quarta-feira, 15 de junho de 2022

O problema é só mesmo do Everton?

Everton é hoje em dia considerado um dos maiores flops do Benfica. Eu não sou tão drástico nessa avaliação. Em termos de números Everton não esteve muito longe de alguns dos melhores jogadores sul americanos que jogaram no Benfica na última década. Para dar um exemplo escolhi Gaitan para comparar os números de ambos nas 2 primeiras épocas de Benfica.

  • Gaitan teve 13G e 27A em 6456 minutos. Participação num golo a cada 161M
  • Everton teve 15G e 18A em 5755 minutos. Participação num golo a cada 174M
É mesmo assim um flop tão grande? Para mim o problema de Everton foram por um lado as espetativas que se criaram em seu redor e por outro o custo e o ordenado que aufere (2.2M líquidos). Houve ainda o pormenor de nunca ter tido férias enquanto cá esteve. Ainda assim acredito que noutro Benfica teria rendido o dobro do que rendeu porque no Benfica dos últimos 2 anos apenas jogadores fortes na profundidade é que conseguem ter rendimento. Só Seferovic, Rafa e Darwin tiveram sucesso porque somos obrigados a jogar como uma equipa pequena.

Jogadores com as características de Everton, Waldschmidt ou Pizzi precisavam de uma equipa forte atrás de si. Precisavam de ter liberdade. De ter confiança para arriscar um passe ou um drible. De ter algum espaço entre linhas seja por recuperações de bola altas ou por desgaste dos adversários. De ter mais bola em zonas de decisão. O futebol de zero risco para estes jogadores é fatal. Como escrevi no post que está no link nada disto acontece quando temos determinados jogadores em campo. Em especial Weigl. E para corroborar a minha opinião basta ver o rendimento dos 3 jogadores citados sem Weigl em campo. E tenham em conta que Weigl foi dos jogadores mais utilizados. Portanto, sem ele estamos a falar no mínimo, de apenas 1/4 dos minutos de jogo totais.
  • Everton: 7G e 6A num total de 15G e 18A
  • Walshmidt: 10G e 1A num total de 12G e 3A
  • Pizzi: 11G e 6A num total de 18G e 10A
Entre os 3, mais de metade dos golos em que participaram foram nesta condição e em muito menos tempo de jogo. É só mais uma coincidência?

Sendo David Neres um jogador com as mesmas características dos jogadores mencionados. o resultado não será muito diferente. Com a agravante de a ultima grande época dele ter sido em 18/19 (12G e 15A em 50 jogos) quando o Ajax esteve a um passo de ir a final da Liga dos Campeões. O problema é que desde aí tem caído a pique. Nas últimas 3 épocas tem 3770 minutos e está parado a 6 meses.

Ainda percebia uma troca por troca mas com uma redução substancial da massa salarial. O problema é que David Neres recebia 2.7M liquidos no Ajax (não consegui encontrar quanto recebe no Shaktar) e não deve baixar muito disto. Como único fator positivo para a troca só vejo mesmo "recuperarmos" algum dinheiro da venda do Pedrinho. De resto são só pontos negativos.

Para finalizar eu não me oponho a uma saída de Everton porque tenho noção do grave problema que temos a nível salarial. Aliás, penso que tenho eu mais noção do que a própria direcção. Mas existem várias formas de colmatar a sua saída. E se for para manter este problema mais vale estarmos quietos.

20 comentários:

  1. Aquilo que já disseste e somos todos da mesma opinião: até se resolver o problema chamado Weigl, não há volta a dar a isto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não. Quando a manta é curta puxas para um lado mas vais destapar do outro. Pegas num Rafa e metes-o a fazer piques para dobrar o trinco e ele rebenta a meio da época. Pegas num Gonçalo Ramos para ser mais médio do que avançado e depois ele não consegue ser o goleador que realmente é. E por aí fora. Eu sinto uma revolta desta m**** toda que nem imaginam. Estão a rebentar completamente com o clube.

      Eliminar
  2. Eu não acho que seja flop ,só que não se adaptou e é um jogador lento ,tive pena do waldshimit que era um bom jogador mas depois de sair com as declarações que fez na Alemanha que era só jogar e treinar diz tudo,o nosso problema será o Weigl mas quem pega nele? Emprestado já seria um bom negócio com opção compra obrigatória seria o ideal.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na minha opinião o Waldschmidt também não queria nada com isto. Tinha jogos que andava com uma atitude de m****. Mas a verdade é que foi o caso mais gritante de rendimento com e sem o compatriota em campo. Mas esta atitude dele demonstra que ali não se consegue motivar os jogadores. Parece que ninguém quer ali estar.

      Os jogadores não são burros. Eles sabem quanto ganha cada um. Sabem que existem jogadores a titulares por obrigação, etc. No Benfica não se procura criar uma equipa. Com o Rui Costa vamos ter sempre isto. Um amontoar de "vedetas". Quantas mais melhor. As chamadas trutas. Aqueles que quando eu jogava a bola eram designados de chulos da bola. O Rui Costa acha que é assim que se controi equipas. E pelos vistos não vai olhar a meios para encher o balneario de jogadores destes.

      Eliminar
  3. Isto é gozar connosco à grande! É Éverton e Rafa que querem despachar?!?!?!
    Em vez de despacharem o mono, querem despachar Rafa, ficando nós sem campeões na equipa. Sem campeões e sem um desiquilibrador exímio como não há muitos. Incrível!!!
    A acrescentar a isso também querem despachar o Ramos, quando pela forma de jogar até é um excelente avançado para a táctica do Schmidt! Ou seja despacham todos menos o que deveríam despachar, incrível!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O que é mais triste é que eu até posso entender a saída do Everton tendo em conta o salário. O problema é que já li por aí que o Neres vem com um contrato de 5 anos e a receber perto de 3M liquidos (mais de meio milhão que o Everton). Se isto acontecer é um escândalo oferecerem um contrato destes a um jogador que nas últimas 3 épocas nem 4000 minutos de jogo tem. Isto dá uma média de 15 jogos por época. É absolutamente vergonhoso o que estão a fazer ao Benfica.

      Eliminar
  4. Everton é da mesma cepa do weigl, cepa Ameliana.

    Benfiquista a sério

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na minha opinião não. Não rendeu o que devia dado o salário mas pelo menos dele ainda nos lembramos do jogo com o Braga esta época. Da final-four da Taça da Liga que foi ele e pouco mais. Do golo que marcou ao Porto na época passada na Luz e da exibição nessa época contra o Sporting também na Luz. E teve mais uns jogos aí pelo meio que chegou a mostrar porque é que o contratamos. Não foi é regular. Mas ninguém vai ser enquanto tivermos um meio-campo destes.

      Eliminar
    2. Sim, é verdade. Do Cebolinha ainda nos lembramos de um ou outro jogo decente, do(s) outro(s) (não é preciso dizer quem) temos que nos esforçar para lembrar.

      Eliminar
    3. Mas isto é o que eu pergunto a muita gente. De quase todos os jogadores nos lembramos daqueles jogos em que eles partiram a louça toda. Até o Grimaldo tem jogos a nivel ofensivo desse género. Agora de Weigl? Temos alguma grande vitória onde ele claramente se destacou de todos os outros? Um jogo em que ele tivesse limpo o meio campo todo ou tenha metido a equipa a jogar muito a bola? Não. Nada. A não ser que queiram contar aquele jogo com a BSAD contra 9.

      Eliminar
  5. Não vai sobrar ninguém... até porque em equipa que ganha (com um bom meio campo) não se mexe (menos transacções, logo menos comissões), e em equipa que não ganha (com um mau meio campo) mexe-se e muito (maus transacções, logo mais comissões).

    O Weigl só vai sair do Benfica quando já não houver um único gajo de jeito para vender. Vejamos as coisas pela positiva, já falta menos, talvez uns 5 ou 6 anos até que ele saia. O Weigl e o "sócio" dele, o Grimaldo, que é outro que todos os anos é transferido mas fica sempre no plantel.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Depois de anos e anos de namoro com o Napoles como é que eles ainda não aproveitaram para vir buscar o Grimaldo? Tanta gente iludida com alguns jogadores. Ninguém questiona porque é que um Weigl veio cá parar e porque não tem propostas. Ninguém questiona porque é que o Neres foi parar ao Shakhtar e esteve estes meses todos a nossa espera. E se o Gotze ainda aqui acabar ninguém vai questionar o porquê mesmo sabendo que ele está a espera de outras propostas. Somos os tipos mais fáceis de engrupir no mercado.

      Isto nos próximos anos vai ser como estás a dizer. Um rodizio de jogadores. Tal como nos tempos do Vietnam. Eu nestes mercados já só estou a espera para perceber quem vão ser os culpados pelas pobres exibições de Weigl. Este ano vai ser renhido. Como é só gajos com hype a entrar é dificil perceber quais vão ser os primeiros a levar nas orelhas e consequentemente a saltar da equipa. Daqui a umas semanas sou capaz de fazer uma lista de previsões.

      Eliminar
  6. E o merdaweigl continua... Assim como "grimaldinho"... mais um ano a penar...Então, nem Bruno Lage, nem Jorge Jesus os querem?? Fico cada vez mais convencido que jogam por causa das putas das mensagens ao mercado e por outras coisas... ninguém lhes vai pegar e ainda vamos renovar com os maiores cancros dos últimos anos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como li num comentário no blogue do Coluna é mais fácil vender um pente a um careca 😂 Mas já que estamos numa de assumir perdas noutros jogadores então que façam o mesmo nestes.

      Eliminar
  7. o lille quer 20 milhoes pelo RENATO SANCHES, o milan só dá 10. está na hora de o BENFICA agir e DE O contratar .

    1.º OFERTA: troca directa pelo weigl
    2.º oferta: se lille não quiser nem weigl : seferovic.
    2.º oferta, se lille não quiser weigl nem seferovic: troca directa pelo RAFA

    benfiquista a serio

    ResponderEliminar
  8. Obrigado por estes artigos. Infelizmente , a coisa alemã continua e a malta parece que nao tira as palas. Tem mesmo que se pagar uns 10 milhoes para ele sair porque ng o quer, só o Benfica é que papa o grupo do Weigl.

    ResponderEliminar
  9. O Everton foi realmente um flop total. Nunca mostrou qualidade para jogar no clube. Quando muito uma ou outra jogada que deu golo, que é coisa que qualquer jogador banal mostra.
    Nada tem que ver com "aqueles" brasileiros que estavamos acostumados a ter por cá. Tecnicamente fraco, nervoso e banal. Os números não podem negar isso.
    Agora, o que não se entende é negarem o flop que tem sido o Weigl.
    Sobretudo cansa ver jogos em que a cada golo que sofrremos, as tvs e alguns adeptos do Benfica de Cascais optamos por ver frangos do Vlachodimos, fífias de Otamendi, de todos menos do óbvio.
    Quem não se lembra da polémica que inventaram quando Taraabt não correu o máximo aquando do golo do porkismo na Luz, isto quando já passavam dos 90 minutos, num jogo que foi brutal desde o início e sabendo-se que o marroquino desgasta-se muito logo no início do jogo?
    Weigl não se faz à bola nunca, a não ser o passinhos à Ferro com que anda em direcção à bola e isto desde o início do jogo. Nunca vi ninguém a criticá-lo por isso, mas de subito os adeptos do Sport Cascais e Benfica recordaram-se que é preciso um jogador de 33 anos ter pernas para correr aos 90 e tal minutos de um jogo fisicamente brutal contra uma equipa de dopados.
    Fosse o Weigl e ainda iam dizer que tem uma magnífica leitura de jogo e estava a "acompanhar com os olhos" o jogador porkista e que a culpa era dos centrais se deu golo...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nesse golo do Porto vai ver quem é que estava com o Zaidu no canto a nosso favor. O que aconteceu é que o Zaidu e mais 2 ou 3 deles numa bola perdida acreditaram que um jogador deles ia chegar primeiro e arrancaram logo. Os nossos e quem estava com Zaidu ficaram a espera que o Taarabt chegasse primeiro para não terem de se cansar. Assim que o jogador do Porto chegou primeiro a bola que o Taarabt acabou-se.

      E depois foi essa ideia mágica de o Taarabt ter andado praticamente um mês sem jogar por causa do Ramadão e nesse jogo decidiram metê-lo a fazer 90 minutos. Depois admiram-se que ele não tivesse pernas naquele lance

      Eliminar
    2. PluribusUnum
      Partilho da sua leitura sobre esse lance do Taarabt

      Benfiquista a sério

      Eliminar
    3. Sempre vi que o Taraabt estoura por volta dos 65-70 minutos. É um jogador raçudo, que dá tudo pela equipa e por isso estoura cedo. Tem já quase 33 anos e claro também o Ramadão não ajudou em nada. Fosse o Weigl que faz isso jogada sim, jogada sim e nunca os adeptos do Cascais, Betos e Benfica diziam nada. Foi revoltante ver a turba de imbecis do Isntagram a revoltarem-se por um jogador de 33 anos que nunca foi um 8 de raiz a colapsar fisicamente aos 90 e tal. Já o bailinho do Weigl que consiste em andar a passo ou ler com os olhos cada arrancada no meio-campo "é uma forte leitura de jogo" e "um médio moderno". Já me chegaram a chamar de parolo por ter nostalgia de um Benfica com jogadores como Mozer, Veloso, Carlos Manuel e outros.
      Absolutamente patético a falta de benfiquismo e sentido de competição que alguns sectores do clube mostram. Creio que tem que ver a entrada do jet set de Cascais no clube, os quais só querem ver corações fofinhos a serem exibidos após o jogo ao invés de verem o Benfica a ganhar.

      Eliminar