Desde do clássico na época passada que Proença está marcado pelos benfiquistas. Antes até pelos menos distraídos como o ENORME benfiquista que lhe partiu os dentes. Não existe um benfiquista que ao ouvir o nome de Proença não solte impropérios contra o mesmo (com a excepção do Seara claro).
Hoje o número de vídeos com os erros escandalosos deste árbitro é gigante e esses mesmos vídeos circulam pela internet a bom ritmo. O nosso descontentamento não consegue ser abafado pela comunicação social e aqui e ali vão aparecendo notícias como
esta ou
esta que dão mostras disso mesmo. Aparecem finalmente na comunicação social estatísticas à muito colocadas a circular na internet com os números deste árbitro nos jogos do Benfica. O próprio Proença perdeu a cabeça no último jogo com as expulsões de Cardozo e Matic desnecessárias para o resultado final. Pior que as expulsões foi a perda de controle relativamente a Cardozo e as palavras que lhe dirigiu. No final ficou a imagem de 15 policias a escoltarem-no para o balneário e dezenas deles nas bancadas a precaverem uma possível invasão de campo de adeptos do Benfica.
Com este espírito de união contra a personagem Proença estamos a tornar praticamente impossível a sua nomeação para algum jogo complicado do Benfica nos próximos anos. Hoje para nomear Proença para um jogo do Benfica o nomeador já não o faz de animo leve. Hoje o nomeador já pensa que se calhar é perigoso para o próprio árbitro ser nomeado.
Com tudo isto nós adeptos temos de retirar uma lição importante.
Um dirigente do Benfica não consegue nada sem os seus adeptos (veja-se o caso do pedido ao boicote dos jogos fora de casa), mas os adeptos podem conseguir muita coisa sem os seus dirigentes como se pode ver por este caso.
P.S. - O desespero começa a atingir proporções dramáticas para os lados da corrupção. O empate em casa com o Olhanense, mesmo usando os trunfos Tozé, Sebá e Cosme para virar o jogo e a aproximação da champions fez com que o maior cancro do futebol português pronunciasse a palavra escutas contra o Benfica... Espero que na próxima aparição pública Vieira não perdoe este bónus. Depois deste arroto, perdão, peido mal dado, é obrigatório ridicularizar aquela escumalha e voltar a recordar o país que o apito dourado existiu e ainda existe.