou de treinador? E o que é que o Benfica fez no último ano e meio? Trocou de presidente, treinador, plantel e sistema de jogo. Estamos num ponto em que são os centrais que têm de sair da defesa para ir pressionar a frente do trinco ou os extremos que lhe têm de fazer as dobras. Não contratámos mais nenhum jogador de raíz para aquela posição e ainda despachámos todos os que existiam no clube.

Mas o problema vai ainda para lá da direcção e treinador. Está na cultura que se vive hoje no Benfica onde as aparências é que contam. Não interessa o que os jogadores dão ao clube. Desde que tenham pinta e boa imprensa está tudo bem. Para quem assiste aos jogos do Benfica na BTV não é novidade os habituais 5 minutos de autênticos felacios por parte de Helder Conduto e Rogério Matias. Também não é novidade o prémio MVP já instituido nas redes sociais para o mesmo jogador.

No Benfica de hoje existem jogadores com 100 vidas e outros com 1. Com Gabriel na época passada entramos a vencer 7 jogos seguidos (média superior a 3 golos por jogo). Ao oitavo perdiamos por 2-0 ao intervalo, saiu e perdeu o estatuto de titular. Meite fez 4 jogos seguidos a titular para o campeonato. Ao quarto fomos para o intervalo a perder por 1-0, saiu e nunca mais foi titular. Florentino que lidera a tabela de desarmes e intercepções numa das melhores ligas do mundo nem oportunidades teve. Grimaldo anda há anos a enterrar o Benfica e por lá continua (e fala-se em renovação). Nunca contratamos ninguém para lutar pela titularidade com ele e entretanto o único que saiu da formação capaz de o fazer foi despachado para o Arsenal por 8M. E ainda andaram a gozar com o Arsenal nas redes sociais por o terem contratado. Agora é o que se vê.

O Benfica há 2 anos atrás tinha uma cultura de vitória. Fez uma das melhores primeiras voltas de sempre. Para proteger a coqueluche insistem que já jogavamos pouco, que ganhavamos os jogos a rasca e sempre no final. Pois bem. Em 19/20 até há 16ª jornada o Benfica tinha 14 vitórias em 15 jogos. Dessas 14 vitórias 6 foram goleadas e apenas 5 jogos foram ganhos pela margem minima. Desses 5, 4 foram fora de casa entre jogos da Liga dos Campeões e apenas contra o Moreirense marcámos depois dos 80 minutos. Também dizem que era de um grande momento do Vinicius mas o Vinicius so entrou na equipa já com 2 meses de época. Antes disso já tinhamos goleado o Sporting para a Supertaça ou o Braga na Pedreira. Tivemos também lesões prolongadas de André Almeida, Rafa e Chiquinho e isso não nos impediu de vencer.

Não dava para a Europa? Com uma defesa com Tomás Tavares, Ruben Dias, Ferro e Grimaldo como aconteceu na maioria dos jogos da Liga dos Campeões não podia dar. Principalmente num grupo com 2 equipas que acabaram como semi-finalistas dessa época. Ainda assim por 5 minutos que estivemos quase a passar a fase de grupos.

A verdade é que passados 2 anos e mais de 150M depois ainda não conseguimos voltar ao nivel que tinhamos nessa altura. E se a espaços nos chegamos a aproximar isso deveu-se muito a entrada de Lucas Verissimo na equipa e a mudança para 3 centrais. O problema é que este sistema e esta forma de jogar só funciona com defesas com bloco alto. Contra blocos baixos é preciso arriscar. E neste Benfica não se arrisca porque não temos um meio campo que seja capaz de travar contra ataques adversários. E agora com a lesão de Lucas Verissimo vamos ter um problema dos grandes.

Do jogo com o Braga, para além do resultado obviamente, a grande noticia foi a entrada de Paulo Bernardo. Com bola para mim nunca foi duvida. Faltava ver como é que se comportava sem ela num jogo desta dimensão e parece estar pronto.

domingo, 7 de novembro de 2021

90 minutos de revolta

Que Otamendi seja o lider da revolta hoje depois do tudo o que lhe fizeram esta semana. Gostava que liderasse uma revolta de 11 homens. Não vai acontecer mas espero que seja suficiente. Perder hoje pontos pode ser fatal.

De resto mais uma vez foi o treinador e apenas e só o treinador que deu o peito as balas em sua própria defesa e defesa dos jogadores. Algo que já vem do tempo de Lage. Já hoje a tarde o Tondela teve mais penalties a seu favor em 90 minutos do que o Benfica em 2 anos. Mas o silêncio continua. É preciso ser-se muito cobarde para assistir a tudo isto de bico calado.

quinta-feira, 4 de novembro de 2021

Preparado ao pormenor

Aí está a primeira grande final da época (internamente) a ser preparada ao pormenor. São todos os nossos esforços de bons rapazes a darem os seus frutos.

A Cofina, com a CMTV a cabeça, em vez de ficar a porta do estádio até tem direito a fazer as segundas perguntas nas conferências de imprensa, logo a seguir a BTV. Por vezes até faz mais do que uma e são sempre com segundas intenções. Como pagamento cospem diariamente no clube e nos momentos importantes da época como o jogo de Domingo lançam noticias como as de hoje.

Já Fontelas Gomes sempre o deixámos em paz a fazer o seu trabalho. Nos seus primeiros anos tratou de afastar todos os árbitros conotados com o Benfica e reforçou o contingente dragarto. Também parece que não incomoda ninguém no clube que no final de uma época o Benfica tenha sido a equipa com menos adversários amarelados ou a que beneficiou de menos penalties. Começa a época seguinte com os mesmos critérios e nada. Como pagamento pela nossa compreensão levamos com os dois árbitros mais asquerosos do futebol português. Com o maior fruteiro e o maior lagarto no apito e no VAR respetivamente.

E se no final do dia entrassemos em todos os jogos com uma equipa de 11 HOMENS que exprimissem toda a nossa revolta dentro das quatro linhas, ainda existia alguma coisa onde nos podessemos agarrar. Assim cada jogo destes tem-se tornado numa penosa experiência.

Já mete nojo todo o lodo em que se tornou o futebol português. Mas não mete menos nojo a nossa submissão para com isto. Somos uns mansos. São meses e meses a comer e a calar. Portanto caro Rui. Se realmente es Benfiquista como dizes ganha um par de tomates e começa a DEFENDER O BENFICA. NADA pode estar acima do Benfica. Já chega desta merda. Nada é mais revoltante do que ver o clube a ser pontapeado e cuspido sem que o defendam.

quarta-feira, 3 de novembro de 2021

Podia ter sido pior

Eu até concordava com alguma rotação na equipa, mas poupar mais em Munique do que um jogo da Taça da Liga é brincar com o fogo. Ainda por cima tendo em conta algumas escolhas como foi o caso de Pizzi e Everton em simultâneo neste jogo.

É curioso como Pizzi não pode jogar com Rafa no mesmo 11 contra os Portimonenses, Vizelas e Estoris da vida mas para ir a Munique com Everton já dá. É curioso como sendo o melhor médio no plantel no último passe e na finalização não pode ser titular de vez em quando contra defesas fechadas do tugão mas pode perfeitamente ir correr atrás dos cavalos alemães. Se a ideia é queimar ambos os jogadores então parabéns. Estão a conseguir.

De positivo fica termos marcado 2 golos ao Bayern que ainda não tinha sofrido qualquer golo nesta edição e algo que nunca tinhamos conseguido na nossa história. E até ficou a ideia que fizemos um 3º golo limpo.

Também de positivo foi termos poupado jogadores como Otamendi ou Rafa para o jogo contra o Braga. Hoje deve ter sido dos jogos em que se notou mais a falta de Otamendi. Lewandowski, que na Luz passou um mau bocado, agradeceu.

Darwin, o bombo da festa desta semana, entrou e fez mais um golo. Marcou o terceiro na Champions (contra Barcelona e Bayern). Mas lá está. Como não caiu em graça como Yaremchuck vai ser outro onde a exigência estará sempre num minimo de um bis por jogo.

Já de negativo temos o jogo de Grimaldo. Em termos defensivos foi do mais embaraçoso que eu vi num jogador do Benfica. Os alemães são assim tão burros que preferiram atacar mais pelo lado do fantastico Grimaldo em vez do lado do tosco Gilberto? Ou será que em 3 ou 4 jogos observados conseguiram ver o que no Benfica não conseguem ver há 5 anos?

Outro aspeto negativo foi a vitória do Barcelona e o regresso da sensação após o nosso jogo em Kiev de que podemos ter perdido aí a possibilidade de nos apurarmos.

Resumindo concordo com a rotação. Fico contente por terem percebido a importância do próximo jogo com o Braga. Mas não concordo com algumas das opções. Podiamos ter equilibrado mais o jogo utilizando Gedson, Gonçalo Ramos ou o Darwin em vez de Pizzi e Everton que num jogo destes obviamente não conseguem dar nada a equipa. Até iria ajudar João Mario a não se desgastar tanto.

P. S. - Aproveito este post para responder a um comentário do joão carlos ao post anterior.

O Benfica jogou contra o Bayern em Munique. Não foi contra o Santa Clara, o Moreirense, o Tondela, o Gil Vicente, o Nacional, o Guimarães, o Portimonense ou o Braga que nos últimos 2 anos já saíram da Luz com (muitos) pontos. Há 15 dias atrás o Benfica com o 11 titular e com o dobro do esforço fisico que teve hoje levou 4 e não marcou nenhum. Marcamos tantos golos hoje em Munique como nos últimos 6 jogos em que Weigl esteve em campo (com equipas como Portimonense, Vizela, Trofense ou Estoril). Portanto, aproveitar uma derrota numa deslocação ao terreno da melhor equipa da atualidade para defender a donzela alemã é capaz de ser um pouco extremo.


terça-feira, 2 de novembro de 2021

Uma angustia que nunca mais desaparece

Depois de mais um jogo deprimente passei os ultimos dias a ver resumos de um passado que parece já bastante longinquo. Decidi ir ver como era o Benfica do tosco André Almeida, do esforçado Cervi, do verdinho Florentino, do gordo Gabriel, do desengonçado Taarabt, da cobra Pizzi ou do inconsequente Chiquinho. Relembrar que lá no meio estavam ainda Tomás Tavares, Ferro ou Nuno Tavares (a defesa direito)





Como era feliz esta malta a jogar. E como era eu feliz a caminho de um Bi Campeonato. Do sexto em sete anos. Infelizmente ninguém conseguiu compreender o futebol esplendoroso de Weigl. Daquela equipa de mancos que fez uma das melhores primeiras voltas da história do clube já só sobram a titulares Vlachodimos (e de tudo fizeram para o despachar), Grimaldo e Rafa. Para os restantes lugares foram gastos mais de 150M em mais uma remessa de jogadores que pelos vistos também não está a altura do futebol mágico do alemão.

Se dissessem a alguém no final do Benfica 4-0 Famalicão, de que 2 anos depois ainda não tinhamos voltado a marcar 4 golos na Luz ou que nem uma meia dúzia de goleadas iamos conseguir, ninguém ia acreditar. Mas acreditem. É este o Benfica que temos hoje. O Benfica dos 0 titulos, 0 futebol mas do MVP Weigl.

Resta tentar matar as saudades daquele Benfica em um ou outro jogo das Taças. Reviver esporadicamente aquele futebol como aconteceu na primeira parte em Guimarães onde marcamos tantos golos como nos restantes minutos dos ultimos 6 jogos (mais de 500 contando com os descontos). Um futebol onde a equipa não tem medo de perder a bola.

Para amanha só peço a Jesus que não seja lirico. Que reforce o meio-campo para tentar não sair da Alemanha com uma sacada histórica e para a equipa não correr tanto como correu no jogo da Luz. No Domingo o Benfica vai já jogar uma final. Percebam bem a importancia do jogo que aí vem contra o Braga.

quinta-feira, 28 de outubro de 2021

Que venha a paragem para as selecções o mais rápido possível

Sobrevivemos. É esta.a grande vitória do jogo de hoje pois o circo estava montado para que o resultado fosse outro. É verdade que perdemos uma grande oportunidade de garantir já o apuramento desperdiçando várias oportunidades de acabar com o jogo mas tendo em conta que o Macron fez uma exibição de nível Proença e que o Guimarães fez deste jogo o jogo da época, cair hoje era um cenário muito provável.

Quanto ao jogo até foi bastante agradável tendo em conta o número de mudanças e a falta de ritmo de grande parte dos jogadores. Naturalmente por volta dos 60' as pilhas acabaram. E quando era preciso entrar alguém para segurar e controlar o jogo não havia. Entrou Weigl com o mesmo resultado do jogo com o Trofense. Se já ter 2 médios defensivos num plantel é curto, porque existem jogos que até devem jogar 2 em simultâneo, então ter 2 e uns deles ser Weigl é estar a pedir que elas aconteçam. E esteve mesmo quase a acontecer Weigl no minuto 90.

De resto João Mário está em queda livre e até mesmo Lucas Verissimo e Otamendi estiveram abaixo do que costumam fazer. Vão ser 3 longos jogos que vamos ter até a paragem das selecções. Temos de tentar aguentar o primeiro lugar a todo o custo.

Agora para garantirmos a passagem precisamos de vencer em casa o Covilhã por 3-0 (3-1 parece que é suficiente). Estamos a falar de uma equipa da segunda liga que já está eliminada da prova. E mesmo acreditando que vão jogar com a equipa titular e fazer do jogo a final da Champions, continua a ser um resultado completamente ao nosso alcance.

P.S: É muito dificil pedir que um médio defensivo do Benfica faça em primeiro lugar o que Meite fez no segundo golo? Meter o corpo, recuperar a bola e da-la na frente para que os avançados com espaço possam desiquilibrar? Primariamente isto em vez das basculações, temporizações, construção, etc, etc?

segunda-feira, 25 de outubro de 2021

Em modo sobrevivencia.

Mais do que esperadas as dificuldades que tivemos hoje. O onze e o seu rendimento em campo não surpreenderam mas felizmente saímos de Vizela com os 3 pontos e a liderança.

Depois do Trofense foi a vez do Vizela conseguir dividir o jogo durante 90 minutos. Nunca durante toda a partida tivemos o jogo controlado. Estivemos mesmo quase a terminar a partida encostados atrás, subjugados por esta equipa. Valeu Radjonic e o mal amado Pizzi para nos resgatarem da agonia que iriam ser os proximos dias.

Vou dar aqui uma palavra para o Pizzi. Sempre que o "defendo" aparecem aqui muito indignados por o fazer. Eu até digo já que está longe de ser dos jogadores que mais aprecio ver jogar no Benfica. Não gosto da sua falta de capacidade fisica nem da pouca disponibilidade defensiva. Mas o que eu gosto nele é que já me fez andar com um sorriso nos lábios em incontáveis segundas-feiras como a que vou ter amanhã. Já foi muito importante para eu poder gritar CAMPEÕES no estádio e pelas ruas. Por ter momentos inesquiciveis a beber umas minis com as pessoas que amo após essas conquistas.

É isto que muita gente não entende. Eu sou do BENFICA. Não sou do one man club em que o querem tornar. Eu apenas idolatro o BENFICA e agradeço a quem o ajudou a conquistar titulos.

Agora até as seleções vamos continuar em modo sobrevivência. No proximo jogo deverão ser lançados os menos utilizados e vamos ver se não vamos pagar cara a falta de minutos que lhes tem sido dada. Já o Guimarães estará "fresco" porque coincidentemente até jogou na passada sexta-feira tendo assim mais 2 dias do que nós para preparar o jogo.

domingo, 24 de outubro de 2021

Hoje vai valer tudo.

Sempre que o Benfica está num mau momento é nessa altura que as arbitragens mais atacam. Ainda mais porque normalmente já o fazem. Não sendo bruxo posso já adiantar que hoje os jogadores do Vizela vão beneficiar de um critério bastante largo do árbitro. Vão dar a porrada que quiserem e talvez lá para os 60', 70' minutos saia um amarelo. Um bocado antes se for para um avançado ou um extremo.

Há muitos anos que isto se vê em todos os jogos do Benfica e a cada ano que passa é mais e mais descarado. Ao ponto de o Benfica ter sido de longe a equipa que teve menos adversários amarelados na época passada. Imaginam algum outro clube no mundo que depois de uma época assim não fizesse barulho?

De penalties favoraveis também só se alguém partir a perna a um jogador do Benfica. Fomos a equipa da Europa com menos penalties favoráveis e já vamos lançados para o conseguir novamente.

Resta esperar que o cansaço do último jogo e a arbitragem que vamos encontrar não sejam suficientes para nos afastar da vitória. 

sábado, 23 de outubro de 2021

O que todos vemos mas o que maior parte não quer ver.

Depois de mais uma derrota lá apareceram os elogios habituais a Weigl e as criticas a todos os outros. Não faltaram os videos da estrondosa exibição do alemão. E atenção que eu acho que o rapaz com bola melhorou muito. Nesta época a mudança foi como da noite para o dia em relação a época e meia anterior. O problema é que defensivamente pouco ou nada mudou.

Falei no ultimo post de como os jogadores do Benfica tinham de correr, fazer carrinhos e esticarem-se todos para chegar a bola com a pontinha do pé e esta acabar outra vez nos pés do adversário. Pois bem. No video do link em cima reparem quantas "recuperações" de Weigl foram desse género.

Já o que não aparece no vídeo são as auto estradas de que (principalmente) Sané beneficiou ao longo de todo o jogo (até Rafa chegou a ter de fazer piques de 50 metros para dobrar o Weigl). Também não aparece a falta de agressividade que permitiu aos jogadores do Bayern meter bolas nas costas da nossa defesa (como no segundo golo ou no golo anulado por fora-de-jogo). E também não aparece a quantidade de vezes que permite finalizações no seu espaço em frente da defesa. Aqui ficam algumas jogadas que retirei de um resumo.

 



E isto foi o jogo de Weigl. A parte boa no video em cima e a parte má nas imagens que eu aqui coloquei. O "único jogador de classe mundial" e mais bem pago de sempre do Benfica foi tão mas tão curto contra este Bayern que até doi. Ainda é mais triste quando se percebe que para ele este jogo era o mais importante desde que chegou ao Benfica por se querer mostrar para voltar a selecção. Este já é o Weigl que se viu no Dortmund. Mas é só isto.

Agoram comparem com o video do Uribe contra o Milan. Praticamente todas as bolas recuperadas saem para os pés dos colegas. Dobra os colegas em vez de serem os colegas a fazerem as dobras a ele. Mete o corpo para ganhar bolas. E este é um 8 adaptado a 6, vindo do campeonato mexicano com 28 anos. Consegue dar mais à sua equipa do que um médio que veio de um dos melhores campeonatos da Europa já com dezenas de jogo de Champions.

Eu tenho tentado dar o beneficio da dúvida a Weigl até pelo que melhorou ofensivamente. Nem quis escrever nada após o jogo com o Portimonense. Mas depois deste jogo não dá. Ainda me custa mais dizerem que fez um jogão depois. A exigência com ele está tão baixa mas tão baixa... E depois é inversamente proporcional quando se trata dos colegas. A continuar assim o espirito de equipa que havia no inicio da época vai desaparecer outra vez como desapareceu a meio de 19/20 e 20/21.