sexta-feira, 28 de janeiro de 2022

O Benfica não é para mansos

Ouçam esta intervenção do António Melo. Tanto sumo em apenas 2 minutos e a meter o dedo na ferida. Hoje somos um clube de mansos. Dentro e fora do campo. Enquanto os outros entram em campo de faca nos dentes contra nós e os árbitros prontos para nos roubar, nós entramos como se estivessemos num jogo de caridade. Jogadores, treinadores e toda a comitiva. Parece que estamos ali num convivio.

Amanhã todos têm de perceber a importância desta final. Estrutura, treinador e jogadores. Não é um jogo qualquer. Nunca é um jogo qualquer no Benfica. Amanhã muito menos. É um titulo que está em causa. Contra um rival. Os clubes fazem-se grandes de titulos. Mesmo de Taças da Liga. O que houver para vencer é para vencer.

No último jogo tivemos mais uma amostra de que precisamos de homens dentro de campo para começar a inverter esta situação. Viu-se mais Benfica em Meite em 10 minutos do que no resto da equipa em 95'. Enquanto andavam todos de pantufas em campo Meite foi o unico que se lembrou de levar umas chuteiras e mostrar que estavamos numa meia-final.

Vejam bem as poucas vezes que tocou na bola. Nunca se acobardou. Nunca procurou a solução mais simples de receber e entregar ao lado. Saiu do nosso tipico futebol robotizado. Surpreendeu. Encostou o corpo (mandou um bicho do Boavista pelo ar), aguentou cargas, conduziu a bola e foi vertical.

Já tinha juntado aqui imagens de Meite no jogo contra o Covilhã. Foi trucidado pelos adeptos nesse dia depois de uma boa primeira parte (eu sei porque foi trucidado mas agora também não interessa). Hoje, depois dos 10 minutos contra o Boavista, já pedem todos a sua titularidade (eu sei bem porque é que agora já pedem mas isso agora também não interessa). E ainda bem. Que ao menos se continue a fazer as vontades das redes sociais neste caso. Mesmo não tendo ritmo ficamos sempre mais perto de ganhar.

Amanhã entrava num 4-4-1-1 com Vlachodimos; Gilberto, Morato, Vertonghen e Lazaro; João Mário, Meite, Paulo Bernardo e Everton; Gonçalo Ramos; Yaremchuck. Tanto João Mário como Gonçalo Ramos a ajudar mais o meio campo e Everton com mais liberdade para tentar desiquilibrar.

Mas mais importante que o 11 é a atitude que tem de ser levada para dentro do campo. De TODOS. Até de quem está no banco. Vai ser uma final e portanto têm TODOS de se comportar a altura da ocasião.

P.S. Peço desculpa por ter demorado a publicar os comentários que foram deixando aqui. Foi uma semana sem tempo.

12 comentários:

  1. Nem mais. Atitude é o que se pede. Os jogadores podem e vão obviamente ter limitações (a verdade é que os melhores do mundo não estão no Benfica) mas a atitude tem de lá estar.

    Obviamente gosto do 11 que sugeres sem 3 personagens que são vistos várias vezes a passear em campo enquanto voltam para a defesa. Se dois deles ainda têm jogos que compensam ofensivamente, o outro nem isso...

    É a equipa ideal? Provavelmente não mas é o possível com quem ficou no plantel.

    Já agora... Amanhã é dia de voltar à carga porque alguém atirou a toalha branca ao chão num campeonato que ainda era possível ganhar...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não é a equipa ideal mas é o que dá para fazer com o que temos e com as ausências. Mas pelos vistos está tudo bem no plantel. Em 29 dias saiu apenas um jogador e logo de uma das posições que já está mais debilitada.

      Eliminar
  2. O António Melo já não está na BTV pois não? Mas o Conduto é assalariado, não é? Então está tudo explicado. Não serem cornos mansos é ponto 1 mas ponto 2 que até se sobrepôe ao primeiro, é serem Benfiquistas, da cepa do António Melo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O que é mais triste é que um gajo se revê mais em 2 minutos do António Melo a falar do que na entrevista de 90 do Rui Costa. Era naquele tom que o Rui Costa tinha de ir para a entrevista que deu. A partir tudo. Dar um safanão na equipa. Após o jogo do Dragão até ao jogo em Braga temos um calendário acessível. Tinhamos de vencer tudo até lá e não tenho duvidas de que se isso acontecesse chegavamos ao terço final da época em boa posição para lutar pelo titulo. Isto se também se fizesse alguma coisa neste mercado de Inverno. Que não se fez.

      Eliminar
    2. PluribusUnum, é verdade e muito triste o quê escreveste "um gajo se revê mais em 2 minutos do António Melo a falar do que já entrevista de 90 do Rui Costa".

      Entendo que um dirigente tenha que ter um discurso mais sereno que um mero adepto, mas o Rui Costa não é um dirigente "qualquer", suou, lutou, chorou com aquela camisola vestida, não pode ser apenas uma versão mais benfiquista (aos nossos olhos) do Vieira ou do Domingos Soares de Oliveira. O Rui Costa tem que mostrar que é "um dos nossos", mais tem que mostrar que é o "maior benfiquista de todos", ser presidente do Benfica ainda por cima ex-atleta não pode ser menos que isso.

      Eliminar
  3. O pior é que o mesmo de sempre vai continuar como titular, aliás marcando o penalti no outro dia já ganhou margem para mais meia época pelo menos a ser bajulado, com prejuda equipa. E com ele em campo diminui sempre as nossas probabilidades de vencer, em proporção inversa à facilidade do adversário se passear no nosso meio campo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso é certo. É esperar que o Meite consiga ir segurando aquilo. Mas enfim. Vou para este jogo como fui para os ultimos 3 clássicos. A irracionalidade Benfiquista a dizer que hoje vamos ganhar. Mas racionalmente a saber que é dificil. Pela equipa com que vamos jogar e pelo Mota que tem de proteger o negócio.

      Eliminar
  4. Só o encosto que o Meite mandou no outro, e como dizes e bem o gajo do Boavista não era pequenino... Tem de jogar hoje para tentarmos equilibrar o meio campo visto que o alemão tem lugar cativo.
    Temos que entrar como os lagartos entraram na luz, a rasgar!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os gajos do Boavista até estranharam naqueles 10 minutos. Andaram ali 80 a encostar nos nossos e a manda-los ao chão e depois aparece lá um tipo daqueles.

      Hoje tem de ser os 90 a rasgar. É muito importante este jogo. Para além de um titulo temos a oportunidade de os deixar fragilizados. O balão está a esvaziar mas se eles nos ganham voltam a encher outra vez. Se perderem, e conhecendo-os como conheço, entram em modo implosão. O Amorim fica logo tremido.

      Eliminar
  5. Sei que não é o post para isso mas aquele passe do Weigl... Então ele não a entregava sempre redondinha e outras asneiras que se lêem por aí? Passa para a frente dá logo lixo

    ResponderEliminar
  6. Era este o árbitro proprietário do talho que a Juveleo vandalizou há uns anos e é nomeado para uma final destas? E as ratazanas da direcção do Benfica caladas como ratos. Uma 1ª parte onde decidiu todos os lances divididos a favor do Sporting. Quanto ao resto e sobretudo, foi mais Veríssimo style, muito melhor agora sem Jesus sem dúvida, é disfrutar.

    Depois é o mesmo de há 2 anos. Querem entrar em campo com 10 entrem, agora não se admirem pelo resultado ser sempre o mesmo. O Weigl foi titular não foi? Check. Jogou os 90' todinhos como sempre não foi? Check. Então está tudo bem, cumpriu-se o que está no contrato e o que interessa é manter o valor de mercado do pino Alemão. Títulos? Isso no Benfica já passou de moda. Mais uma época com o pino Alemão titular em todos os jogos, mais uma época miserável com zero títulos nem uma merda de uma Taça da Liga. Obrigado por fazerem a vontade aos adeptos e despedirem o treinador a meio da época que dá sempre, sempre bom resultado. Obrigado a todos os que mantêm este marasmo. E obrigado aos Weiglistas, é só mais uma para a estatística, aquelas que contam, o número de derrotas, empates e vitórias, as dos passes completos para trás e para os lados isso fica a canalha e betaria, onde ou muito me engano é o que se passa de errado no Seixal também, como é business>futebol de 11, descobriram o data mining e análise de dados, e agora só querem brincar com os números, o pontapé na bola é secundário.

    Se no final de mais esta época com zero títulos esta gentuça de gado manso do business não fôr corrida à biqueirada da Luz, o Benfica está morto, e aí vou ter que te dar razão grande Pluribus, ao teu vatícinio de anos e anos de hecatombe desportiva que se vão seguir, com a Floribela Alemã com a braçadeira de capitão do Benfica no bracinho de prépubescente pelo meio.

    ResponderEliminar