quarta-feira, 19 de janeiro de 2022

O Tal Benfica vs V. Guimarães

Foi este o jogo que me fez perder a paciência com Weigl. Foi aqui que percebi o quão fraco era e o mal que estava a fazer ao Benfica. Muitos ainda hoje falam neste jogo por ter sido tão evidente a diferença de um Benfica com e sem ele em campo e porque devia ter sido esse o seu ultimo com a camisola do Benfica. Saiu por volta da meia-hora poupado por 3 vezes a expulsão. Finalmente consegui encontrar o jogo para tentar mostrar o que para mim ficou tão evidente nesse dia.

Em 30 minutos não ganhou nenhuma bola. Sempre mal posicionado. Sempre lento. E como se não bastasse perdeu a cabeça. Ainda hoje acho que as duas ultimas entradas foram propositadas (Florentino já estava a aquecer). Entradas completamente desnecessárias para quem já tinha um cartão. Agora vejam o jogo de Gabriel e de Florentino após substituir Weigl.

Reparem na quantidade de bolas recuperadas e onde muitas delas foram recuperadas (e houveram muitas outras onde os jogadores do Vitória a perderam devido a pressão de ambos). Reparem como o nível de agressividade de ambos vai dos 0 aos 100 sempre que a bola entra na sua zona. Reparem no raio de acção de ambos. Para um jogador do Vitória um espaço de 20m2 parecia de 1m2 com um destes jogadores nesse espaço. Com Weigl 1m2 já lhes parecia de 20m2.

Durante 30 minutos o Vitória chegou com frequência a nossa baliza. Mais do que lá ter chegado foi a facilidade e as condições com que chegou e que permitiu aos seus jogadores serem depois agressivos nos ultimos metros. Em meia hora criaram 4 oportunidades flagrantes de golo. A partir daí só tiveram mais um remate perigoso fora de área.

No final do jogo Rúben Dias teve esta declaração após receber o prémio de homem do jogo. Pode ser completamente normal para alguns. Para mim foi uma mensagem para o clube. Já tinha dito algo semelhante uns jogos antes na derrota em casa com o Santa Clara. Para mim já nessa altura o balneario estava farto de Weigl. Já tinham percebido que com ele não iam conseguir ganhar nada. A parte do salário e a adoração infundada por ele são só outros fatores.

O que me preocupa é que já se nota isto no Otamendi (e também já se notava no Lucas Verissimo). Um jogador que já chegou depois ao clube. Ainda no último jogo se notou o desconforto com Weigl em pelo menos 2 lances (uma bola que o alemão foi para receber a um metro dele e outra que atrasou para o guarda-redes quando estava a entrada de area sem pressão). Neste último jogo o Otamendi já foi uma sombra do que costuma ser. Percebeu que com o Verissimo ia levar na mesma com Weigl. E se ele se mantiver na equipa vamos ter um descalabro ao nível dos piores anos da história do clube.

É que já foi há 1 ano e meio este jogo. O Benfica no jogo seguinte venceu por 4-0 o Aves. Tivemos também a aparição do Gonçalo Ramos nesse jogo (nem convocado foi depois para a final da Taça). Já não goleavamos há mais de uma volta. Em 2 jogos não sofremos nenhum golo. Nos 10 anteriores só não tinhamos sofrido num empate em casa com o Tondela. Nunca o Weigl podia ter voltado a entrar na equipa depois destes 2 jogos. Mas foi logo titular contra o Sporting e na final da Taça. Ficou logo ali claro que ele tinha um estatuto especial. Que ele não depende do rendimento desportivo, tanto individual como coletivo, para jogar. Imaginem o que é conviver com isto mais de um ano e meio. É isto que rebenta com um balneario.

Para finalizar apenas um "pormenor" sobre esse jogo em que ele demonstrou que não é burro. Qualquer jogador minimamente competitivo depois do que tinha acontecido não queria ver noticias ou ler o que quer que fosse. Já ele foi diretamente para as redes sociais passar a mão no pelo dos adeptos. E entretanto já fez o mesmo após o jogo miserável que fez contra o PSV ou após o último jogo com o Paços de Ferreira. Existe malta que acredita que ele anda genuinamente apaixonado pelo clube. Eu chamo-lhe sobrevivência. É que a partir daqui a carreira dele vai ser sempre a descer e a pique.

P.S. Gabriel, apesar de num campeonato inferior, vai marcando ou assistindo quase em todos os jogos. Olhamos para o rendimento do nosso meio-campo e o médio, a par de Renato Sanches, que tem a melhor percentagem de vitórias no Benfica da última década ( a frente de nomes como Fejsa, Matic ou Enzo Perez) foi dispensado. Esse video mostra bem porque é que ele está lado a lado com Renato Sanches nesses indicadores. E pensar que em vez de Weigl podiamos ter os 2 em simultâneo.

Actualização...

Nunca o Benfica correu tanto perigo como agora. Nunca tive este sentimento desde que acompanho o Benfica. Estou aterrorizado com o que pode vir aí. Completamente aterrorizado...


15 comentários:

  1. Nada como colocar as coisas de forma clara. Quase que dá vontade de ir buscar os supostos jogos bons dele e mostrar que eram a mesma porcaria.

    E isto foi melhor do que ele fez contra o Sporting este ano...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Infelizmente nunca vai ser claro para alguns... Estamos tão mas tão fo*****

      Eliminar
  2. Segundo o Record vai ser promovido a capitão, faz sentido é ver a liderança dele dentro do campo. Ao que chegámos. Uma vez mais não queria entrar em ataques ao jogador, mas depois de mais este post teu que até se poderá classificar de tendencioso e descontextualizado, sai uma notícia destas? A ser verdade penso que dentro do Benfica estão a testar a paciência e tolerância dos sócios. É certo que o Weigl ainda tem uma legião de seguidores, mas há muito benfiquista que já começa a somar dois mais dois graças também aos posts daqui e que anseia em ver Weigl fora do Benfica.

    Pode ser que com o Weigl consigam acabar com tudo. Acabaram com um Benfica vencedor, acabou o "reinado" de Vieira, pelos vistos o Seixal vai acabar, vão quase de certeza acabar com o estádio, se calhar até vão acabar com o sistema de associação ao clube, e no fim acabarão eles para sempre no Benfica.

    Uma vez mais queria fugir a personalizar tudo de mal num só jogador, mas pelo andar da carruagem o Weigl é uma espécie de "Anti Eusébio".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não é só o jogador em si. É tudo o que representa em termos de gestão no Benfica. Em termos de mentalidade. Ele nesse jogo fez-se expulsar e quando saiu de campo deixou o Verissimo de mão estendida!!!

      Vencemos 2 jogos de forma segura como nessa altura não se via há mais de 4 meses e foi logo titular quando voltou a estar disponivel.

      O tipo que deixou o treinador (e que é atual treinador) de equipa de mão estendida vai ser capitão. O jogador que antes do jogo com o PAOK discutiu com Jorge Jesus e depois fez o jogo que fez. O jogador que não faz um pique por ninguém dentro de campo. Que em vez de ser o jogador que faz as dobras aos colegas são os colegas que fazem a ele.

      Eliminar
  3. Isto vai de mal a pior!
    Parabéns a quem defende este tipo de jogador no Benfica, têm o Benfica à vossa imagem. Depois não se queixem...
    Cá para mim passaram-no a capitão por causa das escutas que saíram, para tentarem atenuar o escândalo que o salário dele e os prêmios que recebe. Como não rende o que lhe pagam toca a colocá-lo como um dos capitães para justificar o que lhe pagam. Ridículo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se a noticia for verdade só vai ser capitão porque é uma medida popular. Pura e simplesmente para ficarem bem na fotografia.

      Eliminar
  4. E este teu post é ouro porque demonstra de forma inequívoca que apenas um jogador pode fazer toda a diferença para o bem (Florentino) e para o mal (Weigl)

    ResponderEliminar
  5. Este é post é elucidativa da porcaria de jogadoor que o Weigl é e não haverá melhoras porque é um jogador banal e não o que o Hélder Conduto e outros comentadores da BTV querem fazer crer outro é o Grimaldo que ontem li no instagram querem que seja capitão,ao que o Benfica chegou agora anda nas conferências de imprensa para renovar contrato razão tem ka Leonor Pinhão se não viram ontem,eu vi e o que disse é tudo verdade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Grimaldo que tem o empresário a plantar noticias de que meio mundo o quer para ver se lhe renovam o contrato. Está cá há 6 anos sem que ninguém lhe pegue e de repente estão o Barcelona, Inter e Bayern interessados. A do Bayern então é das maiores anedotas que já ouvi. Destes só acreditava no Barcelona. E era antes do Xavi pegar naquilo.

      Eliminar
  6. Weigl a capitão? Tendo em conta toda a mansidão (no mau sentido) que existe no Benfica, é só mais um para o espírito dos bem educados.

    ResponderEliminar
  7. Estes dirigentes são uns traidores, depois vem com a história que é dificil segurar os melhores jogadores, o Renato não pode regressar porque não existe dinheiro, para dar a um fantasma já existe rios de dinheiro, mas ele acaba é a não ida à Champions no ano que vem vai acabar com a mama, infelizmente vai trazer péssimos resultados financeiros para o Clube, é escorraçar esta direção do Clube imediatamente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este ano entramos muito a conta do Vlachodimos. Para o proximo vamos ver. A verdade é que mais 2 ou 3 anos e vamos estar com graves problemas financeiros e/ou com um plantel ao nivel dos finais dos anos 90.

      Eliminar
  8. Só pode ser anedota o Weigl ser capitão do Benfica o Fantasma ser capitão era o fim da picada,o Grimaldo o pior defesa esq.de que me lembro no Benfica vá para onde quiser mas longe do estádio da Luz

    ResponderEliminar
  9. O Gri ter meia europa arás dele (pausa para rir) é uma má noticia, quer dizer que se preparam para lhe renovar contrato.

    O Weigl a capitão do Benfica só pode ser anedota de mau gosto. Mas as exibições dele também o são e ele continua de pedra e cal, por isso...

    Viva o Benfica

    ResponderEliminar
  10. Com Grimaldo e o WEigel em campo o Benfica joga com 9 .

    ResponderEliminar