quarta-feira, 11 de outubro de 2017

O mundo ao contrário

Nos últimos 4 anos o Benfica fez grandes vendas, nos últimos 2 lançou vários jovens formados no clube, reduziu passivo e empréstimos bancários, mas ACIMA DE TUDO VENCEU quase todos os títulos que havia para vencer internamente. Nas modalidades a mesma coisa e com títulos europeus. Em qualquer parte do mundo uma gestão destas era considerada de excelência. Em todo o lado menos em Portugal.

Em Portugal no dia em que o Benfica teve o melhor resultado financeiro de sempre o que se falou foi o passivo que diminuiu pouco, as comissões, fizeram-se exercícios matemáticos onde foram subtraídas as amortizações ao valor que o Benfica recebeu da venda de jogadores e os jornais, aproveitando uma série negativa de resultados, até convocaram os sócios do Benfica a aparecerem na AG de aprovação de contas.

Já o imparável Sporting, no seu melhor ano em termos de vendas de jogadores, aumentou o seu passivo em "apenas" 60 milhões e vem de uma época desastrosa onde em Janeiro já não lutava por nada. Neste caso já não existiram convocatórias para a AG e a centena de sócios que por lá apareceu ainda foi culpada pelo seu presidente da falta de títulos. O motivo segundo o próprio é demasiado Facebook dos seus adeptos. No final uma salva de palmas para a brilhante gestão.

Falando dessa gestão nos últimos anos... Academia de Alcochete já é de um banco. Percentagens de venda de jogadores é para os bancos. Receitas da UEFA vão para a Doyen e para os bancos. Ex-jogadores e dirigentes vão ganhando processos em tribunal e estão à espera que lhes paguem. Antecipação de receitas do contrato de direitos televisivos. VMOCs serviram para esconder um passivo que continua a aumentar (80 milhões nos últimos 2 anos) e já vai nos 310 milhões (se somarem as VMOCs e o passivo de todas as empresas do grupo, deve ultrapassar largamente os 600 milhões).

No futebol vão de vento em popa. Não estão em primeiro em nenhuma competição. Vão em 4 jogos seguidos sem vencer. Apenas um golo marcado nesses jogos e num lance irregular. Receberam um adversário directo com a possibilidade de passar para a frente do campeonato e acabaram por levar um banho de bola e apenas criaram uma oportunidade de golo em 90 minutos. 

Já o Porto apesar do primeiro lugar no campeonato também não tem um futuro muito risonho. Não ganhou nenhum titulo nos últimos 4 anos. Aumentou o passivo de 233 para 377 milhões (era o valor no último semestre). Está intervencionado pela UEFA. Está a dever dinheiro a ex-jogadores e treinadores. Também já antecipou receitas dos direitos televisivos. Tem um plantel curto e teve de aproveitar todos os jogadores que tinha emprestados. Tem jogadores como Maxi Pereira e Casillas a colocar os custos com pessoal insuportáveis. O seu melhor jogador pode assinar contrato por outro clube em Janeiro. Dos jogadores com mercado não tem os passes de nenhum completos.

Eu estou a escrever isto e acho inacreditável toda a histeria que se vive no mundo Benfiquista. Eu vejo o estado calamitoso dos nossos adversários e aparecem umas almas a dizer que eles é que estão bem e ficam indignados porque investimos no Seixal, num colégio e num centro de alto rendimento em vez de um central ou de um lateral. É assim tão errado investir em algo que nos vai dar vantagem nos próximos anos na obtenção de miúdos e atletas que estiverem a ser disputados por vários clubes?

De repente com 2 meses de época tudo é posto em causa. Parece que é a primeira vez que nos últimos 4 anos estivemos a 5 pontos da liderança. Parece que estamos em Abril e não no inicio de Outubro. Eu gosto de exigência mas o que é demais é demais e chega-se a uma altura em que em vez de estarmos a ser exigentes estamos a ser idiotas.

Era bom Todos começarem a pensar que temos um Penta para conquistar. E ele não se conquista insultando os jogadores, o treinador e os dirigentes que nos permitiram estar a lutar por ele. Sem a união, vitórias como aquela no Bessa e em Coimbra em 2015/2016 ou em Vila do Conde nas 2 últimas épocas não tinham acontecido. Pensem nisso.

3 comentários: