quinta-feira, 28 de abril de 2016

Vamos ter calma...

Durante o dia de ontem com as sucessivas noticias de calotes do Sporting e as respectivas reacções de alguns Benfiquistas em blogues, voltei àquelas 3 ultimas jornadas de 2012/2013. Parece que a nossa vitória na sexta será uma inevitabilidade e que com estas noticias recentes do Sporting eles vão ruir nos próximos jogos.

Em 12/13 também o Porto ia jogar ao Nacional e Paços de Ferreira e recebia o Benfica. Nós recebíamos Estoril e Moreirense e íamos ao Dragão. Isto com 4 pontos de vantagem. Parecia no papo mas em futebol tudo pode mudar de repente. E não é preciso muito para que mude. Pode parecer que o Sporting não vai vencer os seus jogos mas pode vencê-los. E pode parecer que o Benfica vai vencer os seus mas pode não acontecer.

O jogo de amanhã com o Guimarães vai ser muito difícil. Com Sérgio Conceição ao comando da equipa o Guimarães apenas sofreu 1 golo nos 3 jogos (270 minutos) que fez com os grandes. Ele é inteligente e vai tentar adiar um golo nosso para colocar ansiedade na equipa. As malas andam por aí à muito tempo a circular e apesar de para o Guimarães ser um jogo para cumprir calendário, temos de esperar uma equipa que vai jogar como se do jogo do titulo se tratasse. Nos últimos 5 jogos sentimos bem isso na pele. O adversário teoricamente mais difícil foi o mais fácil porque a sua motivação estava mais no jogo da Liga Europa. Depois Boavista, Académica, Setúbal e Rio Ave foram autenticas batalhas. E com o Octavio muito calado é de desconfiar que ande ocupado em patifarias.

Depois é preciso contar com Bruno Paixão. Se este campeonato ainda está em discussão deve-se mais recentemente a ele por ter validado (neste caso o seu assistente) um golo em claro fora-de-jogo e perdoado duas expulsões ao Sporting no Moreirense vs Sporting. Depois de tudo o que já vi nesta época não me admiro que ele saque um coelho da cartola.

Em relação ao clássico parece-me que o Sporting irá vencer. O Porto está muito debilitado e o estilo de jogo de Peseiro é o que o Sporting gosta. A não ser que algo de anormal aconteça como aquela exibição de Casillas na Luz penso que vão vencer o jogo.

É por tudo isto que eu acho que devemos continuar focados. Não devemos pensar que está ganho. Acredito que jogadores e equipa técnica estejam avisados mas mesmos nós adeptos temos de ter calma. Se por exemplo o golo com o Guimarães não aparecer cedo, os adeptos não devem ficar impacientes como aconteceu no jogo com o Setúbal mesmo com a equipa a vencer.

Vamos lá manter a humildade e a concentração que nos trouxeram até aqui. Dessa forma vamos estar mais perto do 35.



2 comentários:

  1. http://benficavencedor1904.blogspot.pt/28 de abril de 2016 às 08:14

    100% de acordo!

    ResponderEliminar
  2. Meu caro, concordo em absoluto. Ia escrever uma coisa parecida mas tu basicamente disseste tudo. Tinha inclusivamente já pensado na similaridade entre a recepção ao Estoril na jornada anterior à visita ao dragão e na recepção ao Vitória na véspera da visita do Sporting ao dragão. Achávamos que a vitória na Madeira tinha resolvido o campeonato, pois depois só faltava ganhar ao Estoril em casa para ir ao dragão à vontade, podendo até perder esse jogo sem perder a liderança. O que se passou depois todos recordamos. Agora muitos pensam que a vitória em Vila do Conde foi o mais difícil e que só falta ganhar em casa ao Guimarães antes do Sporting ir perder ao dragão e ficarmos campeões. Ora, pensar assim é muito perigoso, não apenas por, como assinalas, o Sporting ir provavelmente ganhar como também por o jogo com o Guimarães não estar ainda nada ganho. É preciso abordá-lo com absoluta concentração.

    abraço

    ResponderEliminar