Como todas as grandes equipas o segredo desse Benfica era ser uma equipa equilibrada. E para esse equilibrio, além dos centrais, destacavam-se 3 jogadores. Gonçalo Ramos, Enzo e Florentino. Os 2 primeiros para além do que davam ofensivamente eram também dos melhores do mundo sem bola nas suas posições. Florentino não sendo tão completo como os 2 anteriores era um verdadeiro polvo no meio-campo. É um dos melhores do mundo a recuperar bolas.
Os 2 primeiros acabaram por sair por 200M. E acreditar que com 1/4 desse valor investido em substitutos não se iam notar diferenças é completamente irrealista. Quanto ao Florentino, a partir do final da época passada começou a perder o lugar na equipa. E se na época passada se percebe porque tanto ele como outros dos mais utilizados acabaram a época em dificuldades, nesta é difícil de compreender.
Hoje, muito mais do que na época passada, esta equipa precisa de Florentino. Ninguém no atual plantel recupera tantas bolas e tão adiantado no campo como ele. E mais impressionante é a forma "fácil" como o faz. Recuperar uma bola ao pé da área contrária, para além de apanhar o adversário em contrapé, evita que mais 4 ou 5 jogadores do meio-campo e do ataque tenham de fazer mais de 100 metros a recuar no terreno e a avançar posteriormente no campo. Dá não só espaço aos jogadores da frente como lhes evita tanto desgaste.
Uma forma de explicar melhor isto é ver os 2 golos no Benfica contra o Estrela. É muito fácil dizer que foi Neres a desbloquear esse jogo. Mas vão ver como nascem ambos os lances, e como a equipa do Estrela foi apanhada em contrapé. Foi Florentino no primeiro com uma intercepção em cima da linha de área e no segundo com pressão alta a obrigar o adversário a errar o passe, que deram todo o espaço e tempo do mundo aos homens mais adiantados.
Eu percebo que existe João Neves, Kokcu e Aursnes. Mas desde a pré-época, principalmente desde o jogo com o Feyenord, que se percebeu que a equipa não fica equilibrada com qualquer uma que seja a dupla de meio-campo com estes jogadores.
Mas só a entrada de Florentino não vai colocar o Benfica ao nível da época passada. É preciso relembrar novamente Enzo e Gonçalo Ramos. Para as mesmas posições o Benfica não contratou ninguém mas para mim tem 2 jogadores no plantel especiais como são os 2 anteriores. Talvez não com as mesmas caracteristicas mas com a mesma particularidade de serem também fortes tanto com bola como sem bola. Estou a falar de João Neves e Gonçalo Guedes. É uma questão de Schmidt conseguir juntar estes 3 jogadores no 11.
Eu jogaria com João Neves mais descaído para uma ala a dar o equilibrio a um meio-campo com Florentino e Kokcu/Aursnes e Gonçalo Guedes ou a ponta-de-lança em alguns jogos, ou a segundo avançado noutros libertando Rafa para uma das alas. Isto a nível de jogos contra equipas de Champions. Em jogos caseiros é possível arriscar mais com os restantes jogadores.
Eu acredito que com este plantel é possível chegar perto no nível da época passada. Mas é preciso encontrar já a formula para salvar ainda a Liga Europa nas competições europeias e para ser campeão neste pantanal que é o futebol português. E o derby pode ser o clique. Vencer esse jogo convincentemente pode ser o clique que existiu por exemplo em 13/14 no Benfica vs Porto.
Sem comentários:
Enviar um comentário