segunda-feira, 15 de maio de 2023

Não lhes demos hipóteses

Foi um autêntico vendaval de futebol em Portimão. Fomos brindados com futebol espetáculo onde aqueles primeiros 20 minutos foram memoráveis. Vimos Nós mais futebol em 20 minutos em Portimão do que os tristes adeptos do Porto em 4 meses. Mas como o que a maioria deles gosta não é de futebol toda aquela arruaça no dia seguinte encheu-lhes o coração.

Artur Soares Dias bem tentou mas não dava para mais. Foi um amasso tão grande que nem deu para conseguir equilibrar o jogo com o seus malabarismos. Deixou no entanto mais uma vez a sua marca. Mais um penalty por marcar a favor do Benfica ainda com o jogo em 3-1. Só mais um lance para o infindável rol da dualidade de critérios ao longo da sua carreira.

Em Alvalade a falta de gratidão para com Tiago Martins foi chocante. Ao ponto de quebrarem o homem no final. Agarrar os árbitros, meter-lhes o dedo na cara, gritar-lhes e insultá-los a 10cm da cara deles tornou-se algo banal em Portugal. Foi Pepe com o Famalicão. É o Cãoceição e o Terrier Gonçalves todas as semanas. Foi o treinador do Braga na semana passada (aos 4:30 do video). E desta vez foi Adán. Tiago Martins não aguentou a constante berraria durante quase 100 minutos de jogo e expulsou-o. Noutras paragens estes comportamentos dão 8 jogos de suspensão. Por cá o melhor que vimos foi um segundo amarelo e uma provável despenalização por parte de algum dos juízes que fazem força pelo Sporting na justiça.

Antes da expulsão de Adan já Tiago Martins se tinha atravessado, com decisões descaradas, pelo seu Sporting ao manter Gonçalo Inacio (aqui e aqui) e Morita disponíveis para o derby. E mesmo assim andaram o jogo todo de volta dele. Ano após ano esta equipa do Sporting está a aproximar-se da do Porto. E isto vem da impunidade que ambas gozam. Também Ruben Amorim, que tem junto dos adeptos do Sporting mais crédito que o próprio Varandas, sem ter necessidade já se deixou imbuir no espirito anti-Benfiquista do clube. Numa altura em que ainda está a lutar pela Liga do Campeões arriscou perder já dezenas de milhões de euros para poupar jogadores para o Benfica.

No Dragão também houve espetáculo. Daqueles que eles gostam. A arruaça. A juntar a mais um erro de arbitragem inacreditável (se o Uribe não defendesse a bola ela ia sobrar para o jogador do Casa Pia com a baliza aberta), ainda tivemos a impunidade total dos jogadores do Porto, o habitual inicio da partida atrasado a juntar aos 22 minutos de intervalo e os insultos a árbitros e adversários. Esta gente comporta-se numa "Liga Profissional" como se estivesse no torneio de verão da aldeia e ninguém faz nada. Não existem palavras para o NOJO que isto já mete.

Por fim terminar com o Braga. Enquanto foi preciso fazê-los chegar ao jogo da Luz extra motivados era assim. Depois do jogo da Luz foi assim e assim. Tal como o Sporting, enquanto são úteis, o dono dá-lhes os restos. Quando deixam de ser úteis e passam a ser uma ameaça são descartados. É triste ver uma equipa que praticou tão bom futebol nesta época, que em condições normais a levava a ficar confortavelmente em segundo lugar e com entrada direta na Champions, acabar provavelmente em terceiro e calados a abanar a cauda enquanto vêm o dono a roubar-lhes descaradamente mais de 1 David Carmo (ou seja 20M).

Fica a faltar uma vitória para conquistar um dos campeonatos mais épicos da história do Benfica. Vencer um campeonato em Portugal é cada vez mais uma façanha heróica digna de perdurar na história por séculos e séculos.

1 comentário:

  1. Excelente.
    Em relação ao sexto parágrafo foi lindo de ver na sic a reação do isento jornalista joaquim Rita ao quarto golo do Braga.

    ResponderEliminar