sábado, 23 de outubro de 2021

O que todos vemos mas o que maior parte não quer ver.

Depois de mais uma derrota lá apareceram os elogios habituais a Weigl e as criticas a todos os outros. Não faltaram os videos da estrondosa exibição do alemão. E atenção que eu acho que o rapaz com bola melhorou muito. Nesta época a mudança foi como da noite para o dia em relação a época e meia anterior. O problema é que defensivamente pouco ou nada mudou.

Falei no ultimo post de como os jogadores do Benfica tinham de correr, fazer carrinhos e esticarem-se todos para chegar a bola com a pontinha do pé e esta acabar outra vez nos pés do adversário. Pois bem. No video do link em cima reparem quantas "recuperações" de Weigl foram desse género.

Já o que não aparece no vídeo são as auto estradas de que (principalmente) Sané beneficiou ao longo de todo o jogo (até Rafa chegou a ter de fazer piques de 50 metros para dobrar o Weigl). Também não aparece a falta de agressividade que permitiu aos jogadores do Bayern meter bolas nas costas da nossa defesa (como no segundo golo ou no golo anulado por fora-de-jogo). E também não aparece a quantidade de vezes que permite finalizações no seu espaço em frente da defesa. Aqui ficam algumas jogadas que retirei de um resumo.

 



E isto foi o jogo de Weigl. A parte boa no video em cima e a parte má nas imagens que eu aqui coloquei. O "único jogador de classe mundial" e mais bem pago de sempre do Benfica foi tão mas tão curto contra este Bayern que até doi. Ainda é mais triste quando se percebe que para ele este jogo era o mais importante desde que chegou ao Benfica por se querer mostrar para voltar a selecção. Este já é o Weigl que se viu no Dortmund. Mas é só isto.

Agoram comparem com o video do Uribe contra o Milan. Praticamente todas as bolas recuperadas saem para os pés dos colegas. Dobra os colegas em vez de serem os colegas a fazerem as dobras a ele. Mete o corpo para ganhar bolas. E este é um 8 adaptado a 6, vindo do campeonato mexicano com 28 anos. Consegue dar mais à sua equipa do que um médio que veio de um dos melhores campeonatos da Europa já com dezenas de jogo de Champions.

Eu tenho tentado dar o beneficio da dúvida a Weigl até pelo que melhorou ofensivamente. Nem quis escrever nada após o jogo com o Portimonense. Mas depois deste jogo não dá. Ainda me custa mais dizerem que fez um jogão depois. A exigência com ele está tão baixa mas tão baixa... E depois é inversamente proporcional quando se trata dos colegas. A continuar assim o espirito de equipa que havia no inicio da época vai desaparecer outra vez como desapareceu a meio de 19/20 e 20/21.

4 comentários:

  1. Quantos médios defensivos tinha mesmo o Benfica ?
    Quantos jogadores ofensivos tinha mesmo o Bayern a cair naquele espaço ?
    Se um extremo sai da sua zona de ação para criar superioridade no meio, não é lógico o lateral acompanhar e haver os deslocamentos necessários para a compensação ?
    Ser, reconhecidamente, o meio campo do Bayern fortíssimo em termos ofensivos, não teria sido mais lógico reforçar o meio campo e jogar só com um ponta de lança inicialmente ou fazer essa substituição por volta dos 60/65" ? (este exemplo temporal não tem nada a ver com os minutos em que sofremos golos)...
    Qual a necessidade de jogarmos com 3 centrais se até Darwin se desgastou em tarefas defensivas? Na nossa área!!!

    Não estou a querer desculpar Weigl. Está melhor mas ainda lhe falta algo para ser o jogador que o Benfica precisa naquela posição...mas ele faz o que sabe e pode. Pode não ser suficiente para convencer os grandes peritos do "chuto na bola", mas quem o coloca a jogar é o grande culpado...poderia ter menorizado os estragos se lhe tivesse "dado" um companheiro de posição, mas...
    Só relembrar que um tal de Busquets levou um banho de bola semelhante, em lances muito semelhantes.

    ResponderEliminar
  2. Abençoado sejas… para ver se param de glorificar alguém que não serve para a sua função, metam-no a jogar ao ataque, pode ser que sirva… ou então, percam-no Aeroporto quando forem a Múnich!!!!

    ResponderEliminar
  3. Tudo dito, ele destrói a equipa toda.
    Os colegas tem que jogar na sua posição mais a dele, ficam completamente desgastados.
    É uma vergonha como um Treinador não consegue ver isso, basta rever o jogo e ver as ações dele no campo, é degradante observar o que ele faz em campo.
    Ele joga a trinco ou no lugar do João Mário, é que eu nos jogos vejo ele a pressionar lá na frente no lugar do João, depois claro não está no lugar dele, é uma autoestrada completa resultando numa anarquia em campo.
    O mais incrível é que o João tem mais jogos nas pernas do que ele e eu vejo um jogador a recuperar a passo.
    O jogador mais protegido pela comunicação social porque será? o mais estranho é que muitos Benfiquistas gostam desta maneira de jogar, até antigos jogadores, como é que isso é possível, depois os números não mentem e mostram que foi a pior contratação da história do Benfica.
    É tão bom, mas ninguém o quer comprar.
    Esta equipa com um trinco a sério, seria uma equipa completamente diferente, teria um rendimento Muito superior e não era necessário jogar com três centrais.

    ResponderEliminar
  4. pois mas alguns também só conseguem ver o que lhes interessa alias basta ver o segundo estão dois medios centro os dois com as mesmas características pouco agressivos, não sabem usar o corpo, pouco rápidos os dois tem precisamente a mesma postura no lance mas lá esta a culpa é só de um e mal será se o outro deixar de ter rendimento.
    curioso é que sobre quem teve a ideia de ter um meio campo de jogadores parecidos em vez de complementares, nem uma palavra, nem digo post porque se sobre quem o contratou nem uma palavra também foi dita quanto mais um post.

    o homem sempre foi assim sempre teve estas características nunca enganou ninguém agora não venham é pedir características que ele não tem é a mesma coisa é contratar o rafa para o ataque mas depois dizer que não presta porque o que precisávamos era de um pinheiro bom no jogo aéreo.
    já sobre comparações com outros jogadores que estão em contextos diferentes a pergunta é quantos jogos é que ele não acabava no nosso clube.

    mas até poderíamos ter o javi, o matic ou o fejsa que iramos ter sempre problemas no meio campo, e os consequentes buracos é quantos jogadores tinha o bayern no meio campo, tinha sempre tres por vezes até quatro, assim nunca lá vais aliado à qualidade superior ainda tinham quantidade superior.
    para mais a estratégia do bazofias era que o joão mario e o weigl ficavam com o kimmich e o sabisser e o muller e o sane ficavam para os centrais assim o weigl e o joão mario andaram entre entalados entre os medios defensivos e os ofensivos deles, sempre a ver a banda passar.

    ResponderEliminar