domingo, 23 de fevereiro de 2020

Cartilha arbitral II

Já tinha aqui explicado a normal condução dos árbitros a nível disciplinar nos jogos do Benfica. Perdoar cartões sempre no inicio dos jogos, principalmente a jogadores defensivos, fechando os olhos a uns lances e apenas avisando em outros. E demonstrei, em termos de números, no que se traduziram essas arbitragens.

Deixo agora aqui a comparação dos jogos entre Benfica e Porto no que ao capitulo disciplinar diz respeito.

Em primeiro os jogos do Benfica com expulsões dos seus jogadores (vermelho) e dos seus adversários (verde). É apresentado também o resultado no momento das expulsões e o tempo jogado em superioridade/inferioridade numérica nesse jogo. Tanto o verde como o vermelho mais claros representam jogos em que o tempo em superioridade ou inferioridade numérica foi nulo.


Em relação aos jogos do Porto.


Sem olhar atentamente já é possível verificar o tom mais verde da tabela do Porto em contraste com o maior vermelho na do Benfica. Então na última época e meia é gritante a diferença. Mas para facilitar a análise aqui fica uma tabela com a comparação entre alguns items.


Deste quadro reparamos que o Benfica marcou muito mais golos que o Porto nas últimas 4 épocas e meia, sendo portanto a equipa mais ofensiva. No entanto isso não se traduz num beneficio maior em termos disciplinares como seria de esperar. Bem pelo contrário.

Assim o Porto teve quase do dobro de adversários expulsos e menos 3 jogadores seus expulsos do que o Benfica. Mas em termos de tempo de jogo em superioridade/inferioridade numérica a diferença é ainda mais gritante, tendo o Porto quase o  triplo do tempo em superioridade numérica em relação ao Benfica. No caso do tempo jogado em inferioridade é quase o triplo por parte do Benfica em relação ao Porto. Em termos da diferença de minutos em superioridade/inferioridade numérica traduz-se em 23x mais(!!!!!!!) em beneficio do Porto relativamente ao Benfica.

O Benfica nunca esteve em superioridade numérica durante 60 minutos ou mais durante um jogo e apenas em 3 jogos esteve 45 ou mais minutos (nos 3 casos foram todos aproximadamente esse tempo). Já o Porto teve 3 jogos no primeiro caso e 9 no segundo. Com 10 ou mais minutos em superioridade numérica o Porto tem mais do dobro dos jogos em relação ao Benfica.

É de destacar também que o Porto nunca esteve em inferioridade numérica durante 45 ou mais minutos (contra 3 jogos do Benfica) e em apenas 2 ocasiões esteve mais do que 10 minutos em inferioridade (contra 7 do Benfica) em quatro epocas e meia (!!!).

Em termos de jogos que estavam por resolver no momento de uma expulsão, o Porto tem 4x mais jogos do que o Benfica onde beneficiou de expulsões de adversários enquanto que no extremo oposto (jogos por resolver com expulsões dos seus jogadores) tem menos de metade dos  números do Benfica.

Uma nota também para o último jogo em que o Porto viu um jogador seu ser expulso antes dos 90 minutos. Foi no dia 3/1/2018 (há mais de 2 anos) na 16ª Jornada da época 2017/2018. É obra.

Tudo isto são números que provam que algo se passa a nível da arbitragem. Se em apenas uma época tal diferença entre as 2 equipas já seria estranha, então num conjunto de 4 épocas e meia mostra que o Apito Dourado está mesmo de volta. Não existe outra explicação para estes números que não passe pela corrupção e/ou condicionamento dos árbitros. Na minha opinião existem os 2 casos. Existem árbitros que têm medo de tomar decisões contra o Porto e outros que o fazem de boa vontade porque estão na primeira categoria através de favores. Mas em relação ao portfolio de árbitros talvez faça um outro post.

1 comentário:

  1. Grande trabalho! Parabéns. Serviço público! Interessante seria ver o número de penalties e expulsões a favor e contra nos clássicos entre Benfica e corruptos desde 1985!

    ResponderEliminar