sexta-feira, 8 de abril de 2022

Os jogadores de equipa grande que nos fazem jogar como equipa pequena

Tal como se esperava a dificuldade para segurar o Liverpool ia ser muito maior. Ao contrário do Ajax tem um estilo de jogo mais agressivo que não deixa os adversários respirar. Recupera a bola e vai logo para cima do adversário. Seja com a bola pelo chão, bolas nas costas da defesa, arriscar na jogada individual. O Liverpool não perde tempo com trocas de bola inúteis. Procura rapidamente o golo e de várias formas. Isso desgasta as equipas adversárias. Tanto a nível fisico como mental. Um jogador está a cortar uma bola e não tem tempo de fazer um reset mental para a investida seguinte. Os defesas não sabem se devem encostar num adversário para não o deixar receber entre linhas ou se se deve posicionar para uma bola nas suas costas. E é por estas razões que mesmo jogando em 30 metros não conseguimos evitar que eles tivessem várias oportunidades de golo.

Ainda assim podíamos ter conseguido um resultado melhor porque na segunda parte eles entraram a pensar no jogo do titulo contra o City. Naqueles primeiros 15 a 20 minutos da segunda parte conseguimos encosta-los as cordas. Mas como do outro lado não está um passarinho, Henderson entrou logo para o lugar do Thiago Alcantara e seguraram novamente o jogo.

Para mim é irónico o Benfica ter hoje uma defesa e um trinco que supostamente nos põem a jogar como equipa grande, dada a sua qualidade de passe (estou a falar mais de Vertonghen, Grimaldo e Weigl neste aspeto), e acabamos a jogar como equipa pequena porque lhes falta tudo o resto. Se tentamos pressionar alguma equipa (mesmo do meio da tabela do nosso campeonato), eles conseguem sair a jogar porque têm várias maneiras de o fazer. Metendo bolas nas costas da defesa porque os centrais são ambos lentos, jogo direto para o lado esquerdo porque o homem que lá está (nas poucas vezes que lá está) tem um um metro e meio, ou simplesmente sair a jogar pelo centro do terreno porque o trinco não consegue recuperar uma bola. Assim sempre que tentamos jogar como equipa grande e nos estendemos no campo qualquer equipa nos consegue criar problemas. E assim levamos golos como uma equipa pequena.

Depois olhamos para uma defesa e trinco com André Almeida, Luisão, Jardel, Eliseu e Fejsa (os mais utilizados nessas posições durante os 4 anos do Tetra) e percebemos que com eles conseguíamos jogar largos períodos dos jogos em 30 metros... mas do outro lado do campo. Se tentavam jogar direto, todos na defesa eram fortes no jogo aério. Se tentavam colocar nas costas da defesa tínhamos o Jardel que era dos jogadores mais rápidos e fortes da Liga. Tentavam sair a jogar pelo meio e o Fejsa limpava tudo. Em suma jogávamos como equipa grande. Nem a equipa se desgastava tanto como agora porque jogava grande parte do tempo no meio campo adversário e porque muitas das vezes os jogos eram resolvidos cedo. 

Até em termos ofensivos isso se refletia porque recuperávamos mais bolas altas. Os adversários não tinham tempo de fazer o tal reset para a jogada seguinte. Os avançados tinham mais bola e mais confiança para arriscar (vejam a visão do Futre como jogador no artigo em que ele diz que o Benfica precisa de um trinco). A equipa estava mais preocupada em ferir o adversário do que a minimizar o risco de uma perda de bola. Existe uma razão para o Benfica ter tendência de andar a rodar a bola de um lado para o outro ou procurar bolas nas costas das defesas. Não é por acaso que os únicos jogadores da frente que tiveram um rendimento alto nos últimos 2 anos são todos jogadores rápidos e fortes na profundidade (Seferovic, Rafa e Darwin).

É para isto que eu tento abrir os olhos dos Benfiquistas. Podem falar por exemplo de um City mas ignoram 2 aspetos naquela equipa. O primeiro é o custo. Nós nunca vamos ter dinheiro para ir buscar os melhores do mundo nas suas posições e poder fazer aquele tipo de jogo. O segundo é que a maioria daqueles jogadores são no minímo bons em todos os momentos do jogos. Por exemplo o Cancelo é dos melhores laterais do mundo a atacar mas também o é a defender. Maior parte daqueles jogadores podem não ser tão bons defensivamente como são ofensivamente mas ainda assim são mais do que competentes nessas funções. São jogadores completos e é por isso que custam o que custam. Ainda assim não conseguem vencer uma Champions e o Liverpool com metade do dinheiro consegue lutar taco a taco com eles. Já nós temos bons jogadores em alguns momentos do jogo mas que nem ao nível de jogadores em equipas do meio da tabela estão em outros.

É importante que percebam isto no Benfica. Uma equipa não passa a jogar como equipa grande porque os jogadores sabem receber e passar uma bola ou porque são inteligentes. Como se jogadores fortes em termos físicos não o possam ser também. Como se em 2022 a maior parte dos jogadores não tivessem adquirido as noções táticas básicas durante as suas formações. Uma equipa joga como equipa grande quando é melhor que as outras em todos, ou quase todos os momentos do jogo. E para o ser tem de ter jogadores completos ou minimamente competentes em todos esses momentos.

A prova disto que digo está em Weigl. Acaba maior parte dos jogos com uma percentagem de passe imaculada mas depois é constantemente dos jogadores com menos acções defensivas da equipa. Muitas das vezes atrás de extremos e avançados. Ainda no último jogo fez talvez dos melhores jogos no Benfica com a bola no pé. Sempre com passe simples mas desta vez verticais, conseguiu meter a equipa a sair a jogar. Mas depois em termos defensivos foi novamente um pesadelo com o ponto alto no terceiro golo do Liverpool. Passa jogos praticamente sem recuperar qualquer bola e obriga a que outros jogadores em campo tenham de o compensar naquilo em que ele realmente devia ser bom naquela posição.

É por isso que o Benfica no final da época tem de arranjar centrais rápidos e fortes nos duelos, um defesa esquerdo minimamente competente a defender e um trinco que seja forte a recuperar bolas com a equipa subida. Que tenha um raio de acção alargado. Dessa forma podemos voltar a ter o Benfica que domina completamente os jogos. Que reduz as máximo as opções dos adversários para jogar contra nós. É essa a minha visão de equipa grande. Uma equipa que praticamente não dá hipóteses a outras equipas de nos conseguirem contrariar.

14 comentários:

  1. Curioso que desses jogadores que foram os que mais jogaram (e portanto contribuiram) no Tetra, fossem, tirando talvez Fesja, todos mal amados pelos adeptos de bem do Benfica, que sempre os destrataram de cima a baixo. O pior é que são esses adeptos de bem que de futebol competitivo não percebem caca é que têm tempo de antena na comunicação social e ultimamente (aí louve-se a sua iniciativa) nas redes sociais, influenciando e deturpando gravemente a percepção da opinião pública, muitas vezes provocando a caça aos homens errados.

    Depois, na sequência do resto do teu texto, há muito que choro para que o futebol do Benfica se baseie muito mais no jogo do Bayern e do Liverpool, não só porque é competitivo e ganhador, mas principalmente porque é o que produz mais espectáculo. Desde sempre que o principal do jogo de futebol são os golos e essas equipas de futebol de ataque constante (rock-n-roll como dizia Klopp) são o que mais emoções provoca. Mas os benfiquistas de bem querem é valsa. 1000000 vezes o Bayern demolidor que o City mesmo quando goleia (o Barcelona de Guardiola e o de Luis Henrique eram excepção porque efectivamente jogavam a 1000, a uma velocidade estonteante o que, lá está, produzia mais golos e espectáculo... mas lá está tinha jogadores com perfis agressivos também).

    O estúpido desta brincadeira é que chegámos a ter isso com Lage. Basta ver como o Benfica de Lage sufocava os adversários e acabava boa parte dos jogos a golear, mesmo equipas grandes que não era costume como sporting, braga ou guimarães. No entanto, os fdp ingratos que são incapazes de perceber o que é competitividade facilmente caíram no engodo da campanha da comunicação social (promovido também por lfv que via as eleições perto) e fizeram-lhe a cama para trazer Jesus, quando já tinhamos quem nos tinha mostrado que era possível fazê-lo no Benfica, fazendo-o. E atenção que reconheço também em Jesus essa capacidade, não tivesse sido à toa que nos deu dos melhores anos em termos de futebol de ataque... agora a ser obrigado a colocar no 11 o "filho do patrão" é impossível.
    Que seja um alemão a correr com o alemão mau daqui! (isto embora já tenhamos tido outro alemão bom que acabou corrido entretanto, até com a curiosidade do nome - Waldschmit).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os adeptos baterem nesse tipo de jogadores é recorrente. O caso mais recente que temos é o do Gilberto. Desde que chegou até hoje teve sempre rendimento. Foi sempre um jogador competitivo. 3M foi uma pechincha. E quase só passados 2 anos e após terem passado mais 4 ou 5 jogadores naquela posição é que lhe começam a dar valor. Depois de ter sido gozado pelos proprios adeptos e de ter estado na lista de despensas desta época. Só não foi despachado porque os outros estavam lesionados. Este tipo de jogadores que vêm de meios humildes sabem perfeitamente que têm de trabalhar muito para conseguirem chegar longe. Sabem que nada lhes é dado de borla.

      Quanto ao tipo de futebol jogado até os próprios adeptos gostam desse tipo de futebol mais vertiginoso. O Jesus conseguiu aguentar-se durante 3 anos sem titulos como treinador do Benfica por causa do futebol que praticavamos. Mas quando até o Jesus dobra a espinha e desiste das suas ideias para meter a jogar um tipo que "não vale a perna de um Arão" está tudo dito sobre o que se passa por ali.

      Nenhum treinador se vai aguentar no Benfica nos proximos anos. Este ainda não chegou e já foi atacado pelo pasquim do onojo. Podemos dar 5 goleadas seguidas que se ao sexto vencermos por 1-0 lhe vão cair em cima como fizeram com o Lage. É certinho. Ninguém defende treinadores e jogadores no Benfica. Só existe um jogador que tem uma redoma e curiosamente o pior deles todos. A cada jogo em casa tem direito a 5 minutos de felacios do Conduto e no final dos jogos de tantos outros. É absolutamente impressionante como um trinco do Benfica acaba jogos sem recuperar uma bola e é elogiado.

      Eliminar
    2. Em relação a Gilberto, basta ver este link https://twitter.com/ChampionsLeague/status/1512437993948291079?t=CXyu2ojvkct9m3gSVeyFwQ&s=19. Curioso que os unicos jogadores do Benfica que acabam nos rankings da Uefa (Rafa, Darwin, Odisseias, Otamendi) são os mais criticados pelos adeptos. Isto quando Weigl até hoje NUNCA conseguiu figurar na equipa da semana da própria Liga portuguesa, é sempre suplantado pelos adversários que jogam na mesma posição.
      Depois temos uma direcção cobarde (hoje em dia nada me tira da cabeça que têm o rabo bem preso) e mal intencionada, que se escuda nestes popularismos da opinião destes adeptos com palco e queima os treinadores ao usá-los como escudo. Têm tido uma postura completamente anti-benfica, validando as estratégias escroques dos adversários.

      Eliminar
    3. Não aparece e raramente irá aparecer. Mas vê la como já andam a circular ai videos do "jogaço" que fez contra o Liverpool. Quando aquilo na zona dele parecia uma autentica cratera. E ainda têm a coragem de dizer que ele está sempre sozinho. Quando o Everton foi o jogador que mais recuperações de bola fez. Quando o Gonçalo Ramos fez de médio e até o proprio Taarabt teve mais acções defensivas do que ele.

      Só o fato de termos de jogar com um avançado a fazer de 3º medio em jogos da Liga Portuguesa diz tudo sobre a incompetencia dele. Mas nem a ver a pobreza futebolistica da nossa equipa os adeptos abrem os olhos. Isto porque lá dentro estou como tu. Já o viram há muito tempo mas não parecem interessados em mudar nada.

      Eliminar
  2. É um atestado de incompetência à direcção, em 1ºlugar. Eu não consigo acreditar que não saibam q o problema maior vem dos centrais lentos e trinco inexistente, mas estão mais preocupados com o betão e salvar o pêlo dos problemas de justiça que se calhar ainda lhes vai calhar...ganhar tempo, é o que estão fazer...
    Ainda me lembro que tanta gente criticava o eliseu. Hoje parece que o slb precisa de ter apenas jogadores elegantes a jogar à bola, é ridículo. Como se o futebol não vivesse de jogadores lutadores, que vão ao choque quando é preciso. E podem à mesma pensar/ler bem o jogo...
    Com o tema centralização no horizonte, e dada esta liderança bipartida do clube em que um é lagarto e outro um banana, mesmo que tenha sido eleito à pouco tempo isto não vai melhorar com rui costa. É preciso ir a votos, e desta vez, que existam candidaturas viáveis que não incluam o banana que se deixa abraçar, cumprimentar ou estar ao lado do proença e fernando gomes, tudo pessoas que só desejam o mal do benfica...
    Próxima época pode-se ir buscar quem for, que se vier o alemão e não tiver carta branca para vender o weigl, vai continuar tudo na mesma. E a ele, juntar joão mário - caso bicudo porque ganha demasiado - taarabt, estou farto de ver este jogador; dos centrais veteranos só ficar um ou despachar os dois, algo que parece impossível; grimaldo, que deve sair; gil dias, diogo gonçalves, helton, almeida porque já não dá para alta competição etc...andam ali a monte sem qualquer pingo de influência no slb.
    Mas deduzo que não vá acontecer...o truque parece que é manter quem dá garantias que não rende em campo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uma pessoa não percebe se é incompetência/teimosia/fundamentalismo ou é propositado. Cada vez mais parece a segunda. Não é possível ser tão burro. Se a noticia que veio na abola é verdade é de meter as mãos a cabeça. Se andamos a pedir 40M ao primeiro clube interessado nos ultimos 2 anos em Weigl então tem de ser propositado.

      Eliminar
    2. 40 milhões pelo Weigl? Ou melhor, pelo Weigl dos dois primeiros anos (uma época e duas meias épocas)? Nunca na vida, e obviamente os responsáveis do Benfica sabem isso.

      Pelo Weigl dos últimos tempos talvez consigam entre 10 e 15 milhões (reais), que podem muito bem aldrabar e dizer que são 10 + 20 (ou 15 + 15) em objectivos. Assim salvam a face invocando que não perderam dinheiro e só o venderam "barato" porque precisavam de receitas e de diminuir a folha salarial.

      Eliminar
    3. Vendemos o Matic a meio de uma época por 25M. O Matic!!! O Dortmund despachou-o para cá por 20M em pré pandemia, e ele só desvalorizou por cá. E nós pedimos 40M? Andam malucos. Completamente fora da realidade. Querem mesmo que ele fique cá mais 3 anos a receber os 6M/época com a equipa a ganhar mais sem ele em campo do que com ele. Se for para conseguirmos um bater o 7º lugar do Sporting então é uma gestão premium.

      Eliminar
  3. Essa do Lage foi um remate muito ao lado. O Weigl chega na quinta e ele coloca-o a titular no sábado. Perde o balneário e passa a jogar com 10 até final da época.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Lage que andava sempre com o discurso de terem de merecer os lugares no treino. Depois o Jesus que dizia que ele não valia a perna de um Arão. E agora vamos ver como vai ser com o alemão que jogou sempre com 2 médios fortes. 2 foram contra os seus principios. Vamos ver como vai ser com o terceiro.

      Eliminar
    2. Ainda acreditas que foi o Lage q lhe deu a titularidade? Sério?

      Eliminar
    3. Huguisac. Claro que não. 2 treinadores que eu considero terem uma personalidade forte (Lage e Jesus) e que foram contra os seus principios e ideias para o meterem a jogar...

      Lage sempre com a conversa do treino nas conferencias de imprensa. Aparece em escutas onde chamam o jogador de mono e ele mete-o a jogar sem sequer treinar?

      Jesus aparece em escutas a dizer que ele nao vale uma perna do Arão e com o tempo substitui o 4-4-2 que usou em praticamente toda a sua carreira para jogar num 3-5-2 que protegesse esse jogador?

      Juntas nesta equação o Verissimo que utilizou o rapaz em todos os minutos possiveis. Que até quando o quer tirar do meio campo o recua para central...

      Acho que é mais ou menos obvio que a titularidade dele está ligada a outra coisa qualquer.

      Um gajo que já jogou com Samaris, Florentino, Gabriel, Taarabt, João Mario, Paulo Bernardo e Meite e continuam a achar que todos os outros é que têm algum problema? Gabriel e João Mario foram inclusivamente os 8 de 2 dos ultimos 3 campeões nacionais. E mesmo assim ninguém dentro do Benfica coloca a possibilidade de ser ele o problema?

      Eliminar
    4. PluribusUnum, eu estava a responder ao comentário do Pedro. Concordo com praticamente tudo o que escreves. Continua o bom trabalho, o tempo acabará por dar-te razão, não tenhas dúvidas.
      E já que falo em tempo, espero ainda estar vivo para saber que informações, relacionadas com a formação do 11, surgirão um dia destes? Acho que iremos confirmar muita coisa escrita por aqui.

      Eliminar
  4. Penso que na altura, o pretendido pelo Lage era o Bruno Guimarães um 8 (que foi para o Lyon) tendo-lhe sido impingida esta FLORIBELA, que pelo preço que custou,encostou o Tino infelizmente.

    ResponderEliminar