Páginas

sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

A anti-Benfiquização de Rui Santos

Este post não vai ser sobre análises dispares de lances. Este é sobre a disparidade do seu comportamento e a forma como isso influência a opinião pública.

Estávamos na segunda jornada e o Benfica tinha acabado de perder pontos contra o Vitória de Setúbal devido a um erro de arbitragem. Um erro que não deixa dúvidas pois é um fora-de-jogo. Estes lances ou são ou não são. A dúvida é se é por muito ou pouco e neste caso o fora-de-jogo é de meio metro. Vejam bem a ternura com que Rui Santos fala do lance e a argumentação para desculpar o fiscal de linha dessa partida.



No último dérbi pelo menos 10 ex-árbitros e até 1 ex-árbitro espanhol analisaram os dois lances na área do Benfica.


E o que fez Rui Santos?



Aqui em lances muito mais difíceis de analisar, pois podem ter várias análises, ignorou ex-árbitros, crucificou o árbitro, tornou-se o dono da verdade e nem sequer tocou no video-árbitro porque sabe muito bem que nestes casos não iria resultar.

Continuo a dizer. Como é que é possível alguém tão parcial como Rui Santos continuar a ter um programa só para si. 1 hora de monólogos por semana, na maioria do tempo orientados contra o Benfica. Este tipo tem de ser destruído. Tem de lhe ser completamente retirada a pouca credibilidade que ainda lhe dão. Este tipo não pode continuar a dizer o que diz impunemente sobre o Benfica. Porque para além de ser mentira é grave. Mexe com o bom nome do Benfica. E isso para mim enquanto benfiquista é INACEITÁVEL.

quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

Previsivel

Dizia eu no último post, antes do jogo de ontem, que fora do campo tinha sido aberto caminho a Rui Costa para nos roubar descaradamente. Ainda adiantei que iria deixar o Rio Ave bater nos jogadores do Benfica sem mostrar amarelos nos primeiros minutos, sendo que no máximo existiria 1 ou 2 antes dos 80 minutos. Aqui enganei-me. Não mostrou mesmo nenhum a jogadores do Rio Ave. Quando ao resto acertei.

2 penalties clarissimos por assinalar. O primeiro é mesmo escandaloso. Uma dualidade de critérios gritante na marcação de faltas e um critério larguissimo na amostragem de amarelos. Critério larguissimo menos por uma ocasião e curiosamente para um jogador do Benfica, e o único em risco de falhar a deslocação a Guimarães. A seguir ao penalti escandaloso por assinalar, o exemplo mais gritante da premeditação de Rui Costa é mesmo o amarelo a Pizzi para o tentar afastar desse jogo.

É que durante o jogo teve oportunidades de mostrar amarelos aqui, aqui, aqui, aqui, aqui ou aqui. Em algumas destas situações nem sequer falta marcou. Por isto o amarelo saltou logo. Mas reparem bem na atitude de Ruben Ribeiro para com Rui Costa mesmo antes de este mostrar o amarelo a Pizzi.

Com este jogo a meio da semana e sem programas de análise nesta jornada tudo se vai manter como na entrada para o jogo de ontem. Vai continuar a ser passada a ideia que mandamos nisto tudo. Com jeito até vamos ter direito a uns beneficios nos jogos da Taça da Liga. E para Guimarães um Soares a Dias ou um Xistra entram novamente autorizados a fazerem tudo para nos impedir de vencer.

terça-feira, 20 de dezembro de 2016

Tudo está a ser feito para perdermos pontos amanhã

Já sou espectador do futebol português há alguns anos e normalmente já consigo prever alguns cenários de acordo com o rumo dos acontecimentos, tanto dentro do campo, mas principalmente por coisas que vejo fora dele.

Nas últimas jornadas levámos com Vasco Santos, Jorge Sousa e Bruno Paixão e levaremos com Rui Costa amanhã. Dos 2 primeiros e do último contam-se pelos dedos os jogos em que não inclinaram o campo contra nós durante a sua carreira. O terceiro é simplesmente um mau árbitro que se defende sempre do ruído que vem de fora.

Na Madeira com Vasco Santos ficaram pelo menos 2 penalties por marcar a favor do Benfica, um golo irregular marcado contra nós (na minha opinião), muitos amarelos por mostrar e muitas faltas por assinalar. Nesse jogo com 30 minutos de jogo o Marítimo devia ter pelo menos 5 jogadores amarelados mas não tinha nenhum. Em termos de anti-jogo deu para tudo. Foi um daqueles jogos há anos 90.

No derbi Jorge Sousa fez o que faz sempre. Inclinou o campo. Outra vez amarelos por mostrar em incontáveis jogadas cortadas com faltas sobre os jogadores do Benfica. Obviamente que percebo a análise dos lances na área do Benfica. O que já não entendo é tudo o resto ter sido ignorado. Outro dado curioso é a nota dada no final do jogo. Um 2 em 1. Pode associar-se o árbitro ao Benfica mas mantém-se nomeavel para futuros jogos. E quanto a mim já existe árbitro para o Benfica vs Porto da segunda volta.

Na Amoreira 6 lances de possível grande penalidade na área do Estoril. Podem ver no apanhado que o Hugo Gil fez. Obviamente nem todos são penalty. Mas quanto a mim os 2 que são claros, para além do que foi assinalado, não tiveram direito a qualquer repetição!!! No final do jogo aproveitando essas "omissões" da Sportv voltou a fazer-se passar a ideia de que o Benfica venceu devido há arbitragem.

Já o Porto teve Carlos Xistra, Luis Ferreira, Bruno Esteves e Vasco Santos. Tudo nomeações amigáveis como diria Rui Santos. Nos 2 primeiros jogos em 180 minutos jogou mais de 140 em superioridade numérica e teve 2 penalties assinalados a seu favor. Tantos como o Benfica em 14 jornadas decorridas. No último jogo o árbitro assistente anulou mal um golo ao Porto, mas já Vasco Santos perdoou descaradamente um segundo amarelo a Alex Teles aos 73' minutos com o jogo em 1-1 e um penalti claro aos 82' já com o jogo em 2-1.

O Sporting teve Rui Costa, Jorge Sousa e Hugo Miguel. O primeiro permitiu que William jogasse o dérbi ao não mostrar o segundo amarelo numa jogada em que meteu um adversário a sangrar do nariz com uma cotovelada. O segundo fez a arbitragem que sabemos. O terceiro no último Domingo, fechou os olhos a uma falta clara de Coates aos 6 minutos para não o ter de expulsar. Curiosamente já vimos disto e disto do mesmo árbitro.

No entanto no final destas semanas o Benfica é apontado novamente como o grande beneficiado pela arbitragem. Não me espanta. Foram lances de penaltis claros por assinalar a nosso favor sem repetição. Foram horas e horas dedicadas aos possíveis 2 penalties por assinalar no derbi, enquanto que foram segundos a analisar os que não foram assinalados a nosso favor nos últimos jogos.

É a critica constante de Porto e Sporting há arbitragem que teima em não dar castigos para nenhum dos 2 clubes. Pinto da Costa falou no final de quase todos os jogos das últimas semanas e nada. A Bruno Carvalho apenas falta insultar as mães de todos os agentes da arbitragem e também nada. Vieira falou uma vez no camarote e apanhou 60 dias.

A esta hora por exemplo deve estar Rui Santos a fazer de conta que lances para penalti sem repetições nesta jornada não existiram. Deve estar a dizer que o Porto foi prejudicado e Benfica beneficiado. Já deve ter inclusivamente na sua liga o Porto em primeiro e o Benfica em segundo.

E é por tudo isto que prevejo que amanhã tudo seja permitido ao Rio Ave. Fora de campo já foi aberto o caminho a Rui Costa para ele poder roubar o Benfica descaradamente. Até consigo prever como o jogo vai ser conduzido. O primeiro cartão ao Rio Ave vai ser adiado o maior tempo possível, principalmente a médios e laterais. Até aos 80' deve existir 1 ou 2 cartões no máximo.

Mas isto nem é dificil de prever. Para quem não sabe há 14ª jornada apenas por 2 vezes adversários do Benfica receberam amarelos antes dos 30'. Foram Corona do Porto e Bruno César do Sporting por protestos (coincidência serem ambos extremos).

A este cocktail ainda se junta o Rio Ave. Uma equipa forte que vem de 4 vitórias seguidas. Com um treinador vindo do Porto e lá colocado principalmente para estes jogos.

Para terminar nos últimos 2/3 dias foram noticias em barda de clubes interessados em jogadores do Benfica e em possíveis transferências milionárias em Janeiro.

Que no Benfica se perceba tudo isto e que amanhã a equipa entre como se de um clássico se tratasse. O nível de dificuldade deve chegar perto desse patamar.

terça-feira, 13 de dezembro de 2016

Recapitulando a arbitragem de Jorge Sousa

2' - Zeegelar chega atrasado a uma bola e pontapeia Salvio.

9' - William Carvalho pontapeia Salvio no peito. Lance claro para amarelo. Jorge Sousa resolve com um aviso.

13' - Guedes fica sozinho sobre a direira e Jorge Sousa pára o jogo por causa de cartolinas no campo. Aos 2' já lá estavam mas ele não achou necessário parar o jogo nessa altura.

16' - Pizzi ganha uma bola e é travado por William Carvalho. Nada de cartão. Aos 9' tinha sido avisado.

18' - Lance tipico de Coates. Ganhar lances nas alturas com os cotovelos. Nem falta é marcada.

21' - Guedes é empurrado junto à bandeirola de canto e não é marcada falta. Este lance serve mais para demonstrar o critério utilizado noutros lances mais à frente.

22' - Zeegelar varre Pizzi. Jorge Sousa não mostrou cartão.

23' - Bas Dost quase marca golo num lance em que estava em posição irregular.

24' - Lance de Pizzi na área do Benfica que dá origem ao golo do Benfica. Bruno César após o golo leva amarelo por protestos.

27' - Adrien corta propositadamente uma possível jogada de contra-ataque com o braço num lance claro para amarelo. Jorge Sousa não mostrou.

36' - Salvio é novamente derrubado por Zeegelar. E vão 3 faltas duras de Zeegelar sem amarelo.

37' - Guedes trava um ataque do Sporting num lance para amarelo e... leva amarelo. Já vimos umas aí para trás parecidas não já?

38' - Coates agarra Guedes num lance claro de amarelo. Jorge Sousa dá bem a lei da vantagem mas não mostrou cartão.

40' - Lance que dá origem ao canto do lance de dúvida de Nelson Semedo. Neste lance Gelson Martins agarra Rafa (não confundir com bloqueio) que apenas já só chega a tempo de interceptar o cruzamento.

42' - Coates tem um lance identico ao de Nelson Semedo 2 minutos antes. Das poucas vezes que Jorge Sousa manteve o critério.

57' - Gonçalo Guedes recupera uma bola em zona perigosa a William Carvalho mas Jorge Sousa descortinou uma falta. Lembram-se do lance aos 21'?

60' - Novamente Coates a saltar à bola com os cotovelos e mais um agarrão (não confundir com bloqueio) a André Almeida que é impedido de ir também disputar a bola. Por pouco não deu golo para o Sporting.

64' - Zeegelar corta ostensivamente um lance com o braço. Jorge Sousa não marcou e ninguém do Sporting se queixou de mão aqui.

67' - Joe Campbell e William Carvalho travam mais uma jogada de ataque a meias. William Carvalho foi avisado aos 9'.

71' - Danilo recupera uma bola, sofre falta, mas a bola seguiu para Pizzi que podia lançar um contra-ataque. Jorge Sousa decidiu travar esse contra-ataque.

73' - Jimenez tem comportamento antidesportivo e recebe um amarelo por ter atrasado a marcação de uma falta.

75' - Entrada por trás de Joel Campbell sobre Rafa. Lance claro para amarelo. Jorge Sousa não mostrou.

79' - João Pereira ceifa Cervi numa jogada clara para amarelo e adivinhem... Jorge Sousa não mostou.

81' - Finalmente o primeiro amarelo a um jogador do Sporting por faltas cometidas. Demorou pouco. 80 minutos e mais ou menos 20 faltas depois.

82' - Amarelo a Coates por mais um atropelo a Jimenez.

85' - Danilo faz uma falta clara para amarelo e... leva amarelo.

90+2' - William Carvalho tem comportamento antidesportiva ao empurrar um apanha bolas e... não leva amarelo. William tinha sido avisado aos 9'.

Depois disto tudo é um bocado incrível como é que a comunicação social diz que o Benfica foi beneficiado pela arbitragem. William Carvalho, Coates, Zeegelar, Adrien, Joel Campbell ou João Pereira deviam ter visto o amarelo e nalguns casos mais do que uma vez.

De realçar William que depois de avisado aos 9 minutos continuou a ter créditos durante a partida e com isso não fica de fora do proximo jogo, em Alvalade, contra o Braga. Se calhar fazia falta nesse jogo.

Antes do programa desta semana o que fez Rui Santos na semana anterior.

No programa play-off de Domingo Rui Santos fez mais um dos seus ataques ao Benfica. Neste caso à BTV por não existirem mais ângulos do lance de Pizzi. Mais tarde acabou por meter a viola no saco porque ao contrário do que faz a Sportv há quase 2 décadas o Benfica fornece as imagens todas que tem à disposição e não esconde nada.



Recuando uns dias no programa Tempo Extra de 6 de Dezembro vejam bem o que fez Rui Santos a analisar um lance de Nelson Semedo na área do Maritimo.



Também aqui existiram vários ângulos para ver este lance mas Rui Santos escolheu apenas 1 para poder ter o descaramento de dizer que a falta foi fora de área.



Mas nesse programa continuou a driblar as suas próprias opiniões.





E não ficou por aqui.



Então mas o que dizia Rui Santos há uns meses atrás num Paços de Ferreira vs Benfica onde até acabou por retirar 2 pontos ao Benfica na sua Liga Real há custa do seguinte lance?



Apenas mais um programa de Rui Santos. O porta-voz da verdade desportiva.

P.S. - Para a tarde fica um post com a arbitragem de Jorge Sousa no derbi e imagens de alguns lances. A forma incrível como se transformou uma arbitragem prejudicial para o Benfica e a sua forma de jogar, numa arbitragem que beneficiou o Benfica.

segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

O que Jorge Sousa vai escondendo

Há 13ª Jornada o Benfica passou a ser a única equipa a depender de si própria para ser campeã...

Foguetório adiado

Uma semana que tinha tudo para ser perfeita acabou num pesadelo para a maioria da comunicação social. Há uma semana atrás quando o Benfica perdeu na Madeira com uma arbitragem escandalosa todos se banquetearam com o desaire. Ninguém viu erros de arbitragem mas viram uma tonelada de defeitos na equipa do Benfica.

A meio da semana o Benfica perdeu com o Nápoles e os foguetes foram encomendados. Para ajudar há festa no mesmo dia Jorge Sousa tinha sido nomeado para o derby. A catástrofe adivinhava-se. Nem mesmo a humilhante derrota e inacreditável eliminação do Sporting no dia seguinte fez esmorecer a matilha. Varreu-se tudo para debaixo do tapete e seguiram os preparativos para a queda do TRI CAMPEÃO.

Hoje o balde de água fria caiu sobre todas essas cabeças. Da incontida felicidade que se acumulava há uma semana passou-se para a depressão. Da não análise a arbitragens da semana anterior passou-se à não análise do futebol na seguinte. Já vi mais repetições dos possíveis pénalties por assinalar contra o Benfica do que as repetições de todos os golos marcados pelo Benfica nesta e noutras épocas juntos. Os programas de ontem foram passados 2 horas em loop com esses lances. Non Stop. Dos erros do Sporting e do seu treinador nem uma palavra. Da dualidade de critérios já esperada por Jorge Sousa a prejudicar o Benfica também nenhuma palavra.

Mas se for para fazer de Jorge de Sousa o novo Capela eu alinho na coisa. Se me garantirem que nos próximos 4 anos que lhe faltam para arrumar o apito não volta a apitar qualquer derby ou classico até eu digo que fomos escandalosamente beneficiados.

O problema é que isso não vai acontecer porque mais uma vez Jorge Sousa mostrou ser dos últimos grandes baluartes da geração do apito dourado e um elemento indispensável para estes jogos. Mais de uma mão cheia de amarelos perdoados ao Sporting. Um sem número de faltas por assinalar a favor do Benfica e nem faltou o ridículo patenteado naquela jogada cortada a Gonçalo Guedes. Mas isso acredito que outros companheiros da blogosfera se tratarão de o demonstrar com imagens.

Agora quarta-feira há mais. Uma eliminatória para ultrapassar na Taça de Portugal e entrar no ano de 2017 a lutar por todas as competições. E é isto que eu gosto. Ver jogos do Benfica. Ao Domingo e à Quarta. No campeonato, na Liga dos Campeões, na Taça de Portugal ou na Taça da Liga. Jogos a eliminar, jogos a duas mãos, fases de grupos ou a maratona do campeonato. Toda a emoção possível.

P.S. - Na época passada, no inicio de Setembro e após duas derrotas do Benfica fora de casa nos 2 jogos realizados (1-0 em Arouca e 1-0 no Dragão) foram gastas horas de programas a falar sobre as fragilidades do Benfica fora da Luz. Hoje vamos a meio de Dezembro e o Sporting tem 3 vitórias fora de casa. 1-0 em Paços de Ferreira, 1-0 em Famalicão e 1-1 no Bessa. Alguém questiona as dificuldades do Sporting na comunicação social? Ou melhor. Alguém sequer é informado sobre isto?

sábado, 3 de dezembro de 2016

Melhor que o video vasco só o vasco em pessoa...

Começando pelos nossos pecados é preciso destacar a má entrada em jogo que permitiu ao Maritimo marcar o primeiro e passado uns minutos quase o segundo golo. Depois desse momento reagimos bem e fomos para cima deles criando algumas oportunidades.

O segundo pecado nesta partida foram os golos que falhamos. Principalmente aquele cabeceamento de Salvio.

O terceiro pecado foi jogar com um jogador condicionado por um amarelo. Pizzi fugiu a todos os contatos durante o jogo porque também desde o inicio se percebeu que à minima oportunidade ia ficar fora do derby.

O resto... Um vendaval de anos 90. Um cheiro tão nauseabundo que até se sentia a sair da televisão...

Algumas das coisas a que assistimos hoje não são novas. A porrada constante de que os nossos jogadores são alvo sem punições disciplinares é algo que já vem de longe. Não é por acaso que há mais de 1 época e meia (desde a 25ª Jornada da época 2014/2015) não temos 1 único minuto em superioridade numérica no campeonato. Isto acontece porque qualquer adversário do Benfica pode dar 4 e 5 porradas para amarelo, ainda pode dar mais 1 ou 2 com direito a aviso e depois com um bocado de sorte o extremo ou o avançado adversário levam o amarelo.

Não é por acaso que hoje, há 12ª jornada, apenas ouve 1 amarelo para um adversário do Benfica antes dos 30 minutos de jogo. E mesmo esse foi para Corona no Dragão por protestos. Não é por acaso que mais de 50% dos amarelos mostrados aos nossos adversários são nos últimos 15 minutos. Mas a esse tema volto noutro post com os dados concretos.

Para além deste pormenor existiu a dualidade de critérios na marcação de faltas. Cada jogador do Maritimo no chão deu falta. Algumas porradas a arrancar jogadores como Guedes ou Cervi pela raíz seguiram sem marcação de falta.

Depois 3 lances na área do Maritimo. O primeiro por Nelson Semedo. Claramente existiu falta. Apenas não deu para perceber se chegou a ser dentro da área. Mas de nada interessa porque o vasquinho conseguiu ver uma falta contra o Benfica.

Já na segunda parte um pénalti escandaloso sobre Pizzi e outro perto do fim sobre Mitroglou.

Quanto ao segundo golo do Maritimo uma falta clara sobre Ederson. Já na primeira parte estivemos quase a sofrer um golo num lance identico. Na segunda deu mesmo golo. Um guarda-redes dentro da pequena área não pode ser impedido de ir à bola.

Quanto ao anti-jogo e malas de dinheiro nem vou falar. É claro que existia um estimulo extra para o Maritimo. Não foi por acaso que por mais de uma vez na transmissão vimos jogadores do Maritimo atrás de Pizzi a tentar arrancar um amarelo.

Existem pessoas que dizem para não ligar aos ataques constantes de Rui Santos. Obviamente que ele sozinho nada faz. Mas existe uma pandilha a fazer o mesmo que ele. E o que ele e outros fazem é passar sistematicamente a ideia de que o Benfica é beneficiado para acontecerem coisas como hoje. E esta semana voltam a passar a borracha por cima do assunto e na próxima lá estará Jorge Sousa, depois de outro roubo descomunal na época passada para a taça, a voltar a apitar um jogo contra o Sporting.

Agora é desligar deste jogo. Vêm aí 2 jogos muito importantes. O foco tem de ser total nesses jogos e tanto no jogo da champions mas principalmente na receção ao Sporting a cabeça vai ter de se sobrepor ao coração.