sábado, 16 de janeiro de 2021

Ineficacia

Em jogos destes meia oportunidade tem de ser aproveitada. Nós infelizmente falhamos 4/5 oportunidades claras de golo e tivemos outras tantas jogadas de perigo que definimos mal. Fomos claramente superiores ao Porto e nestes jogos temos de aproveitar para vencer. No entanto ficou demonstrado que temos potencial para acabar a época a festejar. Que esta exibição possa ser o click que falta para levantar voo de vez.

Sendo eu um grande critico de Weigl devo dizer que fez de muito longe o melhor jogo pelo Benfica. No entanto mais uma vez no golo sofrido, sendo obviamente a maior culpa de Gilberto, não reagiu a tempo. Não recuou um pouco quando a bola foi para as costas de Gilberto e depois de este ter sido ultrapassado também não teve a velocidade de reacção para ir fechar a linha de passe no interior da área. São os tais fusiveis a que JJ se refere. Agora ainda assim foi muito mais agressivo hoje do que alguma vez o foi. O problema é que eu não acredito que consiga manter esta agressividade consecutivamente em vários jogos e mesmo dentro dos proprios jogos durante os 90 minutos.

No final do dia fica um sabor amargo porque deviamos ter conseguido a vitória. No entanto mantivemos a distância para o primeiro lugar e já riscámos do calendário o jogo históricamente mais dificil para nós. Agora é preparar a Taça da Liga. Aproveitar para dar minutos a alguns jogadores que precisam de ganhar forma fisica mas obviamente com o objectivo de vencer a competição.

7 comentários:

  1. O jogo com o FC Porto veio demonstrar, sem quaisquer dúvidas, que a equipa do SLB precisa de mais 2 ou 3 jogadores muito fortes fisicamente, de forma a poder lutar contra estas equipas. Defesas que ficam batidos mal a bola lhes é metida nas costas nunca foi bom sinal para equipas que querem ser grandes. Médios demasiado macios nunca travam (por não funcionarem como filtro!) a maioria das jogadas das equipas adversárias. Avançados lentos e com medo de disputar a bola, porque "tentam evitar que lhes estraguem o verniz das botas", são elementos totalmente descartáveis. Nos três setores da equipa do Benfica há demasiados jogadores que estão a mais. Por outro lado, ter à frente da equipa um indivíduo medroso, altamente arrogante e que a prejudica imensas vezes com as "opções incorretas", veja-se o caso do Luca, que por não ter sido comprado por indicação dele joga só os minutos finais dos jogos. Com gente sem nível como o treinador e o presidente, o ano não vai ser nada agradável para os lados da luz.

    ResponderEliminar
  2. "já riscámos do calendário o jogo históricamente mais dificil para nós". Atenção quenos últimos anos tem sido mais difícil até na Luz do que nas antas. E sem público, ser em casa ou fora, não diferencia muito.
    Para os que falam mal de JJ, se ele consegue ao fim de 1 ano de moleza e fofura com que Weigl se torne jogador, têm de dar a mão à palmatória.
    Vamos ver se o nível se mantém e se consegue afinar os fusíveis nos próximos jogos, vão ser uma próximas semanas só com jogos duros.
    De qualquer forma ainda tem de afinar muito em termos posicionais e deixar de exagerar nos passes para o lado e para trás.
    Por acaso também achei que a expulsão foi prejudicial, o Benfica estava a criar muitos calafrios na área dos corruptos antes disso, depois, teve de sair Pizzi e senti que faltou muito critério.
    Falta instinto matador aos nossos pontas de lança. Com metade do instinto de Cardozo, Lima ou Mitrogou, matávamos este jogo.

    Agora espero que consigam capitalizar moral dessa exibição e trabalhar sobre isso. Temos agora semanas com muitos jogos duros, começámos bem (em termos exibicionais), há que manter ou melhorar. Janeiro é crucial.

    E a ver se Everton abre os olhos e começa a mostrar porque tem tanto cartel no Brazil.

    ResponderEliminar
  3. Ah, já agora, acho curioso que ainda ninguém tenha destacado a exibição de Nuno Tavares, estava em todas, a cortar bolas na esquerda e no meio, a não se intimidar e pelo contrário a criar muita azia por aí mostrando que também temos ali jogador para estas batalhas!

    ResponderEliminar
  4. Boas, relativamente ao jogo de sexta-feira, o que tenho a dizer é que depois de um período em que a postura do treinador (Bruno Lage), associada à política de contratações, e às comunicação do clube, tornou o Benfica num grupo de "bons rapazes", actualmente temos um treinador com as suas limitações, com os seus medos, e um plantel composto sobretudo por jogadores anteriores às sua chegada e outros trazidos por ele que não diferem muito do que antes tínhamos, mas... voltámos a ter um treinador "rato".

    Atenção que quando digo que voltámos a ter um treinador "rato", isto não queira dizer que não voltemos a passar por um período de 3/4 ou até mais anos sem sermos campeões, mas acredito que voltemos a ter um Benfica que lutava contra o Porto em todos os jogos até ao último minuto, tal como vimos nas últimas épocas de Jorge Jesus na sua primeira passagem, onde tirando o ano do 5 a 0 e das 4 derrotas em 5 jogos, em mais nenhum vimos uma sequência de sequer duas derrotas seguidas com o Porto, sejam na mesma época, sejam em duas épocas continuadas.

    A relembrar:
    2009/2010: 3J, 2V, 0E, 1D, com a derrota a não nos impedir de ser campeões, apenas adiando o título por uma semana;
    2010/2011: 5J, 1V, 0E, 4D, com a tareia dos 5 a 0, e a única vitória a resultar numa derrota bastante traumática na segunda mão da meia-final da Taça de Portugal;
    2011/2012: 3J, 1V, 1E, 1D, com a derrota a deixá-los fugir no Campeonato, mas com a vitória a pôr-nos na Final da Taça da Liga que vencemos;
    2012/2013: 2J, 0V, 1E, 1D, com a única derrota a ser naquele golo do Kelvin já nos descontos;
    2013/2014: 5J, 2V, 1E, 2D, com uma das derrotas a ser na meia-final da Taça que passámos e conquistámos, e a outra na última jornada connosco já campeões;
    2014/2015: 2J, 1V, 1E, 0D, com a primeira vitória para o Campeonato lá em 10 anos e a segunda em 24 anos.

    Até o com o Vitória tivemos duas derrotas na primeira época (2015/2016), mas fomos campeões e eles terceiros; e na segunda época (2016/2017), empatámos os dois jogos e fomos campeões uma vez mais.

    E já agora, se na terceira época de Rui Vitória empatámos um jogo e perdemos outro que fez-nos deixá-los fugir para o título, o que é certo é que na primeira volta de 2018/2019 o treinador ainda era o Rui Vitória, e ganhámos na Luz para o Campeonato ao fim de 4 anos.

    Depois chegou Bruno Lage que perdeu a meia-final da Taça da Liga para eles, mas bem roubadinho, e que foi ganhar lá e passar às frente no Campeonato que ganhámos.

    Só na época passada com Lage nos dois jogos do Campeonato, e Veríssimo na Final da Taça, e já agora com Jesus na Supertaça é que fomos muito inferiores com quatro derrotas em quatro jogos, mas pelo menos em dois deles temos mesmo muitas razões de queixa da arbitragem, sobretudo no jogo do Dragão onde fomos inferiores mas com muita habilidade da arbitragem, e com decisões claramente tendenciosas do VAR.

    Portanto, temos sido inferiores a eles no confronto directo? Temos sim sr. Mas têm havido arbitragens globalmente isentas, ou com os erros relativamente distribuídos pelas duas equipas nestas derrotas? Isso já não. E isso muda muita coisa.

    No entanto, há mesmo que assumir uma postura bem mais guerreira na Comunicação, e temos que ou contratar, ou transformar o tipo de jogadores que temos.

    ResponderEliminar
  5. E também vai ser muito importante começar os jogos com 11...deixando o Tá_Barato na prateleira de vez!

    ResponderEliminar
  6. Ja agora, voltando ao tema Weigl, esteve melhor, mas em termos de resultado, voltámos a não vencer um jogo. Aliás o mito dele ser o bom jogador que apregoam é mais wishful thinking é desejos ardentes de quem gosta do estilo do moço vá se lá saber porquê.
    Até porque mais uma vez na vida real, até as estatísticas desmascararam o flop. Segundo a imparcial Goalpoint (https://goalpoint.pt/julian-weigl-que-rating-e-esse-goalpoint_104523) Weigl, mesmo reconhecendo ser dos seus melhores jogos, ficou longe, muito longe de ser o melhor em campo, com 14! jogadores com melhor rating que ele: "Não seria de esperar uma maior preponderância ofensiva de um MVP eleito, num jogo em que o Benfica, por mérito próprio e fruto das circunstâncias (expulsão de Taremi) dispôs de 25 minutos para tentar algo mais (e não o conseguiu) e durante o qual mostrou quase sempre maior iniciativa ofensiva?"
    A realidade mais uma vez fica muito longe do desejo.

    ResponderEliminar
  7. Concordo... sinceramente nuncA imaginei chegarmos a um nível ainda pior que os 80/90 mas a triste realidade é que está pior que nunca! Até ministros e primeiros ministros têm medo de desagradar ao papa, surreal....

    ResponderEliminar