quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

Como tudo muda em 3 jornadas!!!

Depois de estarmos a 7 e 5 pontos da liderança (12 no total) à 3 jornadas atrás estamos agora a 4 pontos. Bastaram 3 jogos complicados para os rivais e não ter surgido um apito amigo para que o Sporting na Madeira e o Porto em Alvalade e hoje em casa com o Rio Ave perdessem pontos. E não fosse essa protecção arbitral em muitos jogos como foram o Sporting vs Nacional, Sporting vs Estoril, Arouca vs Sporting, Nacional vs Porto e os quatro clássicos onde houve uma dualidade de critérios gritante contra o Benfica, nesta altura podíamos estar isolados na liderança. É que a estes jogos que falei temos de nos lembrar de outros como o Arouca vs Benfica, Benfica vs Moreirense, Braga vs Benfica ou Benfica vs Rio Ave onde o Benfica conseguiu ultrapassar essas dificuldades em alguns jogos mas não em outros.

Ainda assim o titulo continua difícil. O Sporting tem 4 pontos de avanço e ainda nos vai receber. Para além disso não tenho muitas dúvidas de que quando chegarem os jogos das competições europeias o Sporting irá desvalorizar esses jogos e o Benfica vai-lhes dar grande importância. O que nos pode valer são as dificuldades do Sporting com equipas que se fecham bastante e onde pelo menos 4 desses jogos foram ganhos nos últimos 5 minutos e muitos outros ganhos pela margem minima.

É por essa razão que o resultado de hoje do Sporting não me surpreende. O Sporting tem mais facilidade em jogar contra equipas que tentam jogar o jogo pelo jogo. Que arriscam. Jesus percebeu claramente qual é o ponto forte da equipa do Sporting. E faz uso disso. O meio campo com William Carvalho, Adrien e João Mário começado com Jardim e melhorado com Marco Silva está agora no seu pico com Jesus. Com Bryan Ruiz juntou critério de passe e inteligência mas depois do afastamento de Carrilo falta a explosão naquela equipa.

Quanto a Rui Vitória, cada vez que me lembro da equipa do Benfica no inicio de época e no que ela é agora considero de uma extrema injustiça a desvalorização do seu trabalho. No espaço de 6 meses Vitória conseguiu tornar um plantel com poucas soluções num bom plantel onde, quanto a mim, quase não precisa de ajustes. De Agosto até agora uma equipa que se dizia ser Gaitan, Jonas e mais 9 é agora muito mais do que isso.

Começou com Nelson Semedo e Gonçalo Guedes na ala direita. A certa altura quando Gaitan e Gonçalo Guedes começaram a decair de forma, Vitória decidiu devolver Pizzi à ala direita tornando-o num jogador que tanto equilibra a equipa como desequilibra as equipas adversárias na frente. Desde o jogo em Astana tem sido sem qualquer dúvida o nosso melhor jogador. Outro momento importante é quando Samaris parecia ser o único jogador válido para o meio-campo e perdemos esse jogador para o jogo de Braga. Vitória colocou Fejsa e Renato Sanches e desde aí têm sido as opções mais utilizadas. Outra palavra de apreço é para Lisandro e Carcela. Lisandro tem feito grandes jogos e Carcela é um desiquilibrador nato. Começa até a parecer difícil encaixar tantos jogadores nesta equipa.

Outro pormenor é que há um ano tínhamos no onze mais utilizado por esta altura da época uma equipa que rondava uma média de idades acima dos 30 anos. Hoje é uma equipa cada vez mais jovem e que se o seu grosso for mantido durante alguns anos vai ganhar muitos títulos.

No entanto e apesar disto tudo o Benfica faz-se de vitórias e Domingo na Madeira temos mais uma deslocação difícil. A quarta das 5 onde normalmente perdemos mais pontos nos últimos anos (Dragão, Braga, Guimarães, Alvalade e Nacional). Vejo sempre estes jogos não com o temor de perder pontos mas sim como a oportunidade de reforçar mais a nossa posição, ganhando confiança e enervando os nossos rivais. Basta ver o comportamento do Sporting depois das nossas vitórias em Braga e em Guimarães.

Vai ser um jogo muito dificil. Depois do comportamento de Manuel Machado na Taça da Liga não é difícil de prever que vão correr por 2 ou 3 jogos. Se juntarmos a isso a preparação que a comunicação social ao serviço do Sporting tem feito esta semana para a arbitragem desse jogo, então adivinha-se mesmo muito difícil. Não me admirava de ver por lá Artur Soares Dias, Hugo Miguel ou Vasco Santos (por esta ordem de probabilidade).

No Sporting vs Braga não tenho muitas esperanças que o Sporting perca pontos. Paulo Fonseca deve ir para Alvalade de peito feito a jogar de igual para igual. Se assim for vai perder. Para o Sporting vai mesmo ser um passeio nesse caso. Se fizer um jogo de contenção e de poucos riscos a apostar no contra-ataque tem hipóteses de conseguir levar pontos.

Vamos ver o que este campeonato vai dar. Neste momento está novamente emotivo e incerto. O Sporting tem vantagem mas como já se viu podem-se perder pontos onde parece inimaginável e podem-se ganhar jogos que parecem difíceis. É apenas isto que peço. Emoção até ao fim.

Sem comentários:

Enviar um comentário