segunda-feira, 24 de janeiro de 2022

A diferença de mentalidade entre equipa A e equipa B

Hoje estive a ver a equipa do Benfica B e existe algo que salta logo a vista.  Têm um desenvolvimento muscular absurdo. Principalmente para a idade. No espaço de 2 anos, somando os números desta malta toda, devem ter ganho umas dezenas de kg de massa muscular. 

E agora reparem na diferença para a equipa A. Entre Rafa (28) e Embaló (20). Entre Everton (25) e Tiago Gouveia (20). Entre João Mário (29) e Cher Ndour (17). Entre Grimaldo (26) e Sandro Cruz (20). Entre Weigl (26) e Rafael Brito (20). No site do clube ainda se nota mais a diferença (aqui e aqui)

Como é que dentro do mesmo clube pode existir uma diferença de mentalidade tão grande entre equipa A e equipa B. Como é que na equipa B trabalham a parte muscular e na A não. Temos jogadores na A que parece que nunca entraram num ginásio. Depois aparece qualquer equipa que leve o jogo para a parte fisica e vamos logo de vela.

11 comentários:

  1. Em alguns casos até parecem os irmãos mais velhos (os da B), e os mais novos (os da A). É certo que há já muitos anos que por essa Europa fora se carrega mais na parte física dos jogadores mais jovens, daí muitas vezes as nossas selecções jovens vencerem as congéneres europeias com maior ou menor dificuldade, mas obviamente o trabalho físico continua mesmo depois da promoção à equipa principal. No Benfica parece que termina para não se "estragar" os jogadores tornando-os demasiado pesados e pouco ágeis e menos tecnicistas. Faz todo o sentido, não vamos estragar o brilhante trabalho que verificamos jogo após jogo em que brilhamos em todos os campos e com todos os adversários.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aí é que está. Estragar o quê? E mesmo que fosse isso podia ser feito um plano individual para cada jogador. Principalmente em algumas posições.

      Eliminar
  2. É uma coisa que tenho vindo a reparar, e não é só na equipa B este desenvolvimento físico. Lembro-me no verão ter visto várias fotos quando os jogadores se foram vacinar e vi com cada "besta física". Muita gente a perguntar o que é que andavam a comer no Seixal.
    Pode ser que se esteja a mudar o paradigma na formação, a seguir um modelo mais próximo do Bayern, oxalá.
    Aquele Cher Ndour é uma bisarma

    ResponderEliminar
  3. Por acaso também tinha reparado nisso. No Tiago Gouveia e no Sandro então, são uns autênticos bichos. E também por isso aguentam o jogo todo a ir atrás e à frente e lidando com a agressividade que existe na segunda liga - diría que por vezes até se apanham equipas mais físicas.
    Nota-se também em termos de mentalidade competitiva, algo que em anos anteriores não se notava tanto - a equipa B era useira e vezeira em sofrer golos nos últimos minutos. Esta geração em particular, "cerram os dentes" no final dos jogos. Esta mentalidade do "querer mesmo ganhar" falta à equipa A até pelo perfil de alguns jogadores.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A segunda liga é muito mais fisica do que a primeira. E os miudos nesse aspeto não só se aguentam como são melhores que a maioria das equipas. Já na equipa A num campeonato menos fisico na maioria dos jogos perdemos nesse aspeto para os adversários.

      Eliminar
  4. Com uma mentalidadde e inconformismo que falta na equipa Principal,uma equipa de acomodados é vender vender essa cambada que ganha rios de dinheiro e não produzem em conformidade o mais rápido possivel,há ali 4/5 jogadores que entram de caras na 1ª equipa o Verissimo que os conhece bem o que está espera? Uma àrvore seca deixa de dar frutos deitem a agua que deitarem,é o que acontece na equipa A, só se se aproveitam 8/9 jogadores e alguns para suplentes.

    ResponderEliminar
  5. Eu não quis individualizar o italiano mas tem uma capacidade física e é muito parecido ao Matic ,Rafaei Brito,Martin Neto o Tiago Gouveia e nos sub 23 o João Tomé e o Diego Moreira enfim uma série enorme de belíssimos jogadores e ninguém melhor que o Veríssimo para ver isto e colocar uns patins ao Weigl e ao Grimaldo rápido.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Cher Ndrour tem tudo para ser um grande 8. Só de pensar que tem apenas 17 anos é de loucos. Também gosto muito do Martim Neto, do Tiago Gouveia e do Embaló.

      Repara como o Embaló depois desta transformação fisica tem tido muito menos problemas musculares. O rapaz andava sempre no estaleiro. Este ano a meio da época já deve ter feito mais jogos que nas épocas anteriores.

      Eliminar
  6. Não sei se já viram mas vejam a transição defensiva desta equipa:

    https://twitter.com/SLBenficaYouth/status/1465412763870765070?t=RgVhswfu_uPGHGFVrZhz6A&s=19

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lembro-me de se falar nesse lance. Vê bem a preparação fisica dos miudos. Aos 90 minutos mais de metade da equipa fez um sprint de 70 metros.

      Eliminar
  7. Se calhar é por isso que querem sair do Seixal... Os miúdos não são nada como o Weigl, o modelo de futebolista que o Benfica procura em todo o lado.

    ResponderEliminar