segunda-feira, 9 de novembro de 2020

O coração de uma equipa

Começo o texto a falar de alguns jogos que em determinadas épocas me deixaram boas sensações e me fizeram sentir que estavamos no bom caminho.

Ainda com Jorge Jesus um Celtic 0-0 Benfica. Foi a estreia de Enzo Perez a titular no meio campo do Benfica como 8. Nesse dia tive a certeza que o Benfica ia ser mais forte com Matic e Enzo do que tinha sido com o Javi e Witsel. E os resultados foram os que se viram nessa época e na seguinte.

Já com Rui Vitória um Braga 0-2 Benfica. Estreia de Renato Sanches a titular ao lado de Fejsa. Todos conhecem a história.

Bruno Lage. Santa Clara 0-2 Benfica. Depois de na jornada anterior Lage ter trocado o 4-3-3 para o 4-4-2, nesta jornada tirou Pizzi do meio e colocou Gabriel a jogar ao lado de Fejsa. Mais tarde passou a fazer dupla com Samaris. Também todos conhecem a história. Eu acho que ficamos a um central e um defesa-esquerdo de uma dobradinha e voltar a uma final europeia.

Estes foram para mim os 3 melhores periodos da última década do Benfica. E todos esses Benficas fizeram o click com mudanças no meio campo. Com 2 jogadores fortes no meio.

Um meio campo forte ajuda a disfarçar muita coisa. E não entendo como é que tendo uma defesa que nunca jogou junta e que não tem tempo para treinar como Jesus o referiu, entra em grande parte dos jogos apenas com um jogador forte defensivamente. E hoje com Samaris que tinha meia duzia de minutos a suportar na sua frente Everton, Pizzi, Rafa e Waldshmidt que defensivamente todos juntos não fazem 2.

Reparem na diferença do Benfica dos ultimos 30 minutos para o Benfica da primeira parte e quem estava na zona central. Samaris, Pizzi, Walshmidt e Darwin e depois Gabriel, Taarabt, Darwin e Seferovic. Na primeira hora de jogo tinhamos uma oportunidade de golo num canto. Em 30 minutos tivemos oportunidades sufientes para até dar a volta ao resultado.

Mais do que a defesa, que Jesus não vai conseguir trabalhar nestes 15 dias, tem de se arranjar uma solução para equilibrar a equipa do meio campo para a frente. Que experimente Todibo tanto a central como no meio campo nesta paragem. Que trabalhe a dupla Samaris/Gabriel que não estarão nas selecções e que pense numa frente de ataque com Darwin e Seferovic/Gonçalo Ramos desviando Waldshmidt para uma ala para ajudar a equilibrar a equipa defensivamente. Que pense também em usar Diogo Gonçalves mais vezes como extremo porque é muito mais forte defensivamente que qualquer outro dos que temos.

O que não pode voltar a acontecer é voltar a meter Pizzi, Everton, Rafa e Walshmidt juntos no 11. Em muitos jogos nem 2 ou 3 destes 4 devem jogar juntos. Vão haver muitos jogos e podem ir rodando de jogo para jogo. Individualmente temos jogadores para resolver praticamente todos os jogos se mantivermos a equipa equilibrada. Que Jesus se lembre que no seu melhor ano no Benfica precisou de marcar apenas 58 golos no campoenato. Sofria era poucos.

E quando abrir o mercado arranjar no minimo mais um central (se Todibo não pegar) e um médio. Que vendam Weigl e outros excedentarios e com o dinheiro vão buscar os jogadores que Jesus quer para essas psições.

5 comentários:

  1. JJ nos anteriores seis anos "teve 150 jogadores contratados", nos quais o SLB gastou cerca de 283 Milhões de euros. Ganhou 3 campeonatos e "potenciou" 8 jogadores. A dívida passou dos 188 Milhões para os 421 Milhões, quer dizer, ficou descontrolada para contratarem jogadores dos quais mais de 80% só vestiram a camisola do clube para tirar uma foto ao lado do "grande líder". Se dividirmos o investimento pelo número de campeonatos teremos que cada um "custou" (ou teve um investimento de) cerca 90 Milhões de euros. Por isso, se neste ano já foram gastos 100 Milhões "em jogadores experientes", mais os Milhões que está a custar a equipa técnica, dúvidas não podem existir para quem deu a maioria ao Vieira, de que os clubes do coração (Sporting e Porto) não vão ser incomodados. Aquando da chegada do JJ informei nos sites que ele trocou as palavras de incentivo ao povo benfiquista. Quando disse que a equipa ia jogar o triplo queria dizer que "ele ia ganhar o triplo" e que "as vergonhas seriam sempre em triplo". Aí está tudo o que a "tripla" JJ, LFV e DSO adoram. O Sporting em primeiro, o Porto mais uma vez salvo do estoiro e o SLB a fazer figuras miseráveis depois de tanto dinheiro gasto. Agora já podem vender o Darwin porque têm que recuperar investimento por causa da pandemia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ............concordo, mas pergunto, qual a posição de Rui Costa??????.............é um grande Benfiquista?????....não duvido, mas, nós também somos...........

      Eliminar
  2. Sr Moreira,esqueceu-me da imagem que o Rui Costa dá ao Benfica,riqueza,modernidade e a beleza que os fatos Armani dão.Sócios somos nós
    e não ganhamos nada.

    ResponderEliminar
  3. A melhor dupla que o Benfica tem para o meio campo é Gabriel+Taarabt. Foi a que jogou contra o Famaçlicão em que demos 5 e jogámos muito bem. Foi a que o ano passado foi responsável pelo melhor período do Benfica, com apenas 5 golos sofridos em meia volta do campeonato. O descalabro deste ano começou quando se desfez a dupla. Este ano tem sido o mesmo.
    Não há que inventar muito.
    Quanto à dupla de centrais, Vertoghen já mostrou que ainda tem qualidade. Já Otamendi é pelo menos um erro por jogo. Por mim jogava Jardel ou mesmo Ferro, qualquer um é melhor que termos este desastre ambulante em campo, já não nos bastava Weigl, agora mais um barrete, enfim.
    Quanto às laterais, até Janeiro não há muito a fazer, temos de jogar com o que temos e aí jogaría com Diogo Gonçalves e Nuno Tavares. Não acho que até agora tenham apresentado grande qualidade defensiva, mas são melhores que as opções. Espero que os que crucificam eternamente André Almeida finalmente tenham percebido que um defesa não é só fazer uns truques. André Almeida dos laterais era o nosso melhor defesa.

    ResponderEliminar
  4. eu diria que ao lage faltou um segundo avançado, porque a partir dai para resolver essa falta ele só foi criando problemas noutros lados.
    ainda que também faltasse o defesa central experiente e defesa esquerdo.

    o meio campo tem de ser forte mesmo uma dupla samaris weigl, ou gabriel weigl são melhores do que as que temos utilizado.
    mas depois existem os mitos como a dupla gabriel taarabt que foi apenas utilizada 4 vezes na primeira volta do ano passado mas pelos vistos ficou com o mérito das outras todas.

    mas o problema não é só no meio campo as alas são uma cratera e dos quatro disponiveis por incrivel que parece grimaldo é de longe o melhor deles todos e assim não existe equipa que aguente.

    ResponderEliminar