quinta-feira, 19 de outubro de 2017

Agora é preciso continuar a trabalhar em cima desta base.

Finalmente viram-se sinais de mudança. Parece que Rui Vitória percebeu que tem de dar mais força à equipa no meio-campo e torná-la mais equilibrada.

Não me preocupa que a equipa não tenha criado muitas situações de golo ontem. Contra este Manchester de risco 0 é muito difícil. Não é por acaso que eles têm apenas 5 golos sofridos nesta época (2 na Supertaça Europeia, 1 na Liga dos Campeões e 2(!!) na Liga Inglesa). A confiança dos jogadores também não é famosa. Muitas más decisões no último passe e nas saídas para o contra-ataque e falta de calma na finalização.

Mas o mais importante é que já se viu uma equipa mais coesa. Hoje sentiu-se que ia ser difícil para o Manchester nos ganhar. Se nós não tivemos muitas oportunidades, eles também não. E essas oportunidades aconteceram invariavelmente pelo flanco direito da nossa defesa.

Esse é mesmo um dos pontos negativos. Douglas é demasiado fraco a defender e não é com 27 anos que vai aprender. Pode ser útil em certos jogos do nosso campeonato mas não mais do que isso. Foi uma contratação contra o que o Benfica vem fazendo e sinceramente preferia ter ficado com Aurélio Buta. O outro receio que se está a confirmar não tem a ver com o jogo mas sim com a ausência de Jardel. Os problemas físicos não o largam e ele não consegue atingir um nível de forma aceitável. São 2 lacunas que o Benfica tem de pensar em colmatar em Janeiro.

Algo que também não está famoso é a forma física da equipa. Depois de um início fulgurante, vários jogadores caíram a pique. Perdemos demasiados duelos individuais e a nossa pressão dura poucos minutos. Ontem aos 10 minutos já se viam jogadores com dificuldades.

Mas também existiram boas notícias. Svilar é mesmo um grande guarda-redes. O erro é algo que lhe ia acontecer mais cedo ou mais tarde. Este é um dos riscos de lançar jovens jogadores. O importante é que a qualidade está lá. Até aquele momento esteve impecável e principalmente depois daquele momento também esteve.

Rubén Dias é um grande central. Desde o jogo de treino com o Leipzig que fiquei com boa impressão dele e a cada jogo que faz cresce a certeza que vai ser um dos melhores centrais do mundo. Espero é que se aguente por cá mais do que 1/2 épocas. Tem tudo para ser uma das referências do Benfica.

Filipe Augusto é um daqueles jogadores que os adeptos normalmente gostam de assobiar. Sinceramente não percebo porquê. Se é o estigma do Mendes ou se é por ser o patinho feio da imprensa. Rui Santos por exemplo tem-lhe dedicado muito tempo com mimos. E isso acontece por uma razão. Porque se percebe que ele pode ser o ponto de equilíbrio desta equipa. Tem características únicas. É alto, forte, bom tecnicamente e recupera muitas bolas. Ontem fez um grande jogo mesmo sem confiança. Se os adeptos não o queimarem se calhar daqui a uns anos estão a insultar Vieira por "o ter vendido ao desbarato".

Diogo Gonçalves também teve algumas boas arrancadas. Ajudou a defender e esteve concentrado. Tem uma potência que os outros não têm. É incomparavelmente mais forte fisicamente do que Cervi, Rafa ou Zivkovic. Hoje teve uma jogada de choque com Valência onde ganhou no corpo a corpo e nenhum dos anteriores faz isso nem sequer com adversários normais. Com minutos de jogo vai ser muito importante.

Agora é manter este equilíbrio. O importante neste momento é sermos uma equipa difícil de bater. A quantidade e qualidade de jogadores que temos do meio-campo para a frente vai fazer o resto. Apenas é preciso manter a consistência nas opções e aumentar a confiança e os níveis físicos dos jogadores. Temos potencial suficiente para construir uma equipa tão forte como a que terminou a época de 2015/2016.

7 comentários:

  1. A sportinguiziação do Benfica, depois da estrutura chega aos adeptos e agora blogues...O lema deles:"Agora?é seguir e levantar a cabeça.."
    Não jogamos nada, somos humilhados na Champions por tudoe todos, ou sofremos goleadas de equipas da 3ª Divisão Europeia, ou porque se aposta num miudo de 18 anos sem 1(!!!!!!!!!!!) jogo profisisonal na Carreira e dá o maior frango da história da LC..somo chacota interna e externa, mas está tudo bem???Mas tão todos drogados???Esta equipa não vai dar nada, porque não se transformam maçãs podres em boas...ainda não deu para perceber???Quantas mais humilhações como a de ontem temos de sofrer para os adeptos abrirem os olhos?!?!?!!??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    2. Não somos chacota de nada. Ontem não foi humilhante. É apenas a normal ordem do futebol em que equipes mais fortes e economicamente mais pujantes acabam por ganhar. E tu, infiltrado, és verde ou azul ou nasceste ainda à pouco tempo.

      Eliminar
    3. Eu não digo em lado nenhum que estou satisfeito com o resultado. Estou satisfeito porque parece que finalmente Rui Vitória percebeu que tem de tornar a equipa mais coesa. Para mim já foi tarde mas mais vale tarde do que nunca. Se ele tivesse feito isto mais cedo se calhar neste momento estávamos em boa posição para passar o grupo.

      Já agora tens de explicar que humilhação é que aconteceu ontem. Perder com o Manchester é humilhante porquê? Já viste o dinheiro que eles já gastaram no plantel actual? Já viste os golos que eles sofreram num campeonato como o inglês?

      Quanto ao plantel se não vês potencial eu não posso fazer nada por ti. Para mim temos um potencial gigante. Enquanto Sporting e especialmente o Porto não vão melhorar muito mais do que aquilo que já mostraram, nós vamos melhorar e muito.

      Sinceramente não percebo este tipo de atitude. Por alguns iam 20 jogadores embora mais o treinador e vinham mais 20 e assim sucessivamente porque não se dava tempo para aparecerem resultados. Já fomos assim e viu-se o que aconteceu entre 94 e 2010 onde um treinador não ficava mais do que 1 época no clube.

      Eliminar
  2. Concordo com todo o post. Quanto ao Filipe Augusto irritam-me os comentários sobre o jogador de alguns "benfiquistas". Ele tem sido, só, um dos melhores jogadores nos jogos em que entrou.
    E espero que nos próximos jogos, mesmo para o campeonato, o RV jogue com o mesmo sistema. Estou um pouco menos pessimista. E não estou optimista porque não percebo o que se passa com a condição física dos jogadores. Alguém tem de pôr mão nisto. E o Pizzi...alguém lhe disse que a época já começou?

    ResponderEliminar
  3. .........eu sou de opinião que a estrutura do Benfica devia ter um preparador fisico "residente", ou seja fosse qual fosse o treinador que viesse o preparador fisico era o do Benfica......

    ResponderEliminar
  4. Como é bom ver que ainda temos benfiquistas confiantes no futuro da equipa! A época realmente não começou bem, mas nem tudo é assim tão mau. Temos um grande central para muitos anos e futuro capitão do Benfica; o guarda-redes belga, já se sabe que será grande, etc, etc. É que substituir Ederson, Semedo e Lindelof, só com muita sorte à mistura! Por melhor planejamento que a direção fizesse... Sei lá! Basta ver o Mónaco que também perdeu grandes jogadores. O Jardim fez milagres no ano passado, mas este ano ele tem de ser bruxo. Por exemplo, o Benfica podia ter trazido o Garay para resolver o problema da defesa, mas assim, talvez o Rúben Dias tivesse de esperar mais um, dois anos ou nunca. O problema mesmo é o azar do Jardel! Esse rapaz parece que já não vai lá! São muitas lesões! Quanto ao Diogo Gonçalves, gostaria de vê-lo como substituto do Jonas. Acho que o Jonas já não aguenta os 90 minutos e o Diogo é muito bom nessa função. Além disso tem facilidade de remate. O Benfica precisa de rematadores de longe.

    ResponderEliminar