sábado, 26 de outubro de 2013

Portista que se comporta como um benfiquista.

Hoje decidi fazer um pequeno exercício. Coloquei-me no lugar de um adepto portista que adoptou os comportamentos de um benfiquista da actualidade. Vejam só o que me saiu.



Como é que é possível termos gasto 9 milhões por Reyes para a posição onde estamos melhor servidos no plantel? Ainda por cima um central franzino e sem presença nenhuma na defesa.

Como é que continuamos sem alternativa a Alex Sandro para o lado esquerdo da defesa?

Onde é que anda o Ismaylov? Como é que trocamos este tipo por Miguel Lopes que era uma boa alternativa ao lado direito da defesa e que ainda por cima era português?

Como é que fomos gastar 8 milhões por Herrera que é um jogador banal e que ainda por cima, pelo que se viu no ultimo jogo, não tem cabeça nenhuma? Para além disso um jogador sem experiência para vir substituir João Moutinho que foi talvez o jogador mais importante que tivemos nos últimos anos. E como é que Paulo Fonseca o coloca a jogar no jogo mais importante da fase de grupos da Liga dos Campeões quando tem Defour já com muito mais experiência e completamente adaptado ao clube?

Como é que gastamos mais de 50 milhões só na defesa (Danilo - 18, Alex Sandro - 13, Mangala - 7, Reyes - 9, Otamendi - 4) e temos como extremos no plantel Varela, Licá, Izmaylov e Josué que tem jogado nessa posição várias vezes?

Porque é que jogadores como Fernando ou Jackson afirmaram na pré-época que queriam sair do clube? E porque é que mesmo Atsu forçou tanto a saída?

Como é que não renovamos com Fernando, um dos melhores jogadores e activos do clube ao ponto de ele poder assinar por outro clube a partir de Janeiro?

Porque é que existe uma demora tão grande em renovar contrato com Jackson Martinez depois de os dirigentes terem dito que estaria para breve? Vão deixar acontecer o mesmo que está a acontecer com Fernando?

Porque é que continuamos a fazer compras como as de Carlos Eduardo, Ricardo, Tiago Rodrigues ou Ghilas (Bem caro. Pelo que se sabe foram mais de 3 milhões) e não apostamos nos jogadores da formação?

Porque é que abdicamos de Rolando, um internacional português que era chamado regularmente à selecção e que era dos melhores activos do clube para gastarmos milhões atrás de milhões em defesas centrais?

Temos Fernando praticamente de saída e um Lucho a quem os anos começam a pesar. Se já nem temos qualquer jogador para substituir Moutinho neste plantel como é que vamos substituir estes 2 jogadores num futuro proximo?

Como é que é possível pelo segundo ano consecutivo não inscrevermos 25 jogadores na champions por falta de portugueses e jogadores formados no clube?

Como é que é possível até o Benfica ter utilizado pelo menos 5 jogadores portugueses da sua formação em jogos da champions nos últimos 3 anos e nós no máximo utilizamos o Castro?

Como é que é possível à 2 épocas na compra de jogadores como Danilo, Alex Sandro, Mangala e Defour termos gasto à volta de 10 milhões só em comissões!?!?

Porque é que demos 10% do passe de Mangala a uma empresa que ninguém conhece?? E Já tínhamos feito o mesmo com 10% do passe de João Moutinho?

Porque é que agora andamos a comprar jogadores a preços que antigamente era pela qual os vendíamos?

Como é que com a venda de Hulk (40? 60? milhões) que ainda entrou neste relatório de contas, de James e Moutinho (70 milhões) e com 20 milhões da champions, só conseguimos abater o passivo 3 milhões? E mesmo com os lucros de 20 milhões não conseguimos cobrir os prejuízos de 35 milhões do relatório anterior?

Como é que em tempo de crise os custos com pessoal em vez de diminuírem aumentaram bastante?

O que é que vai acontecer se na proxima época não fizermos mais de 30 milhões em vendas? Vamos ter prejuízo de 50 milhões ou mais? Como é que vai ficar a nossa situação nesse caso em relação ao fairplay financeiro promovido pela UEFA?

Porque é que têm sido tão insistentes os boatos e as noticias que dão conta de ordenados em atraso no futebol mas principalmente nas modalidades?

Porque é que as nossas contas não são auditadas, como fazem outros clubes no mundo e até em Portugal, dando sempre a ideia que são maquilhadas para não se perceber que não estão famosas?

Como é que investindo tantos milhões em jogadores nos últimos 3 anos não conseguimos fazer uma campanha europeia decente?

Como é que é possível nestes 3 anos termos um saldo de 8 vitórias, 3 empates e 9(!!!) derrotas nas competições europeias (média de 40% de vitórias) mesmo sendo cabeças de série em todos os sorteios da Liga dos Campeões dessas épocas?

Como é que se deixam andar os jogadores a falar todos os anos que querem vencer a champions quando nem sequer têm capacidades para fazer sonhar os adeptos?

Que sentido é que faz andarem jogadores a falar das derrotas europeias do Benfica na época passada antes do jogo mais importante desta fase de grupos como foi este contra o Zenit? Ainda por cima dando-lhes motivos para gozarem agora das nossas derrotas nos minutos finais.

Como é que tendo uma pré-época tão tranquila e com um inicio de campeonato tão fácil continuamos sem jogar nada e parece que estamos a piorar em vez de melhorar?

Sabendo-se que Vitor Pereira iria sair porque é que demoramos tanto a escolher um novo treinador deixando ir Leonardo Jardim para o Sporting? Será que é verdade os rumores de que estávamos à espera da situação de Jorge Jesus?

Como é que é possível andarmos a promover um espaço do museu nos jornais e o nosso presidente voltar a falar do jogo do titulo do ano passado apenas para atingir o Benfica quando estamos a 2 dias de um jogo importante contra o Sporting. Jogo em que podemos perder a liderança tendo em conta o futebol que temos apresentado e o facto de o Sporting estar motivado e apenas focado no campeonato.

Porque é que ninguém responde a estas questões e se refugiam sempre no discurso fácil e recorrente de gozo ao Benfica para fugir a este tipo de perguntas?



Não sei se tudo isto é familiar a quem tanto se indigna com a gestão dos nossos dirigentes. Se estando aqui tudo o que criticam no Benfica mas em maior quantidade e maior gravidade como é que são capazes de continuar a culpar primeiro dirigentes, treinador e jogadores do Benfica por não ganharmos a um clube que tem esta gestão desportiva?

Deixo aqui e aqui dois posts de um dos blogues que mais admiro na blogosfera benfiquista. Nesse espaço antes de Vieira, Jorge Jesus, Rui Costa, Luisão, Cardozo, Moniz ou Rui Gomes da Silva existe BENFICA. É isso que os adeptos têm de perceber. Em primeiro lugar deve estar sempre o SPORT LISBOA E BENFICA. Não é com ruido constante que jogadores e treinador vão ultrapassar a falta de confiança que apresentam. Não é a sentirem-se injustiçados pelos próprios adeptos que vão ultrapassar o maior trauma das suas carreiras futebolisticas.

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

NOJENTO

É a única palavra que me ocorre para o tratamento da comunicação social em relação ao Benfica, mas pior que isso, de alguns benfiquistas contra o próprio clube (será mesmo o seu clube?).

Até hoje nunca tinha visto um ataque tão cerrado e prolongado ao Benfica como acontece desde a pré-época. Foi o caso Cardozo levado até à nausea (ninguém se lembrou de um tal Rolando), foi o guarda-redes emprestado que desapareceu na pré-época e se tornou no melhor do mundo (ninguém se lembrou de um tal Atsu), foi o Farina e o Pizzi que foram contratados e depois emprestados (ninguém se lembrou de um tal Tiago Rodrigues), foram as previsiveis vendas e enfraquecimento do plantel que passaram às malditas não vendas, ao passivo e ao abismo financeiro. E por aí fora, tudo serviu para bater no Benfica. Até a contratação dos laterais esquerdo e direito (Siqueira e Silvio) tão pedidos pelos experts dos teclados e profissionais de football manager passaram a actos de má gestão inqualificaveis tal como a segunda opção a Matic, este por ser Sérvio que ainda por cima não acaba em ic estragando a piada fácil dos Migueis Rosevic ou Nelson Oliveiric.

O tempo foi passando e o Benfica resistindo a um inicio de época com um calendário extremamente dificil, com roubos atrás de roubos e lesões em catadupa. Chegou a vitória em Guimarães (não estava prevista) com o caso de Jorge Jesus e os cães soltaram-se todos num ataque que parece ser o tudo ou nada para eliminar completamente a ameaça que o Benfica se tornou ao sistema. A partir desse momento directores de jornais, estações de televisão, colunistas e afins esqueceram-se de tudo o que se passava no mundo, mandaram f***r completamente os códigos deontologicos ou as regras do bom senso e desancaram a torto e a direito em tudo o que mexe no Benfica como se a vida deles dependesse disso.

No meio disto tudo, na quinta-feira de manhã após o mau jogo de Paris (e que eu próprio critiquei aqui), fiquei a saber que o Benfica tinha sido humilhado por uns escandalosos 3-0. Achei estranho até porque nos últimos anos a comunicação social corrupta deu conta de excelentes prestações de uma equipa portuguesa nas competições europeias que acabaram em vitórias morais por 4-0, 5-0 ou outra vez 4-0.

O cenário que foi preparado para ontem podia ter sido um golpe fatal nesta época desportiva e não só. A pressão colocada sobre os ombros daqueles 11 jogadores e treinador era avassaladora. A nomeação perigosa do árbitro foi bem escudada pela direcção do clube que com Vieira, Lourenço Coelho, Rui Costa, Moniz e Varandas Fernandes não se calou durante a semana (tantas vezes devia isto ser feito). Os jogadores resistiram, mostraram ontem sem espectacularidade mas com UNIÃO que vão continuar a lutar. E com o espirito que tiveram ontem mostraram que podem acreditar neles.

Mostraram para quem quis ver o jogo sem a mente torvada de ódios de estimação e/ou com intenções secundárias. É que a matilha raivosa, jornais e benfiquistas desesperados por uma derrota ou empate não gostou e lançou-se furiosa e cegamente à exibição da equipa. Foram patetices atrás de patetices o que se leu hoje pela blogosfera e pelos jornais (desses já estou à espera). Chega-se ao ponto de nos jornais os 10 adeptos, costumeiros nestas lides do apupo mesmo quando se ganham troféus, parecerem milhares tal o destaque que constantemente lhes é dado. Outros andam à pancada com os jogadores por perderem um jogo no campeonato em mais de 100 jogos e quase ninguém sabe de nada.

Depois do jogo Luisão decidiu prolongar a resposta da equipa dentro do campo para fora das 4 linhas e não perdeu a oportunidade de na flash interview enviar os recados que tinha a enviar e de demonstrar categoricamente que todos estão unidos. Os encarapuçados ainda indignados com o "vão pro ca***lho" de Luisão no jogo contra o Gil Vicente espumaram quando Luisão decidiu dedicar a vitória ao presidente do clube. Se já estava por um fio como Rui Costa ou Eusébio na consideração daqueles que confundem um ódio cego a Vieira com o Benfica então decididamente não terá mais sossego enquanto vestir a camisola do Benfica.

Quanto às suas palavras e aos seus actos como capitão que visam defender o grupo transparece algo que infelizmente muitos não conseguem enxergar. Para os jogadores e equipa técnica o que mais os revolta não são as vozes vindas dos jornais. O que os revolta são os próprios benfiquistas que levaram meses e meses a serem conquistados (na época passada à 1ª jornada muitos davam a equipa afastada do titulo) e que depois desse esforço herculeo (apenas 4 empates à 27ª jornada, final da Liga Europa e final da Taça de Portugal) abandonaram a equipa em 15 dias quando não conseguiram conquistar qualquer titulo. Quais golos fora-de-jogo contra Estoril ou Vitória de Guimarães ou os pontos atrás de pontos oferecidos durante toda a época ao FC Porto. Aqueles jogadores e treinador passaram novamente a ser uns pelintras, uns incompetentes.

O que é certo é que neste momento o Benfica mesmo cambaleando, levando porrada de todas as direções, mantém-se vivo quando muitos pensavam que estaria arrumado. Com 4 deslocações complicadas já realizadas enquanto Porto e Sporting contam apenas com uma cada um. Com a tal defesa de papel que curiosamente sem os 2 golos sofridos em foras-de-jogo teria apenas mais 1 golo sofrido que os adversários. Com as lesões constantes sejam elas musculares, traumáticas, ou ainda mais graves. Com tudo isto a esperança mantém-se acesa. Resta aos jogadores continuarem a lutar por quem realmente ama o clube e nunca na p**a da vida lhes passou pela cabeça desejar uma derrota ou empate do Sport Lisboa e Benfica .

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Falta alegria

A cada jogo que passa torna-se mais desesperante ver a falta de alma, de chama e de querer da equipa do Benfica. É incompreensível que uma equipa tão grandiosa se tenha tornado numa equipa tão banal. Foi duro, muito duro o que se passou na época passada. Mas mesmo depois daqueles dois jogos perdidos aos 90 + 2' aquela equipa enchia-me de orgulho. Porque davam tudo o que tinham em campo. sentiam o clube, cerravam os dentes e lutavam até à exaustão. Como consequência disso e da sua qualidade jogavam um futebol que foi dos melhores que vi até hoje no Benfica.

Hoje já não posso dizer o mesmo. Desde esses 2 jogos essa equipa desapareceu. Aqueles jogadores pura e simplesmente baixaram o braços. Deixaram de lutar. São pisados por adversários e comunicação social e não reagem. Em Paris por muito estranho que possa parecer os jogadores correram muito. Matic ao intervalo tinha corrido 7 km!! No entanto a falta de chama, de convicção com que disputam cada bola faz com que não ganhem um único duelo individual. Basta olhar para um jogador do Benfica a disputar uma bola e percebe-se logo pela postura corporal e pelo olhar que ele não está ali, a sua mente está muito longe daquele campo.

Depois de Paris todos se voltam para Jorge Jesus novamente. Também ele traumatizado mas quanto a mim dos poucos que mostra sinais de retoma na forma como vive os jogos no banco. Como berra, gesticula e tenta mudar o rumo dos acontecimentos. De alguns jogadores nem sinais. Ligados às máquinas num coma profundo. Quanto a mim o problema do Benfica não se vai resolver com mudança de treinador. O principal problema não está aí e uma equipa como o Benfica não tem calendário para mudar de treinador de forma eficaz a meio de uma época. O principal objectivo está em recuperar a alegria daqueles jogadores e é aí que se têm de concentrar. Fala-se de que alguns jogadores não estão com o treinador. Se é esse o caso só têm de ser postos a andar. Um jogador que não dê tudo pelo clube porque não gosta do treinador não merece vestir a camisola do Benfica e jogadores como esses só fazem mal ao clube. O que fazem com um treinador hoje vão voltar a fazê-lo com o novo meses mais tarde.

A próxima batalha contra o Estoril vai ser determinante para o futuro. Quanto a mim está na altura de apostar nos novos jogadores e nos que apesar de terem vivido aqueles momentos traumáticos continuam a lutar. Esta equipa apenas irá sair deste coma voltando a sentir alegria a jogar futebol, aquela alegria de em conjunto criarem uma grande jogada, de conseguirem vitórias categóricas, com o povo novamente a vibrar com o perfume do seu futebol. Neste caso vai ser necessária a vontade e determinação destes jogadores que se querem mostrar para contagiar os antigos.

Uma palavra para a comunicação social deste país. Não foi só o Benfica que perdeu nesta jornada europeia. E mais do que isso não foi a derrota do Benfica a mais preocupante. Existe uma grande diferença entre ser vulgarizado em casa por um Atlético de Madrid (cansado, 4 dias após um jogo no Barnabeu e sem alguns habituais titulares) ou por um PSG que confirma definitivamente ser um dos candidatos à vitória na Champions. Para além disso não é o Benfica que está em pior situação para passar esta primeira fase. Mais uma vez os maus momentos de outra equipa são escondidos pelas capas de jornais a focarem o Benfica e Jorge Jesus. São incontáveis as capas que ditaram o fim do treinador. Mais uma vez o Benfica vai entrar em campo com uma pressão descomunal em cima enquanto o Porto vai entrar nas calmas a jogar contra uma equipa que vai certamente ser bastante simpática e que vai afastar por umas semanas o fantasma de crise.

Para terminar e porque o Benfica tem de voltar novamente o que era, alguém que mostre isto aos jogadores. Que lhes lembrem que eram eles que lá estavam nestes e em muitos outros jogos: