segunda-feira, 23 de outubro de 2017

No caminho certo.

Já tinha defendido anteriormente a utilização de outro tipo de médio em detrimento de Pizzi quando jogamos fora da Luz. Para demonstrar isso dei como exemplo os resultados para o campeonato que o Benfica teve nos últimos 2 anos. E a estatística não mente. Desde a época de 2015/2016, nunca marcamos mais de 2 golos fora de casa com Pizzi a jogar naquela posição e apenas em 2 situações marcamos 2 (em Belém e Guimarães). Ontem marcamos 3 e se não fosse Quim teriam sido 6 ou 7.

Ainda não fizemos um jogo de excelência porque os índices de confiança continuam em baixo. Mas já deu para perceber que este tem de ser o caminho. A quantidade de bolas que recuperamos é muito maior. Com essas recuperações conseguimos lançar ataques rápidos muito mais vezes e conseguimos roubos de bola mais perto da área adversária.

O patinho feio Filipe Augusto foi novamente um monstro. Recuperou bolas atrás de bolas e ajudou a disfarçar um jogo mais fraco de Fejsa que pareceu muito cansado. Para além das bolas recuperadas fez alguns passes longos de qualidade e foi dos que mais arriscou em saídas para o contra-ataque. Ainda apareceu algumas vezes próximo da área adversária como foi o lance do primeiro pénalti em que foi ele que apareceu na linha de fundo a cruzar para trás.

De mais negativo tenho de destacar Grimaldo. Foram incontáveis as vezes que foi "papado" e ainda mais as vezes que não estava sequer na defesa. Quase todas as jogadas de perigo do Aves começaram ou acabaram em erros seus. Arriscou dribles em zonas proibidas e várias vezes subiu pelo flanco sem critério. A juntar a isto ofensivamente também não fez nada que justifique a sua titularidade em detrimento de Eliseu. Se fosse eu apostaria em Eliseu nos próximos jogos.

Salvio, outro dos patinhos feios, continua a ser o jogador que mais lances de perigo cria. Mas continua a decidir quase sempre mal. Se algum dia acertar mais vezes do que erra nesse capitulo vamos ter Sálvio por pouco mais tempo. Ainda assim fez mais uma assistência.

Para terminar percebemos que estamos no caminho certo quando logo após o jogo, em todos os blogues Benfiquistas, houve uma invasão de anónimos com o mesmo discurso. Que tinha sido uma exibição deplorável com o foco especial em Filipe Augusto. Já o disse mais que uma vez. A comunicação social com Rui Santos à cabeça estão sempre a bater no rapaz e a falar da ligação ao Rio Ave e a Mendes. Eles já perceberam que ele pode ser a chave para um Benfica Penta Campeão. Por isso é altura de também nós o defendermos porque sempre que ele está em campo não existe ninguém que nos defenda mais do que ele deixando tudo em campo.

Quanto ao ruído sobre a arbitragem logo após o jogo fica para outro post. Agora apenas digo que são estes ataques, sempre que vencemos um jogo, a que o Benfica tem de responder.

2 comentários:

  1. Muito bem observado. Assino por baixo. Desmentir e combater a propaganda da maledicência feita pelos inimigos do clube, onde incluo muitos benfiquistas.

    ResponderEliminar
  2. Ontem o Filipe Augusto foi dos mais esclarecidos e com mais pulmão no meio campo. Salvio esteve bem e Jonas também apesar de algum défice físico. Estes são os jogadores mais atacados juntamente com o guarda-redes pelos anti ultimamente. Porque será?

    ResponderEliminar