terça-feira, 21 de setembro de 2021

Os sinais continuam lá

Mais uma vitória mas num jogo cinzento. Não consigo gostar deste tipo de futebol. Com poucos jogadores na frente e com 0 risco. Hoje tivemos 67% de posse de bola. Fizemos 8 remates a baliza e apenas 6 enquadrados. Em casa contra um Boavista que nem sequer veio com o autocarro e conseguiu fazer mais remates do que nós.

Tenho de destacar mais uma vez os centrais. Não só a defender como a atacar. Lucas Verissimo tem uma qualidade de passe impressionante. Na primeira oportunidade de golo e no terceiro golo faz 2 passes magistrais nas costas da defesa do Boavista. Já no primeiro golo foi Otamendi também a meter uma bola nas costas da defesa do Boavista e no segundo conseguiu ganhar a bola ao segundo poste e colocá-la a boca da baliza.

Outro destaque vai para o Darwin. Um dos jogadores mais criticados do plantel porque não tem ginga e principalmente boa imprensa. Apenas é dos jogadores mais rápidos, fortes e potentes da liga. Coisas que não são apreciadas hoje em dia no Benfica. Não fez pré-época e nos ultimos 2 jogos do campeonato fez 4 golos, sendo já o melhor marcador da equipa.

Quanto ao resto já o disse no último post. Os sinais continuam lá. Sempre os mesmos erros e dos mesmos jogadores. Já vamos em mais de 120M para andar a disfarçar esses erros. Esperemos que sejam suficientes para chegar ao final da época com o 38.


domingo, 19 de setembro de 2021

Jornada Europeia

Na terça-feira tivemos uma grande oportunidade para ganhar vantagem na luta pelo apuramento do nosso grupo. Com uma vitória em Kiev e com a derrota pesada do Barcelona em casa com o Bayern, eles vinham à Luz na próxima jornada sobre brasas. Podiamos cavar aí um fosso de 6 pontos porque neste momento eles estão perfeitamente ao nosso alcance.

Mas o que aconteceu mais uma vez em Kiev foi o que aconteceu já muitas vezes. Muita posse de bola mas poucas oportunidades. É demasiada posse de bola estéril, sempre mais a espera que o adversário cometa erros em vez de os forçar. E é isso o que me desilude neste Benfica e neste esquema tatico. O Dinamo nos 3 minutos que apertou connosco criou tantas oportunidades como nós em 90.

E só não saímos pior de lá porque uma bola foi a trave (tal como em Eindhoven), porque Vlachodimos salvou mais um jogo (tal como em Eindhoven e na Luz com o PSV) e porque no golo anulado houve um fora-de-jogo anterior. E como é que o Dinamo marcou esse golo? Como é que o PSV esteve quase a marcar aos 85' em Eindhoven? Como é que sofremos o golo contra o Tondela?

Os sinais continuam lá. Os problemas continuam lá. Felizmente neste inicio de época ainda não sofremos nenhum dissabor com isso. Mas esteve muito perto de acontecer na eliminatória contra o PSV e neste jogo em Kiev. E não estamos a falar de colossos da Europa.

Até Janeiro vai ser assim e é esperar que até lá consigamos manter a liderança da Liga e o apuramento na Liga dos Campeões porque temos hipoteses neste grupo. O Barcelona continua a ter grandes jogadores mas é um clube que está em cacos. É preciso é aproveitar as oportunidades. Já desperdiçamos uma de sair da Ucrania com 3 pontos. Temos outra com o Barcelona de ganhar vantagem no confronto direto com eles, mas se não vencermos já ficamos numa posição delicada.

Quanto ao Sporting começa a ficar visivel o erro histórico que eles cometeram ao não segurar o João Mário. Já se sabia que em várias competições e a ter de usar as segundas linhas os problemas iam começar a aparecer. No entanto outros elementos do plantel já foram chamados para o salvamento na Amoreira. Tiago moedas Martins lá estará para não os deixar cair.

Para a Luz vai Hugo Miguel. Um ano depois de também na sexta jornada com o Boavista lhes ter permitido sovar os jogadores do Benfica durante 90 minutos, Foram 31 faltas assinaladas. E cartões só saíram depois dos 60. Não deve ser diferente desta vez.

Em termos de nomeações já todos vimos o nojo que são para os 3 jogos grandes. Não é novidade nenhuma. Mas algo que passou pelos pingos da chuva é Rui Costa e Artur Soares Dias terem ficado na jarra porque não roubaram o Benfica. Porque não aproveitaram o lance de Vlachodimos para o expulsar. Seria mal expulso mas toda a comunicação social estaria pronta para durante a semana fazer a limpeza do erro, Assim estiveram a semana toda a tentar fazer de uma boa decisão, uma decisão errada. E sem fazerem qualquer jogo nesta jornada são menos 3000€ para cada um e o aviso para todos os restantes árbitros. É assim a olho nú que os árbitros são condicionados. Tão simples e eficaz quanto isto. Se não roubas o Benfica são menos 3000€ (ou mais) na conta na(s) próxima(s) semana(s).

sábado, 11 de setembro de 2021

Análise ao mercado

Depois de mais uma janela de transferências apenas foi resolvido 1 dos 3 grandes problemas do plantel. João Mário foi sem dúvida a grande contratação nesta pré-época que veio colmatar um problema que tinhamos na posição 8. Mas os outros 2 grandes problemas ficaram por resolver. Defesa esquerdo e número 6.

Grimaldo mais uma vez ficou. É o nosso Beto que em vez de ser associado todos os anos ao Real Madrid é associado ao Nápoles. Percebeu-se que a ideia até era vender, mas mais uma vez as propostas não chegaram. Ficaram dois extremos direitos adaptados a laterais para lutar pelo lugar. Vamos ver se Lazaro pode ser util aí.

Para a posição 6, apesar de não esconderem que era uma prioridade, a única coisa que mudou é que saiu um número 8 adaptado a 6 (colocado a treinar a parte do plantel) e entrou outro 8 para ser adaptado a 6. Ficamos assim a saber que o problema do Benfica nessa posição era do suplente com quem nos 18 jogos a titular tivemos 15 vitórias, 2 empates e 1 derrota. O bode expiatório foi Gabriel que não foi titular em NENHUM dos jogos chave que nos afastaram dos objectivos (e apenas em um deles, na derrota em Alvalade, fez mais de 45 minutos). A prioridade não era assim substituir o titular que esteve em TODOS os jogos que nos afastaram dos objectivos. Lógicas que eu não percebo.

Quanto ao resto acho que fizemos boas contratações e bons jogadores são sempre bem vindos. É sempre bom melhorar uma posição. A questão é que o dinheiro que se gasta numa posição onde já estamos bem servidos tornava-nos muito mais fortes reforçando posições onde realmente estamos necessitados. Por exemplo no ataque era possivel fazer dinheiro e ainda assim ficarmos fortes nessa posição. Mas acabamos a gastar mais do que recebemos. E eu gosto muito de Yaremchuk mas será que marcava mais de 25 golos cá na época passada? Foi mesmo por aí que que tivemos uma época desastrosa?

De positivo nos primeiros jogos, para além dos excelentes resultados, foi o espirito da equipa. Nota-se que existe um grande compromisso de todos. Mas a verdade é que nestes jogos também se viram problemas antigos. Também se viram fragilidades. Apesar da passagem contra o PSV e daquele jogo em Eindhoven eles foram quase sempre superiores nos 180 minutos e tivemos a sorte do nosso lado (com um momento Bryan Ruiz a mistura).

Felismente conseguimos a passagem porque caso contrário iamos perder um oou mais jogadores importantes. E reforço o importantes. É que os clubes não compram jogadores pela boa imprensa. Analisam vários jogos e o rendimento dos jogadores. E é por isso que temos um super defesa-esquerdo que nos últimos 5 anos ninguém veio buscar e um super médio que também não teve qualquer proposta.

Resta agora esperar que mesmo assim as coisas corram bem. Que este espirito se mantenha porque já hoje vai ser preciso. Tanto pelo adversário como pela equipa de arbitragem nomeada.