O que eu e muitos Benfiquistas temos assistido neste inicio de época é algo completamente surreal.
Chegou-se a um ponto em que o ódio a dois homem se está a sobrepor por uma larga margem ao amor ao clube. Chegou-se a um ponto que se sente que existem benfiquistas que desejam ardentemente que os maus resultados apareçam para justificar as suas teorias apocalípticas..
Eu entro em blogues benfiquistas e juro que se lhe retirassem as cores, os símbolos e demais adereços Benfiquistas eu diria logo que se tratava de mais um lagarto ou um andrade aziado. Acho que não sou o único a sentir isto e acho que muitos dos próprios autores não têm bem a noção do que por vezes escrevem pois ficam cegos pelo ódio que referi atrás.
Depois são as contradições que se lêem pela blogosfera e respectivas caixas de comentários. Quem já não ouviu as seguintes criticas???
- Não apostamos na formação, mas... não contratamos ninguém com qualidade para o lugar de Maxi Pereira.
- Novamente não apostamos na formação, mas... não precavemos as saídas de Javi e Witsel contratando jogadores de qualidade para a posição.
- Demos 9 milhões por Ola Jonh a pensar que Gaitan iria sair ficando agora com excesso de extremos, mas... devíamos ter dado outros 18 a contar com as eventuais saídas de Javi e Witsel.
- Em 2011/2012 foi um erro não ter contratado Sálvio por 15 milhões, mas.. em 2012/2013, depois de ter feito perto de 40 partidas e ter ganho a Liga Europa, 13 milhões já foi um negócio vergonhoso (entre os 8 e 13 falados na comunicação social escolheram-se sempre os 13) e novamente a razão do negócio com o Atlético de Madrid teve a ver com o estádio que se diz à meia década estar para ser construído e no qual Vieira que retirar dividendos próprios.
- Em 2010/2011 e 2011/2012 Saviola esteve miserável e foi um erro ter renovado com ele no final desta época porque precisamos reduzir custos, mas... o Saviola marcou 2 golos e mais uma vez Jesus não percebe nada de bola porque não apostou nele.
- O empréstimo de Nelsón Oliveira foi vergonhoso porque Jesus não aposta em portugueses e prefere o Cardozo, o Rodrigo e o Lima, mas... ninguém se importou que no ultimo jogo da selecção não apostassem nele em detrimento de Éder que em 9 meses tinha feito 90 minutos oficiais.
- Jesus anda a gozar com os benfiquistas porque joga numa táctica demasiado ofensiva, em casa contra o Nacional, faltando Javi, mas... Jesus não tem ambição porque foi a Glagow sem Javi, Witsel, Luisão, Maxi Pereira e Carlos Martins jogar com cautelas defensivas. Outro dado interessante é que o jogo em Glagow, onde no actual formato da champions o Celtic apenas perdeu uma vez com o Barcelona, devia ser fácil vencer.
- Perdemos o campeonato com a saída de Javi e dias depois voltamos a perde-lo com a saída de Witsel. Nas ultimas 2 semanas não se falou de outra coisa, mas... desde ontem ninguém se lembra dessas saídas para se poder usar o termo falência técnica.
Estes e outros exemplos é o que se tem vivido no Benfica dos últimos tempos, mais agravado com o período pré-eleiroral.
Entretanto o Benfica (equipa) vai dando grandes indicações tendo em conta as saídas registadas.
Melgarejo desde o jogo contra o Braga deixou de ser falado. O fiel retrato do estado a que chegamos. Faz grandes jogos, logo, não é falado. Vamos ter de esperar por novo erro do miúdo para voltarmos a ver o seu nome nas capas dos jornais e ouvir falar dele por parte dos benfiquistas.
André Almeida fez a estreia na champions com uma boa exibição. Português, com garra, qualidade e conhecimento táctico que ficou esquecido nos comentários sobre a falta de ambição em Glasgow.
Enzo Perez surpreendeu a número 8. A qualidade técnica e garra já conhecíamos. O que não sabíamos era da qualidade táctica que apresentou. No entanto para alguns ele não jogou nada e foi mais uma invenção de Jesus. Eu apenas fico curioso para ver se o jogo que fez foi apenas uma excepção ou se no final de tanta tinta gasta vamos mesmo ter um plantel equilibrado.
A união que se sente vir do balneário Benfiquista. Para mim é das coisas que me deixam mais confiante para esta época. Sente-se que os jogadores vão dar tudo para ser campeões. A qualidade não nos falta. Vamos ver se nos deixam.
P.S. - Depois de ver a convocatória do Porto para o jogo com o Beira-Mar ainda fico mais estupefacto com os comentários e opiniões após a saída de Javi e Witsel. Para quem não sabe o Porto tem 3 jogadores indisponíveis (Otamendi, Fernado e Lucho) e na convocatória TIVERAM de aparecer Castro, Iturbe, Kelvin e... Abdoulaye. Esse mesmo. O jogador que foi expulso por 4 vezes na época passada e apenas não foi em 5 porque Vasco Santos fez de conta que não viu uma agressão do mesmo a Saviola. Quanto a Rolando continuamos à espera das perguntas da comunicação social para o seu afastamento. De Atsu nem vou falar porque agora já todos acham que é um substituto à altura de Hulk. Se me atrevo a dizer algo contra este prodígio (o segundo messi do Porto) sou logo considerado um idiota.