domingo, 30 de janeiro de 2022

Os meus maiores receios confirmam-se

Há mais de um ano que venho dizendo o que ia acontecer ao Benfica. Ia mudar, voltar a mudar e mudar novamente. Até chegar a um ponto em que estariamos de volta aos finais dos anos 90. Hoje ao ver o jogo que o Benfica fez, ao ver entrar Gil Dias e Henrique Araujo para mexerem com a equipa e as declarações de Verissimo no final do jogo fez-me perceber que demorámos menos tempo a lá chegar do que eu pensava.

Há 2 anos e meio estavamos a golear esta mesma equipa numa Supertaça. Vejam as onzes iniciais e tirem as vossas conclusões. Há perto de 3 anos fomos ao Dragão vencer um campeonato e vi o Benfica a fazer a exibição mais personalizada de que lembro naquele estádio. Os 3 guerreiros do meio-campo nesses 2 jogos foram escorraçados do Benfica. Não só esses mas muitos outros dessa equipa. Tudo para tentar meter uma equipa a girar em torno de um Pêpe alemão.

Já perdi conta aos recordes negativos dos ultimos 2 anos. 4 finais perdidas. 0 vitórias em jogos decisivos. Fora da Champions depois de 10 épocas consecutivas, Terceiro lugar após um década, etc. Tivemos mais sistemas taticos no espaço de 2 anos do que na ultima década. Ao lado de Weigl já jogaram Samaris, Gabriel, Taarabt, Pizzi, Chiquinho, Gedson, João Mário, Paulo Bernardo ou Meite. FODASSE JÁ NÃO CHEGA? Quantos mais vão ser queimados?

Fora do campo continuam a cuspir-nos como querem e lhes apetece. TODOS sabiamos o que o Mota ia fazer hoje. Eu sabia de cor e salteado como ele ia conduzir o jogo porque já são muitos jogos a ver sempre a mesma merda. Sempre o mesmo padrão. Sempre a dualidade de critérios em cartões e faltas e todos os lances de duvida a serem decididos contra nós. Só no Benfica é que parece que ninguém vê. Andamos a ser pisados e humilhados por tudo e por todos e o presidente preocupado com obras.

Agora resta preparar-me para mais meio ano angustiante. Que infelizmente eu sei que será muito mais do que isso. Mas com cada janela de mercado lá vem a esperança, cada vez mais tenue, que algo mude. Que se comece a virar o navio para o rumo certo.

15 comentários:

  1. Pluribus unum é verdade, tudo é verdade,o que está no Post eu só vi o jogo até ao empate a partir daí desliguei,e do que vi o Meitê é jogadador agora com o Weigl é menos um e assim é impossivel é verdade que fomos roubados dualidade de critérios somos roubados semanaa apóa semana seja fora em casa e a direcção queda e muda,mudar a direção ir para eleições,depois temos os jogadores só 8/9 devem ficar os mais jovens e da formação vender todos os que possam ser vendidos,um treinador que fale tudo o que tem a dizer há muitos bons jogadores na 1ºliga há que saber escolher,como diz o António Melo falta alma ao Benfica mas em todos os niveis,estes intervenientes já se viu que não prestam à que mudar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O que custa é que o Benfica ainda vai a tempo de inverter este rumo. A esmagadora maioria destes jogadores está em sub rendimento. Por exemplo como é que foram os primeiros 2 meses de Darwin, Everton e Walshmidt enquanto o Gabriel foi titular? E o que aconteceu a todos eles na segunda metade da época quando voltou Weigl a titularidade?

      Acredita que com um meio-campo forte muitos destes jogadores iam explodir. Com 2 ou 3 contratações e despachando 2 ou 3 esta equipa ia logo parecer outra. Até só um lateral esquerdo e mais um central e com o regresso de Florentino e o Gabriel ficavamos logo uma equipa mais competitiva.

      Depois é preciso que haja defesa do clube. Mas a defesa do clube também só funciona se os adeptos estiverem ao lado da equipa de futebol. Se estiverem entusiasmados. Se se revirem na equipa. É por isso que eu digo que tudo tem de começar pela equipa de futebol. Tudo tem de começar pela competitividade dentro de campo. O resto depois vem naturalmente.

      Eliminar
  2. Não subscrevo na íntegra a responsabilização só num ou dois jogadores, mas as evidências dão te razão (e ao Coluna, também), e tenho a impressão de que aqui as nossas (minhas convosco) divergências serão mais na forma do que propriamente no conteúdo, e há um sentimento que nos é transversal, o de regresso aos finais de 90 e inicio de 2000s, e isto em cerca de 2 anos.

    Ainda hoje (ontem) tentava por mensagem explicar a uma pessoa que não liga ao futebol (e menos ainda ao futebol português) o que me ia na alma, e as diferenças entre o que escrevi e o que tens aqui neste post serão no máximo em apenas 15% do conteúdo. Obviamente a diferença visível está no facto de não ter personalizado em um ou dois jogadores, mas o essencial é exactamente o mesmo.

    Aquilo que todos os benfiquistas sofredores, mais "Vieiristas" (ou menos), mais "Costistas" (ou menos), mais "Gomistas" (ou menos), mais "Noronhistas" (ou menos), mais "Jesusistas" (ou menos), mais "Vitoristas" (ou menos), mais "Lagostas" (ou menos), etc, sentem é transversal. Todos sentimos que em cerca de 2 a 5 anos, conseguiram destruir um projecto ganhador, e foram os que o construíram quem o destruiu, seja por ganância, seja por incompetência ou desmazelo, seja por chantagem, seja pelo que for, mas infelizmente quem tanto nos deu também tudo nos retirou, e isso uns considerarão que não merece perdão, outros que aqui não haverá na a perdoar ou não, mas tenho a certeza de que nenhum irá esquecer o que aconteceu nestes 2 a 5 anos, nenhum.

    No futebol as equipas têm ciclos que poderão ser de 3 a 5 anos, em alguns casos em 1 a 3 anos faz-se o ciclo completo, noutros em 5 a 10 anos. Obviamente o nosso ciclo teria que acabar, e regressarmos a um novo ciclo vitorioso dependeria de tomarmos as opções mais correctas, penso que a correcção das nossas opções está à vista de todos. Mais, se as equipas de futebol têm ciclos, as equipas directivas também as têm. Vieira esteve (ou está) no Benfica desde 2001, DSO está no Benfica desde 2004 ou 2005, Rui Costa é dirigente desde 2007 ou 2008, é hora destes protagonistas saírem, o ciclo deles acabou, o que está há menos tempo em cargos directivos no Benfica (Rui Costa) está há cerca de 15 anos, é muito tempo.

    Atenção que mais a Norte temos um exemplo que contradiz todo o meu raciocínio, ou talvez não pois apenas o "frontman" tem sido sempre o mesmo em 40 anos, os outros vão todos "rodando", e objectivamente o "frontman" é hoje em dia mais decorativo e unificador do que propriamente decisor. E mesmo no caso deles, também nós já vimos ciclos mais ganhadores sobretudo, mas também já vimos alguns ciclos perdedores (menos frequentes).

    Temos de ter a consciência e a coragem de varrer com tudo o que foi o Benfica há 2 a 5 anos para cá que é a parte visível da nossa queda, mas sabemos que esta queda foi iniciada pelos mesmos que já lá estão entre 15 a 20 anos, ou seja, eles é que terão que sair. Muito obrigado por tudo, vivemos momentos que julgávamos que não voltaríamos a viver, mas estamos a viver momentos que não queríamos voltar a viver.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens razão em falar em ciclos nas equipas. Em Janeiro de 2020 o Benfica estava a arrancar para um ciclo completamente dominador. Com o Sporting em farrapos e com o Porto de joelhos. Com o Conceição com a corda no pescoço.

      Tinhamos de melhorar aquela equipa mas a base estava lá. Em vez de reforçarmos naquele mês o centro da defesa e o lado esquerdo fomos buscar Weigl para a posição onde estavamos melhor servidos e aquela que estava a meter a equipa a funcionar. O resultado depois está a vista.

      Ainda tivemos o momento da pandemia. O Gabriel já estava recuperado. Só tinhamos de tirar o Weigl da equipa e voltar a usar a formula vencedora. Na primeira jornada pós pandemia o Porto perdeu e só tinhamos de vencer o Tondela em casa para passarmos para a liderança e passearmos até ao final da época.

      Em vez de sair o Weigl fomos lá para dentro outra vez com ele e com Taarabt e Gabriel. Só com um avançado contra o Tondela em casa. Tudo para proteger uma individualidade. Empatamos 0-0 e perdemos ali a oportunidade de vencer aquele campeonato.

      Depois ainda houve aquele jogo com o Guimarães em que ele saiu aos 30'. A equipa reagiu bem a sua saida nesse jogo e sem ele no proximo e em vez de irmos para a final da Taça sem ele voltou a entrar na equipa.

      Chegamos ao final da época e em vez de ele sair fomos buscar meio plantel e não resolvemos nenhum dos nossos problemas. Problemas no centro da defesa. Problemas no lado esquerdo e o Weigl no meio-campo. Tivemos um cheirinho do que podia vir a ser um Benfica sem ele durante 2 meses mas logo voltaram as pressões para ele ser titular.

      Agora virá aí uma nova razia no final da época. Mais meio plantel. Mas ele vai continuar. Não se vai resolver nenhum problema e vão criar-se outros. Vamos chegar a um ponto em que o Weigl vai deixar de ser um problema porque não vamos ter com que lhe pagar. Mas aí já vai ser tarde demais. Já não vamos ter condições para nos levantarmos facilmente. Vão ser precisos anos.

      Quanto a direcção vão acabar por cair. Sem vitórias caem por isso é só uma questão de tempo.

      Eliminar
    2. A história da vinda do Weigl para o Benfica ainda vai ser explicada, melhor dizendo os termos em que essa vinda ocorreu. Quais as condições contratuais, etc. E quem fala no Weigl fala também no Grimaldo, parece-me estranho que dois jogadores que objectivamente não acrescentam valor inegável à equipa tenham tanto protagonismo e protecção no Benfica. Haverão para lá umas cláusulas, obviamente.

      As nossas competências como "treinadores de futebol" resumir-se-ao a pouco mais que o FIFA, PES, ou FM, (falo por mim), e se nós percebemos que estes dois jogadores não estão ao nível do estatuto que têm, não tenho dúvidas de que quem dirige o Benfica (falo dos 4 treinadores que tiveram o Weigl, ou os 6 que tiveram o Grimaldo, bem como do Rui Costa) saberão muito mais de futebol do que nós, eles e os treinadores adversários, e no entanto eles continuam de pedra e cal nos alinhamentos iniciais. Tem que haver algo nos contratos destes dois jogadores.

      Desde que o Grimaldo chegou ao Benfica que nunca ninguém lhe tirou a titularidade, e vemos dois seus ex-suplentes actualmente na Premiere League. O mesmo se aplica ao Weigl, desde que ele chegou já trocámos tudo, todo o meio-campo (campeão, atenção), praticamente todo o plantel (também ele campeão), trocámos de tácticas (plural), e ele sempre titularíssimo. Tem que haver algo nos contratos destes dois jogadores.

      Podemos gostar mais ou menos deles, mas objectivamente alguém se lembra um jogo do Grimaldo que nos tenha feito lembrar sei lá um Léo ou um Fyssas, mesmo um Siqueira ou um Eliseu? Um Schwarz? Ninguém. Alguém se recorda de algum jogo do Weigl parecido com o que fazia um Petit, um Fejsa, um Kulkov? Nada. Não nos lembramos, e estes dois gajos nem podem ser criticados por essa Internet benfiquista fora sem corrermos o risco de ser apelidados de burros (na melhor das hipóteses).

      Não direi por todos os benfiquistas, mas há ali uma "matilha" que não duvido que seja paga para promover a defesa destes dois gajos. Obviamente que há benfiquistas genuínos tão ou mais benfiquistas como nós (eu conheço alguns e não duvido do seu Benfiquismo), que até sabem de futebol que gostam destes dois jogadores, mas ninguém me tira da cabeça que os extras nos contratos deles servem para pagar muita gente nas redes sociais, e mesmo que os contratos deles prevejam a sua promoção no plantel.

      É inaceitável quererem fazer de um jogador que será na melhor das hipóteses um "pe-frio" como o Weigl o porta-voz de uma final. É incrível como apesar dos anos de Benfica onde nunca convenceu verdadeiramente, queiram fazer do Grimaldo um símbolo do clube, isto apesar de tudo o que já ganhou no Benfica.

      Tem que haver mais algo do que apenas simpatia de alguns ou muitos benfiquistas por estes dois jogadores, tem que haver uma "máquina" por trás deles, só pode. Não entendo, confesso.

      Claro que também há por essas redes sociais e Internet muito infiltrado que sabendo que há ali dois pontos de fraqueza, e mesmo de discordância no Benfica, os protejam e defendam como se fossem família deles, mas esses serão apenas meros adeptos adversários, não constarão de nenhuma "folha de pagamentos", penso eu.

      Volto a dizer que não coloco a responsabilidade de todos os nossos problemas actuais nestes dois jogadores, mas ambos fazem parte do problema e não há como o negar, ponto. Não representam assim tanta qualidade para construirmos plantéis "à volta deles", não representam.

      O Benfica tem quase 120 anos de História, tivemos centenas de jogadores campeões e vencedores de taças, todos saíram e o Benfica voltou sempre a ganhar mais tarde ou mais cedo, portanto estes dois excelentes atletas que estão acima da grandeza do clube podem também sair. Nós voltaremos a reerguer-nos, acreditem.

      Viva o Benfica!
      Benfica sempre!

      Eliminar
  3. É agora que se pode criticar o Weigl? Afinal já se usou o 4-3-3 e viu-se a diferença que é um jogador tipo Meite a titular... Só quero saber se já se pode

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só no final da época com o Benfica em 4º lugar. Mesmo aí tenho dúvidas, se sempre que o Benfica perde um jogo, Weiglista que é Weiglista elege o pino Alemão como melhor em campo, o número de derrotas do Benfica vai ser directamente proporcional e em correlação perfeita com a Florzinha como MVP do jogo, ou seja, quanto mais derrotas e humilhações em campo, mais a crença do Weiglista é reforçada na maravilha da sua Floribela.

      No jogo de ontem, deixa-me consultar as minhas notas, deixa cá ver, o Meite (sem ritmo de jogo) perdeu muitas bolas (não fales é no golo do 2-1), Joao Mario foi um desastre mais uma vez (a fazer o seu lugar mais o do o homem invisível), Tarabt, Pizzi, horríveis, Gabriel (na Arábia Saudita) péssimo, pastelão, tem músculo, altura e quilos a mais, não presta, horrível como sempre, Weigl melhor em campo mais uma vez. "Parte da solução".

      Eliminar
    2. Não sei se pode. Acho que se fores ao serbenfiquista são capazes de lá andar a fazer novos cenários para ele render.

      Eliminar
    3. Eu só vou ao visão de mercado e em mais um jogo em que ele não fez nada além de merda ainda dizem que foi dos melhores.

      Isto é um pesadelo sem fim.

      Eliminar
  4. Reduzir todos os brutais e estruturantes problemas deste Benfica sem liderança, sem estratégia, sem rumo, ao desempenho da equipa de futebol revela uma enorme falta de visão panorâmica. Reduzi-los ainda mais, a um punhado de jogadores em concreto, é ainda mais incompreensível. Pelo menos desde o penta falhado, que marca o início da era em que Vieira começou em nem tentar disfarçar que a sua prioridade era ele próprio e não o Benfica, que estamos em queda livre, apenas amortecida pelo ano em que um treinador interino que era para durar uns meses enquanto não vinha O Desejado, coadjuvado pelo maior talento que já saiu da nossa formação e pelo nosso melhor jogador nos últimos 20 anos, operou um milagre que não estava nos planos de quem mandava. Continuem a embirrar com o rapaz da Baviera, eu também até acho que o nosso meio campo é demasiado macio, mas fazer dele o tema central... É estarrecedor. É ter a casa a arder e estar preocupado com a roupa que ficou por estender.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estes problemas estruturais que o Benfica apresenta sempre existiram, muito antes de o Weigl entrar na equipa e isso não foi impeditivo de ganharmos títulos com regularidade.
      A diferença hoje em dia está no perfil de jogadores contratados do qual o Weigl é o expoente e representante máximo. Mas curiosamente é idolatrado enquanto outros são espezinhados por não terem a "classe" deste apesar de terem muito mais títulos.
      Nós títulos que ganhámos nos últimos anos nunca tivemos um jogador como o Weigl no meio campo, não é por acaso.
      Podes mudar tudo e fazer tudo com competência, mas se continuas a contratar jogadores como o alemão não vais ganhar nada, por mais competente que sejas porque nos momentos chave esses jogadores vão desaparecer, vão se esconder do jogo como ele faz.

      Eliminar
    2. O que eu falo aqui de Weigl representa uma mentalidade. É algo que até está acima de uma direcção. É a mentalidade do Benfica submisso, das aparências. das vedetas, da singularidade em vez do colectivo. E Pluribus Unum significa "de Todos, UM" e não todos por um. Weigl é a face disso tudo na equipa futebol. Cá fora Rui Costa (ainda nem acredito naquela entrevista) é outro. E depois ainda temos os adeptos que não estão fora disto porque andam há anos a pedir este Benfica que temos hoje. Aliás. Parece que os 11 iniciais são feitos nas redes sociais. Sai sempre igualzinho.

      Estavam lá ontem os grandes causadores da debacle do Benfica? Estavam lá alguém da grupeta para culpar? Estava lá o Seferovic? Foi o Taarabt que em 10 minutos conseguiu mostrar mais a 6 do que o supra sumo da inteligência? Não estava lá o Larazo, o Vertonghen, o Grimaldo, o Weigl, o Yaremchuck, etc? Tanto gajo bom de bola e não a cheiramos durante 90 minutos? Como é que isso é possivel?

      É possível por causa desta mentalidade. Porque enquanto os outros andavam lá com a atitude de quem está a disputar uma final nós estavamos com a mesma atitude competitiva da malta num solteiros vs casados da aldeia.

      Eliminar
    3. Aliás... o Seferovic pode não ser o melhor avançado do mundo (mas não é tão mau como isso) é queimado constantemente. Fez um grande euro e faz-se a vontade e não joga... O Mitroglou sempre criticado porque era desajeitado... o Cardozo também...

      Esta malta não gosta de jogadores que façam o Benfica ganhar... e estou só a falar dos avançados. Não vamos incluir o Gabriel porque esse fez mais pelo Benfica em meio ano do que o Weigl vai fazer em 10...

      Eliminar
  5. "Parece que os 11 iniciais são feitos nas redes sociais. Sai sempre igualzinho.". Tal e qual, quando não existe liderança, vamos ao sabor do vento e nesse caso, dos zun-zuns das redes sociais. Até agora tudo o que têm pedido tem-se feito. Chegámos ao ponto de após apenas 2 anos praticamente não termos campeões na equipa e essa experiência conta muito. Basta ver que de esse 11 que colocas, apenas Grimaldo e Odisseias sobreviveram, sendo que em determinada altura até Odisseias já havia sido proscrito e o que não falta é pessoal a bater nele por não ter jogo de pés e saída quando a par de Otamendi, Rafa e Darwin tem sido dos melhores, salvando nos ate em alguns jogos.
    Como é possível destruir-se assim uma equipa campeã, ainda por cima para criar uma equipa à volta de um mono que nunca rende?
    Farto-me de dizer, o objectivo do jogo não é fazer mais passes, é marcar golos, muitos e evitar sofrê-los. Assim se ganham jogos.
    Dificil este jogo para os Weiglistas, já pouco sobra para meterem as culpas, até porque nem Pizzi, nem André Almeida, nem Gabriel, nem Taarabt estiveram por cá. Se há alguém que depois deste jogo é capaz de não reconhecer o que Meitè mostrou que pode dar à equipa (durante a 1a parte pois na 2a estoirou por praticamente não ter minutos nos últimos tempos) é muito mal intencionado. Até Lázaro fez um dos seus melhores jogos, apesar do Sporting ter canalizado os seus ataques pelo seu lado. Já vamos na 2a leva de companheiros para o menino, já trocamos de táctica N vezes, que mais falta?

    ResponderEliminar
  6. Pluribus unum estamos a abaixo do fundo
    Temos um Presidente preguiçoso e vaidoso que nada faz em prol do clube e agora querem mais cimento para valorizar os terrenos de alguém e a equipa de futebol? Jogadores ricos que não querem trabalhar e recusam sair do clube, isto só vai de uma forma :
    1 Mudar a Direção eleições antecipadas
    2 escolher os jogadores que devem ficar
    3 Os outros colocados a trabalhar à parte com um preparador físico das 8h da manhã até às 18 h irem almoçar a casa ao fim de 1 mês estão a procura de clube .
    É demais o quê está a acontecer no Benfica.

    ResponderEliminar