Portugal está em sobressalto com o apoio de Costa e Medina a Luis Filipe Vieira. E falamos de apoio, algo que em democracia qualquer pessoa o devia poder fazer sem problemas. Não falamos de fazer parte da lista de Vieira a algum orgão do clube que crie uma incompatibilidade de funções. Portanto qualquer comparação com o que se passou no Porto nas últimas eleições é para rir. Rui Moreira que resumia o Apito Dourado a um auto de fé e que fugia literalmente do tema, ou Luis Filipe Menezes que em conjunto com o Porto criaram a 10ª pior fundação em Portugal para criar um centro de estágios ao Porto a ser pago em 2666 anos, fazem agora parte de orgãos do clube.
Mas este borburinho não é surpresa. O que andam a fazer ao Benfica nos últimos 3 anos não tem comparação em Portugal. Nunca uma instituição e todos os que a representam ou a apoiam foram tão perseguidos pela comunição social e pela justiça portuguesa.
Reparem na quantidade de buscas que fizeram ao Benfica. Vejam a condenação pública feita ao Benfica baseada em emails roubados e truncados (em contraste com a condenação ao Porto na ERC e na justiça devido a sua truncagem e divulgação), em peças jornalisticas sem rostos e com vozes distorcidas e em denúncias anónimas. Vejam como a Judiciária do Porto com base numa dessas denúncias foi até Lisboa fazer buscas ao estádio da Luz dando o nome ao processo de mala ciao em clara provocação ao Benfica (clara associação a musica do titulo do Porto nesse ano de penta ciao).
Reparem o que fizeram aos comentadores do Benfica com a questão da cartilha. Comparem com a falta de destaque dado aos pequenos almoços no Sporting com jornalistas ou com as viagens pagas aos comentadores do Porto. Hoje nos programas desportivos o Benfica está orfão na defesa do clube. A esmagadora maioria desses programas consiste num boneco do Benfica a levar pancada dos comentadores dragartos, do apresentador e muitas vezes de comentadores isentos como Rui Santos, Otavio Lopes ou Vitor Pinto.
Rui Gomes da Silva era um desses comentadores do Benfica. Dos mais atacados por sinal, e que teve até honras de emails com o caso do bruxo. De repente passou a ter sossego. Desde que começou a criticar Luis Filipe Vieira e a levantar suspeitas em todos os actos de gestão no clube que ninguém da MDCSDQT (desculpa o abuso pela expressão caro Guachos), dos comentadores adversários e da cartilha azul lhe toca.
Reparem no que fizeram aos árbitros associados ao Benfica? Vejam o que aconteceu a Jorge Ferreira, João Capela, Bruno Paixão ou Tiago Antunes. Vejam a quantidade infindável de erros sempre favoráveis ao Porto e contra o Benfica que têm existido nos últimos anos. Muitos desses erros deviam dar direito a investigações criminais tendo em conta a existência de video-árbitro.
Reparem no que fizeram com Centeno, presidente do Eurogrupo na altura, também ele alvo de buscas por ter ido assistir a um jogo no estádio da Luz. Reparem nos julgamentos publicos que fizeram a tantos outros por terem a desfaçatez de assistir a jogos do Benfica. Parece que nunca nenhum ministro, politico ou juiz assistiu a um jogo no Dragão. O que nunca se viu na Luz foi um árbitro no activo a assistir a um jogo numa bancada VIP. Já no Dragão não podem dizer o mesmo e as arbitragens de Manuel Oliveira falam por si.
Reparem no que se diz de todos os negócios que o Benfica faz com Jorge Mendes em contraste com os que ele faz com Porto e Sporting. Reparem na celeuma dos 10% de comissões que o Benfica lhe paga em contraste com os perto de 20% que o Porto lhe pagou agora. Reparem como num caso são mendilhões e lavagem de dinheiro e nos outros são apenas excelentes negócios.
Reparem no que fizeram com Paulo Gonçalves. O caso mais mediático em Portugal relacionado com acesso indevido a processos em segredo de Justiça. CM, Expresso, Público e muitos outros ainda hoje se estão a rir. Mas sabem o que é mais grave neste caso? É (ou era) existir um sistema informático com informação tão sensivel e que permitia trocar uma password após 3 tentativas erradas. Tendo experiência na área não acredito que tal erro grosseiro de segurança seja involuntário. Ninguém pode ser burro a esse ponto, muito menos uma equipa inteira que teve de tratar de um projecto dessa magnitude. Portanto nesse caso o que se devia investigar é a raiz do problema. Saber o porquê e o quem para deixarmos de ficar admirados quando a CMTV já tem as camaras a filmar quando alguma equipa da PJ aparece num local para fazer buscas.
Reparem no que fizeram a Domingos Soares Oliveira com os emails acerca do casamento da filha. A história é que o Benfica pagou o casamento como um evento do clube e esse valor foi descontado depois no ordenado. Isto por questões fiscais. Eu não sei se isso é ilegal. Se for também é de um valor irrisório. No entanto a história nunca foi vendida dessa forma. A ideia foi sempre a de colar uma imagem de que ele se estava a apropiar do dinheiro do clube quando na realidade o casamento deve-lhe ter ficado bem mais caro devido ao número de pessoas que "teve" de convidar pela posição que ocupa no clube.
Reparem nos constantes ataques a Luis Filipe Vieira que se têm intensificado a medida que se aproximam as eleições. E algo me diz que ainda vão piorar e que coincidentemente alguma acusação irá aparecer mesmo em cima das eleições.
Portanto no meio disto tudo ainda não perceberam o que se passa? O que se passa é que querem destruir o Benfica. Atacando todas as pessoas que fazem parte do clube. Criando divisões internas explorando a nossa maior fragilidade que é esta divisão extremista relativamente a Luis Filipe Vieira. Isolando o clube e criando um estigma em todos os que possam ter influência directa ou indirecta no dia a dia do clube.
E não pensem que com a entrada de Noronha Lopes ou Rui Gomes da Silva no Benfica as coisas vão mudar. No dia em que isso acontecer são eles que vão passar a ser os alvos, porque o alvo principal vai ser sempre o Sport Lisboa e Benfica. E quando voltarmos a perder mais um campeonato para um Porto miserável em termos futebolisticos mas que consegue fazer novamente melhor pontuação que o Porto de Mourinho, como aconteceu nos últimos 3 anos, então só mudaremos o nome da pessoa que estaremos a insultar.
Para terminar que já vai longo, isto não é um texto eleitoral como muitos provavelmente vão depreender. Votem em quem acharem que devem votar. No final das eleições aceitem quem ficar. Mas em todos os momentos defendam o Benfica.
E Pluribus Unum
UPDATE: Estes Pinto da Costa come ao pequeno almoço. É assim que ele explora a divisão extremista relativamente a Luis Filipe Vieira. Até parece que ele não meteu a carne toda no assador (comunicação social e cartilheiros) nos últimos 2 dias a full time contra o apoio de António Costa a Vieira. E mais uma vez isto não tem a ver com Luis Filipe Vieira. Tem a ver com o Benfica. Estamos a pouco mais de 24 horas de um jogo importantissimo (também para eles), arbitrado por Feliz Brych, e conseguiram instalar um ambiente tóxico em torno do Benfica. E quando sairem as contas deles vai ser outra coisa qualquer. ACORDEM.