sábado, 4 de junho de 2022

Gotze

Mário Gotze foi um extraordinário jogador. A certa altura um dos melhores do mundo. Tem uma carreira recheada de títulos. Mesmo depois do problema crónico que lhe foi diagnosticado e com todos os problemas físicos que daí advêm continua a ser um bom jogador.

Eu percebo que emocionalmente é apelativo contratar um jogador destes mas é preciso ser racional. Eu sei que na última época fez bastantes jogos mas se formos a ver as ultimas 7 épocas só por uma vez isso aconteceu. Nestes 7 anos tem uma média inferior a 30 jogos por época. E é um jogador que provavelmente tem de ter um plano de treino especifico e tem de ser protegido durante os jogos.

Será que já não temos jogadores destes suficientes. Só neste último ano jogamos a primeira fase da época com 3 centrais para disfarçar o problema Weigl. Nessa altura o trabalho dele era repartido pelos centrais, João Mário e até Rafa que muitas vezes tinha de o dobrar. Já na segunda parte da época era um goleador como Gonçalo Ramos que tinha de fazer mais de médio do que de avançado. Até os laterais ia dobrar. Como é que se encaixa então 2 jogadores como Weigl e Gotze (a juntar aos centrais lentos) numa equipa que tem de fazer pressão alta? Até mesmo com Sangaré no PSV este era um problema deles. Sofriam muitas transições.

Depois vem o ordenado. Recebe 3M limpos no PSV. Dificilmente o jogador aceita descer o salário em mais do que 500m e dificilmente aceita um contrato inferior a 3 anos. Com um contrato de 3 anos a receber 2.5M limpos e pagando a sua clausula, seria um custo de 20M para uma utilização espectável de 30 jogos/época e sem qualquer retorno financeiro no final.

Portanto imaginem que os salários do melhor marcador do campeonato (Darwin com 26 golos) e do jogador com mais assistências (Rafa com 16 assistências) juntos são pouco superiores ao que Gotze vinha auferir. Gotze que na Liga Holandesa, onde não apanha tantas equipas fechadas como aquelas que aqui terá, marcou 4 golos e fez 4 assistências. Nós por pouco mais dinheiro tivemos 2 jogadores que em conjunto fizeram 34 golos e 20 assistências. Estão a perceber do que estamos a falar aqui?

Há 2 anos atrás tivemos uma grande lição chamada Cavani. Para vir queria 5M limpos ao ano (e até podiam ser os mesmos 3 que Gotze recebe que ia dar ao mesmo), 3 anos de contrato e um prémio de assinatura. Isso implicaria um custo de mais de 30M sem qualquer retorno financeiro. No final acabou por vir um miúdo da segunda divisão espanhola por 24M e a receber a volta de 1/3 do que Cavani queria por ano. Ao fim de 2 anos esse miúdo rendeu mais do que iria render Cavani já nesta fase da carreira, custou ao Benfica a volta de 30M e existe a perspetiva de o vender acima dos 80M. Ou seja com um miúdo chamado Darwin tivemos mais rendimento do que teríamos e +50M nos cofres. Com Cavani teríamos menos rendimento e -30M nos cofres.

Estão a perceber a diferença? Estão a perceber porque é que eu bato aqui tantas vezes na tecla de não olharem a nomes mas sim a rendimento? Se não temos um scouting que com 20 milhões consiga arranjar algum jogador com maior rendimento do que aquele que o Gotze trará e sem problemas fisicos, então não estão cá a fazer nada.

Chega de meios jogadores que recebem como se valessem por 2. Giram o Benfica de forma racional e não de forma populista. Giram o Benfica para vencer títulos.

15 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado. Era lapso. Está corrigido. Para quem não sabe a Eredivisie foi até a Liga com maior tempo de jogo útil.

      Eliminar
  2. Tal e qual, o Benfica de hoje em dia, só quer trutas, como dizes e bem para alimentar fontanários e continuar na sua política populista. Depois de anos em que tentávamos trazer jogadores com potencial que como tinham muito a provar deixavam a pele em campo, mudou-se a agula para um clube de jet-set. Incrível. Depois desperdiçamos tanto talento que existe por aí (pensei que fosse para isso que servia o scouting, para descobrir diamantes escondidos...), mesmo na Liga portuguesa e mesmo nas nossas equipas.
    Imagino o nível que não tería hoje Florentido se lhe tivessem sido dados 2 anos de borla para ganhar experiência e calo. Despacha-se Pizzi, prefere-se não se fazer o esforço para trazer Horta, vai-se desperdiçar Paulo Bernardo (tendo de jogar com Weigl decerto vai-se desvalorizar e perder, basta ver a sua "des-evolução" neste ano) para gastar uma pipa de massa em Gotze. Chuta-se Gabriel e despreza-se Florentino e não se investe nem em Al Musrati nem em Sangaré (tudo fazem para não satisfazer a exigência de Schmidt, assim como o haviam feito com Jesus) para continuar a sofrer com Weigl, o fofinho do meio campo, a coqueluche, o filho do patrão.
    É este o Benfica das coqueluches, enfim...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Florentino se tivesse tido as últimas 3 épocas de titularidade garantida como o Weigl teve valia hoje milhões. Não houve paciência nem espaço para um miudo de 20 anos jogar e poder errar mas existe isso tudo para um tipo que veio para aqui com 24 anos rotulado de craque e sendo o mais bem pago de sempre. E ainda estão a espera do treinador, sistema e colegas que o façam render.

      É ridiculo o que se passa no Benfica. O Sangare é o tipo de jogador que o scouting do Benfica devia descobrir antes de ele chegar ao PSV. Era o tipo de jogador que deviamos ter ido buscar ao Toulouse por 7M. Mas mesmo assim e já sendo um jogador com muito mercado é um investimento muito menor dar 30M por um Sangare do que ir pagar 5M pelo Gotze e pagar-lhe 3M limpos por ano. Com um têm quase garantidos 40+ jogos por época a rasgar e retorno financeiro daqui a 2/3 anos. Com o outro talvez dê para fazer 30 jogos a ser gerido com pinças e sem qualquer retorno financeiro depois.

      Mais uma vez já se percebeu. Para central e trinco não vem ninguém. Para defesa esquerdo veio um jogador a custo zero (que até me parece ser um jogador competitivo). Mas são 0M gastos para as 3 posições prioritárias. Para o que não é prioritário já parece haver dinheiro. Depois chegam a Janeiro e ficam todos surpreendidos por já estarmos fora da luta pelo titulo.

      Eliminar
  3. Gotze, não. O gotze é outro weigl, já não tem intensidade nem agressividade.
    Venha é o sangare (prioridade) e o gapko (se for possível).

    A prioridade deveria ser reforçar o meio campo com sangare e musrati ( ou outro do mesmo estilo), 1 guarda-redes ( vender Ody e comprar o Luiz Júnior) e andamos a contratar médios ofensivos ( gotze) e avançados (horta, musa)?

    Oh Rui Costa vai gozar com o carvalho.

    Benfiquista a sério

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Gotze não é um Weigl. Mas pura e simplesmente não vale o que vamos pagar por ele. Vamos pagar nome e não rendimento. Se estivessemos a falar de ele vir receber 1M ou 1.5M já na loucura. Se tivessemos uma espinha dorsal da equipa forte que o protegesse. Se viesse para ser mais um jogador de rotação de plantel em vez de mais uma figura de proa. Se fosse isto tudo era muito bem vindo. Assim não. É desperdiçar dinheiro e hipotecar titulos.

      No primeiro semestre tivemos 30M de prejuizo mesmo com premios da Champions. Sem esses prémios, com a massa salarial atual, teriamos perto de 80M de prejuizo em 6 meses. No final do ano seriam muito mais de 100M. Agora é multiplicar isto por 2/3 anos dos contratos que temos com esta malta mais bem paga. Em 2/3 anos são a volta de 400M que têm de ser feitos em receitas extraordinarias (prémios Champions e venda de jogadores) para não termos prejuizos. Nós em vez de estarmos a baixar a massa salarial ainda a vamos aumentar. Se não passarmos as pré-eliminatórias vai ser um desastre.

      Eliminar
    2. caro PluribusUnum,

      é muito facil diminuir a massa salarial basta ser firme tomar as seguintes decisões:
      - não contratar jogadores com mais de 24 anos, contratar apenas jogadores com possivel retorno financeiro
      - não pagar mais que 3 milhoes brutos em futuras contratações
      - reunir com os empresários dos jogadores a dispensar (todos que ganhem mais de 3 milhoes brutos (prioritarios) e que já se viu que não servem como weigl, cebolinha, pizzi, grimaldo, vertoghen, seferovic, joao mario e outros que nada acrescentam como andre almeida, gil dias, chiquinho, etc, etc) e dizer-lhes claramente que estão dispensados e irão treinar à parte durante o tempo que falta de contrato.
      tenho a certeza que nenhum quererá acabar já a carreira, por isso, iriam fazer de tudo para arranjar um novo clube.
      tem é de haver coragem para tomar decisões e não empurrar os problemas para a frente ou esconde-los debaixo do tapete

      benfiquista a serio

      Eliminar
  4. O gotze foi muito bom em 2014, concordo. O rami que esteve no Boavista o ano passado tb foi campeão do mundo pela França e no bessa jogou 2 ou 3 jogos.

    No Benfica reina a incompetência ou quiçá a sabotagem, pois é difícil fazer tanta asneira no passado recente e continuar nessa cavalgada no presente.

    É difícil ver o óbvio?

    Benfiquista a sério

    ResponderEliminar
  5. Jogou-se com 3 centrais por não termos como deixar de fora um deles.

    ResponderEliminar
  6. 1º Vocês andam a arrastar esta novela do Weigl já à tempo a mais.....desde quando o Weigl é que é o problema??....o problema é fácil de perceber qual é, o Weigl é macio a defender correto, mas na transição defesa ataque não existe melhor médio que ele em Portugal, tivesse o Palhinha a capacidade que o Weigl tem na transição em criar condições para a equipa atacar em equilibrio e o Sporting este ano tinha outra vez dado rabuçado a todos na liga.
    Mete um Trinco como deve ser ao lado do Weigl e a equipa fica equilibrada, fácil.....repara nas prestações do Weigl contra equipas que jogam sem "afundar o meio campo"....contra o Liverpool em ambos os jogos foi dos melhorescontra Sporting e Porto foi dos melhores....que culpa tem o rapaz que o Benfica não tenha um trinco em condições.

    Já agora oportunidades com fartura teve o Florentino mas entre lesões e alguns problemas de encaixe na equipa.....quantos jogos fez o Florentino nas ultimas 3 épocas, a culpa foi só do Lage e do JJ??
    O próprio Florentino admitiu que estava sem confiança e que precisava de dar um passo atrás, este ano retorna na pré época vamos a ver se o Schimdt o mantem na equipa.
    Mas sim continua a faltar um trinco posicional, porque um médio defensivo é uma coisa, outra é um trinco.....

    2º Gotze tal como Aimar, tem situações clinicas "complicadas" o Aimar tinha recuperado de quase 2 anos de paragem devido a Meningite quando chegou ao Benfica, essa paragem perdeu massa muscular velocidade, não perdeu a qualidade mas passou a ter que contar melhor os minutos de jogo, Gotze é mesmissima coisa, com a diferença de que nem parou assim tanto tempo como o Aimar, portanto não teve perdas de massa muscular, tb não perdeu qualidade, apenas perdeu poder de recuperação de fadiga, demora mais tempo a "oxigenar" o sangue, a bem que faz 90 minutos ou 2 jogos seguidos a 70m cada.
    Dai se querer comprar tb o Horta e se querer manter a todo o custo o Gonçalo Ramos, mais que uma opção de qualidade absoluta para cada posição de campo.


    Teres jogado com 3 centrais serviu apenas para justificar a compra do Lucas Verissimo e para manter o Everton para render

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Weigl é problema desde que o Benfica ganha 20% a mais de jogos sem ele do que com ele. E desde que lhe paga 3M limpos ao ano mais 100 mil a cada 10 jogos e ele nem 1/10 desse dinheiro justifica. Ele tem apenas uma coisa onde é bom. É quando estamos sobre pressão perceber por onde pode sair a bola. Em tudo o resto é do nível de equipas do meio da tabela da nossa liga. E estou a ser simpático. Agora tem de jogar a 8 não é? Um tipo que não é agressivo, não conduz a bola, não aguenta o choque, é lento, etc. Que grande 8 deve dar. Sabes qual era a posição ideal para ele? Era a 12.

      Eu não defendo que o Florentino devia ter sido titular nestes últimos 2 anos e meio. Se houvesse melhor devia jogar outro. Agora o que eu sei é que se lhe dessem a carta verde que deram a Weigl nestes 2 anos e meio ele não estaria atrás dos jogadores para a mesma posição dos rivais. O que eu sei é que teria feito a posição muito melhor do que Weigl por 1/5 do salário e nesta altura teria mercado. Algo que Weigl parece não ter.

      Sobre o Gotze estás a dizer que achas bem ir pagar 2.8M limpos em 3 anos por um tipo que vai ter de andar a ser gerido com pinças. Tens noção que o Darwin e o Rafa juntos recebem pouco mais do que esse valor? Achas bem investir mais de 20M num "meio jogador" que não vai dar qualquer retorno financeiro? Achas bem andarmos a pagar nome em vez de rendimento?

      Para finalizar o Lucas Verissimo apenas veio porque o Jesus teve quase de partir a casa toda. O Rui Costa e o Tiago Pinto na altura ignoraram o pedido e foram buscar o Todibo contra a vontade dele. Por pouco não o perdemos para o Porto. Depois de chegar a sua titularidade devia ser indiscutivel. Seja em que esquema fosse. Se fosse essa a razão de ter mudado para 3 centrais então teriamos voltado ao 4-4-2 quando se lesionou. O 3-4-3 / 3-5-2 foi para disfarçar os problemas defensivos de Weigl e Grimaldo. O próprio Jesus disse várias vezes que esse sistema era melhor para o Weigl. E uma coisa é certa. Foi nesse sistema que melhores resultados conseguimos com Weigl dentro de campo. Não foi é suficiente. E duvido que com Weigl dentro de campo algum treinador consiga fazer melhor do que fez.o Jesus.

      Eliminar
    2. Pluribus se o Weigl jogar como médio amais recuado é obvio que ele, dada a escola Alemã ser nisso exemplo, vai ser sempre mais comedido, vai procurar mais rodar bola ao inves de progredir com ela, repara no jogo em que ele marca ao Sporting pelo Dortmund, estava a jogar como duplo pivot defensivo num esquema de 3 médios, ai sim ele procura progredir porque tem de o fazer num esquema de 2 médios apenas onde um é o Taarabt ele não pode errar, logo procura a transição pelo passe rápido. Volto a dizer cravas com um bom trinco ao lado dele e vais ver a qualidade a sair lhe dos pés. Lembraste do André Gomes quando surgiu e o JJ metia o a 6 e toda a gente se queixava que o puto não sabia defender que era permeavel fraco fisico etc, o puto fez 3 ou 4 jogos a jogar como falso 8 (mais perto do avançado) e num desses jogos da tamanho Bigode ao Porto que ainda hoje nos recorda-mos, e no entanto era lento e pouco agressivo.

      Mas oh Pluribus achas mesmo que o Weigl aceita de bom agrado esta "carta verde", mas lá está tem que papa-la porque os valores economicos falam mais alto, mas estou em querer que tivesse Weigl poder de escolha a muito que tinha escolhido preferencialmente jogar com um trinco puro ao lado.

      Qualquer jogador TOP tem e deve de ser gerido com pinças, até o Jonas, o Fejsa e até o Gaitan que recebiam menos era assim.
      Mas deixa só te informar que estás equivocado numa coisa.....o Gotze na epoca que acabou fez 51 jogos mais de 6mil minutos 11 golos 11 assistencias.
      2.8 milhões época por um jogador que embora esteja um pouco afastado daquilo que se almejava (ser um sombra de Messi) dele nos seus 23 anos e que neste momento se encontra num nivel semelhante ou se calhar ate melhor que Eden Hazard..........onde assino o cheque mesmo???

      Para finalizar onde é que um esquema de 3 centrais onde é utilizado um 2 medios a par no meio campo protege no quer que seja o Weigl, explica lá, foi o JJ que disse....??, lol o mesmo que disse tem de nascer 30 vezes....lol, nem ele mesmo "acradita" nisso...querias proteger o medio mais defensivo e o medio ala a tatica era o 3-5-2 que nunca mas nunca foi utilizada a nao ser na champions, contra o Barça por exemplo em que acho que o Rafa jogou como medio mais ofensivo e ao fim de meia hora lesionasse, mas lá esta exemplo perfeito, jogo em casa contra o Barça, jogas com 3-5-2 e das tamanho Bigode ao Barça que envergonhaste ate os Madrilenos....no entanto o Barça so tem bola quando o Benfica perde fulgor na 2a parte, porque?
      Porque tinhas o meio campo a rodar marcaçoes e apenas o Weigl tinha marcaçao certa, apenas e só sobre o homem mais perigoso o de De jong, no entanto repara no que fez De Jong nesse jogo.
      JJ nunca confiou na defesa nem no meio campo então tentou remendar com a adaptaçao do Diogo e com um 3º central....mas o problema do benfica continua e a falta de um trinco posicional, o homen que feche entre os centrais e que permita ao 2º medio assumir bola, e este assumir bola nao pode ser um jogador como Taarabt que por vezes apaga lhe o cerebro, tem de ser um jogador que saiba acelerar e pausar o jogo apenas pelo passe...


      Só um aparte, eu cresci a ver Mathias Sammer e Riquelme a jogar a bola, ambos lentos como lesmas, no entanto quer Sammer como medio "trinco" e até central ou Riquelme como medio ofensivo ou nº8 foram jogadores de eleição e classe mundial tudo porque dos seus pes saia bola redondinha e eles sabiam sempre onde estar no momento seguinte mesmo indo devagar.
      Sammer nunca chega a sair do Dortmund (acho) e Riquelme esteve no Barça um par valente de epocas e nunca foi compreendido e volta a Argentina ainda com 20 e alguns anos.....os jogadores jogam, mas o treinador tem de saber o que fazer com eles, por alguma razao o Ramos rendeu o triplo com Verissimo do que rendeu com JJ

      Eliminar
    3. Por favor não comparem o Weigl a Riquelmes ou Mathias Sammers. Nem sequer a André Gomes que no jogo que falas até jogou a 6. Andam a ver qualidades onde elas não existem.

      Depois já tudo foi experimentado no Benfica com ele. 4-4-2, 4-2-3-1, 4-3-3, 3-4-3, 3-5-2 com múltiplos parceiros (http://pluribusunum7.blogspot.com/2022/05/a-decisao-mais-facil-em-termos-de-gestao.html). Eu sei que o argumento é que eram todos cepos mas é incrível como muitos dos cepos sem ele conseguiram vencer campeonatos. Fica aqui outro jogo contra o Guimarães (http://pluribusunum7.blogspot.com/2022/01/o-tal-benfica-vs-v-guimaraes.html) em que ele jogou num duplo pivô com Gabriel e com o Chiquinho a frente de ambos tal como tu dizes que é onde ele pode render. Podia ter sido expulso por 2 vezes. Em meia hora o Guimarães teve 4 oportunidades flagrantes de golo. Saiu para entrar o Florentino e a equipa parecia outra.

      Em relação ao 3-4-3 ser formatado para o proteger fica aqui um post que fiz de um jogo contra o Maritimo. http://pluribusunum7.blogspot.com/2021/12/a-grande-exibicao-dos-trincos-do-benfica.html. Vê como eram os centrais a saltar para o meio campo e como o Rafa tinha de andar muitas vezes a fazer dobras ao Weigl. Vai ver o primeiro golo do Benfica contra o Barcelona. Vai ver quem é que teve de fazer um sprint para ir dobrar o Weigl e recuperar a bola.

      Em relação ao golo pelo Dortmund contra o Sporting quantos mais ele fez iguais na carreira? Se ele lá jogava dessa forma porque é que isso não se traduzia em golos e assistências? Porque é que acabou lá a central?

      Mais uma vez ele é mediocre na esmagadora maioria dos aspetos do jogo. E é por isso que veio para cá e é por isso que continua cá. E é por isso que vencemos mais vezes sem ele do que com ele. Não existe um único dado que nos leve a pensar que algum dia ele pode encaixar numa equipa campeã a não ser a simples fezada de que um novo treinador, nova posição ou novos colegas de setor o consigam fazer. Em 8 ou 9 anos de carreira isso nunca aconteceu. Porque é que havia de ser agora?

      Eliminar
    4. Lol não vale a pena insistir, tu não consegues de forma algum ir para o campo neutro para avaliarem o jogador, e impossível para ti, agarraste esse ódio por ele e pronto...

      Quanto a comparação de jogadores não comparei ninguei dei só exemplo de 2 jogadores que não corriam sequer, falei ainda do André Gomes porque e um jogador muito parecido com weigl a diferença que o André e mais ofensivo de resto são bem idênticos ...e se o André sempre disse que o via a jogar mais perto do avançado ao weigl vejo a jogar melhor com presença de um trinco puro.

      Volto a dizer não tens registos no Benfica de weigl a jogar com um trinco puro de qualidade tens com o Gabriel quando este estava já lesionado tens com taarabt com o Damaris tb a contas com lesão, mas nenhum deles e trinco mete weigl a jogar ao lado de um tapa buracos tipo o Javi Garcia ou fejsa ( estes sim trinco puros) e vais ver o weigl a melhorar muita coisa do seu jogo...



      Sobre gotze arrumaste a viola....tenho pena que ele não venha

      Eliminar
    5. E eu posso dizer o mesmo de ti. Que não consegues ir para o campo neutro. Que te agarras a esse amor incondicional por ele e continuas a achar que um dia ele vai mesmo justificar o que recebe. Não te abres a possibilidade de ele não ser assim tão bom e de ser um problema para o Benfica.

      A primeira vista até somos iguais, cada um no seu lado da barricada. Mas existe uma grande diferença entre nós. É que eu tenho esta opinião sobre ele e todos os dados e evidencias ajudam a corroborar a minha opinião. Tu tens uma opinião sobre ele e a única coisa a que te agarras é a uma fezada de que um dia ele vai render. Agora é essa de ele ser 8 quando não tem agressividade, é lento, não transporta bola, não arrisca passes de ruptura, não tem chegada a area, etc.

      Um grande jogador (com aquele salario pornográfico) não precisa de ninguém para render. Joga e faz jogar os outros. Não é vitima de tudo e de todos. Eu não quero estar aqui para o ano a dizer "estão a ver que a 8 com um trinco puro atrás também não funciona", como agora podia estar a dizer o mesmo de quando diziam que ele em 4-3-3 é que ia render. Ou até mesmo no 3-4-3 / 3-5-2 quando ainda jogavamos em 4-4-2 com o Jesus. Já tive aqui muita gente nos últimos 2 anos a enumerarem essas hipóteses todas e nenhuma resultou até hoje. Portanto eu não quero mais experiências. Eu quero parar de ser humilhado por tudo e por todos em Portugal. Quero chegar pelo menos a Abril com o Benfica a lutar pelo titulo. Vibrar com o Benfica pelo menos 8 ou 9 meses por ano em vez de 4 ou 5.

      Quanto ao Gotze pelo que se diz ainda pode vir. Basicamente não tem outra proposta e está a espera que algum clube da Bundesliga se chegue a frente. E é um bom exemplo para se perceber porque é que o Weigl veio cá parar e porque ainda cá continua. Mas em relação ao Gotze se o Benfica ainda se humilhar a aceitar a sua vinda depois da entrevista que deu e desta espera a ver se aparece melhor, então estamos mesmo entregues a bicharada.

      Eliminar