terça-feira, 19 de setembro de 2017

Desilusão

É este o sentimento que se apoderou de mim nos últimos dias. Podem pensar que é da equipa, do treinador, dos dirigentes ou de qualquer outra pessoa que trabalha no Benfica. Mas não. Estou desiludido com os Benfiquistas nos quais me incluo. Estou desiludido pela facilidade com que 2 directores de comunicação conseguiram pôr em prática um plano tão simples.

Em termos de arbitragem fizeram o que costumam fazer. Gritaram que o Benfica era o grande beneficiado. Todos os jogos nas primeiras jornadas encontraram erros a favorecer o Benfica. Nessas semanas nunca se falou dos grandes jogos que o Benfica fez. Na Supertaça foi o primeiro golo que era precedido de uma falta. Na primeira jornada foi um golo anulado ao Braga. Na terceira jornada foi o Eliseu. Do futebol que estávamos a praticar nunca se falou.

Mas o plano não se ficou por aqui. Desde o final da época passada começou a haver uma quantidade de comentários anónimos em fóruns e blogues Benfiquistas sempre com o mesmo discurso. As vendas, o passivo que não desce (mesmo sem o relatório de contas ter saído), a defesa, o número 8, o guarda-redes, o Mitroglou, etc, etc.

Eu digo que até achei patética essa estratégia, mas eis que de repente, após 4 jogos em que praticamos um grande futebol, empatamos um jogo em Vila do Conde. Bastou isso. Um empate para todo aquele burburinho criado com antecedência dar frutos, e tudo e todos serem postos em causa. Desde aí a equipa joga sobre brasas. No jogo seguinte com o Portimonense a equipa já era assobiada no seu próprio estádio e a partir daí foi uma bola de neve.

E depois olhamos para os planteis e eu penso. Mas somos mesmo pior que os outros? Um frango do Varela é pior do que um do Casillas? André Almeida é pior que Piccini? Porque é que se fazem contagens dos jogos em que Grimaldo ficou de fora desde que está no Benfica (mesmo a primeira meia época em que ficou de fora por opção) e não se contam os de Coentrão no mesmo período? Por que é que a idade do Luisão incomoda e a de Mathieu não? Ter Fejsa, Samaris e Filipe Augusto não é melhor do que Danilo e mais ninguém ou William e mais ninguém? Pizzi é pior que Battaglia ou Oliver? E se nenhum destes 3 poder jogar, Porto e Sporting têm alternativas mais válidas do que o Benfica para os substituir? Ter 4 ou 5 extremos de qualidade é pior do que ter 2 de qualidade e não ter ninguém para os substituir como acontece com o Porto e Sporting? Ou ter 4 avançados de qualidade é pior do que ter apenas 2/3 como os outros?

Mas mesmo para os que não pensam como eu tenho uma novidade. Até 1 de Janeiro o mercado não volta a abrir e são estes que temos de segurar. São estes que não podemos deixar cair.

Quem está a ser fraco no meio disto tudo não são os jogadores, treinadores ou dirigentes. Quem está a ser fraco e comido de cebolada somos nós que não paramos de aumentar o ruído em torno da equipa. Somos nós que estamos a fazer de uma equipa vencedora, uma equipa que duvida de si própria, enquanto outros sem títulos nos últimos anos jogam tranquilos e sem qualquer pressão.

Eles não vão ganhar sempre, bem pelo contrário. Os problemas mais cedo ou mais tarde vão aparecer. Nós temos é que estar em posição de aproveitarmos esses momentos maus que eles vão ter. Mas para isso temos de voltar a ser Benfica. E para voltarmos a ser Benfica temos de olhar para o nosso símbolo, ler o lema que lá está inscrito e colocá-lo em prática.

E PLURIBUS UNUM

9 comentários:

  1. Obrigado por este post...muito obrigado. Depois de ler alguns post de benfiquistas ou alguns pseudo-benfiquistas nem sei o que pensar..mas não somos nos que somos TRETRA CAMPEOES? Não fomos nos que ja no principio desta epoca ganhamos a SUPERTAÇA? Mas ja estamos no fim da epoca para haver tanto desanimo?
    Tem razao os ditos "cujos" já nem precisam de atacar o Glorioso, alguns benfiquistas estao a fazer o "trabalhinho" poe eles.
    E para terminar...so ouvia dizer que tinhamos que por os jogadores de formação a jogar...bastou um azar do Varela ...e em vez de o defendermos ...fazemos o jogo da cs..porque se fosse o casillas nao diziam que era frango...
    Os verdadeiros benfiquistas podem nao concordar com algumas opcoes..podem estar tristes...mas o mais importante e fazer como no ano passado UNIAO EM VOLTA DA EQUIPA... A CAMINHO DO PENTA!!!!

    ResponderEliminar
  2. Excelente comentário que eu gostava de ter escrito.
    Não é preciso dizer mais nada. Apenas que precisamos de continua unidos.
    Porque unido, o Benfica nunca será vencido!

    ResponderEliminar
  3. Parabéns pelo post revejo-me completamente no texto aqui publicado.
    É triste ver como dois ninguens desta vida conseguem ser competentes quando se sabe que profissionalmente são uma nulidade! O barulho dos outros constrata com o nosso silêncio, facto esse que na minha opinião afectou o balneário. Isto porque ninguém, mas ninguém os defendeu com a mesma violência com que eram/são atacados. O que me custa é ver o Benfica ser atacado e não ser defendido condignamente, por quem o devia defender, o Presidente!
    Agora se o ataque for LFV, à pessoa que é Presidente do Benfica, aí sim á defesa.
    Reconheço o grande trabalho e o que tem feito em prol do desenvolvimento do Benfica agora a defender o clube de ataques desse gentinha que gravita no futebol deixa muito a desejar.

    Saudações gloriosas.
    João Castro

    ResponderEliminar
  4. Respostas
    1. engraçado e se no teu Blog defendesses mais o Benfica que atacasses a equipa, o Rafa, o Presidente, etc, muito engraçdo não há duvida

      Eliminar
  5. Bom post, a verdade é que nós até temos mais opções mas também somos nós que precisamos de jogar com as 2as opções, eles raramente têm jogadores fundamentais lesionados.

    São estes que temos que segurar e é a estes que nos temos que agarrar, é uma verdade de La Palisse, quando todos dizíamos que eram precisos reforços para compensar as saídas faziam-se contas a termos sempre os melhores disponíveis.

    Não quiseram ir buscar o Garay e o Javi Garcia, já sem falar em mais um GR pelo menos, e veremos se poupar esse dinheiro para o ano não faz diferença para nos qualificarmos para a champions.

    TAKUARA

    ResponderEliminar
  6. «Quem está a ser fraco no meio disto tudo não são os jogadores, treinadores ou dirigentes. Quem está a ser fraco e comido de cebolada somos nós que não paramos de aumentar o ruído em torno da equipa. Somos nós que estamos a fazer de uma equipa vencedora, uma equipa que duvida de si própria, enquanto outros sem títulos nos últimos anos jogam tranquilos e sem qualquer pressão.»

    O que se viu no Bessa foi uma equipa que não sabe estar à altura. Não soube estar à altura durante o jogo, quando mesmo a perder e em tempo de descontos quem lá se deslocou e pagou bilhete não regateou o apoio, nem depois do jogo quando não agradeceram esse apoio, nem se desculparam pela sua incapacidade.

    Não confundir o ruído que se cria em torno da má gestão do clube com o ruído em torno dos jogadores. Na actual conjuntura o que se ouve é o primeiro, o segundo é só o burburinho do costume.

    BF

    ResponderEliminar
  7. Calma que não se pode dizer que somos Tetracampeões porque há meninos que ficam incomodados com isso. Para alguns benfiquistas, um bom benfiquista tem que ser do contra, achar sempre que está tudo mal, que o Pizzi é banal e o Luisão velho. Não há pachorra...

    ResponderEliminar
  8. Até que enfim que um Benfiquista conseguiu ver a estratégia que esta montada depois que o SLB foi tri campeão, a pressão foi sendo ampliada e escondida na c.s. desde o momento em que ouve uma visita ao centro da Maia outra à cidade do futebol bem como uma reunião entre o presidente da liga com 2 diretores de comunicação no Gambinus, já para nao falar de outra a uma taberna de um familiar de um arbitro que entretanto com o medo que sentiu nao voltou a arbitrar qualquer outro jogo dando-se como indisponível por lesao. Eu sei que a equipa nao tem jogado bem, mas em outros anos tambem nao jogou bem mas era suficiente para ir ganhando e como diz o ditado "agua mole em pedra dura tanto bate até que fura" ou " tanto o cantaro vai a fonte que um dia se parte" e depois vem se falar que nao se compreende tantas lesoes na equipa, mas para quem jogou futebol federado sabe bem que basta olhar para as pressoes sobre as equipas de arbitragens que vao sendo as mesmas para uns e para outros e todas as faltas marcadas e nao marcadas pelos nossos e contra os nossos e a nao amostragens de cartoes amarelos e vermelhos aos adversários e a dualidade de criterios que esses arbitros tem de um jogo do SLB e das outras equipas, podemos ainda falar de coisas como os descontos de tempos que para certas equipas sao de 8 e 10 minutos quando nada o justifica e nos nossos jogos quando esses descontos deveriam ser nunca o sao. Eles tem que conquistar qualquer coisa rapidamente ou inivitavelmente serao obrigados a meter a chave na porta. é de gritar aos ceus tal é a diferença de criterios para uns e para outros ja para nao falar da intrevençao da uefa que ja começou a condicionar um dos nossos rivais, e fico-me por aqui...

    ResponderEliminar