sábado, 30 de abril de 2022

Roger Schmidt

Para memória futura vou deixar aqui a minha opinião em relação ao novo treinador do Benfica.

Em primeiro lugar preferia um treinador português (o meu preferido era Leonardo Jardim) porque o nosso campeonato tem demasiadas especificidades que tornam tudo muito mais difícil para alguém que nunca as experenciou. E isto ainda se torna mais grave quando o Benfica nos últimos anos tem deixado todos os seus treinadores ao abandono. Nem Jesus que tinha toda a imprensa nacional a lamber-lhe os pés foi poupado. Assim que entrou no Benfica começou logo a ser trucidado diariamente. Com o Alemão se já começaram ao ataque imaginem quando cá estiver.

O segundo ponto é a forma como jogam as suas equipas. Eu gostei muito do PSV. Para além do Bayern e do Liverpool para mim foi a equipa com quem tivemos mais dificuldades. Foram superiores em ambos os jogos contra nós e só entramos na prova graças a 2 grandes jogos de Vlachodimos e um momento Bryan Ruiz já na segunda mão.

Mas se aquela forma de jogar em pressão alta me agrada bastante, também se pode tornar um desastre se se mantiverem na equipa os actuais centrais, trinco e defesa esquerdo. Nenhuma equipa consegue pressionar alto quando tem tantas fraquezas que podem ser exploradas. Seja sair com a bola pela zona central em combinações ou em transporte porque o trinco não apanha nenhuma. Seja jogo directo para o lado esquerdo porque o lateral perde a maioria dos duelos individuais. Seja em bolas nas costas dos centrais porque são ambos lentos.

Acho que já todos perceberam que existem estas lacunas no Benfica. E já todos perceberam o quanto essas lacunas limitaram tudo o resto. Nesta época só conseguimos ser competitivos a jogar em contra-ataque e os jogadores mais importantes para esse modelo estão para sair. Darwin é certo que sairá, e se Rafa seguir o mesmo caminho nem isso teremos na próxima época. Seremos uma equipa completamente banal.

A minha última esperança para este Benfica é que Lourenço Coelho possa voltar a meter o clube como estava quando deixou o cargo. Nos 4 anos em que esteve como director geral do futebol fomos Tetra Campeões. Ele sabe o tipo de jogadores que são precisos para se ser campeão. Conhece as tais especificidades do futebol português. Tendo ele o peso que tem no clube pelo seu passado vitorioso pode ser que consiga acabar com o lirismo que se abateu sobre o futebol do clube.

Concluindo, para mim mais importante do que o treinador é conseguir dar o minimo de condições de sucesso para o mesmo. Formar um plantel competitivo, abrir guerra contra o futebol português, defender TODOS os jogadores e treinador dos ataques constantes da CS e acabar com as fugas de informação. Vamos ver se Lourenço Coelho consegue pelo menos tratar de maior parte destes requisitos até ao inicio da época porque dos outros não espero nada. Ou melhor. Só espero m****.

Sem comentários:

Enviar um comentário