sábado, 9 de dezembro de 2023

Bla Bla Bla Bla Bla...

...Schmidt... bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla... Schimdt... bla bla bla blabla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla... Schmidt... bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla blabla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla... Schmidt.

Não vale a pena que não percebem. São BURROS. Tivessem com esta escumalha metade da sanha que têm com os próprios jogadores e treinadores, e em 2023, com VAR, não estávamos a assistir a algo que faz do apito dourado uma brincadeira de crianças.

A MDCSDQT manda no Benfica?

É o que eu tenho tirado desta época. A MDCSDQT controla como marionetas os adeptos do Benfica. Parte da culpa disto é de anos e anos com uma política comunicacional de um silêncio inaceitável. Ano após ano os BENFIQUISTAS nas televisões foram sendo afastados (vide o Jaime Cancella Abreu) e substituídos por benfiquistos. Gajos que não fazem merda nenhuma pelo Benfica. Enquanto isso todo e qualquer indivíduo que desrespeitou o Benfica ficou sem resposta e com o tempo de antena ainda mais alargado.

Mas parte da culpa não é só dessa política. Por muito que a MDCSDQT desgaste a imagem dos profissionais do Benfica, cada um tem uma cabeça para pensar por si próprio. E a forma como esta gente se deixa manipular por uma cambada de pulhas ultrapassa todos os níveis de burrice. Vocês são uns merdas que comem tudo o que ouvem em canais que são um autêntico esgoto e as debitam como caixas de ressonância nas redes sociais, na rua, nos cafés e no estádio.

Para mim o Benfica 4-0 Guimarães foi um momento marcante. Depois de golear o na altura primeiro classificado fiquei estupefato enquanto saía do estádio e ouvia por todo o lado criticas ao jogo, às substituições, aos jogadores e treinador. Foi aí que percebi que o Benfiquismo está realmente doente.

O que esta gente fez hoje a Schmidt tinha-o feito a Guardiola quando na época passada esteve a mais de uma dezena de pontos do primeiro (com 2 jogos a menos). Tinham feito isso a equipa que venceu o treble em Inglaterra.


Vocês não vão ver tão cedo semelhante coisa na vossa vida. O Benfica teve hoje mais oportunidades que nos 10-0 ao Nacional. Teve mais oportunidades do que naquele célebre Benfica 0-0 Boavista. E pode haver quem diga que foi azar. Mas não foi azar. Foi fruto da instabilidade e pressão doentia que é colocada sobre a equipa. É fruto da ansiedade que estes jogadores carregam. Estes 2 pontos perdidos são vossos seus merdas. E por isso é que eu digo. FIQUEM EM CASA. Desliguem da bola até Maio e procurem validação social com outra merda qualquer. 

Agora cabe a Rui Costa tê-los no sítio. Mais do que o treinador, aqui está em causa assumir ou não se a MDCSDQT manda mesmo no Benfica. Porque ao próximo vão fazer o mesmo que fizeram ao Schimdt e duvido que algum treinador aguente mais tempo do que ele no cargo nestas condições. Rui Costa só tem reforçar as palavras do treinador, proibir a entrada no estádio tanto aos adeptos que atiraram objectos ao treinador como os que se dirigiram a garagem e assumir de vez uma postura de guerra contra todo o edíficio do futebol português.

sexta-feira, 8 de dezembro de 2023

O futebol não é para vocês

Se querem ganhar campeonatos só com vitórias, então o futebol não é para vocês.

Se vitórias por 1 ou 2 golos não vos alimenta o ego, então o futebol não é para vocês.

Se por outro lado vitórias por 10 a 0 já vos causa indignação, então o futebol não é para vocês.

Se ganhar sem jogar bem, mesmo que sendo superiores aos adversários, não chega, então o futebol não é para vocês.

Se acham que não jogar bem dá o direito a qualquer árbitro de desrespeitar semanalmente o clube, então o futebol não é para vocês.

Se durante 10 meses querem chegar todas as segundas-feiras ao trabalho para gozar com o colega do clube rival e nunca serem gozados, então o futebol não é para vocês.

Se vocês no vosso trabalho nunca tiveram quebras de rendimento quando foram pais, perderam familiares, estiveram doentes ou por qualquer outro problema, os meus sinceros parabéns. Se em cima disso ainda trabalham numa empresa com mais 3 ou 4 dezenas de pessoas iguais a vocês então vivem uma vida de sonho. Ou mesmo num sonho porque isso não existe. De qualquer das formas o futebol continua a não ser para vocês.

Existem pessoas que na vida preferem que tudo seja o mais fácil possível. De preferência que caia tudo do céu. O que interessa é o desfecho final e não a caminhada. E existem pessoas que o que as preenche é as dificuldades que tiveram de ultrapassar para chegar ao sucesso.

Se são do primeiro tipo de pessoas e não sabem passar por momentos difíceis, façam como faziam há 10 anos atrás. Não apareçam no estádio. Nessa altura também só lá iam numa base regular 30 mil adeptos. Como não me parece que em 10 anos duplicámos o número de adeptos, então quer dizer que nessa altura, pela escassez de títulos, nem ligavam a futebol. Então façam isso. Desapareçam e voltem daqui a uns meses se a coisa estiver a correr bem como sempre fazem. Se cheirar a marquês podem ir a vontade para a primeira fila. A vocês é só isto que vos peço. Basta deixarem de fazer o papel de idiotas úteis da MDCSDQT para estarmos mais próximos de vencer. E só por isso o titulo também passa ser vosso.

Eu sei que para a cabeça de alguns é difícil, mas se quiserem perceber o que estão a fazer ao nosso treinador é só ir ver os programas desportivos de hoje da CNN, um dia após a queda estrondosa do Porto na Taça da Liga. Por ser alertado eu fui ver e digo que não me espantei muito que esta afirmação de Schmidt em tom enfático na conferência de imprensa os tenha deixado um tanto ou quanto abespinhados. Por 2 motivos. Porque indiretamente tocou nas arbitragens e porque tocou nos confrontos diretos com os rivais. E foi vê-los todos logo a afirmarem que o Sporting foi melhor no derby. E como eu nem escrevi nada sobre o derby, que melhor momento podia haver do que este?

O que aconteceu no derby é que o Sporting esteve melhor que o Benfica durante 15 minutos. Dos 30' até ao intervalo. Antes e depois disso, ou seja, por mais de 80 minutos (contando com os descontos), o Benfica sem laterais, sem o médio mais criativo (Kokcu), sem o seu maior desiquilibrador (Neres) e ainda com alguns jogadores fora de forma, subjugou a super potência do estratega Amorim. E mesmo assim a sorte do jogo e 2 penaltis por assinalar a nosso favor estiveram quase a levar os 3 pontos para Alvalade. Mas foi então que eu vi uma das maiores genialidades alguma vez protagonizadas por um treinador. A jogar com 10 e a 10' de ficar isolado na liderança com 6 pontos de vantagem, o estratega decidiu tirar um defesa-esquerdo para meter um ala, e um médio para meter um avançado a jogar a médio. E obviamente que depois foi por obra divina que no último lance da partida apareceram 3 jogadores do Benfica sozinhos para finalizar sem nenhum adversário nas imediações. E foi assim, que num ano e meio, Roger Schimdt igualou o número de vitórias em clássicos / derbies de Ruben Amorim em quatro anos. Portanto como ainda não tive oportunidade de o fazer, aqui fica o meu OBRIGADO ao Guardiola português.

P.S. Mais uma vez o Sporting a jogar em casa contra o Gil Vicente precisou de 2 lances irregulares para virar o resultado. Mas o mais grave é que o VAR foi para a jarra por ter alertado para a irregularidade num dos golos. E ainda mais grave é para Guimarães ir como VAR novamente Hugo Miguel depois do erro escandaloso que cometeu no Casa Pia vs Sporting ao validar um golo em posição irregular do Sporting. Na Luz os cobardes continuam calados e resta esperar que um dia rebente outro apito dourado que acabe de vez com o período mais negro do futebol português.

domingo, 12 de novembro de 2023

Revoltem-se

Ao plantel do Benfica só peço que hoje dêem um grito de revolta. Que o dêem pela sua honra que é atacada semana após semana pela MDCSDQT. Que transformem a tão ansiada queda de Schmidt no regresso a liderança. Não existe melhor altura do que esta para o fazer.

Este era o meu 11 para hoje. Sem bola um 4-4-1-1 com António Silva na direita. Mas com bola o mesmo António Silva a encostar-se aos centrais, Jurasek a fazer o corredor esquerdo e Gonçalo Guedes o direito. Depois Aursnes a ir mais para dentro e juntar-se a Florentino e João Neves. Desta forma conseguíamos dar a largura que com os laterais lesionados não temos tido e tínhamos um conjunto de jogadores muito fortes para reagirem a perda de bola bem como para fazer uma pressão mais eficaz na saída de bola do Sporting. Para além disso ficávamos também fortes a controlar a profundidade.

João Mário ficava guardado para substituir um dos amarelados do meio-campo (técnica clássica de Soares Dias para condicionar o Benfica) e Di Maria e Arthur Cabral para quando os jogadores do Sporting já estiverem desgastados.

Que o grande problema do Sporting seja explorado. Já o disse aqui antes. Eles resolveram um problema no verão mas o outro manteve-se e ficou a vista contra Vizela, Farense, Estrela ou Atalanta.

Sejam BENFICA.

sábado, 11 de novembro de 2023

Manipulados

Há mais de um ano afirmei que para o Benfica conseguir voltar a vencer um campeonato era necessário, não só mudar todo o paradigma do futebol como também a comunicação do clube. Falhei porque mudar radicalmente o paradigma no futebol com Lourenço Coelho e Roger Schmidt chegou para ser campeão na época passada. De uma assentada foi criada uma equipa praticamente nova que para mim chegou ao nível do Benfica 13/14. E mesmo com uma equipa a chegar a este nível só foi possível festejar o titulo na 34ª jornada.

O problema é que equipas com a harmonia do ano passado e com poucas lesões aparecem de muitos em muitos anos. Ter 3 ou 4 jogadores da formação a explodir no mesmo ano, praticamente todos os jogadores contratados a adaptarem-se rapidamente e a renderem a alto nível e alguns dos que já cá estavam a fazerem as melhores épocas da carreira é algo muito raro. E é por isso mesmo que a outra vertente nesta época está a vir ao de cima que é a da comunicação.

No Benfica não é preciso perder para os ataques serem constantes. É uma pressão doentia ao ponto de na época passada se passar a ideia que tínhamos a obrigação de chegar as meias-finais da Champions. Como se o Inter fosse um Rakow ou um Antuérpia da vida e os tivéssemos de vencer mesmo após 1 penalty sonegado em cada mão. E se uma das melhores equipas do Benfica acabou a época debaixo de criticas, não é de estranhar que ao primeiro momento difícil da era Schmidt a pressão seja tão grande que já se vejam lenços brancos. E se a mim já me enoja esta letargia na comunicação do clube ao não defender os seus, também não é menor o asco para a burrice com que os adeptos se deixam comer diariamente (ainda hoje tiveram mais uma cenoura que já muitos trataram de morder).

Neste momento os menos culpados do que está a acontecer são os jogadores e a equipa técnica. Os grandes culpados são quem permite que os mesmos sejam enxovalhados pelos árbitros a cada 90 minutos de jogo e pela MDCSDQT no restante tempo. O futebol do Benfica está constantemente encoberto por nuvens negras. Nem que seja após uma vitória por 2, 3 ou por 10-0 vão ser sempre enumerados em primeiro lugar os "defeitos". Se temos um penalty favorável é duvidoso. Se temos um contra é inequívoco. Não existe um dia do ano em que um jogador ou o treinador não sejam atacados. É um desgaste constante dia após dia. Então o que tem acontecido com Schmidt nas últimas semanas é absolutamente asqueroso. Não existe um dia da semana em que não saia um artigo de opinião a assassinar a sua imagem. Tem sido um autêntico ataque cerrado que visou preparar estes 2 jogos cruciais. E o objectivo é tão claro que até dói ver como os adeptos não percebem.

Quem não se lembra do pós jogo da vitória categórica na Supertaça em que com as alterações ao intervalo, Schmidt mudou o jogo. Se fossem Amorim ou Conceição eram enaltecidas as mudanças. Já Schmidt foi criticado nos dias seguintes pelo 11 inicial. Será que não entendem o alcance? Se o Benfica ganhar por 2 a critica vai ser que não ganhou por 3. É um ciclo constante. Nunca nada vai estar bem no Benfica. Nunca ninguém vai ser bom o suficiente para o Benfica.

O Benfica há um ano e meio estava em cacos. Foi campeão quase igualando o recorde de pontos do clube. Fez a melhor Champions (neste formato) da história do clube. Venceu a Supertaça já este ano. Após 10 jogos consecutivos sem ganhar ao Porto nos anos anteriores, venceu 3 nos últimos 4 contrariando o estigma que os adeptos tanto criticavam nesses jogos. Estamos neste momento a 3 pontos do primeiro tendo disputados 4 jogos em casa e 6 fora, alguns deles com roubos inacreditáveis. Em 132 pontos o Benfica perdeu 20(!!!). É 85% de aproveitamento. Em ano e meio apenas se falhou na Champions deste ano. Comparem agora com o último ano.e meio dos rivais e expliquem esta diferença de tratamento entre os seus treinadores e Schmidt. Sabem porquê? Porque a diferença competitiva do Benfica é abismal para o que era imediatamente antes de ele chegar.

Temos a oportunidade de voltar a liderança no Domingo depois de logo na primeira jornada nos ter sido sonegada com um roubo inacreditável. Depois de não nos a deixarem recuperar em várias ocasiões com autênticos casos de policia nos jogos dos rivais. Devíamos estar loucos de raiva com as nomeações para este jogo. Com uma revolta incontrolável. A contar os minutos para podermos transformar o estádio num verdadeiro inferno. Mas quem deve estar com medo do ambiente no estádio são os próprios jogadores e treinador do Benfica. Querem melhor definição de manipulados do que isto?

Será que não têm vergonha de serem bonecos nas mãos da MDCSDQT? Será que não existe uma chama aí dentro que se transforme num fogo incontrolável de cada vez que faltam ao respeito ao Benfica? E depois quando alguém vos tenta abrir os olhos para isto ainda se intitulam como os exigentes? E onde é que fica a vossa própria exigência como Benfiquistas?

Sejam pelo BENFICA. Sejam pelos VOSSOS. Contra toda a merda que nos têm feito nos últimos anos. E PLURIBUS UNUM.

sábado, 4 de novembro de 2023

Diferenças

É este o treinador que é idolatrado pela MDCSDQT. Quando não ganha acontece 1 de 2 coisas. Ou não aparece nas conferências e esconde-se como um rato ou quando aparece é para sacudir a água do capote e atirar os outros para debaixo do autocarro. Um autentico cobarde que em qualquer país do mundo veria a sua imagem destruída em menos de nada. Estamos na 10ª jornada e têm 13 golos marcados. Já contando com pelo menos quatro penalidades a seu favor (se estou a errar é por defeito). Mesmo assim parece que nada tem a ver com isso.

Este é Schmidt no seu pior momento como treinador do Benfica. O mesmo que é obrigado desde o inicio de época a jogar com um dos melhores médios tanto a lateral esquerdo como direito. Não foge de nada, nem de ninguém e recusa-se a "entregar" algum dos seus para salvar a pele. Este Homem de caracter acabou com a seca de 3 anos sem títulos na Luz em Maio passado e há 3 meses venceu a Supertaça contra o Porto do intocável Conceição. E o que recebe da MDCSDQT é TODOS os dias artigos de opinião a bater nele.

Já do outro lado da segunda circular os artigos de opinião centram-se num jogador. Parece que ainda estou a ver Darwin a ser destruido durante um ano e meio após a sua chegada. Foi preciso chegar a meio de uma época já com 2 dezenas de golos para lhe começar a ser reconhecido valor. Querem fazer acreditar que o 4º lugar da época passada se deveu apenas e só a falta de um avançado. Para azar deles não foi. O maior problema continua lá e foi bem visível em Faro. Vai sendo disfarçado semana após semana com arbitragens escandalosas.

Depois do Casa Pia e em Faro foi a vez dos 3 pontos serem salvos no Bessa com um golo anulado que daria o empate aos 80', em mais uma linha de fora de jogo enviesada. E a meio da semana um penalty escandaloso que permitiria ao Farense recuperar de uma desvantagem de 2 golos em Alvalade em apenas 5 minutos.


Que hoje em Chaves se mantenha o espirito de Arouca. O que mais gostei nesse jogo foi ver a atitude com que Arthur, Tengsted e o Tiago entraram. É esta atitude que tem de existir sempre porque é isso que nos vai dar pontos em alturas dificeis.

terça-feira, 31 de outubro de 2023

É hora de lutar por quem vos tirou do inferno

Se neste momento existe alguém por quem vale a pena lutar é por Roger Schmidt. Um Homem que desde que chegou a portugal anda a ser perseguido de forma abjeta pela MDCSDQT. Durante mais de um ano não teve uma conferência onde pelo menos não lhe fosse feita uma pergunta acintosa. Durante mais de um ano viu a sua imagem ser desgastada diariamente nas derrotas, empates e até nas vitórias, por uma cartilha que ora diz uma coisa hoje ("não roda a equipa") ora amanhã diz outra ("não estabiliza um onze"). São sempre os mesmos merdas da aliança dragarta com a lição bem estudada, agora também com uma quota de benfiquistas ressabiados (aka Farinhas). E da parte de Schmidt sempre houve elevação para não mandar esta escumalha toda para o caralho.

Mas percebe-se o ataque. O Benfica estava num buraco de onde mal se via a luz a entrar (também lá estava graças aos Farinhas da vida). Desportivamente um farrapo e financeiramente a caminhar para o mesmo buraco dos adversários. Com a massa associativa a idolatrar quem a MDCSDQT lhes dizia para idolatrar (os Weigls da vida claro) e a demonizar aqueles que tentavam puxar O Barco contra a corrente.

O que está a acontecer a Schmidt não é novo. Já o fizeram a Lage, a quem pediam a demissão depois de ter feito uma das melhores primeiras voltas da história do clube. Já o fizeram a jogadores que já tinham o seu lugar na história do clube marcado a letras de ouro. Infelizmente Schmidt não chegou a tempo de salvar alguns desses jogadores, mas chegou a tempo de salvar outros. Jogadores como Otamendi, Florentino, João Mário, Rafa ou Gonçalo Ramos que de dispensáveis foram peças chaves no 38. 

É que a propaganda é assim. Se até Goebbels conseguiu convencer uma nação do holocausto acham que a MDCSDQT toda concertada no ataque a um Homem não ia conseguir colocar os seus adeptos contra ele? Eu já o disse aqui. Mais de 90% dos que vão a um estádio não percebe um caralho de futebol. São meras caixas de ressonância do que ouvem nas televisões. Pensar pela própria cabeça dá muito trabalho. É tão mais fácil ir na corrente. É tão mais fácil fazer parte do grupo onde se escreve sempre os mesmos sound bytes e estes são partilhados nas redes sociais como palavras sábias. É tão bom passar como expert e ter toda essa atenção.

Não são capazes de perceber o que estão a fazer ao Benfica e o comportamento exatamente oposto com os rivais. Não são capazes de questionar porque é que um treinador já com vários anos de casa e que ficou em 4º na época passada, é tratado como um guardiola pela mesma MDCSDQT. Não são capazes de questionar porque é que um arruaceiro que perdeu campeonato e supertaça e que em 4 jogos perdeu 3 contra o "incompetente alemão" é idolatrado. Não são capazes de questionar porque é que os árbitros são protegidos depois de 9 jornadas de autêntico forrobodó. Sabem o que é que acontecia ao Sporting se em Faro não os salvassem daquela humilhação? Se na mesma jornada em que o Benfica venceu o Porto eles tivessem perdido pontos contra o Farense a jogar mais de 1 hora em superioridade numérica e a vencer por 2 golos de diferença? Se nos isolássemos no 1º lugar nessas condições? Eles implodiam.

De uma vez por todas metam na cabeça que nenhuma equipa está no topo de forma durante 10 meses. Muito menos quando tem sido fustigada por lesões. Desde o jogo da Supertaça que não voltamos a ter 2 laterais de raíz a 100% em campo. Não tivemos Guedes, Já perdemos Di Maria. Tivemos jogadores a jogar tocados. Agora sem Bah, Kokcu e Neres. É dificil ter bom futebol nestas condições. É preciso é sobreviver a estes momentos.

Sei que já foi há uma década mas a melhor época desportiva deste século começou muito pior do que esta. Em termos de resultados e de futebol apresentado. Durante vários meses essa equipa teve de sobreviver à desconfiança e também a várias lesões. Infelizmente teve de ser a partida de Eusébio antes de um jogo com o Porto para unir o Benfiquismo. E a partir daí, mesmo perdendo o nosso melhor jogador da primeira volta, acabamos por construir a época mais memorável deste século.

É hora de os jogadores que eu mencionei atrás e que foram salvos por Schmidt, serem eles agora a estender o braço ao seu treinador. Pelo que lhe têm feito na MDCSDQT. Pela injustiça dos próprios adeptos. Não é tempo de lutar por nós adeptos porque neste momento não merecemos. É tempo de lutar por esse Homem. E quanto ao próprio é manter as ideias que o levaram ao 38. Não se deixar desestabilizar por tudo o que lhe têm feito.

P.S. Para hoje ia com Trubin, Jurasek/Bernat, Otamendi, Antonio Silva, Aursnes, Florentino, João Neves, João Mário, Gonçalo Guedes, Rafa e Musa. Com a lesão de Neres para mim Di Maria deve ser gerido com pinças.

sábado, 28 de outubro de 2023

Recuperar o Benfica da época passada

Como todas as grandes equipas o segredo desse Benfica era ser uma equipa equilibrada. E para esse equilibrio, além dos centrais, destacavam-se 3 jogadores. Gonçalo Ramos, Enzo e Florentino. Os 2 primeiros para além do que davam ofensivamente eram também dos melhores do mundo sem bola nas suas posições. Florentino não sendo tão completo como os 2 anteriores era um verdadeiro polvo no meio-campo. É um dos melhores do mundo a recuperar bolas.

Os 2 primeiros acabaram por sair por 200M. E acreditar que com 1/4 desse valor investido em substitutos não se iam notar diferenças é completamente irrealista. Quanto ao Florentino, a partir do final da época passada começou a perder o lugar na equipa. E se na época passada se percebe porque tanto ele como outros dos mais utilizados acabaram a época em dificuldades, nesta é difícil de compreender.

Hoje, muito mais do que na época passada, esta equipa precisa de Florentino. Ninguém no atual plantel recupera tantas bolas e tão adiantado no campo como ele. E mais impressionante é a forma "fácil" como o faz. Recuperar uma bola ao pé da área contrária, para além de apanhar o adversário em contrapé, evita que mais 4 ou 5 jogadores do meio-campo e do ataque tenham de fazer mais de 100 metros a recuar no terreno e a avançar posteriormente no campo. Dá não só espaço aos jogadores da frente como lhes evita tanto desgaste.

Uma forma de explicar melhor isto é ver os 2 golos no Benfica contra o Estrela. É muito fácil dizer que foi Neres a desbloquear esse jogo. Mas vão ver como nascem ambos os lances, e como a equipa do Estrela foi apanhada em contrapé. Foi Florentino no primeiro com uma intercepção em cima da linha de área e no segundo com pressão alta a obrigar o adversário a errar o passe, que deram todo o espaço e tempo do mundo aos homens mais adiantados.

Eu percebo que existe João Neves, Kokcu e Aursnes. Mas desde a pré-época, principalmente desde o jogo com o Feyenord, que se percebeu que a equipa não fica equilibrada com qualquer uma que seja a dupla de meio-campo com estes jogadores.

Mas só a entrada de Florentino não vai colocar o Benfica ao nível da época passada. É preciso relembrar novamente Enzo e Gonçalo Ramos. Para as mesmas posições o Benfica não contratou ninguém mas para mim tem 2 jogadores no plantel especiais como são os 2 anteriores. Talvez não com as mesmas caracteristicas mas com a mesma particularidade de serem também fortes tanto com bola como sem bola. Estou a falar de João Neves e Gonçalo Guedes. É uma questão de Schmidt conseguir juntar estes 3 jogadores no 11.

Eu jogaria com João Neves mais descaído para uma ala a dar o equilibrio a um meio-campo com Florentino e Kokcu/Aursnes e Gonçalo Guedes ou a ponta-de-lança em alguns jogos, ou a segundo avançado noutros libertando Rafa para uma das alas. Isto a nível de jogos contra equipas de Champions. Em jogos caseiros é possível arriscar mais com os restantes jogadores.

Eu acredito que com este plantel é possível chegar perto no nível da época passada. Mas é preciso encontrar já a formula para salvar ainda a Liga Europa nas competições europeias e para ser campeão neste pantanal que é o futebol português. E o derby pode ser o clique. Vencer esse jogo convincentemente pode ser o clique que existiu por exemplo em 13/14 no Benfica vs Porto. 

sábado, 23 de setembro de 2023

Comunicação

Vamos começar pelo que aconteceu na Luz na quarta-feira. Era para mim muito fácil chegar aqui e insultar quem andou a assobiar o Trubin durante o jogo. Mas quando falamos em massas é preciso entender a razão dessas reações. Ninguém reparou que durante semanas a comunicação social transformou Vlachodimos numa vitima colocando logo um sentimento negativo sobre quem o veio substituir? Ninguém estranha as várias entrevistas de malta que ninguém conhece a criticar o jogador? Bastou este bombardeamento comunicacional para que ao primeiro erro as bancadas reagissem daquela forma.

Peço desculpa a quem possa ofender com esta próxima frase mas mais de 80% (e estou a ser simpático) daqueles que vão ao estádio não percebe um caralho de futebol. Muito menos de gestão de balneários. As coisas que debitam com altivez não é mais do que aquilo que ouvem dia após dia nas televisões. É o inconsciente a soltar os mesmos sound bites que ouvem todos os dias. Nas televisões portuguesas são 24 horas sobre 24 horas de desgaste de jogadores específicos do Benfica e principalmente do seu treinador que é neste momento o inimigo número UM do anti-benfiquismo.

E isto acontece mesmo nas vitórias. Aliás, principalmente nas vitórias, que é para quando chegar uma derrota existir o sentimento de que foram 5 seguidas tal a negatividade que já foi colocada sobre toda a gente.

E é aqui que entra a vergonha de comunicação do Benfica que durante os últimos anos permitiu que todo e qualquer badameco na comunicação social desrespeitasse o Benfica. Permitiu sem qualquer entrave que a esmagadora maioria da comunicação social desportiva seja composta por uma panóplia de jornalistas, comentadores e ex-árbitros devotos a causa anti-benfica.

Depois ficam admirados que após um jogo como o de Vizela os especialistas de arbitragem elogiem o roubo descarado de Luis Godinho (o primeiro amarelo aos jogadores do Vizela foi nos descontos) ou que os próprios Benfiquistas critiquem os seus jogadores e treinador.

Eu sinceramente não consigo entender como é que a Sportv fez o que fez em Vizela e do Benfica não houve uma reação. Imagens sonegadas, Luís Freitas Lobo e o cumulo dos cumulos com José Leirós a analisar a arbitragem no final do jogo. Querem mais gozo do que isto? 

É que nós temos-os na mão. São o canal desportivo mais caro do mercado e metade do dinheiro que recebem é por causa dos 2 jogos mensais que transmitem do Benfica fora de casa. Basta ao presidente do Benfica chegar a uma conferência e pedir aos Benfiquistas que 2 vezes por mês se desloquem a uma casa do Benfica para assistirem aos jogos ou que se juntem entre amigos. É a esta distância que aquele canal está da falência e mesmo assim eles gozam com a nossa cara jogo após jogo.

De uma vez por todas ou mudam a estratégia de comunicação e começam a combater o que já são anos de controlo total sobre a opinião pública ou os milagres como o da época passada vão ser cada vez mais raros.

sábado, 16 de setembro de 2023

Critérios

O que há 15 dias se aceitava como penalty...

...ontem deixou de o ser.


O que há uns meses um VAR alertou para ser assinalado penalty...

...ontem um VAR passou a alertar para não o marcar.

Jogos que nas últimas 3 jornadas ultrapassaram sempre aos 100 minutos, ontem só chegou aos 95.

É isto o futebol português. Árbitros e comentadores a torcerem a espinha semana após semana sempre a favor dos mesmos. Nem com o ruído após a vergonha de há 15 dias eles abrandam. Este campeonato vai ficar na história do futebol mundial como o mais vergonhoso de sempre. É a sobrevivência de uma máfia que está em jogo. E nem que daqui a uns anos rebente um novo apito dourado é melhor perder 6 pontos do que ficarem insolventes.

terça-feira, 5 de setembro de 2023

A autoestrada para o abismo

A fase de admiração por cada fim-de-semana destes no futebol português já passou. Sinceramente agora apenas fica o fascínio pela total falta de vergonha dos árbitros e pela imaginação e criatividade com que no dragão se encontram novas formas de atropelar a lei e a verdade desportiva.

Existe um ditado que diz que um raio não cai 2 vezes no mesmo sitio. Mas no dragão desafiam-se todas as probabilidades e pela segunda vez ocorreram problemas de ligação com o VAR e nessas 2 vezes em momentos onde o VAR precisava de actuar em desfavor do Porto. O primeiro foi num Porto vs Guimarães (o árbitro era Fábio Veríssimo) onde nos fatídicos 30 minutos de "apagão" ficou um penalty por assinalar contra o Porto e um golo marcado em escandaloso fora-de-jogo. Desta vez num penalty mal assinalado a favor do Porto esperavam que sem imagens a decisão se mantivesse. Mas parecia tão mal que Rui Oliveira deve ter dito ao Miguel Nogueira para esperar mais um bocado por uma oportunidade melhor. E assim foi.

Juntamos a esses 2 momentos os 23 minutos de compensação e um golo em fora-de-jogo para termos mais um jogo que fica em lugar de destaque nas vitrines douradas do futebol português. E é assim que o pior Porto da era de Pinto da Costa está em primeiro ao fim de 4 jornadas. Foi assim que 0 pontos nas últimas 3 jornadas se transformaram em 7.

E como verdadeiros mestres da dissimulação lá estão eles a tentar tirar o foco do que realmente interessa. Tal como a rábula do Conceição na Supertaça (o cobardezito ainda não falou desde esse dia). O que interessa é ter mais 30 jornadas como as últimas 3 e principalmente manter os adeptos alinhados e sem falarem de coisas incómodas.

É que é difícil explicar como é que um clube que no inicio do século respirava saúde financeira chega a 2023 a beira da falência tendo mais de 650 milhões de lucros em vendas de jogadores e mais algumas centenas de milhões em prémios da UEFA durante esse periodo. É difícil explicar como é que em 220 minutos contra Rio Ave e Arouca apenas fizeram 7 remates a baliza (2 deles de penalty).

Depois vêm os comunicados de Benfica e Sporting com o discurso de sempre. Como se não soubessem o que exatamente se passa em Portugal. E se no Sporting se percebe porque não pedem a demissão de Fontelas, Proença ou do Facturas (também comem da mesma gamela), do Benfica já fica mais difícil.

Justificar um apoio a Proença com um "não podemos ir em contramão na autoestrada" quando o futebol português vai por um caminho de cabras a caminho do abismo? Se os outros forem temos de ir atrás deles? Ou começamos a fazer ver aos clubes mais pequenos que nesse caminho, mesmo com a tão ansiada centralização dos direitos televisivos (traduzindo roubar o Benfica para dar aos outros que é o que une todos os clubes em torno de Proença), não vai sobrar nada para ninguém? É que dividir 0 por muitos ainda é 0.

Todos os comunicados do Benfica neste momento têm de ser direccionados para o governo e para os clubes mais pequenos. Direccionar para a Liga, FPF ou CA vale 0. Eles estão lá para aquilo e é aquilo que eles vão continuar a fazer. Para eles o Benfica só tem de ter uma palavra. DEMISSÃO. Nem precisa de dizer o motivo. Está a vista de toda a gente. Semana após semana o futebol português é GOZADO por esse mundo fora.

Ou começamos nós a liderar a mudança no futebol português ou então vamos ao fundo com ele.

sexta-feira, 18 de agosto de 2023

Mais uma para os arquivos dourados

Vivemos tempos em que acontecem a cada jornada do futebol português. Vivemos tempos onde o ódio ao Benfica é tão grande que uma equipa anda 90 minutos de pitons em riste a caça de um miúdo de 18 anos (João Neves) e os habituais experts em arbitragem ainda elogiam a permissividade do árbitro. Vivemos tempos onde um jogador vai ser impedido de jogar durante um mês porque para prejudicar o Benfica foi aprovado um relvado impraticável. Já não existe sequer dignidade humana. Não existe nada. Vale TUDO mas mesmo TUDO pelo ódio ao Benfica.

E o que dói mais do que tudo isto é ver a passividade de dirigentes e adeptos perante isto. Ninguém defende aqueles heróis que andaram ali mais de 100 minutos a levar pancada (enquanto levavam amarelos por cortar caminho a sair do campo ou a demorar a lançar uma bola). Como se não bastasse serem espezinhados durante o jogo alguns ainda o são depois do jogo pelos próprios adeptos.

Vencemos um campeonato de forma épica (porque o Benfica vencer um campeonato em Portugal atualmente é um milagre) e a Supertaça com uma demonstração de força tão grande sobre o Porto como não se via a muito tempo. Passado menos de uma semana não são capazes de defender os Homens que nos proporcionaram isso após um arraial de porrada mascarado de jogo de futebol.

E agora sabem o que vai acontecer no Sábado? O mesmo. Porque foi uma "arbitragem excelente" e porque vêm lá mais 2 artista da AF Porto com a lição bem estudada. E enquanto não começarmos a apertar com esta gente são mais umas patadas aos jogadores do Benfica que passam incólumes.

sexta-feira, 26 de maio de 2023

Receita para a última batalha

Já todos vimos o desavergonhado condicionamento sobre a arbitragem que está a ser feito para esta jornada. Um ataque cerrado vindo de cartilheiros, jornalistas, jornalistas cartilheiros, ex-árbitros, ex-árbitros cartilheiros, do próprio CA que mandou para a jarra um árbitro por ter validado corretamente o segundo golo do Benfica em Alvalade (todos sabemos que não foi pelos 2 penalties que ficaram por marcar a favor do Benfica), do Sporting e principalmente do Porto. Não existe ninguém tão ingénuo neste país que ache o timing disto e tudo o que vimos depois uma coincidência. Tal como não existe ninguém neste país que não saiba que com estas nomeações vão tentar seriamente o assalto ao campeonato.

As probabilidades de um volte-face no campeonato são pequenas e a melhor forma de as aumentarem é com expulsões. E quando mais cedo melhor. Se no Dragão nada podemos fazer, é preciso que os jogadores do Benfica tenham atenção a isto. Obviamente que temos de pressionar o adversário e ser agressivos, mas é preciso ter muito cuidado nas bolas divididas. Vai bastar um pisão, uma mão ou um braço na cara para algum jogador ser expulso. E também nada de responder a provocações do adversário (eles vão entrar na Luz como se ainda não tivessem descido) ou falar com o árbitro. Qualquer coisa pode servir.

Tentar entrar como em Portimão onde vimos um autêntico vendaval de futebol. Acabar com as dúvidas o mais cedo possível e afastar a pressão e a ansiedade dos jogadores para depois tentar dar o prémio de melhor marcador ao Gonçalo Ramos. Vamos lá pelo 38 malta. Por Vocês e por Nós.

quinta-feira, 25 de maio de 2023

Caro Pedro Pinto

Como deve estar ocupado com todo o trabalho de defesa que tem feito pelo Benfica deixo-lhe aqui uma resposta aos ataques que o Benfica já sofreu após mais uma jornada negra no futebol português.

Ao longo dos últimos anos o Benfica tem seguido uma postura de silêncio deixando as instâncias desportivas e todos os seus agentes fazerem o seu trabalho sem qualquer tipo de pressões. O arquivamento dos processos contra Sérgio Conceição, Vitor Baía e Francisco J. Marques relativamente ao claro condicionamento da arbitragem para as jornadas finais do campeonato e os resultados práticos das mesmas, mostra que não é possível continuar com esta postura enquanto não existir uma regeneração no futebol português.

Depois do condicionamento feito pelo FC Porto tivemos um erro inacreditável na deslocação do Benfica a Chaves que relançou a luta pelo titulo (mais inacreditável ainda a nomeação do mesmo árbitro um mês depois para o jogo que poderia decidir o titulo) e o impressionante número de 7 penalties em 6 jornadas para o FC Porto. Como consequência deste arquivamento, tanto Sporting como Porto já aproveitaram a ocasião para condicionar não só as arbitragens da última jornada do campeonato como também as da próxima época. É por essa razão que nos assiste o direito de defesa a estes ataques.

É que existem muitas razões na jornada 33 para se afirmar que a verdade desportiva foi deturpada mas nenhuma delas é o minuto 94' do derby. Usar, como o Sporting o fez, a palavra unanimidade para descrever a opinião de meia dúzia de pessoas, algumas das quais com motivações duvidosas, é talvez um pouco exagerado. Principalmente vendo que a opinião em transmissões internacionais e até de árbitros internacionais é a de que o lance foi bem ajuizado.

O juízo de lances de arbitragem não se fazem pegando no lance e levando-o de encontro ao quadro legal que nos dá jeito. É pegando nas leis do jogo e aplicando-as aos lances. Um jogador ir contra outro, que está parado e com a bola numa zona completamente diferente da do choque, é capaz de ser um pouco rebuscado para considerar o lance como um fora-de-jogo posicional. Como pedagogia até deixamos aqui alguns exemplos onde, aí sim, a lei teria sido aplicada na perfeição:
Era expectável que estes erros fossem desaparecendo ao longo dos anos mas infelizmente não foi o caso. E como se não bastasse ainda se vêm autênticos exercícios de contorcionismo para enquadrar um lance bem validado, e que é digno dos apanhados por parte do jogador do Sporting, num fora-de-jogo posicional. Na nossa humilde opinião o que o Sporting deveria fazer era analisar o comportamento dos seus jogadores em ambos os golos do Benfica onde a cultura do mergulho e chico-espertismo falou mais alto e permitiu aos jogadores do Benfica ficarem livres de marcação em ambos os golos.

Mas o que se pretende com o exagerado tempo de antena dado a este lance especifico é desviar as atenções do que realmente de muito grave aconteceu nesta jornada, com especial destaque em Famalicão, onde assistimos a um dos mais tristes espetáculos do futebol português. Começou num penalty onde é Otávio que promove o contato com o adversário e não o contrário e terminou num penalty que nem os próprios jogadores do Porto sabiam qual era o lance em questão.

Mas o que devia ter uma atuação contundente por parte dos orgãos desportivos em Portugal é mesmo o segundo penalty. E aqui estamos com Francisco J. Marques. Ocultar lances é muito feio. E foi de forma descarada que Vasco Santos ocultou a Fábio Veríssimo o momento onde a bola saiu de campo antes da mão do jogador do Famalicão. Ocultou ele e ocultou a Sportv que nos 5 minutos em que o jogo esteve parado, e com os jogadores do Famalicão e comentadores a frisarem esse momento, não foram capazes de mostrar UMA ÚNICA repetição.

Não foi assim há tanto tempo, numa cartilha consertada entre comentadores afectos ao Porto e Sporting, alguns jornalistas e até ex-árbitros, que se tentou ferir a honorabilidade da BTV por apenas ter conseguido mostrar 2 ou 3 ângulos num lance onde a bola nem sequer estava presente. Neste caso a bola esteve sempre lá, o jogo esteve parado durante 5 minutos e apenas não as mostraram porque não quiseram.

E o mesmo aconteceu em Alvalade onde em cima do intervalo meia equipa do Benfica pede uma mão de Morita na área do Sporting e das mais de 20 câmeras disponíveis em campo apenas foram mostrados 2 ângulos onde não se consegue esclarecer onde realmente a bola desviou antes de ir para canto. Fica o desafio a Sportv para que esclareça os seus assinantes.

Em Alvalade é preciso também assinalar o lance entre Nuno Santos e Bah aos 52 minutos que demonstra de forma cabal a total dualidade de critérios que se tem verificado nos últimos anos e que leva a que Sporting e principalmente Porto tenham quase o dobro dos penalties assinalados a seu favor do que aqueles que o Benfica usufruiu. Senão vejamos os seguintes penalties já assinalados esta época:
E como Francisco J Marques, na sua mais recente intervenção esteve cirúrgico, seria interessante perguntar a Hugo Miguel qual a diferença entre este lance e aquele que assinalou num Paços de Ferreira vs Porto da última jornada de 12/13 que deu o titulo de campeão ao FC Porto.

É assim desta forma que começamos a pedir mudanças drásticas no futebol português. Mudanças de pessoas que permitiram que o nosso campeonato voltasse aos velhos hábitos que ficaram imortalizados no Youtube como o maior escândalo de corrupção do futebol português.

segunda-feira, 22 de maio de 2023

Sporcos TV

Quando na semana a seguir ao jogo com o Braga foi repetida ad nauseam a cartilha da BTV não mostrar repetições de lances não era muito difícil de adivinhar o que iria acontecer. Tivemos esta semana 2 lances de sonegação de imagens inacreditáveis por parte da sporcostv.

Em Famalicão, aquando da marcação do segundo penalty o jogo esteve parado por 5 minutos e durante esses 5 minutos os jogadores do Famalicão protestaram uma saída de bola antes da mão na área. Durante esses 5 minutos a sporcostv não foi capaz de mostrar UMA ÚNICA repetição do lance. Nem com os próprios comentadores a dizerem que os jogadores do Famalicão se queixavam disso. Uma verdadeira filha da putice para quem larga 30€ por mês para ver aquela merda de canal.

No jogo do Benfica foi filha da putice o jogo todo. Foram incontáveis as bolas que o Sporting ganhou em falta sem que houvesse depois uma única repetição. Mas o apogeu foi quando em cima do intervalo meia equipa do Benfica pede uma mão na bola, o jogo fica parado meio minuto para o VAR verificar o lance e apenas são mostradas duas repetições do lance. Uma onde não se vê nada e outra com a mesma camera de jogo que está muito longe. Até os comentadores ingleses mostraram desagrado. Estamos a falar de um jogo que tinha mais de 2 dezenas de câmeras e até 1 drone.


Que nas televisões os comentadores do Benfica não deixem passar isto em branco e exijam as imagens de ambos os lances. Durante a semana vão tentar branquear mais 2 arbitragens vergonhosas com o golo do empate do Benfica que é perfeitamente legal. Que de uma vez por todas se insurjam contra esta merda. É um NOJO o que se passa em Portugal. Com um dos melhores Benficas dos últimos anos contra um dos piores Portos conseguiram levar a decisão do campeonato até a ultima jornada. Isto é absolutamente inacreditável.

sábado, 20 de maio de 2023

Depois de mais um espetáculo decadente

A pergunta que se impõe é até quando o Nosso amor pelo Benfica vai ser suficiente para continuar a acompanhar esta merda.

sexta-feira, 19 de maio de 2023

Maio de 2023


Isto já parece um sketch humorístico. Que liga mais imunda. Que fedor a corrupção.

E tal como previsto há uma semana atrás é João Pinheiro que vai a Alvalade tentar evitar que o Benfica conquiste já o campeonato. Depois de juntamente com Soares Dias o ter relançado contra Porto e Chaves são ambos nomeados para Portimão e Alvalade um mês depois. O a vontade de Fontelas Gomes é arrepiante.

E para quem não sabe ou que sabe mas questiona a nomeação do Soares Dias para um Maritimo vs Vizela aqui fica a explicação dada por Cãoceição em mais uma conferência asquerosa: "Se olharmos para o jogo de hoje, o Marítimo – Vizela, vimos tem um peso para as duas equipas e para a manutenção e título. O Santa Clara vai à Luz e uma coisa é ir já despromovido, outra é ainda ter possibilidade de ir ao play-off". E se questionam porque é que o Cãoceição não falou do jogo do Santa Clara vão espreitar contra quem vão jogar. Esta gente condiciona TUDO e TODOS.

Se vencermos este campeonato a definição de épico no dicionário deve ser "Benfica campeão em 2022/2023".

segunda-feira, 15 de maio de 2023

Não lhes demos hipóteses

Foi um autêntico vendaval de futebol em Portimão. Fomos brindados com futebol espetáculo onde aqueles primeiros 20 minutos foram memoráveis. Vimos Nós mais futebol em 20 minutos em Portimão do que os tristes adeptos do Porto em 4 meses. Mas como o que a maioria deles gosta não é de futebol toda aquela arruaça no dia seguinte encheu-lhes o coração.

Artur Soares Dias bem tentou mas não dava para mais. Foi um amasso tão grande que nem deu para conseguir equilibrar o jogo com o seus malabarismos. Deixou no entanto mais uma vez a sua marca. Mais um penalty por marcar a favor do Benfica ainda com o jogo em 3-1. Só mais um lance para o infindável rol da dualidade de critérios ao longo da sua carreira.

Em Alvalade a falta de gratidão para com Tiago Martins foi chocante. Ao ponto de quebrarem o homem no final. Agarrar os árbitros, meter-lhes o dedo na cara, gritar-lhes e insultá-los a 10cm da cara deles tornou-se algo banal em Portugal. Foi Pepe com o Famalicão. É o Cãoceição e o Terrier Gonçalves todas as semanas. Foi o treinador do Braga na semana passada (aos 4:30 do video). E desta vez foi Adán. Tiago Martins não aguentou a constante berraria durante quase 100 minutos de jogo e expulsou-o. Noutras paragens estes comportamentos dão 8 jogos de suspensão. Por cá o melhor que vimos foi um segundo amarelo e uma provável despenalização por parte de algum dos juízes que fazem força pelo Sporting na justiça.

Antes da expulsão de Adan já Tiago Martins se tinha atravessado, com decisões descaradas, pelo seu Sporting ao manter Gonçalo Inacio (aqui e aqui) e Morita disponíveis para o derby. E mesmo assim andaram o jogo todo de volta dele. Ano após ano esta equipa do Sporting está a aproximar-se da do Porto. E isto vem da impunidade que ambas gozam. Também Ruben Amorim, que tem junto dos adeptos do Sporting mais crédito que o próprio Varandas, sem ter necessidade já se deixou imbuir no espirito anti-Benfiquista do clube. Numa altura em que ainda está a lutar pela Liga do Campeões arriscou perder já dezenas de milhões de euros para poupar jogadores para o Benfica.

No Dragão também houve espetáculo. Daqueles que eles gostam. A arruaça. A juntar a mais um erro de arbitragem inacreditável (se o Uribe não defendesse a bola ela ia sobrar para o jogador do Casa Pia com a baliza aberta), ainda tivemos a impunidade total dos jogadores do Porto, o habitual inicio da partida atrasado a juntar aos 22 minutos de intervalo e os insultos a árbitros e adversários. Esta gente comporta-se numa "Liga Profissional" como se estivesse no torneio de verão da aldeia e ninguém faz nada. Não existem palavras para o NOJO que isto já mete.

Por fim terminar com o Braga. Enquanto foi preciso fazê-los chegar ao jogo da Luz extra motivados era assim. Depois do jogo da Luz foi assim e assim. Tal como o Sporting, enquanto são úteis, o dono dá-lhes os restos. Quando deixam de ser úteis e passam a ser uma ameaça são descartados. É triste ver uma equipa que praticou tão bom futebol nesta época, que em condições normais a levava a ficar confortavelmente em segundo lugar e com entrada direta na Champions, acabar provavelmente em terceiro e calados a abanar a cauda enquanto vêm o dono a roubar-lhes descaradamente mais de 1 David Carmo (ou seja 20M).

Fica a faltar uma vitória para conquistar um dos campeonatos mais épicos da história do Benfica. Vencer um campeonato em Portugal é cada vez mais uma façanha heróica digna de perdurar na história por séculos e séculos.

sábado, 13 de maio de 2023

Vai ser ainda pior do que na semana passada

clicar para ver com melhor qualidade.

ou em casa com o Vizela.

ou em Famalicão.

ou na Povoa do Varzim.

ou em Braga para a Taça.

Isto é assim há muitos e muitos anos. Acontece em mais de 80% dos jogos. São os adversários a dar pancada e os jogadores do Benfica a receber os amarelos. No final, ali perto dos 90', saem 2 ou 3 que  equilibram a coisa em termos estatísticos. E mesmo assim não chega porque em 3 anos são 100(!!!) amarelos mostrados a mais aos adversários do Porto do que aos do Benfica.

Que os jogadores do Benfica façam um grande jogo dentro do que lhes será permitido jogar. Que tenham cabeça fria para toda a porrada e provocações que vão sofrer. Que respirem fundo a cada filha da putice de Soares Dias e se foquem unicamente no que podem fazer. Que vençam não só por Nós mas principalmente por Eles. Pela grande época que fizeram e que merece acabar no Marquês.

É frustrante estarem ainda em risco de perder um campeonato que em condições normais já estava fechado. Ir para um jogo que devia servir apenas para cumprir calendário e preparar a final da Taça que também nos foi roubada. Mas vencendo um campeonato como este valerá por uma dúzia. Já se sente nas últimas semanas, nos estádios, que isto não é só futebol. É uma luta de bem contra o mal. E o sentimento de vencer essa luta vai ser único.

sexta-feira, 12 de maio de 2023

A corrupção a vista de toda a gente

https://twitter.com/1Jorginho3/status/1656297335146663936

Se com Soares Dias, Fontelas Gomes ainda se pode escudar com a treta do "melhor árbitro português", já as nomeações do VAR e do AVAR são inacreditáveis. Pouca gente os conhece mas está no link em cima a razão pela qual eles foram nomeados. Como prémio da (in)competência demonstrada em 2 jogos recentes são nomeados para o jogo chave do campeonato.

É este o requisito principal para subir na carreira desde que Fontelas Gomes assumiu a arbitragem. Roubar o Benfica e beneficiar o Porto. Ver jogos da equipa B ou juniores, onde nem sequer existe VAR, é absolutamente asqueroso. Eles não têm vergonha absolutamente nenhuma. As vezes parece um concurso para ver quem é mais óbvio. A menos que um dia destes rebente um novo apito dourado, são estes os árbitros que nos próximos 15/20 anos vão estar a apitar a equipa principal.

Houve um tempo em que os relatórios dos árbitros eram públicos. Os clubes podiam reclamar dessas notas e pedir revisão das mesmas baseadas nas imagens dos jogos. Havia escrutinio e maior dificuldade para alterar a classificação final dos mesmos. Os árbitros sabiam que para se safarem de um roubo tinha de haver muitas pessoas controladas e que os erros não podiam ser descarados, porque quando passasse pelo crivo das imagens, era impossível fazer o favor.

Hoje em dia chega ao final da época, mostram a classificação final dos árbitros e ninguém questiona nada. Não existem áudios dos VAR. Não existe NADA. O que existe é semana após semana um padrão e uma percepção geral que o critério principal é ROUBAR o Benfica. E quanto mais melhor.

quinta-feira, 11 de maio de 2023

A receita do costume para roubar campeonatos

Pela 5!!! vez esta época aí vem Soares Dias. O expoente máximo da corrupção em Portugal.

Estava reservado para o derby caso o Benfica tivesse perdido pontos após o jogo de Chaves. Não aconteceu e como não serve de muito em Alvalade se o Benfica vencer em Portimão, foi chamado ao serviço para impedir a todo o custo a vitória do Benfica e preparar já o derby (os jogadores em risco se tocarem em alguém do Portimonense não vão jogar em Alvalade).

Este jogo em Portimão promete ser um dos jogos mais difíceis do Benfica esta época e uma das maiores vergonhas do futebol português. E não é exagero. Já começou com o amarelo ridículo ao Otamendi no jogo com o Braga que o tira de Portimão. Depois vamos ter os jogadores do Portimonense não só com uma motivação extra como também com a bomba para correrem que nem cavalos durante 90 minutos. Em cima disso vão ter instruções de que podem bater a vontade com o Soares Dias a apitar. Este jogo vai ser preparado ao pormenor entre Porto, Portimonense e Soares Dias.

E esta filha da putice de nomeação não vai ficar por aqui. É que com a nomeação de Tiago Martins para o jogo do Sporting (vai com as instruções para não amarelar nenhum dos jogadores em risco), provavelmente vamos levar com o João Pinheiro em Alvalade. Ou seja, 3 jornadas após o Benfica perder 6 pontos com Soares Dias e João Pinheiro vai ser usada a mesma dupla nos próximos 2 jogos para terminarem o que começaram. Digam lá se isto não é já mais do que uma provocação?

Eu digo e volto a dizer. Nunca o futebol português esteve neste estado. Conseguiram colocar uma equipa que está há 4 meses a jogar uma merda a disputar o titulo. O Benfica a jogar assim não conseguia 3 vitórias seguidas. Eles numa volta inteira do campeonato vão perder apenas 5 pontos e tendo deslocações a Alvalade, Braga e Luz. É surreal isto. 

domingo, 7 de maio de 2023

Faltam 2!!!

Em primeiro dar os parabéns a todos os jogadores e equipa técnica pelo jogo assombroso que o Benfica fez. Um autêntico banho de bola. Uma vitória categórica. Foi por 1-0 mas devia ter sido por 4 ou 5 tal a superioridade demonstrada.

Mas esta grande vitória ainda se torna mais relevante depois de um roubo descomunal de Luis Godinho. Uma absoluta dualidade de critérios de inicio ao fim. Eu vou continuar aqui a falar as vezes que forem necessárias até que alguém com poder no Benfica o denuncie. Mais do que os penalties, a forma como os árbitros em Portugal conduzem os jogos é que condiciona os mesmos.

Hoje no final do jogo, quem olha para as estatísticas diz que o Braga recebeu mais cartões que o Benfica (4 contra 3) quando na realidade em tempo útil de jogo (tempo que um amarelo realmente condicione um jogador) o Braga recebeu apenas um cartão. E se formos a ver quem o recebeu é quase como se não tivesse recebido nenhum. Os outros 3 cartões amarelos foram depois dos 90'. Um clássico que se repete jogo após jogo. A verdade é que foram 90 minutos de agarrões, pontapés, cotoveladas, ataques travados, protestos e simulações com apenas 1 amarelo mostrado e ainda por cima a 1 extremo. E já nem vou falar na aberração do tempo extra dado.

E é por esta razão que eu peço para que ninguém acredite que o campeonato está ganho. NÃO ESTÁ. Em Portimão vamos ter uma autêntica batalha campal. Não só para nos tirar pontos como também retirar jogadores para Alvalade. E só não digo que é a última tentativa porque até com o Santa Clara é preciso ter cuidado. No estado em que a arbitragem em Portugal se encontra até uma equipa dos distritais consegue vir a Luz disputar um jogo de igual para igual.

Portanto em Portimão a mesma atitude dos jogadores. Eu sei que hoje houve uma grande descarga de adrenalina e emocional mas o foco tem de se manter porque vai ser um jogo igual ou pior do aquele que tivemos hoje. A vergonha eles já a perderam toda por isso até o inesperado temos de esperar.

P.S. Uma figurinha deprimente deste Braga. Desde o treinador e a sua abordagem ao jogo até a falta de vergonha do seu presidente. Pelo meio o autêntico nojo que aqueles jogadores meteram. Uns autênticos wannabes do porquismo com simulações constantes (O Ricardo Horta que vá para o caralhinho e que nunca mais ninguém tenha a ideia de o ir buscar) e protestos de todo e qualquer lance por mais ridículo que fosse. Cortar relações com estes merdas é para ontem.

terça-feira, 2 de maio de 2023

Parabens a todos os intervenientes





Que feito notável. Ainda para mais quando falamos apenas da 29ª Liga do mundo com mais penalties. Não se marcam por cá muitos mas os que se marcam faz-se questão que sejam sempre para os mesmos.

E como eu venho dizendo por aqui que não é só de penalties que esta equipa do Porto sobrevive, aqui ficam mais uns dados sobre os cartões mostrados aos adversários de cada equipa nas últimas 3 épocas.




Somando isto temos 351 amarelos e 28 vermelhos a adversários do Porto e 252 amarelos e 14 vermelhos a adversários do Benfica. Em menos de 3 épocas completas são 100(!!!) amarelos que os adversários do Porto recebem a mais que os do Benfica.  E o dobro(!!!) das expulsões. E isto nem tem os minutos médios a que são mostrados os cartões porque acredito que aí o choque seria bem maior. Nos últimos 3 jogos só nas primeiras partes foram 13 amarelos e 1 vermelho a adversários do Porto e apenas um amarelo a adversários do Benfica. Mas se algum dia conseguir encontrar esses dados coloco-os aqui.

Portanto parabéns ao Proença.


Parabéns ao Fernando Gomes.


Parabéns ao Fontelas Gomes.


E parabéns a MDCSDQT e ao Ministério Público pela maior perseguição, pós 25 Abril, alguma vez feita a uma instituição em Portugal. Parabéns por terem com essa perseguição ao Benfica permitido que nos últimos anos tenha sido montado um esquema de corrupção desportiva incomparavelmente pior do que aquele que tivemos no Apito Dourado.

segunda-feira, 1 de maio de 2023

Intragável

O que se passa no futebol português é algo que já se aproxima mais da ficção do que da própria realidade. A cada semana, minuto ou segundo apenas cresce a incredulidade com o que se passa dentro dos relvados portugueses. Ver um jogo do Porto é algo surreal. Uma pessoa não consegue acreditar que aquilo está mesmo a acontecer.

Esta equipa do Porto não consegue uma vitória tranquila desde Fevereiro. São TODOS, repito, TODOS os jogos uma autêntica miséria futebolistica. Em termos futebolisticos é das piores equipas do Porto em largos anos. Esta equipa terminar no pódio só por si já era uma das maiores farsas de sempre do futebol português. Mas estar a lutar pelo titulo contra uma das melhores equipas em Portugal nos últimos largos anos é absolutamente inacreditável.

Indo a números, os 3 últimos jogos do Porto foram todos desbloqueados com penalties (2 deles inexistentes). Mas eu venho dizendo isto há anos. O pior não são os penalties. São as muitas "pequenas" coisas que são constantemente mal ajuizadas nesses jogos. Começando pelo critério disciplinar. Nos últimos 3 jogos, ao intervalo, o Porto já tinha 13 amarelos e 1 vermelho a adversários. O Benfica no mesmo período só viu um jogador adversário ser amarelado. Com a curiosidade de nas últimas 2 jornadas os árbitros terem trocado e ter ficado a nu a clara dualidade de critérios.



Ainda sobre o critério disciplinar temos lances como este quase a um ritmo semanal sem a devida punição.

Isto é uma prática comum nos jogos do Porto. Vá lá que desta vez Uribe levou pelo menos o amarelo e finalmente ao fim de 30 jornadas levou o 5º. Uribe que só nesta época já conseguiu enviar Bah e um jogador do Casa Pia para o estaleiro por várias semanas com 2 entradas assassinas. Entre essas duas levou um cartão amarelo.

Mas depois disto vem a twiligh zone em que se tornam os jogos do Porto.



Estes espetáculos decadentes de Otávio (coadjuvados pelos mergulhos de Taremi). Estas faltas milagrosas a cortar jogadas de perigo. E como cereja no topo do bolo terminar um jogo quando um jogador entra na área sozinho pela direita. É possível ser mais descarado do que isto? O que é preciso mais para a Judiciária começar a investigar a sério o futebol português?

P.S. E o que dizer desta no jogo entre o Arouca e o Rio Ave? Reparem como o árbitro olha para David Simão, o mais efusivo nos protestos, e percebe que não é a ele que tem de mostrar amarelo e depois olha para Tiago Esgaio e percebe logo que aquele é um dos alvos. É tudo tão mas tão descarado...

quinta-feira, 20 de abril de 2023

Tudo pelo 38

Acabou uma das melhores campanhas europeias do Benfica dos últimos 35 anos. A melhor de sempre nesta nova edição da Champions. Mas tal como disse antes isto não pode ser visto como o desaproveitar de uma oportunidade única. As oportunidades criam-se e nós hoje temos condições de as voltar a criar nos próximos anos. Temos uma equipa jovem com uma excelente base, um grande treinador, um grande diretor geral do futebol e temos dinheiro da Champions e da venda de Enzo que nos permite melhorar o plantel no Verão. Isto tem tudo para ser o inicio de um grande ciclo no Benfica.

Vencer ou chegar sequer a uma final da Liga dos Campeões requer que muitas estrelas se alinhem para um clube como o Benfica. Tivemos alguns fatores do nosso lado mas outros não. Era preciso ter o campeonato ganho já desde Janeiro/Fevereiro para elaborar um plano fisico que permitisse a equipa estar no pico de forma nesta fase final. Era preciso ter a sorte de não ter lesões. De ter uma equipa mais física e mais experiente (isso ganha-se com mais participações como esta). O City dos mais de mil milhões tem uma final na sua história e por aí podem perceber a dificuldade que é lá chegar.

Para além disto tudo é preciso ter sorte com as arbitragens e existe um padrão sempre que chegamos a esta fase da prova. Somos SEMPRE roubados descaradamente. Na Luz podíamos ter empatado o jogo de penalti mas não "viram". Podíamos ter ficado mais tranquilos nesse jogo e não precisar de arriscar tanto na fase final. E mesmo vindo a sofrer um golo depois era muito diferente ir a Milão apenas com um golo de diferença. Ontem com mais de 30 minutos para jogar podíamos ter ficado a 1 golo de igualar a eliminatória com novo penalti por marcar, mas ainda mais escandaloso. Também aí não precisávamos de arriscar tanto e a equipa do Inter ia ficar desconfortável no jogo. Podíamos esperar pelo quarto de hora final para arriscar tudo e talvez empatar a eliminatória. Mas tão mau ou pior do que o penalti ontem foi mesmo a carta branca que foi dada aos jogadores do Inter. Nem com a eliminatória resolvida levaram cartões em situações claras. Percebeu-se claramente que a ideia era não deixar nenhum jogador de fora ou em risco para as meias-finais.

Em relação ainda ao jogo só falar um pouco do nojo dos comentários a partida. Admitiram que era penalti mas não mais tocaram no assunto no resto do jogo. E como é gritante a diferença quando os compinchas do Altis jogam na mesma prova. A cartilha era clara e vinha estudada. Destruir o treinador do Benfica. Do inicio ao fim a missão de Rui Santos e companhia era essa. Rebentar com imagem dele entre os Benfiquistas. Cabe também a Nós perceber que nos querem dividir. O treinador é o mesmo que em 8 meses fez isto. "Apenas" uma das melhores series de resultados na história do Benfica.

Agora no Sábado é obrigatório voltar as vitórias. Fisicamente já se sentiu melhorias em muitos jogadores mas é fundamental recuperar a confiança e isso só vem com vitórias. Daqui até ao final temos de ser TODOS a remar para o mesmo lado. São 6 jogos. 6 finais para chegar ao 38. Este título tem de ser NOSSO. Pelo que os jogadores fizeram em 8 meses e pelo que têm feito ao clube nos últimos anos.

E PLURIBUS UNUM. PELO 38!!!

domingo, 16 de abril de 2023

Inacreditável

Aos 92' de jogo, com o jogo 0-0, transformar um penalti e expulsão numa falta ofensiva que viria a resultar no golo do adversário é algo que só está ao alcance dos árbitros portugueses. E já antes tinha ficado outro por assinalar sobre João Mário.

Assim que eles nos sentem a cambalear atacam-nos com tudo. Nem mesmo aquela que provavelmente tem sido a melhor equipa do Benfica desde os anos 80 consegue vencer um campeonato tranquilamente em Portugal. É absolutamente impressionante a quantidade e a gravidade dos erros que têm acontecido sem que ninguém faça nada.

E isto também acontece por culpa nossa. Porque por muito na merda que eles estejam estão lá sempre de armas apontadas contra nós. Já nós depois do campeonato que estamos a fazer e roubados como fomos hoje, ainda atacamos os nossos. Não existem palavras para descrever as coisas que li depois do que nos acabaram de fazer. A 6 jornadas do fim do campeonato estando com 4 pontos de avanço.

O Benfica não é só festa em Maio. E ou nos unimos todos pelo Benfica e contra esta corja que desgoverna o futebol português ou então não vencemos um campeonato tão cedo. Se com esta equipa não vencermos este campeonato e se continuarmos a permitir que lances como o do minuto 92' de hoje passem incólumes então nem com o treinador.e jogadores do City cá em Portugal somos campeões.

sábado, 15 de abril de 2023

Cabeça SÓ em Chaves

Só o jogo de hoje interessa. É neste jogo que os jogadores têm de estar totalmente focados. É neste jogo que têm de meter o pé e deixar tudo em campo. O grande objetivo da época é ser campeão.

Gerou-se muita expetativa com o sorteio da Liga dos Campeões e este passou a ser visto como o ano da "oportunidade". Mas todos os anos têm ser o ano da oportunidade. Esta equipa tem de ser só o inicio de um ciclo e nunca o final como quase parece.

Portanto hoje tem de ser mais um passo para o inicio desse ciclo. O de ser campeão e de recuperar a hegemonia do futebol português. Construindo grandes equipas as oportunidades na Liga dos Campeões vão surgindo.

sexta-feira, 7 de abril de 2023

Artur Soares Dias

Como prometido aqui fica o link para a longa metragem que tem sido a carreira de Artur Soares Dias. Este ser "o melhor árbitro português" diz tudo da podridão em o futebol português se encontra. Mas as imagens valem mesmo mais do que mil palavras.

https://drive.google.com/file/d/1iqZbGN13g6lLC-ePyLNp8CMZeFXj5J48/view?usp=sharing

Como o video é muito grande não deu para fazer upload para aqui e precisam de estar logados numa contra google para o verem.

terça-feira, 4 de abril de 2023

O segundo maior nojo do desporto português


Chama-se Cashball. Tal como o apito dourado também ele bem documentado no Youtube. Com as práticas, intervenientes, jogos, etc. Tudo confessado pelo empresário que corrompia e com as mensagens de voz trocadas entre ele e 2 intermediários do Sporting a confirmá-lo. Não fosse a CMTV a estragar a investigação com o exclusivo e também o cabecilha era apanhado. E vejam bem a consciência limpa do homem (André Geraldes) que apagou as mensagens todas que tinha no telemóvel.

Portanto os 2 maiores escândalos de corrupção do futebol português estão bem documentados no Youtube. E não é o Benfica que participa neles. É o Porto e o Sporting. Não são mais de 5 anos de acusações sem qualquer prova, mesmo que estejam espalhados pela internet 10 anos de emails de todos os funcionários do Benfica, mais 2 ou 3 anos de escutas a dirigentes e mais de uma dezena de buscas ao estádio e casas de dirigentes. Toda a palha de cartilheiros, jornalistas amestrados e justiça manietada valem 0 comparado com os 2 videos acima e as dezenas que existem sobre o Apito Dourado.

Por vezes até já dá pena ver corruptos e lagartos. Imaginem que vão sair e uma gaja passa a noite toda a roçar-se em vocês. No final da noite não vos dá nada e acabam a ir para casa com dores nos tomates. Agora imaginem fazerem-vos isto durante mais de 5 anos. Na definição de blue balls já devia vir apenas a fotografia de dois amigos dragartos a consumir toda a palha que lhes dão.

Para finalizar mencionar também o terceiro maior escândalo do desporto em Portugal. Serem perdoados mais 100M a um clube de futebol. É sempre bom recordar isto numa altura em que vamos assistir a muitas famílias portuguesas, com crianças pequenas, a ficarem sem casa por não conseguirem pagar as prestações das casas depois de no espaço de um ano verem as suas despesas aumentarem mais de 50%.

Realmente nojo é palavra certa caro Varandas. Vocês são mesmo um nojo de gente. Uns verdadeiros sem vergonha. Uma agremiação elitista que durante anos e anos se vem aproveitando dos filhos, netos e bisnetos de viscondes com lugares de poder na sociedade portuguesa para fazerem o que querem. E a sua candidatura em sinal aberto é a própria definição de nojo. A verdadeira essência do que é o Sporting.