quarta-feira, 3 de novembro de 2021

Podia ter sido pior

Eu até concordava com alguma rotação na equipa, mas poupar mais em Munique do que um jogo da Taça da Liga é brincar com o fogo. Ainda por cima tendo em conta algumas escolhas como foi o caso de Pizzi e Everton em simultâneo neste jogo.

É curioso como Pizzi não pode jogar com Rafa no mesmo 11 contra os Portimonenses, Vizelas e Estoris da vida mas para ir a Munique com Everton já dá. É curioso como sendo o melhor médio no plantel no último passe e na finalização não pode ser titular de vez em quando contra defesas fechadas do tugão mas pode perfeitamente ir correr atrás dos cavalos alemães. Se a ideia é queimar ambos os jogadores então parabéns. Estão a conseguir.

De positivo fica termos marcado 2 golos ao Bayern que ainda não tinha sofrido qualquer golo nesta edição e algo que nunca tinhamos conseguido na nossa história. E até ficou a ideia que fizemos um 3º golo limpo.

Também de positivo foi termos poupado jogadores como Otamendi ou Rafa para o jogo contra o Braga. Hoje deve ter sido dos jogos em que se notou mais a falta de Otamendi. Lewandowski, que na Luz passou um mau bocado, agradeceu.

Darwin, o bombo da festa desta semana, entrou e fez mais um golo. Marcou o terceiro na Champions (contra Barcelona e Bayern). Mas lá está. Como não caiu em graça como Yaremchuck vai ser outro onde a exigência estará sempre num minimo de um bis por jogo.

Já de negativo temos o jogo de Grimaldo. Em termos defensivos foi do mais embaraçoso que eu vi num jogador do Benfica. Os alemães são assim tão burros que preferiram atacar mais pelo lado do fantastico Grimaldo em vez do lado do tosco Gilberto? Ou será que em 3 ou 4 jogos observados conseguiram ver o que no Benfica não conseguem ver há 5 anos?

Outro aspeto negativo foi a vitória do Barcelona e o regresso da sensação após o nosso jogo em Kiev de que podemos ter perdido aí a possibilidade de nos apurarmos.

Resumindo concordo com a rotação. Fico contente por terem percebido a importância do próximo jogo com o Braga. Mas não concordo com algumas das opções. Podiamos ter equilibrado mais o jogo utilizando Gedson, Gonçalo Ramos ou o Darwin em vez de Pizzi e Everton que num jogo destes obviamente não conseguem dar nada a equipa. Até iria ajudar João Mario a não se desgastar tanto.

P. S. - Aproveito este post para responder a um comentário do joão carlos ao post anterior.

O Benfica jogou contra o Bayern em Munique. Não foi contra o Santa Clara, o Moreirense, o Tondela, o Gil Vicente, o Nacional, o Guimarães, o Portimonense ou o Braga que nos últimos 2 anos já saíram da Luz com (muitos) pontos. Há 15 dias atrás o Benfica com o 11 titular e com o dobro do esforço fisico que teve hoje levou 4 e não marcou nenhum. Marcamos tantos golos hoje em Munique como nos últimos 6 jogos em que Weigl esteve em campo (com equipas como Portimonense, Vizela, Trofense ou Estoril). Portanto, aproveitar uma derrota numa deslocação ao terreno da melhor equipa da atualidade para defender a donzela alemã é capaz de ser um pouco extremo.


14 comentários:

  1. O Meite, não sendo nada de especial, é 100x melhor que o weigl. Era só ter jogado com o darwin e o radonic no lugar de evrton e pizzi de início. Ahhh... e termos um defesa esquerdo tb ajudava.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não ia ser suficiente mas pelo menos defensivamente ia ser muito melhor. Se calhar não eramos goleados.

      Eliminar
    2. Eu gosto do pizzi, (parece estar a perder ritmo para jogar no Benfica), deu-nos muitas alegrias, e o everton até podia dar algo se não estivesse "preso". Mas neste jogo era preciso explosão e velocidade, o darwin e o radonic ( estão motivados) eram para mim melhor opção contra bayern. Depois meter o Rafa fresco na segunda parte. E claro, nunca meter o weigl, senão era quase preciso uma "guarda real" só para ele. Já se mudou tudo, táctica, treinadores, jogadores.... está mais que visto que não dá mesmo. Mas parece que querem provar alguma coisa....enfim.

      Eliminar
  2. por acaso nem ia responder a este teu post porque concordo com ele porque lá esta quando o weigl não joga consegue ver os defeitos de todos e não fica toldado ao seu preconceito.

    o meu comentário no post anterior em nada teve a ver com o jogo contra o bayern, e o seu ps só demonstra que nada percebeu do comentário, o que nem é estranho.
    porque aquilo que eu falei foram coisas que aconteceram nos jogos anteriores.

    o extraordinário é andar a culpar o medio defensivo, seja ele quem seja, pelo numero de golos que a equipa não marca ainda se fossem os problemas defensivos, já a produção dos avançados, dos extremos ou dos medios ofensivos pelos vistos não tem nada a ver.
    o extraordinário é que até consegue identificar neste post a razão porque produzimos tão pouco noutros jogos recentes mas o bom é marrar com o weigl.

    o que a sua obtusidade não lhe permite ver é que eu nem sequer estou a defender o jogador o que sou contra é este ataque a um jogador, que tendo varias culpas, não é sequer o maior culpado muito menos o único como querem fazer dele.

    mas a si o que lhe dá jeito, como sempre e não é a primeira vez que inventa factos ou falacias para as suas narrativas, é vir dizer que eu aproveitei este jogo para dizer o que sempre disse.
    eu não sou como determinadas pessoas que fazem analise resultadistas.
    e já agora diga lá onde é que eu falei no jogo do bayern no outro post.

    bom mesmo é acusar os outros daquilo que se faz.

    uma coisa lhe digo não andei cinco anos a chorar pelo jejum e agora a dizer que os outros que cá estiverem é que eram bons.
    também não votei no anterior presidente nos seus últimos dois mandatos por isso estou mesmo muito à vontade outros não podem dizer o mesmo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Apareceste aqui logo a seguir ao jogo. Foi coincidência?

      Quanto ao Weigl ou vou tentar explicar porque é que para mim "ele" é o maior problema do Benfica.

      No outro post coloquei uma série de jogos. Em menos de meia época tinhamos umas poucas goleadas. O que é que mudou na equipa naquele mercado? Não saiu nenhum jogador importante e só entrou um. De uma equipa coesa passamos a levar golos atrás de golos. O Ferro e o Grimaldo passaram a enterrar mais porquê? Porque as bolas começaram a lá chegar. E depois de se perceber que não estava a resultar nunca saiu da equipa porquê? Continuou com o lugar cativo porquê? O mais chocante para mim foi um jogo com o Guimarães em que a meia hora podiamos estar a levar 5 e ele teve de sair porque ja podia ter sido expulso. Entrou o Florentino e a equipa mudou da noite para o dia. Ganhamos 2-0. Na jornada seguinte goleamos o Aves com o Floentino porque o Weigl estava castigado (a primeira goleada depois dele chegar). Qualquer outro jogador naquela altura tinha saltado da equipa. Ele nao.

      Chegou como estrela, quebrou o tecto salarial por muito (é mesmo o jogador mais bem pago de sempre do Benfica), jogou logo sem treinar, não dava um 1/10 a equipa do que outros davam mas foi sempre ele e mais 10. E depois o dedo ainda começou a ser apontado a todos os outros. Estas merdas dão cabo de um balneário.

      Imagina que a tua empresa está a ter lucros e que chega um tipo que dizem ser o maior e que vem ganhar o triplo ou quadruplo dos outros. Mas depois começam a perceber que o tipo não rende 1/10 do que todos os outros rendem e têm de andar a tentar também fazer o trabalho dele. Mesmo assim a empresa deixa de ter resultados e como se não bastasse ainda começam a culpar todos os outros e dar palmadinhas nas costas dele. Como é que o ambiente fica na empresa?

      Na época passada em 21 jogos ganhamos 17 sem ele. Curiosamente até mudarmos para os 3 centrais em definitivo (depois do Arsenal) fizemos 21 jogos com ele. Ganhamos 6!!! Isto é normal? Como é que é possível ele se ter mantido a titular depois de uma série destas?

      Qualquer clube do mundo ia pela solução que dava vitórias. Nós não. Mudamos o esquema tactico e a forma de jogar para ele poder lá estar. Porque é que quando ele está em campo a equipa tem ordens para não arriscar? Porque o treinador sabe que ele não tem capacidade para travar nenhuma transição.

      Agora, isto é culpa dele? Não é. É culpa de quem anda a moldar o clube a volta de um jogador. Parece que andam ali todos mais interessados no sucesso de um jogador do que no sucesso do proprio clube. E a culpa também é dos adeptos que idolatra certos jogadores de forma cega. Depois da ultima época ainda recebeu o premio de futebolista do ano. É ridiculo. Com jogadores como Rafa ou Seferovic que foram dos poucos que fizeram uma boa época. Vê por exemplo como tratam o Darwin que tem 1 golo a cada 120 minutos em contraste com o Yaremchuck que tem 1 a cada 240.

      São estas merdas que rebentam com o espirito de uma equipa.

      E já agora não andei a chorar pelo Jesus. Devo ter sido dos que mais defenderam o Rui Vitória primeiro e Lage depois. Só "aceitei" o Jesus cá porque acreditava que ele ia acabar com esta brincadeira. Que ia contruir um balneario como aquele que ca deixou depois da primeira passagem. Infelizmente até ele se moldou a um jogador. Desistiu do seu 4-4-2 e das equipas com vertigem ofensiva para isto que vemos hoje.

      Eliminar
    2. apareci à hora que sempre apareço.
      e não falei porque aquele post não era sobre o jogo se fosse para falar do jogo tinha falado como falei noutros.

      como já disse varias vezes o mal estar que ele provocou não o sei por isso não o vou comentar é um supomos, porque nenhum de nós esta lá dentro, mas que não é uma verdade absoluta.
      o facto de ele ter vindo e entrado logo e lá ter continuado é exclusivamente responsabilidade de quem tomou a decisão o lage.

      já disse varias vezes que weigl foi a gota de agua naquela época de um copo que já estava cheio à muito mas como alguns só olham para os resultados e para algumas goleadas, e se esquecem de ver os resultados nos últimos minutos, a jogar mal e com uma equipa completamente rebentada na paragem do campeonato, acham que estava tudo bem antes de ele vir e era um mar de rosas quando a realidade estava muito longe disso.

      mas mesmo que esses números fossem verdade, e já vimos que existe a tendência para se enganar muitas vezes, só existia razão para ele sair se a única coisa diferente entre esses jogos todos fosse apenas ele só ele e que entre esses jogos todos não existisse mais nenhuma mudança e a realidade é que existem uma serie de jogadores que muda para alem do weigl nesse jogos, e que ele fosse o único culpado de todas essa derrotas.
      na sua opinião sabemos que ele é o único culpado de todos os erros só que existem mais culpados desses maus resultados é só olhar para eles sem preconceitos.

      o grande problema de quem pensa como tu é acreditar que o basta tirar de campo e como que por magia o resto dos jogadores, nem estou a falar de quem o substitui, passa a jogar melhor só que por muito que acreditem nisso, e é o mesmo que acreditar no pai natal, só existe numa realidade paralela, porque os problemas dos outros jogadores e do treinador continuam lá.
      quanto muito só tiras um dos problemas de campo.

      basta ver a analise que tu fizeste que tinha sido por weigl não ter jogado que marcamos dois ao bayern quando se fores analisar os dados os factos não só não comprovam isso alias muito pelo contrario.
      na luz criastes quatro oportunidade tres de bola corrida uma bola parada o guarda redes fez duas excelentes defesas nós falhamos duas.
      lá temos tres oportunidades duas bola parada, uma de bola corrida e não falhamos uma foi cada tiro cada melro.
      a não ser que aches que o weigl tem poderes paranormais que impedem os colegas de marcar só porque ele esta em campo ou que passam a ter uma eficácia absoluta quando ele não esta em campo.
      ou que quando não esta em campo o adversário marca na própria baliza, os guarda redes dão fifias e até os melhores do mundo só porque ele não esta em campo até sofrem golos por baixo das pernas.

      mas alguma vez as preferência dos adeptos pelo jogador a, ou b, rebentam com o balneário, sempre foi assim desde que eu conheço o clube, é que assim nunca teríamos nenhum balneário bom.

      Pois lá esta mas quantos posts é que fizeste sobre quem quer moldar o clube à volta de um jogador, bola como diz o bazofias, ou sobre os treinadores que achas que se deixam influenciar, mais uma vez bola.
      já sobre o weigl vão em 99999999 e a contar.

      o bazofias deixou aquela táctica, e o jogo frenetico, porque não tinha jogadores para isso e não era nem um nem dois era quase o plantel completo, entre eles o wiegl, e alguns nem é uma questão de qualidade mas de características, ou falta delas.

      Eliminar
    3. João Carlos, o nosso amigo aqui nunca deve ter visto equipas que estiveram muito bem numa fase da época e depois quase que subitamente (sem qualquer mexida no plantel) passaram a perder pontos em catadupa. É o que dá só olhar para os resultados e não ver o jogo. Aquele Benfica 2019/20 do Lage era um acidente à espera de acontecer. Valeu-nos um Vinicius que era casa tiro, cada melro e muita sorte em momentos decisivos dos jogos. Também o Pizzi teve uma fase muito boa. Enfim, não vale a pena argumentar com crentes.

      Eliminar
  3. Respostas
    1. Que abra a pestana e que volte as suas ideias. As ideias que deixaram os adeptos apaixonados na sua primeira passagem.

      Eliminar
  4. O Grimaldo è o enterra do Benfica há 5anos desde o tempo do expert Rui Vitória
    que arrumou com o Eliseu,já se despediu de Vitória e do Lage e vai despedir-se do Jesus ,eu há 5 anos que digo que não temos defesa esquerdo ,o Everton também não é jogador para o Benfica ,ou então está amarrado pelas ideias do treinador,vamos ver os próximos 3jogos o que vai acontecer .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Everton já teve bons periodos. Mas tem de ser mais consistente. Mas também é uma vitima deste sistema. Raramente recebe a bola com espaço. E depois não se pode esperar que seja um portento a defender. O Gaitan andava sempre a fazer as dobras ao Eliseu? O problema é este. No Benfica querem que uns disfarçem as debelidades de outros. E depois a manta é curta.

      Eliminar
  5. O problema não é (só) o Weigl, é mesmo o Jesus. Está completamente despassarado. São erros atrás de erros nos jogos (que podemos ver), agora é imaginar o que (não) fará nos treinos. Não admira que a equipa tenha chegado a Outubro de rastos, isto sem esquecer o apuramento para a Champions que obviamente ajudou a mais desgaste, mas não explica tudo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Jesus anda completamente perdido. Mas em relação ao Weigl já escrevi aí em cima noutra resposta o que acho. O rapaz não tem culpa mas talvez um dia fiquemos a saber porque é que todo o clube se anda a moldar a ele.

      Jesus durante toda a carreira foi 4-4-2 com um futebol ofensivo e de risco. Hoje o que ele está a fazer no Benfica é exatamente o oposto. Pela primeira vez na sua carreira moldou uma equipa sua a um jogador. Dos tipos com ideias mais fixas que eu vi no futebol a ir contra tudo o que acredita. O tipo que não teve problemas em sentar uma época inteira o Capdevilla para meter o Emerson a jogar. É uma autentica sombra do Jesus que todos conheciamos.

      Eliminar
    2. Boas, embora discordando da culpabilização do Weigl, tenho que concordar que quer a sua entrada quer a permanência na equipa são muito singulares, e é impossível dissociarmos essa situação do que se investiu pela sua vinda e o que se investe mensalmente no seu salário.

      Mais a mais, convém não esquecer os analistas "desinteressados" benfiquistas (ou não) que consideram que é "Weigl e +10". Mas esses analistas "desinteressados" não dizem isso desde esta época onde vemos uma nítida evolução do jogador, dizem-no desde a primeira hora quando a sua entrada de facto prejudicou a coesão (algo frágil, diga-se) que tínhamos, o Benfica do Lage andava em queda de exibições (não de resultados) há algum tempo.

      Por outro lado, sou de opinião que o "pulmão" da segunda metade da época 18/19 é mérito do Rui Vitória e não do Bruno Lage, enquanto que a "falta de pernas" da época 19/20 é culpa um pouco do COVID sim, mas é muito culpa do Bruno Lage, a partir de Fevereiro a equipa já se andava a arrastar em campo.

      Quanto à influência do Weigl no insucesso da época passada, não excluo a situação do COVID, não posso excluir a questão das arbitragens (penalties e cartões), e obviamente não excluo o dedo do Jesus ou mesmo do Vieira. Defendi também o regresso do Jesus porque acreditava que ele ao contrário do Vieira quisesse vencer, mas actualmente parece-me que também o Jesus está interessado no insucesso do Benfica, talvez por razões pessoais, receber a indmenizaçāo e regressar ao Flamengo; ou talvez por razões institucionais que será a obrigação de cumprir com o objectivo dos dirigentes do Benfica que é claramente falhar em todas as competições, há erros de tal forma repetidos que já não enganam ninguém.

      Eliminar