terça-feira, 2 de novembro de 2021

Uma angustia que nunca mais desaparece

Depois de mais um jogo deprimente passei os ultimos dias a ver resumos de um passado que parece já bastante longinquo. Decidi ir ver como era o Benfica do tosco André Almeida, do esforçado Cervi, do verdinho Florentino, do gordo Gabriel, do desengonçado Taarabt, da cobra Pizzi ou do inconsequente Chiquinho. Relembrar que lá no meio estavam ainda Tomás Tavares, Ferro ou Nuno Tavares (a defesa direito)





Como era feliz esta malta a jogar. E como era eu feliz a caminho de um Bi Campeonato. Do sexto em sete anos. Infelizmente ninguém conseguiu compreender o futebol esplendoroso de Weigl. Daquela equipa de mancos que fez uma das melhores primeiras voltas da história do clube já só sobram a titulares Vlachodimos (e de tudo fizeram para o despachar), Grimaldo e Rafa. Para os restantes lugares foram gastos mais de 150M em mais uma remessa de jogadores que pelos vistos também não está a altura do futebol mágico do alemão.

Se dissessem a alguém no final do Benfica 4-0 Famalicão, de que 2 anos depois ainda não tinhamos voltado a marcar 4 golos na Luz ou que nem uma meia dúzia de goleadas iamos conseguir, ninguém ia acreditar. Mas acreditem. É este o Benfica que temos hoje. O Benfica dos 0 titulos, 0 futebol mas do MVP Weigl.

Resta tentar matar as saudades daquele Benfica em um ou outro jogo das Taças. Reviver esporadicamente aquele futebol como aconteceu na primeira parte em Guimarães onde marcamos tantos golos como nos restantes minutos dos ultimos 6 jogos (mais de 500 contando com os descontos). Um futebol onde a equipa não tem medo de perder a bola.

Para amanha só peço a Jesus que não seja lirico. Que reforce o meio-campo para tentar não sair da Alemanha com uma sacada histórica e para a equipa não correr tanto como correu no jogo da Luz. No Domingo o Benfica vai já jogar uma final. Percebam bem a importancia do jogo que aí vem contra o Braga.

3 comentários:

  1. Até hoje me dói o que fizeram ao Lage. Correu-lhe tudo mal desde que lhe impingiram o alemão, mas mesmo assim acabaría essa época em segundo, algo que não se conseguiu o último ano. Um treinador que dá 10-0, que goleava semana sim semana não, com goleadas recorrentes ao sporting por exemplo e mesmo perdendo, olhando nos olhos sem medo dos corruptos. O que lhe fizeram (o que a direcção lhe fez) foi uma sabotagem extrema, apenas para se safarem. Queríam à força trazer Jesus (e atenção que eu até gosto do Jesus) e então queimaram o melhor treinador que tivemos em anos. Curioso que Jesus perdeu 3 campeonatos mas mesmo assim a direcção segurou-o. Já Lage não teve margegm de manobra nenhuma, mesmo depois da alegria suprema daquele campeonato das goleadas e de meia época (até entrar o encosto na equipa) em que apenas sofremos 6 golos. Não se segurou um treinador que mostrava qualidade, mesmo que tivesse tiques de inexperiência (perdeu o balneáreo, mas a direcção nunca o ajudou).
    E nunca mais goleámos (tirando 2 ou 3 excepções).

    ResponderEliminar
  2. tens absoluta razão a culpa é mesmo do weigl sem ele em campo goleamos todos, e não sofremos golos.
    realmente um jogador que passa a vida a ganhar a linha de fundo pela esquerda e em todos os lances em vez de centrar volta sempre para trás para os adversários se recomporem não serve.

    ele que na direita não sabe fazer um centro.

    ele que invariavelmente isolado só com o guarda redes pela frente nem na baliza consegue acertar.
    ele que quando remata na área são sempre tres pontos para o pais de gales.

    isto para não falar na quantidade de bolas perdidas no meio campo que resultam de imediato em golo dos adversários.

    jogador que nas alas não sabe fazer uma cobertura ou não ser comido esteja à direita ou à esquerda.

    com um jogador destes em campo e não fosse termos o melhor treinador português de todos os tempo e um dos melhores dos mundo e não sei onde é que não andaríamos.

    ResponderEliminar
  3. Boas, é inegável que o Weigl poderá ter contribuído para a nossa quebra em 2020, também não será de todo incorrecto associar o Weigl ao insucesso da época passada, mas responsabilizá-lo por tudo de mau que nos tem acontecido nos últimos dois anos não é correcto. Aos exemplos indicados ironicamente pelo João Carlos, eu acrescentaria o facto de não ser o Weigl quem insiste em si próprio ou no Grimaldo e Everton, não ser o Weigl o responsável pela preparação física e táctica, e não ser o Weigl quem faz as substituições. Quero com isto dizer que o Jesus é o responsável de tudo de mal que nos tem acontecido? Nem pouco mais ou menos, mas é de facto o principal responsável de Julho de 2020 para cá, ele e os dirigentes do Benfica que não constroem plantéis equilibrados vá se lá saber porquê, por falta de dinheiro não será (a confiarmos nas palavras dos próprios).

    ResponderEliminar