sexta-feira, 15 de janeiro de 2021

Inteligência

O jogo de hoje é um jogo decisivo para o que falta do campeonato. No entanto é mais decisivo para o Porto do que é para o Benfica. Porque joga em casa e porque em caso de empate o Benfica continua a depender de si proprio para ser campeão. Já o Porto não.

E digo isto porquê? O Benfica tem de ser inteligente na forma como vai abordar o jogo. Não podemos ser nós a equipa a arriscar no ataque. A fazer deste jogo o tudo ou nada. É assim que o Porto gosta que joguem contra eles. Safou-se melhor na Liga dos Campeões a jogar dessa forma do que no campeonato onde tem de assumir a iniciativa.

Para quem não está atento (é fácil passar despercebido porque estas coisas nunca são faladas para não os desestabilizar) Sporting, Benfica, Braga, Paços Ferreira, V. Guimarães, Moreirense, Nacional, Rio Ave, Gil Vicente e Belenenses têm menos golos sofridos do que o Porto no campeonato. Depois ainda existe o Santa Clara com o mesmo número de golos sofridos. Só existem 6 equipas com mais golos sofridos do que o Porto.

O Porto sabe que tem estes problemas e por isso vai entrar no jogo de amanhã na espectativa. Vai ficar à espera de um empurrão da arbitragem, das bolas paradas, de um erro nosso, etc. E o Benfica tem de ser inteligente e levar o jogo até ao ponto em que o Porto vai ter de arriscar porque qualquer resultado que não seja a vitória os deixa numa posição delicada.

Para além disso com as arbitragens destes jogos, se jogarmos abertos somos aniquilados. Ficam sempre faltas por marcar que depois dão contra ataques perigosos. Eles vão travar maior parte das jogadas em falta sem verem cartões. Basta relembrar a celebre meia-final da Taça da Liga em que para mim fizemos dos melhores jogos contra o Porto dos últimos anos (melhor até que o da vitória depois no Dragão) e ao intervalo saimos a perder por 2-1 (por Fábio Verissimo até saiamos a perder por 2-0) quando deviamos sair a vencer por 2-0.

Eu acredito que o Benfica vai entrar com a abordagem certa. Já o fez na Supertaça onde também não arriscou. O problema esteve nos jogadores com que o fez. Teve um lance para inaugurar o marcador logo no inicio (Rafa e Darwin só para um defesa do Porto) mas não o fez. E depois o primeiro golo que deixou o Porto confortável no jogo tem lá tudo. Uma falta por marcar sobre Rafa que no entanto não nos apanhou em contra-pé (tinhamos 7 jogadores atrás da linha da bola contra 4 do Porto). Mas uma bola entrou entre-linhas sem oposição e posteriormente nas costas da defesa com um jogador a meter o Taremi em jogo e... penalti.

O jogo com o Estrela deu boas indicações de alguns jogadores que podem ajudar a equilibrar a equipa. Jardel, Samaris, Chiquinho ou Gonçalo Ramos. Em condições normais eu jogaria com o seguinte 11. Ody, Gilberto, Otamendi, Jardel, Vertonghen; Pedrinho, Samaris, Gabriel, Chiquinho; Gonçalo Ramos (a ser um terceiro médio a defender e segundo avançado a atacar como fazia nos primeiros jogos na equipa B), Darwin. Com Rafa a ficar guardado para quando o Porto tivesse de arriscar.

A questão é que são muitas mudanças em relação ao 11 que tem vindo a jogar, e com jogadores como Gabriel e Gonçalo Ramos que acabaram de recuperar de covid e podem não ter andamento para este jogo. No entanto não podemos entrar com Grimaldo, Everton, Rafa, Weigl, (Pizzi/Taarabt) e Waldshmidt todos de inicio. Assim o Porto vai ganhar-nos todos os duelos individuais e vai ter uma vantagem esmagadora nas bolas paradas.

Que JJ encontre as melhores soluções para o tipo de jogo que temos de fazer amanhã e que a sorte esteja do nosso lado porque o árbitro e principalmente o VAR vai estar do deles.

P.S. - Seria engraçado um dia conhecer toda esta história sobre Otávio que teve um resultado inconclusivo para minutos depois ter um negativo e agora já ter positivo. Qual terá sido o problema? Não se deveria saber deste "inconclusivo" (pela reacção ontem de Vitor Pinto na CMTV não devia mesmo) e deu demasiado nas vistas sair uns minutos depois um teste negativo?

Sem comentários:

Enviar um comentário