sexta-feira, 1 de abril de 2022

O Barcelona de Xavi

Xavi, enquanto jogador, foi provavelmente a imagem do tiki-taka. Daquele futebol rendilhado, de posse de bola. Uma cultura que o Benfica tem vindo a tentar imitar mas que está a corroer completamente o clube. Uma cultura que o próprio Barcelona tentou continuar mas que por não perceber realmente no que consistia também os colocou num buraco.

Na imagem de cima está a primeira janela de transferências de Xavi como treinador do Barcelona. Basta olhar para os jogadores que entraram e os que sairam para perceber o padrão. E sabem quem também já está seguro para a próxima época?

É irónico ver como o expoente máximo de toda uma cultura percebeu exatamente qual era o problema do Barcelona. Xavi sabia exatamente aquilo que eles precisavam. Agressividade, velocidade, personalidade, força fisica, força mental. Precisava de Homens. E já com alguns homens os resultados começam a aparecer. E a continuar assim nas contratações, com mais 3 ou 4 jogadores destes, provavelmente na próxima época já irão lutar pelo titulo. E assim, no espaço de meses, Xavi conseguiu alterar um panorama que parecia precisar de anos a ser alterado.

Já o Benfica com uma Liga dos Campeões e uma final four da Taça da Liga por disputar, e ainda com possibilidades de lutar pelo titulo, não fez nada no mercado de Inverno. Não contratou ninguém e ficou com um treinador interino até ao final da época para não se comprometerem com nada.

A seguir ao jogo do Dragão o Benfica teve um calendário extremamente acessível. Podia ter vencido todos aqueles jogos e estar hoje a 3 pontos da liderança. Em caso de vitória hoje, chegaria mesmo a liderança provisória e a onda teria crescido de tal forma que entraríamos na fase final da época com aquela força que é difícil parar.

Infelizmente no Benfica em vez de tomarem decisões, esperam que elas se tomem sozinhas. Em vez de arriscarem, acobardam-se. O que é preciso é torcer pela selecção. A que deixa um jogador como Rafa de fora para convocar um mete nojo como o Otavio. A que convida um criminoso para liderar a sua claque.

9 comentários:

  1. Bastou contratar jogadores para aumentar o peso e altura da equipa e tirar os weigls lá do sítio e mudou do dia para a noite, até deu para espetar 4 ao Real Madrid.
    E o Benfica preso aquela filosofia que só funcionou naquele mítico Barcelona, e nem esse Barcelona tinha jogadores como o alemão

    ResponderEliminar
  2. Opah, essa da filosofia do Barça... é mal interpretada por todos.

    Henry, Etoo, Puyol, Touré ou Dani Alves, Abidal, Villa e Mascherano foram titulares nas finais das champions de 2009 e 2011... além disso Xavi, Iniesta, Busquets, Messi e outros não eram lerdinhas nenhumas como os que o Benfica tem.

    A filosofia Barcelona é recuperar a bola o mais rapidamente possível e procurar espaços e estar bem posicionado. Exactamente o oposto do que muitos dizem (e o oposto do Weigl que não ajuda a recupear a bola, não procura espaços - nem com bola onde procura o passe seguro, nem sem bola onde se esconde - nem está bem posicionado em nenhum lance).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora aí está. Mas os liricos da bola só filtraram a parte de manter a posse de bola. E mesmo nessa vertente acham que o Benfica tem dinheiro para contratar e pagar a esse tipo de jogadores. Porque o Weigl mesmo com bola não está nem perto de jogadores como esses. Ainda ontem deu um canto e um contra-ataque perigoso para o Braga em perdas de bola. E é o jogador mais caro de sempre.

      Eu ainda vou fazer um post sobre isto mas como é que o Benfica pode vencer um campeonato se as equipas adversárias para sairem a jogar têm como escolha meter bolas nas costas porque ambos os nossos centrais são lentos, jogar direto para o nosso flanco esquerdo porque temos um defesa esquerdo de metro e meio ou sair a jogar curto porque o nosso trinco não consegue recuperar uma bola? Depois a única maneira de sermos consistentes é jogar em 30 metros com 11 jogadores a defender e a esperar que Darwin e Rafa saquem coelhos da cartola. Quando nos estendemos no campo é uma aflição contra Moreirenses, Vizelas, Gil Vicentes, Boavistas, etc. Já nem falo do Braga.

      Eliminar
  3. Ah, e a filosofia do Barça também não era ficar calado com constantes roubos...

    ResponderEliminar
  4. Falava nisso no outro dia, da mudança com as contratações do Barcelona, dando peso, competitividade e irreverência à equipa. Mas o pessoal parece não perceber. O curioso é que apesar de desequilibrada, a equipa do Benfica até tem bons jogadores, bastava uns poucos ajustes... porra, bastava 1 e já se notaria muita diferença, como se viu no único jogo dos últimos 4 meses sem sofrer golos. Curioso o facto de ter sido o único sem o filho do patrão em campo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não percebem. Repara no que o Xavi fez com o Dembele. Meteu-o a jogar mesmo sendo assobiado pelo estádio inteiro. Hoje já o aplaudem. O Xavi podia ter pensado no umbigo dele e deixar o Dembele a parte. Protegia-se a ele. Mas ele está lá pelo Barcelona. Pelo que é melhor para o Barcelona. Não teve problemas de tomar decisões que não são populares entre os adeptos. E com isso já tem o respeito do balneario.

      Nós temos 14/15 jogadores para podermos fazer uma boa equipa na proxima época mas os 2 mais influentes do ataque já vão sair. Darwin para pagar os salarios e o Rafa porque está farto de estar num clube onde ninguém o defende. Pelo contrário. Ainda é apontado como um problema. Agora é só imaginar esta equipa sem ambos na próxima época.

      Eliminar
  5. Troza, é isso "A filosofia Barcelona é recuperar a bola o mais rapidamente possível e procurar espaços e estar bem posicionado. Exactamente o oposto do que muitos dizem (e o oposto do Weigl que não ajuda a recupear a bola, não procura espaços - nem com bola onde procura o passe seguro, nem sem bola onde se esconde - nem está bem posicionado em nenhum lance)". Troza, é isso e mover rapidamente. Coisa que o mono não faz, é raríssimo vê-lo a dar a bola rapidamente, normalmente precisa sempre dar uma voltinha sobre si mesmo para depois invariavelmente fazer um passe morto para o lado ou para trás. Sempre que se põe a arriscar mais passes verticais, poucas vezes vão com qualidade. Isso e fazer barulho como dizes, os gajos do Barça até são uns chorões imitando um pouco os corruptos do norte.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dezacur... O mais giro é que uns minutos no Alemanha vs Israel e eles já viram tudo mas no Benfica já são dois anos e dois meses a titularissimo e ainda ninguém viu isso

      Eliminar
  6. Nota-se claramente um padrão. E é por isso que eu desconfio das noticias do Barcelona querer o Grimaldo. Para mim é noticias plantadas pelo empresario para tentar que lhe renovem o contrato. E bananas como são no Benfica ainda lhe vão fazer a vontade.

    ResponderEliminar