quarta-feira, 19 de fevereiro de 2020

Cartilha Arbitral

Nos últimos 3 jogos existiram 5 lances de possíveis vermelhos directos para jogadores adversários do Benfica. Marega e Pepe no Dragão sobre Taarabt. Racic sobre Cervi (entrada por trás, de pitons ao tendão de aquiles) e Ivo Pinto sobre Grimaldo (soco) em Famalicão. David Carmo sobre Rafa no Benfica vs Braga. Alguns destes lances até podem ser discutiveis mas em todos o vermelho nunca seria mal exibido. No entanto não saiu nenhum.

E isto vem já de uma "cartilha arbitral" instaurada desde que em 2014/2015 foi feita uma campanha contra o Benfica (com Rui Santos na linha da frente) porque após 2/3 da época, em 8 jogos tinham sido expulsos jogadores adversários do Benfica. Desde essa altura que a condução dos jogos por parte dos árbitros é sempre igual.

E isso consiste em retardar ao máximo o primeiro amarelo, dando umas borlas nos primeiros minutos, avisando 1/2 jogadores depois dessas borlas e só depois é que sai o cartão. Defesas e médios muito dificilmente levam cartões na primeira parte (normalmente quando acontece devia ser mais do que amarelo) enquanto extremos ou avançados saem com maior facilidade. Um dos "truques" de não atribuir cartões é dar lei da vantagem e depois esquecerem-se do cartão quando o jogo para (um clássico não é?). Amarelos por protestos, simulações, impedir marcações de faltas, etc raramente são exibidos (quantos jogadores do Famalicão atiraram a bola contra o chão sem levarem amarelo?).

Em relação ao jogadores do Benfica é o contrário de tudo que apresentei no paragrafo anterior.

Mas para demonstrar esta tendência é só ver os números das últimas 4 épocas e meia.


Como maior conclusão a retirar é que o Benfica neste periodo, entre minutos em superioridade e inferioridade numérica teve no total apenas 28 minutos de superioridade. Ou seja, a equipa que é de longe a mais ofensiva da Liga tem um balanço ao nível de uma equipa do meio da tabela. Em termos de números de expulsões são 16 de adversários e 14 de jogadores do Benfica.

Indo mais ao pormenor reparamos que apenas no Benfica vs Portimonense de 2017/2018, Feirense vs Benfica de 2017/2018, Tondela vs Benfica de 2018/2019 e no Santa Clara vs Benfica de 2018/2019 (até dou este de barato que já venciamos por 1-0 na altura da expulsão) realmente "ajudaram" o Benfica a conquistar as vitórias. Todos os outros ou foram depois dos 90 minutos ou quando os jogos já estavam resolvidos.

No extremo oposto é mais fácil apontar os jogos em que a expulsão não nos afectou. Benfica vs Guimarães de 2015/2016, Benfica vs Rio Ave de 2016/2017, Sporting vs Benfica de 2018/2019, Aves vs Benfica de 2018/2019 e Benfica vs Maritimo desta época. Nos 2 primeiros casos até foram vermelhos forçados. Em todos os outros casos (9) o Benfica ficou em situação delicada nos jogos. No meio dos que nos afectaram é de destacar o Maritimo vs Benfica de 2015/2016, que era o jogo do titulo e Renato Sanches foi expulso com 2 amarelos. Um por sofrer um penalti que foi transformado em simulação e outro por fazer uma falta junto a linha lateral. Outro destaque vai para 3 jogos com o Porto com expulsões dos nossos jogadores.

Assim, aqui fica com números algo que já muitos Benfiquistas identificaram nos nossos jogos. Existe uma via aberta para distribuir pancada em jogadores do Benfica. Seja por faltas repetidas, entradas violentas, agressões, etc. Tem valido tudo nestes últimos anos.

Entretanto quando tiver tempo vou tentar fazer um agregado dos jogos do Porto (e talvez do Sporting) no mesmo periodo para nos rirmos um bocado.

1 comentário: