Já sou espectador do futebol português há alguns anos e normalmente já consigo prever alguns cenários de acordo com o rumo dos acontecimentos, tanto dentro do campo, mas principalmente por coisas que vejo fora dele.
Nas últimas jornadas levámos com Vasco Santos, Jorge Sousa e Bruno Paixão e levaremos com Rui Costa amanhã. Dos 2 primeiros e do último contam-se pelos dedos os jogos em que não inclinaram o campo contra nós durante a sua carreira. O terceiro é simplesmente um mau árbitro que se defende sempre do ruído que vem de fora.
Na Madeira com Vasco Santos ficaram pelo menos 2 penalties por marcar a favor do Benfica, um golo irregular marcado contra nós (na minha opinião), muitos amarelos por mostrar e muitas faltas por assinalar. Nesse jogo com 30 minutos de jogo o Marítimo devia ter pelo menos 5 jogadores amarelados mas não tinha nenhum. Em termos de anti-jogo deu para tudo. Foi um daqueles jogos há anos 90.
No derbi Jorge Sousa fez o que faz sempre.
Inclinou o campo. Outra vez amarelos por mostrar em incontáveis jogadas cortadas com faltas sobre os jogadores do Benfica. Obviamente que percebo a análise dos lances na área do Benfica. O que já não entendo é tudo o resto ter sido ignorado. Outro dado curioso é a nota dada no final do jogo. Um 2 em 1. Pode associar-se o árbitro ao Benfica mas mantém-se nomeavel para futuros jogos. E quanto a mim já existe árbitro para o Benfica vs Porto da segunda volta.
Na Amoreira 6 lances de possível grande penalidade na área do Estoril.
Podem ver no apanhado que o Hugo Gil fez. Obviamente nem todos são penalty. Mas quanto a mim os 2 que são claros, para além do que foi assinalado, não tiveram direito a qualquer repetição!!! No final do jogo aproveitando essas "omissões" da Sportv voltou a fazer-se passar a ideia de que o Benfica venceu devido há arbitragem.
Já o Porto teve Carlos Xistra, Luis Ferreira, Bruno Esteves e Vasco Santos. Tudo nomeações amigáveis como diria Rui Santos. Nos 2 primeiros jogos em 180 minutos jogou mais de 140 em superioridade numérica e teve 2 penalties assinalados a seu favor. Tantos como o Benfica em 14 jornadas decorridas. No último jogo o árbitro assistente anulou mal um golo ao Porto, mas já Vasco Santos perdoou descaradamente um segundo amarelo a Alex Teles aos 73' minutos com o jogo em 1-1 e um penalti claro aos 82' já com o jogo em 2-1.
O Sporting teve Rui Costa, Jorge Sousa e Hugo Miguel. O primeiro permitiu que William jogasse o dérbi ao não mostrar o segundo amarelo numa jogada em que meteu um adversário a sangrar do nariz com uma cotovelada. O segundo fez a arbitragem que sabemos. O terceiro no último Domingo, fechou os olhos a uma falta clara de Coates aos 6 minutos para não o ter de expulsar. Curiosamente já vimos
disto e
disto do mesmo árbitro.
No entanto no final destas semanas o Benfica é apontado novamente como o grande beneficiado pela arbitragem. Não me espanta. Foram lances de penaltis claros por assinalar a nosso favor sem repetição. Foram horas e horas dedicadas aos possíveis 2 penalties por assinalar no derbi, enquanto que foram segundos a analisar os que não foram assinalados a nosso favor nos últimos jogos.
É a critica constante de Porto e Sporting há arbitragem que teima em não dar castigos para nenhum dos 2 clubes. Pinto da Costa falou no final de quase todos os jogos das últimas semanas e nada. A Bruno Carvalho apenas falta insultar as mães de todos os agentes da arbitragem e também nada. Vieira falou uma vez no camarote e apanhou 60 dias.
A esta hora por exemplo deve estar Rui Santos a fazer de conta que lances para penalti sem repetições nesta jornada não existiram. Deve estar a dizer que o Porto foi prejudicado e Benfica beneficiado. Já deve ter inclusivamente na sua liga o Porto em primeiro e o Benfica em segundo.
E é por tudo isto que prevejo que amanhã tudo seja permitido ao Rio Ave. Fora de campo já foi aberto o caminho a Rui Costa para ele poder roubar o Benfica descaradamente. Até consigo prever como o jogo vai ser conduzido. O primeiro cartão ao Rio Ave vai ser adiado o maior tempo possível, principalmente a médios e laterais. Até aos 80' deve existir 1 ou 2 cartões no máximo.
Mas isto nem é dificil de prever. Para quem não sabe há 14ª jornada apenas por 2 vezes adversários do Benfica receberam amarelos antes dos 30'. Foram Corona do Porto e Bruno César do Sporting por protestos (coincidência serem ambos extremos).
A este cocktail ainda se junta o Rio Ave. Uma equipa forte que vem de 4 vitórias seguidas. Com um treinador vindo do Porto e lá colocado principalmente para estes jogos.
Para terminar nos últimos 2/3 dias foram noticias em barda de clubes interessados em jogadores do Benfica e em possíveis transferências milionárias em Janeiro.
Que no Benfica se perceba tudo isto e que amanhã a equipa entre como se de um clássico se tratasse. O nível de dificuldade deve chegar perto desse patamar.