quinta-feira, 7 de janeiro de 2021

O Réu Taarabt

 

Este é o artigo da imagem em cima. E achei curioso este esforço de desviar a atenção do grande problema futebolistico que o Benfica tem neste momento. Por isso decidi demonstrar que não é Taarabt o grande problema do Benfica. E começo já pela cretinice que decidiu fazer em relação aos números de 2018/2019.

"Há dois anos, o Benfica ganhou 50 por cento dos jogos em que foi titular e 72 por cento dos 56 jogos em que não esteve no onze."

Eu como tenho boa memória achei logo que algo estava errado. O único jogo a titular que Taarabt fez nessa época foi o Feirense 1-4 Benfica. Então como é que o artista chega a estes números? Pega em 3 jogos que Taarabt realizou na equipa B (1 vitória e 2 derrotas) mistura muito bem com os numeros da equipa A e fica embelezado o artigo (podem confirmar aqui). É preciso descer muito baixo para sacar um truque destes.

Quanto aos anos seguintes os números bateram certo com os que apurei.


No entanto existe um jogador com números piores que os de Taarabt mas pelos vistos o que interessa ao Sérgio não é o rigor. Portanto aqui ficam os números de Weigl.

E ainda são atribuidas 2 vitórias em 2019/2020, contra D. Aves e V. Guimarães, em que o Benfica perdia e empatava respectivamente quando saiu de campo, e outra em 2020/2021, contra o Paços, em que perdia. Caso contrário teria uma percentagem de vitória de 40% em 2019/2020 e de 30% em 2020/2021.

Mas a minha análise não ficou por aqui e portanto decidi ir ver os jogos em que Taarabt foi titular mas não jogou com Weigl e aqueles em que foi titular e jogou com ele.

Ainda mais elucidativo fica. Taarabt sem jogar com Weigl realmente fica um pouco abaixo da média de vitórias da equipa mas quando joga com Weigl a diferença é abismal. Se calhar o grande azar de Taarabt é ter sido aquele que mais vezes acompanhou Weigl no meio-campo.

Portanto os Benfiquistas que pensem. Porque é que sai um artigo nesta altura a tentar colocar as culpas num jogador com quem já goleámos Braga, Famalicão, Zenit, etc. Com quem (formando dupla com Gabriel) tivemos o melhor periodo do último ano e meio (interrompido precisamente com a chegada de Weigl) e deixa de fora outro que tem números piores e com quem nunca goleámos ninguém?

Porque é que a MDCSDQT não toca em Weigl e nestes números assustadores desde a sua chegada? Porque é que nunca o associam a esta queda livre do Benfica quando na época passada foi a única mudança e já nesta o melhor momento também foi com ele no banco? Porque é que o orgão de CS oficioso do Porto (oNojo) anda a fazer "força" para ele ficar no Benfica?

Podem ter a certeza que não é para o bem do Benfica.

18 comentários:

  1. O artista do "mais futebol" que bolsa essa posta de pescada não será o mesmo que escreve no Benfica News?
    A técnica de fornecer palha para burros aparenta a mesma!
    Pode não ser, porque já andam aí tantos que estudaram o básico na política...

    ResponderEliminar
  2. Também achei muito estranho a observação "Há dois anos, o Benfica ganhou 50 por cento dos jogos em que foi titular e 72 por cento dos 56 jogos em que não esteve no onze." porque também me lembrava de ter jogado apenas esporadicamente, nem tinha memória de ter sido sequer titular num jogo. Mas lá está, é tramado quando os dados reais nos lixam estampando com a realidade na cara.
    Os restantes números têm a ver com o facto de quando joga Weigl, fazer dupla com Taarabt. Se analisarmos a dupla com Gabriel, melhora exponencialmente pois complementam-se melhor. Com Weigl, Taarabt é obrigado a correr muito mais, desgastando-se muito mais, logo, estoirando mais cedo, tem de trabalhar por 2.
    Esse artigo do maisfutebol não me surpreendeu porque a linha editorial é quase sempre anti-benfica, basta olhar para os sobe e desde em que o Benfica está sempre no desce. São outro dos órgãos propagandistas dos corruptos.

    Interessa-lhes desviar as atenções do verdadeiro problema, Weigl.
    Como diagnosticou a GoalPoint:
    "O Benfica marca quase mais um golo por jogo quando tem Gabriel em campo, e sofre cerca de metade do que quando tem Weigl. Se o facto de a equipa rematar mais e, consequentemente, marcar mais, não surpreende por aquilo que se viu acima, os números defensivos dão que pensar.

    A equipa parece ficar bastante mais segura quando tem Gabriel em campo, aproximando-se dos registos de golos sofridos que são normais num candidato ao título. Mesmo cingindo o espaço temporal de análise ao último ano, período de maior instabilidade também por outras razões, a média de golos sofridos com Gabriel é de 0,76, ou seja, menos um terço dos golos sofridos com Weigl em campo (1,14).".

    O nosso problema agora é que o Gabriel está com Covid e ainda não está recuperado. Com sorte volta para o jogo da próxima semana, mas não sei se terá ritmo para o jogo com os corruptos.

    E o que entristece é ver que a direcção não mostra sinais de tomar medidas. O mais óbvio sería pelo menos fazer regressar Florentino, que nem tem jogado, mas parece-me que os interesses são outros. Recusam-se a dar o braço a torcer com Weigl.
    Bem que o Tiago Pinto podería tê-lo levado com ele.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas dezazucr, também chego a esse raciocínio mais abaixo, o da influência do Gabriel no Benfica, e logo ele que é um "mal amado", um pouco à semelhança do Taarabt, enquanto que o Weigl só se tornou verdadeiramente um "menos bem amado" depois da "cruzada" do EPluribusUnum7 e do Coluna d'Águias Gloriosas, no entanto ainda assim continua a ter uma "legião" de fãs.
      É o problema de preferirmos jogadores certinhos, bonitinhos, e compostosinhos em detrimento dos Almeidas, dos Cervis, e dos Gilbertos.
      Nenhuma equipa ganha consistentemente sem "lutadores" e só com "artistas".

      Eliminar
  3. O que mais me impressiona é como há muitos benfiquistas que vão na cantiga.

    Até ao Weigls sair do Benfica não vamos ganhar nada. O Tarabaat, ao contrário do Weigl, mostra estatísticas interessantes e muito boas em algumas coisas e aqui sim, pode-se falar que se calhar está mal acompanhado ou que os treinadores o usam mal... Pelo menos até ver como são as coisas sem Weigl. Depois disso, venham as críticas.

    Eu cresci como benfiquista nos anos negros e se em 97 o Tahar jogasse a titular nós não iríamos ganhar (nunca fui verificar mas lembro-me disso ao ver a final da taça que perdemos contra o Boavista), agora temos o Weigl... Mas o Tahar era um numa equipa ranhosa.

    O Weigl vem para uma equipa que vem de um ano civil que está entre o muito bom e o fantástico (campeonato incrível, com apenas uma derrota e um empate, uma Europa razoável - ser eliminado graças a um golo fora de jogo na liga Europa ou estarmos a segundos de conseguir ser apurados num grupo que teve dois semi-finalistas da Champions não é o melhor possível mas não podemos dizer que foi objectivamente mau, taças ok) e passamos a sofrer golos até mais não, deixamos de marcar golos, deixamos de dominar jogos... É a pior contratação de sempre do Benfica!

    Este gajo ainda é pior que ter o Roberto na baliza. Nunca vi um jogador com um impacto tão negativo na equipa do Benfica.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não me lembro se o Tahar foi titular, mas lembro-me de uma vitória na Luz contra o Porto por 3 a 0, em que se não estou em erro o nosso 3º golo foi dele, mas mesmo não tendo sido o 3º, ele marcou nesse jogo.

      Obviamente o Tahar era um jogador sem condições para ser titular dada a facilidade com que era amarelado, mas sinceramente quando olho para o nosso plantel actual, e para os plantéis da segunda metade da década de 90 e início da de 2000, talvez não fossem todos suplentes dos actuais. Excluo os óbvios João Pinto, Poborski, Van Hoojdonk, Valdo, e Ricardo Gomes, haviam lá jogadores com qualidade, uns com mais classe que profissionalismo, outros com mais combatividade que talento, outros "meio-meio", mas nem tudo era lixo.

      Eliminar
    2. A final da taça de 97 (época 96/97) foi antes do Poborski e tal. Nem sei quem estava lá mas por jogar CM3 ainda me lembro bem dos nomes da equipa do Souness (97/98), mesmo do Brian Dean que esteve em grande nesse 3-0 ao Porto (com o Souness a fazer frente ao Paulinho Santos)

      O treinador era o Manuel José...

      Eliminar
    3. O Brian Deane, pertencia a outro grupo de jogadores que tivemos nesses anos, os jogadores já em fim de carreira, alguns deles ainda capazes de (des)equilibrar ou compensar algumas das carências gerais, mas não todas.

      Também tivemos um outro tipo de jogadores que estavam no auge da carreira, mas devido às limitações financeiras, às limitações gerais dos plantéis, e à desorganização do clube, ficaram aquém do que poderiam ter rendido.

      Mas convém não esquecer um ponto, naqueles anos entre 95 e 2003, viveu-se muito com o controle da arbitragem por parte do Porto. Não quero com isto dizer que fomos sempre prejudicados, mas fomos mais vezes prejudicados que beneficiados, sobretudo nos confrontos directos. Num total de uns 20 jogos, consigo lembrar-me de talvez 2/3 em que fomos beneficiados para uns cerca de 7/8 em que fomos prejudicados, isto em confrontos directos, fora jogos com outras equipas.

      É verdade que eles eram de facto melhores e estavam mais bem organizados, e que ficávamos sempre a distâncias grandes deles no fim das épocas, mas os desequilíbrios normalmente ocorriam no primeiro terço ou primeira metade das épocas, quando entrávamos para as segundas voltas o nosso campeonato era ficar à frente do Sporting e pouco mais.

      Mas se nesses anos vivemos o auge do Apito Dourado, muito cuidado que o que se tem visto de há três épocas para trás, em pouco ou nada fica a dever a esse período.

      Claro que ajuda muito termos uma liderança cada vez mais fraca e errática, e estarmos actualmente em clima de "pré guerra civil", um Benfica mal dirigido e dividido é a presa mais fácil para os nossos inimigos.

      Eliminar
  4. eu cá Acho que o grande azar do Weigl é ter sido o Taarabt a acompanha lo mais vezes no 11 em vez de um medio como deve ser.

    ResponderEliminar
  5. Boas EPluribusUnum7, parece-me que a análise relativamente ao Taarabt está correcta, o mesmo em relação à análise ao Weigl, e vistas bem as coisas os números dos dois são muito parecidos.

    No entanto apesar de me parecer que a análise ao Taarabt está correcta, concordo com a ideia de que o autor se está a "esquecer" do Weigl, e dar a entender que o problema é o Taarabt, e não fazer nenhuma menção ao Weigl, talvez não seja o mais correcto.

    Mas há um dado que gostaria que alguém respondesse, o rendimento do Benfica com e sem Gabriel, já que me parece embora não tenha dados, que o Gabriel é um "patinhos-feio", mas se calhar com e sem ele é que reside a maior diferença de desempenho do Benfica. E isto é um dado que temos que pensar, provavelmente a influência positiva do Gabriel tem sido subestimada, mas também as suas ausências na equipa tem sido demasiadas. Se eu não estiver em erro o Gabriel nos últimos 12 meses deverá ter estado uns 3/4 meses indisponível, e os números da equipa reflectem isso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Gabriel é dos patinhos feios que não se justifica.

      Como foram outros grandes jogadores como Eliseu e até Cardozo. Arrisco-me a dizer que André Almeida também é desses. Não que o ache um grande jogador mas é sem dúvida melhor que o Grimaldo e a diferença de tratamento a ambos...

      Eliminar
  6. Maior cego é aquele que não quer ver. Uma mentira muitas vezes repetida não passada ser verdade. Contratação de Weigl e Grimaldo foram as piores contratações de jogadores titulares nos últimos anos. Enquanto continuarem a ser titulares o Benfica não ganha nenhum título, nem que o treinador fosse o Zidane. Esses jogadores com esse treinador já tinham sido despachados para a China. Está direção está a ser uma autêntica desilusão, como é possível continuar a dar um tiro no pé, não abram os olhos não. Saudações Benfiquistas.

    ResponderEliminar
  7. Pois nem um nem outro e juntos pioram ainda mais a equipa e e pioram um ao outro. Até jogam longe um do outro para ver se as fraquezas de cada um são sublimadas e retiram compactidade à equipa. Só falta mesmo fazer um meio campo a 3 e colocar lá o Gabriel que é para malta se partir a rir. O Taarabt a dar cotoveladas para proteger a bola, o Gabriel a falhar 90 por cento dos passes e a perder a bola como último elemento do meio campo e o Weigl a fazer pressão com os olhos e colado aos centrais...o responsável por estas contratações já deveria ter ido de c---, mas ainda foi promovido a vice-presidente!

    ResponderEliminar
  8. O Carlos Manuel não sabe nada então... Ou será outro anti a querer queimar o extraordinário jogador marroquino?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Carlos Manuel pode ter a sua opinião. Eu no post só mostro os números. Também já ouvi o Simão Sabrosa a dizer que o Weigl não serve para o Benfica e o Futre a dizer que o Benfica é um Ferrari que anda com um motor de um Fiat Uno (referindo-se a Weigl).

      A minha opinião sobre Taarabt é que não é o jogador indicado para fazer uma época inteira a número 8. Mas é um jogador importante para muitos jogos em Portugal. É um luxo ter um jogador destes num plantel. Por exemplo estivemos a poucos minutos de vencer o Leipzig a época passada na Alemanha. Goleamos o Braga, Zenit, Famalicão (2x), etc. O problema é que com o Weigl temos dificuldades de ganhar a qualquer equipa da Liga.

      Eliminar
    2. Futre não vale. Toda a gente sabe que ele só vê os jogos quando está nos estúdios da CMTV. Quanto ao Simão, gostaria de ver essas declarações. Tens link?

      Eliminar
    3. Os números que mostras o que dizem? Mostra uma ridicula percentagem de vitórias com o Taarabt em campo.

      Eliminar
  9. https://goalpoint.pt/weigl-gabriel-o-duelo-que-divide-os-adeptos_103702

    Fácil e que vai doer aos amantes do alemão...

    ResponderEliminar