sábado, 11 de novembro de 2023

Manipulados

Há mais de um ano afirmei que para o Benfica conseguir voltar a vencer um campeonato era necessário, não só mudar todo o paradigma do futebol como também a comunicação do clube. Falhei porque mudar radicalmente o paradigma no futebol com Lourenço Coelho e Roger Schmidt chegou para ser campeão na época passada. De uma assentada foi criada uma equipa praticamente nova que para mim chegou ao nível do Benfica 13/14. E mesmo com uma equipa a chegar a este nível só foi possível festejar o titulo na 34ª jornada.

O problema é que equipas com a harmonia do ano passado e com poucas lesões aparecem de muitos em muitos anos. Ter 3 ou 4 jogadores da formação a explodir no mesmo ano, praticamente todos os jogadores contratados a adaptarem-se rapidamente e a renderem a alto nível e alguns dos que já cá estavam a fazerem as melhores épocas da carreira é algo muito raro. E é por isso mesmo que a outra vertente nesta época está a vir ao de cima que é a da comunicação.

No Benfica não é preciso perder para os ataques serem constantes. É uma pressão doentia ao ponto de na época passada se passar a ideia que tínhamos a obrigação de chegar as meias-finais da Champions. Como se o Inter fosse um Rakow ou um Antuérpia da vida e os tivéssemos de vencer mesmo após 1 penalty sonegado em cada mão. E se uma das melhores equipas do Benfica acabou a época debaixo de criticas, não é de estranhar que ao primeiro momento difícil da era Schmidt a pressão seja tão grande que já se vejam lenços brancos. E se a mim já me enoja esta letargia na comunicação do clube ao não defender os seus, também não é menor o asco para a burrice com que os adeptos se deixam comer diariamente (ainda hoje tiveram mais uma cenoura que já muitos trataram de morder).

Neste momento os menos culpados do que está a acontecer são os jogadores e a equipa técnica. Os grandes culpados são quem permite que os mesmos sejam enxovalhados pelos árbitros a cada 90 minutos de jogo e pela MDCSDQT no restante tempo. O futebol do Benfica está constantemente encoberto por nuvens negras. Nem que seja após uma vitória por 2, 3 ou por 10-0 vão ser sempre enumerados em primeiro lugar os "defeitos". Se temos um penalty favorável é duvidoso. Se temos um contra é inequívoco. Não existe um dia do ano em que um jogador ou o treinador não sejam atacados. É um desgaste constante dia após dia. Então o que tem acontecido com Schmidt nas últimas semanas é absolutamente asqueroso. Não existe um dia da semana em que não saia um artigo de opinião a assassinar a sua imagem. Tem sido um autêntico ataque cerrado que visou preparar estes 2 jogos cruciais. E o objectivo é tão claro que até dói ver como os adeptos não percebem.

Quem não se lembra do pós jogo da vitória categórica na Supertaça em que com as alterações ao intervalo, Schmidt mudou o jogo. Se fossem Amorim ou Conceição eram enaltecidas as mudanças. Já Schmidt foi criticado nos dias seguintes pelo 11 inicial. Será que não entendem o alcance? Se o Benfica ganhar por 2 a critica vai ser que não ganhou por 3. É um ciclo constante. Nunca nada vai estar bem no Benfica. Nunca ninguém vai ser bom o suficiente para o Benfica.

O Benfica há um ano e meio estava em cacos. Foi campeão quase igualando o recorde de pontos do clube. Fez a melhor Champions (neste formato) da história do clube. Venceu a Supertaça já este ano. Após 10 jogos consecutivos sem ganhar ao Porto nos anos anteriores, venceu 3 nos últimos 4 contrariando o estigma que os adeptos tanto criticavam nesses jogos. Estamos neste momento a 3 pontos do primeiro tendo disputados 4 jogos em casa e 6 fora, alguns deles com roubos inacreditáveis. Em 132 pontos o Benfica perdeu 20(!!!). É 85% de aproveitamento. Em ano e meio apenas se falhou na Champions deste ano. Comparem agora com o último ano.e meio dos rivais e expliquem esta diferença de tratamento entre os seus treinadores e Schmidt. Sabem porquê? Porque a diferença competitiva do Benfica é abismal para o que era imediatamente antes de ele chegar.

Temos a oportunidade de voltar a liderança no Domingo depois de logo na primeira jornada nos ter sido sonegada com um roubo inacreditável. Depois de não nos a deixarem recuperar em várias ocasiões com autênticos casos de policia nos jogos dos rivais. Devíamos estar loucos de raiva com as nomeações para este jogo. Com uma revolta incontrolável. A contar os minutos para podermos transformar o estádio num verdadeiro inferno. Mas quem deve estar com medo do ambiente no estádio são os próprios jogadores e treinador do Benfica. Querem melhor definição de manipulados do que isto?

Será que não têm vergonha de serem bonecos nas mãos da MDCSDQT? Será que não existe uma chama aí dentro que se transforme num fogo incontrolável de cada vez que faltam ao respeito ao Benfica? E depois quando alguém vos tenta abrir os olhos para isto ainda se intitulam como os exigentes? E onde é que fica a vossa própria exigência como Benfiquistas?

Sejam pelo BENFICA. Sejam pelos VOSSOS. Contra toda a merda que nos têm feito nos últimos anos. E PLURIBUS UNUM.

Sem comentários:

Enviar um comentário