segunda-feira, 25 de janeiro de 2021

O jogador mais influente do Benfica

Tenho falado aqui sobre o jogador mais influente pela negativa na equipa do Benfica. Hoje vou falar do mais influente pela positiva. Gabriel. Não só pelo que a equipa joga quando ele está em campo como em termos de números que comprovam isso mesmo. Nas últimas duas épocas estes são os números com e sem Gabriel a titular.

Para quem costuma ler este blogue até pode dizer que este último ano do Benfica afinal se deve aos jogos que Gabriel esteve de fora e não de Weigl ter entrado na equipa. Mas fazendo uma análise com quem fez dupla em mais de 5 jogos temos:

  • 6 jogos com Pizzi e 6 vitórias (100%)
  • 8 jogos com Florentino e 7 vitórias (88%)
  • 11 jogos com Taarabt e 9 vitórias (82%)
  • 10 jogos com Weigl e 6 vitórias (60%)

Nem mesmo Gabriel escapa ao efeito do alemão. Apenas o disfarça melhor do que todos os outros. Não deixa de ser curioso como com Taarabt que foi com quem mais jogos fez nas últimas 2 épocas (com 2 jogos de Liga dos Campeões nas contas) o Benfica venceu 82% dos jogos.

Acho incrivel como desde a época passada Gabriel é destratado pelos proprios Benfiquistas. Nada de novo se nos lembrar-mos que já fizeram, ou fazem o mesmo a jogadores como Eliseu, André Almeida, Pizzi ou Salvio. Jogadores que nos deram titulos mas não servem para o "Benfica europeu". Mas se chegar aqui um tipo rotulado de craque com quem já perdemos todas as provas nacionais e não ganhamos a Porto (4x), Braga (2x), Santa Clara (2x), Paok, Standard, Moreirense, Tondela, Portimonense, Maritimo ou Famalicão já o defendem com unhas e dentes.

Que hoje seja Gabriel e mais 10. E que possamos ver alguma destas coisas.

https://www.youtube.com/watch?v=VGCPTsmNlgU

https://www.youtube.com/watch?v=jCiKKGeX8As

https://www.youtube.com/watch?v=XTGmUDgEu8c

https://www.youtube.com/watch?v=aZWyzJWV_0Q

https://www.youtube.com/watch?v=G2IWVHVKFAY

https://www.youtube.com/watch?v=zgAKNWWEm_E

https://www.youtube.com/watch?t=42&v=_iUj5BkeM8I&feature=youtu.be

https://www.youtube.com/watch?v=dGoW8tcxCJM

https://www.youtube.com/watch?v=mWkfD0l3IPo

https://www.youtube.com/watch?v=qVrw5jknkXY

https://www.youtube.com/watch?v=9102wrMy0TU

https://www.youtube.com/watch?v=qwc3REAHyxs

https://www.youtube.com/watch?v=An2GPtYBrMA

https://www.youtube.com/watch?v=UQSElLLd33s

 

9 comentários:

  1. Os benfiquistas não gostam... deve ser por ser muito bruto.
    Lembro-me desse jogo com o Famalicão no estádio, estiveram o jogo todo a assobiá-lo. Foi na altura em que se falava da contratação do Weigl, já tinha desatado tudo a queimar Gabriel.
    São os mesmos benfiquistas que assobiavam Cardozo porque tirava o lugar a Nuno Gomes.

    Sempre o disse, há um Benfica com Gabriel e um Benfica sem Gabriel. Esses dados que apresentas comprovam-no.
    Tras uma agressividade ao jogo do Benfica que mais nenhum dos nosso médios tras. Mas dá a ideia que o próprio Jesus não é grande fã, não percebo bem porquê.
    Gabriel leva a bola para a frente. Com Weigl o nosso jogo estagna e parece que jogamos futebol sem balizas, deixando de ser objetivos. E nem os passes falhados que os weiglistas apregoam para o queimar fazem mossa, pois não só marcamos mais com ele em campo, mas sofremos bem menos golos, com um registo de golos sofridos mais condizente com um candidato ao título. Com Weigl é raro, não, raríssimo não sofrermos golos!

    Como analisou recentemente a insuspeita GoalPoint:
    "É caso para dizer que talvez o risco compensa. O Benfica marca quase mais um golo por jogo quando tem Gabriel em campo, e sofre cerca de metade do que quando tem Weigl. Se o facto de a equipa rematar mais e, consequentemente, marcar mais, não surpreende por aquilo que se viu acima, os números defensivos dão que pensar.
    A equipa parece ficar bastante mais segura quando tem Gabriel em campo, aproximando-se dos registos de golos sofridos que são normais num candidato ao título. Mesmo cingindo o espaço temporal de análise ao último ano, período de maior instabilidade também por outras razões, a média de golos sofridos com Gabriel é de 0,76, ou seja, menos um terço dos golos sofridos com Weigl em campo (1,14).
    "

    Sería interessante fazeres essa análise dos resultados com os companheiros também com Taarabt, para desmistificar a fogueira que o querem lançar, fazendo-o de bode espiatório para safar como sempre o Weigl. Por aí já dá para ver que Taarabt com Gabriel apenas perdeu 2 jogos e se não me engano foram jogos de Liga dos Campeões.

    ResponderEliminar
  2. Boas EPluribusUnum7, essa questão do "mais vale cair em graça que ser engraçado" é quase cultural no Benfica.

    O Weigl, o Grimaldo, e outros, serão sempre excelentes jogadores mal aproveitados pelos treinadores que são limitados, enquanto que o Gabriel, o Eliseu, o Salvio, o Samaris, etc, esses serão sempre jogadores sem categoria para envergar a camisola do Benfica... o que é curioso é que os mesmos treinadores limitados conseguem ganhar no Benfica com jogadores sem qualidade para o Benfica, mas não conseguem ganhar (tanto) com excelentes jogadores, como é óbvio a culpa é toda dos treinadores e de jogadores sem categoria para o Benfica.

    ResponderEliminar
  3. Estás a comparar 2 médio completamente distintos em todos os aspetos.

    Gabriel é um jogador que em espanha jogava como 10 ou como construtor de jogo num esquema de 3 médios, nunca foi o médio mais defensivo.

    Weigl sempre foi um 8 defensivo, chegou a fazer de central inclusive, é um jogador que jogava num sistema em que a equipa não pressionava alto nem era agressiva na conquista da bola caso do Dortmund, o Dortmund força o inimigo a errar força a perda de bola.

    No entanto no esquema de JJ Gabriel erra demasiados passes, arrisca em demasia acabando por diversas vezes deixar os colegas em maus lençóis. Gabriel é agressivo na perda e por vezes rápido na reação no entanto posiciona-se mal, e alguns dos jogos pior conseguidos esta época foram por culpa dele e dos laterais.

    Weigl posiciona-se bem sabe onde estar raramente perde uma bola e os passes que faz com intuito de "empurrar" a equipa para a frente normalmente encontram o destinatário com tudo para atingir o melhor fim, problema de Weigl é que é pouco agressivo na conquista da bola (nunca aprendeu a o ser) e não é aquele jogador imponente no choque.

    No entanto JJ tem trabalhado ambos, um mais para pensar como médio de transição (gabriel) outro para ser o Patrão do meio campo homem mais importante na movimentação (Weigl) ignorar isto é não conhecer o que JJ fez com Matic e com Enzo.

    Matic quando chegou ao Benfica metade dos adeptos gozava com ele e dizia que tinha sido negociata de Vieira...
    Enzo quando saiu em guerra com JJ a meio da 1ª época metade dos adeptos diziam que era fraco que não fazia falta.
    Ambos foram trabalhados para funções especificas, uma época depois Matic era adorado e o Enzo idolatrado.....tenham calma com o Weigl...é o médio mais inteligente e com qualidade de passe que o Benfica tem....
    Dêem lhe tempo

    ResponderEliminar
  4. O Gabriel não tem estilo de betinho, não nasceu na Alemanha, não joga bonito mas é eficiente por isso nunca vai ser adorado pela maioria no Benfica... O mesmo aconteceu com o Eliseu, Cardozo, Salvio, Lima etc, tudo jogadores que ganharam imensos títulos no clube.

    ResponderEliminar
  5. Hoje a culpa de mais um jogo adormecido e sem coração, deve ter sido do Chiquinho. Já foi de Gabriel, de Pizzi e ultimamente convencionou-se que era de Taarabt. O padrão que se mantém é que nunca tem influência neste adormecimento da equipa.

    ResponderEliminar
  6. Mais um jogo com o Weigl a titular e mais um jogo a perder pontos! Inacreditável! Hoje também foi culpa do Taraabt ou do Chiquinho?

    João

    ResponderEliminar
  7. não andaram cinco anos a chorar pelo bazofias.
    não votaram no mesmo.
    portanto nem sei porque é que se estão a queixar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estás a festejar?! A abrir mais uma garrafa de champanhe?! Enerva-me pessoal que fica contente com derrotas do Benfica! Por acaso não votei no Vieira, mas mesmo que tivesse votado, não me tirava o direito de ficar aziado com derrotas do Benfica!
      Benfiquistas que rejubilam com derrotas do Benfica, se calhar até torcem para que o Benfica perca só para lhes dar razão... irra!!!
      As eleições já foram, interessa agora é que o Benfica ganhe!
      Se calhar o candidato que saiu derrotado, saiu derrotado por ter apoiantes deste género que polarizam completamente os benfiquistas, que mais atacam o benfica do que o defendem, fazem boa parte do trabalho dos antis. Acredito que muita gente votou Vieira por esta postura anti-benfiquista de determinados "benfiquistas", vocês são uma das razões de não ter havido mudança!! Prejudicaram o Noronha, ele que até tem um discurso bem diferente do vosso! A festejar derrotas do Benfica!

      Eliminar
    2. alguém esta a festejar alguma coisa.
      desculpe mas deve ter um problema cognitivo só pode onde é que no meu comentário estou contente com o mau resultado quer dizer, alias devo estar mais lixado como f, do que o senhor alguma vez teve.

      lá esta a inferir coisas não era nem nunca fui apoiante de rgs.

      já sobre pessoas que desejam derrotas do nosso clube, deve estar a pensar no actual presidente, ou no vilarinho que também já o disse.

      quem votou no actual presidente tem todo o direito de ficar chateado não se pode é queixar já que isto é apenas o resultado das suas escolhas.

      mas pelos vistos ninguém votou no homem, ainda vai chegar o dia em que não se encontra ninguém que tenha votado nele, como os que votaram no vale que milagrosamente desapareceram.

      Eliminar