terça-feira, 27 de outubro de 2020

Intenção de voto

Luis Filipe Vieira.

É um voto tremido. Após o final da época passada não estava para ser. E estava muito dependente da preparação desta época e dos restantes candidatos. No final existiram mudanças que me agradaram, mas também existiu muito demérito (para ser simpático) da oposição.

De Bruno Costa Carvalho penso que nem vale a pena falar. Até porque pelos vistos já abandonou.

Rui Gomes da Silva. Foi das pessoas que mais admirei a defender o Benfica nos programas onde participava. Curiosamente, a seguir a Pedro Guerra, era dos mais odiados pelos Benfiquistas. Assim que começou a sua campanha miserável a mais de 2 anos de distância das eleições passou a ser o idolo das redes socias. E digo campanha miserável porque se focou inteiramente no desgaste de Luis Filipe Vieira e no ruido constante em torno do Benfica. E o mais triste é que RGS sabe os danos que isso causa porque já lá esteve.

João Noronha Lopes. Quando apareceu a sua candidatura e depois de ver o seu passado tanto em termos profissionais como em termos de Benfica, foi alguém que me gerou expectativas. Mas rapidamente deu para perceber que o registo ia ser o mesmo de RGS.

Foram demasiados os episódios que me desiludiram. Tal como RGS a utilização do espaço de defesa do Benfica através de comentadores como Vasco Mendonça e Pedro Adão e Silva para desgastar a imagem do atual presidente. A ida, no Benfica vs Sporting, para espaços interditos do estádio recolher assinaturas com o único propósito de ir chorar para a comunicação social minutos depois que tinham sido expulsos do local. A rábula dos campeões europeus que foram colocados na sua comissão de honra sem consentimento dos mesmos (é verdados que outras listas também o fizeram com outras pessoas). A entrevista amigável de Ricardo Araújo Pereira a Ana Gomes que é parte ativa do maior ataque alguma vez feito ao Benfica. Os podcasts onde JNL aparece a beber minis ou a barraca das bifanas grátis para sócio numa tentativa bacoca de se desmarcar da sua condição elitista. As criticas a Vieira de nao participar num debate quando o próprio não participou com os restantes candidatos, dando assim razão a Vieira quando afirmou que esse debate iria ser apenas usado para um ataque pessoal. Uma campanha sempre mais preocupada no ataque a atual direcção com as insinuações que se vêm todos os dias nas redes sociais e que saíram de uma cartilha vinda do inimigo.

E talvez o mais grave foi o post em baixo de Francisco Benitez, candidato a presidente da MAG pela lista em questão. Curiosamente algo tão grave nem teve eco na comunicação social.

Tudo somado não acredito que Noronha Lopes tenha "ganho" votantes com esta campanha. Os que tinha no inicio são aqueles que já tinha a partida quando começou a sua campanha. Eu próprio, que estava mais inclinado para uma mudança não o vou fazer. Pior. Até um voto que estava para ser em branco nestes últimos dias transformou-se em voto para LFV.

Bernardo Silva foi o prego final da campanha. E Jorge Jesus disse tudo sobre ele ontem. Ingrato. Pode perfeitamente não estar de acordo com politicas do clube e nao apoiar Vieira. Mas o que escreveu sobre ele, as acusações, insinuações, etc é mesmo de alguém sem caracter nenhum. Vieira é um dos principais responsaveis pelo que Bernardo Silva é hoje. Porque só o talento não chega. Foram as pessoas que acreditaram nele na formação, mais as condições que teve e até mesmo o clube onde continuou a carreira que o fizeram chegar onde está hoje. E se isso aconteceu foi graças a Vieira.

Depois ouvem-se as criticas a Jesus por falar como falou de um "simbolo" do Benfica. Mas simbolo de quê? Um rapaz que ainda estava na equipa B e já estava a mandar bocas ao treinador da equipa principal? Um rapaz que até deixou de ser sócio porque ficou chateado por não lhe darem garantias de um lugar sem antes lutar por ele? Que se fez novamente sócio em Julho para poder votar mas nem sabia que precisava de ser sócio um ano para o fazer? Mas agora por se andar nas redes sociais a dizer que se gosta muito do Benfica já dá estatuto de simbolo do clube?

Mas mais triste que isto é estes defensores acérrimos de Bernardo Silva serem os mesmos que destratam Rui Costa a cada oportunidade. Rui Costa que foi jogar para o Fafe para um dia poder voltar ao Benfica. Rui Costa que não saiu do Benfica para um clube melhor porque a proposta da Fiorentina era mais vantajosa para o clube. Rui Costa que ainda voltou para fazer dois bons anos como jogador e que é dirigente desde essa altura.

E como se não bastasse hoje andam todos de volta do jornal Record que decidiu ir buscar documentação roubada ao Benfica para dizer que o Benfica já pensava emprestar ou vender Bernardo Silva. E não só aceitam esta filha da putice do jornal como ainda a aproveitam? Mas não fujindo ao tema qual é que é o problema disso? O Benfica naquela altura precisava de dinheiro. E ou vendia mais 3/4 titulares e perdia a possibilidade de um Bi Campeonato ou mantinha a base que tinha e fazia algum dinheiro com o jovens. As decisões têm de ser tomadas e algumas vezes acerta-se e noutras não. Alguém chora hoje os 15 milhões de Cavaleiro, Helder Costa ou João Carvalho? E o que diziam dos 15 milhões nessa altura? Não eram milhões da treta? Outra critica é que o Benfica esconde as clausulas. Mas eu também percebo que o faça. A cada acto de gestão que é tomado está logo uma matilha de volta das canelas da direcção. Tudo, mas mesmo tudo, está mal para esta gente. O foco está diariamente no Benfica de forma negativa.

Quanto a Vieira o mandato que passou é obviamente negativo. É verdade que o Benfica foi alvo de um ataque a uma escala nunca vista. Viu a sua imagem ser desgastada e não quis sair do rumo do mandato que era a diminuição do passivo. Devia ter mudado logo o rumo. As vitórias no campo eram importantes nesta guerra. Vencendo o clube está mais unido. E estando mais unido mais ineficazes se tornariam os ataques.

Ainda assim mudou agora a estratégia. Foi buscar o treinador com o perfil que o Benfica precisava e finalmente chegaram jogadores competitivos para o Benfica. Principalmente para a defesa. É verdade que queria mais. Ainda mais jogadores e a saída de outros com quem não me identifico. Continua a existir um director de comunicação que deveria sair, bem como o director geral para o futebol.

Mas nem com estas falhas conseguiram fazer mudar o meu voto. No final deste texto em vez de me vir apelidar de carneiro ou vieirista pensem porque é que a mim (e acredito que muitos outros) não me conseguiram convencer quando me tinham na mão.

Porque o Benfica está acima de tudo. É possível fazer campanhas sem prejudicar o Benfica. É possível mesmo fazer campanhas defendendo o Benfica dos seus inimigos. Infelizmente não foi esse o caminho escolhido. Bem pelo contrário. Dói-me ver tantos Benfiquistas nas mãos de uma propaganda anti-Benfica usando os mesmos argumentos e acusações que uma cartilha dragarta propaga a varios anos.

8 comentários:

  1. Já tinha decidido votar JNL há mais de 10 dias, votei em LFV em 2016, mas depois deste mandato desastroso, ou não votava ou aparecia alguém com credibilidade para mudar o ciclo.
    O mandato não foi só desastroso a nível de resultados desportivos e com um porto intervencionado, foi sobretudo a falta de estratégia, os zig zag e mudanças de rumo, as decisões erráticas, o dizer uma coisa e posteriormente o seu contrário, uma comunicação débil, ineficiente e ineficaz.
    O meu voto é baseado na leitura que faço deste mandato, aqui não tem lugar o agradecimento pela obra feita (que agradeço), mas sim tendo em consideração o futuro que um poder gasto pelo tempo, "aburguesado", com as mesmas pessoas, porque defendo a limitação de mandatos para três, para não se eternizar um poder, que todos sabemos o tempo corroi, vicia e corrompe as instituições, ainda que sem intenção, mas é assim na vida económica, social, política e também desportiva, criam-se alianças, procedimentos inadequados e atitudes impróprias que lesam empresas, sociedades, populações e clubes e adeptos.
    Vou dar um pequeno exemplo:
    LFV dá uma entrevista em que diz este ser o seu último mandato, por motivos familiares, mas depois questionam se estiver em causa o penta, se reconsidera recandidatar-se e ele dá a entender que sim, tipo CR7 à procura de bater um record... tudo isto depois de utilizar Rui Costa como trunfo de campanha (que o RC não precisava, se no final desta época tivesse saído da SAD e se candidatasse, ganharia com larga maioria dos sócios).
    Era bem mais, correto ter dito, de INÍCIO, que estaria a pensar retirar-se, mas que não era um dado adquirido... eu entenderia melhor, mas como concordo com a limitação de mandatos não o seguiria (recordo que Presidentes Campeões Europeus já sairam para dar lugar a novas ideias no SLB).
    Depois dizer a título de auto elogio, que se tivesse reunido com Cavani, certamente ele teria assinado...
    Isto para mim é precisamente o contrário de um elogio... então se o SLB tinha a possibilidade de ter no seu plantel um jogador da qualidade do Cavani (provavelmente teria marcado golos na Grécia), não o faz e ainda se gaba de uma estratégia de contratação em que o clube falhou...??
    Finalmente a prova que o poder corroi e a estratégia desportiva para o clube é errada:
    Afirma o seu apoio ao presidente da fpf, porque é "alguém com quem se pode conversar e competente"...
    Mas nós Benfiquistas verificamos todas as semanas os órgãos de disciplina e justiça e da arbitragem, que fazem parte da fpf, a tomar frequentemente medidas que lesam os interesses do Benfica e do futebol, com sanções e arbitragens vergonhosas!!!
    Numa liga organizada, as decisões não se tomam nos corredores, com reuniões a dois (com o presidente do fcp), onde se tratam por tu e definem quem deverá ser o presidente da Liga, recebendo telefonemas de um candidato, passar o tlmv ao pc... e dizer "fala aí como ele"... Isto é do mais baixo e pernicioso, quando existe um número de clubes, entidades e locais próprios para se apresentarem apoios e discutirem programas...
    O Luís Duque apresentou algum programa? Ou porque não era Benfiquista ou portista, tinha o perfil e as competências...?
    E LFV não conhece PC??
    Todos nós Benfiquistas, conheciamos Proença dentro dos relvados, as suas (péssimas) actuações, quem beneficiou e prejudicou durante a sua carreira de árbitro, sabiamos perfeitamente o que seria com presidente da Liga!!!
    LFV não sabia as consequências?
    LFV pode ter os amigos que quiser, mas Não admito que enquanto os adeptos lutam pela honra e bom nome do SPORT LISBOA E BENFICA, ele se reúna com pc para definir o futuro do futebol Português e ser enganado (mais uma vez), sem que existam consequências nas urnas neste dia 28 de outubro.
    Foram apenas alguns exemplos, da incoerência, falta de estratégia e rumo que este mandato de LFV foi pródigo e demonstrativo que o seu tempo no Bendica e o seu ciclo de governação está esgotado e acabou!!!

    ResponderEliminar
  2. OS TRICOLOR

    Os TRICOLOR, têm um problema com os Benfiquistas de alma e coração, não os suportam, incomoda-os muito, dizem verdades que os magoam, coitadinhos !!! É assim com BS, acham que o terem despachado por 15 milhões, que ELE lhes deveria ter ficado grato por tal operação, que o mérito é do KADAFI dos pneus, a quem todos deviam estar gratos eternamente, foi ele que salvou o Benfica, foi ele que permitiu a jogadores sairem, alguns com qualidade que nem lhes permitiram envergar a camisola, o MANTO SGRADO do GLORIOSO, que era o sonho DELES. Nem todos sentem o Benfica como o chefe dos TRICOLOR, que vê o GLORIOSO, como um negócio, como acesso ao dinheiro fácil, esquece-se que alguns desses miúdos podem pensar de modo diferente, têm mais valores do que ele, amam o GLORIOSO. No fim inverte os valores e coloca tudo: como todos lhe deverem o favor de existirem e de terem mérito, até se permite de dizer que o que BS escreveu não foi ELE que o escreveu (BS é mais culto do que ele, (felizmente é duma geração que sabem escrever e redigir, que pensam pela sua cabeça) um exercício de ousadia e falta de VERGONHA, pois todos sabemos que a maioria dos discursos dele e da comunicação não é feita por ele, é analfabeto, e por isso NUNCA ninguém o desvalorizou por isso, pelo contrário, se alguém AQUI deve alguma coisa a alguém seria ele ao GLORIOSO!!! Quem seria ele se não tivesse sido presidente do BENFICA? As sua empresas, o seu sucesso, as suas dívidas à banca, os seu casos na justiça, quem ganhou mais ? Certamente foi ele, o GLORIOSO já existia e vai continuar, com ele ou sem ele é eterno é uma INSTITUIÇÂO, com VALORES, DIGNIDADE e HONRA e onde ele neste momento está a mais. E convém não esquecermos o PENTA, o Campeonato e a TAÇA de 2020, a VERGONHA na EUROPA, os casos de justiça com Paulo Gonçalves, do Catão, dos milhões que permitiu que o PORTO ganhasse contribuindo para a sua recuperação financeira, são esses os pontos que os verdadeiros BENFIQUISTAM tocam que o incomodam, colocam a nú todas as suas maroscas e habilidades. A ele a aos TRICOLOR, ainda podemos acrescentar a OPA vergonhosa, a utilização indevida de dinheiros, antecipação de receitas, e para finalizar a manipulação de uma campanha VERGONHOSA, Benfica TV, demissão presidente Assembleia Geral,a antecipação das ELEICÕES para um dia de semana, poderia muito bem ser no fim de semana seguinte a 31 Outubro, num consenso com todas as candidaturas. Não é esta continuidade que pretendo e desejo para o GLORIOSO que amo do fundo do coração...Ainda a propósito, sobe o grande lider TRICOLOR, temos 17 anos de factos no exercício das funções, sobre os outros candidatos são avaliados em pressuposto, mas creio que não devem nada a ninguém, não têm casos de justiça, não são conhecidos por trapaceiros. Mais o Helder Costa é um excelente jogador, ainda outro dia o vi a fazer um grande jogo em Inglaterra, o Cavaleiro não é nada mau, já contratámos bem pior nas negociatas, o João Carvalho não tenho visto, mas mais grave é vender por catálogo, alguns que os outros valorizam e quem os devia valorizar, simplesmente os despacham como mercadoria.

    ResponderEliminar
  3. Pois eu voto Luis F. Vieira porque fiquei farto do Vale e Azevedo,não esqueço a vergonha daqueles anos com a contratação do Poborski ,o nome do Benfica arrastado nas páginas dos jornais para gaudio de Portistas e lagartos.

    ResponderEliminar
  4. Que história é essa do Bernardo Silva ter deixado de ser sócio? Nunca tinha ouvido tal coisa.

    ResponderEliminar
  5. A mentira tem perna curta e este texto infelizmente é mais uma da máquina de desinformação que tanto envergonha qualquer Benfiquista de bom nome. O Bernardo tem mais Benfica num dedo do pé que o Vieira e o Jesus algum dia sonharão ter! Foi empurrado da porta fora, e é inegável que o da parceria já o tinha em catálogo quando o apresentou ao Mónaco!! Em segundo foi a mesma cartilha e o mesmo presimente que empurrou o Jesus que começou com a história de o meter a defesa esquerdo e ser responsável pela sua venda. Não sei a sua idade, nem se foi do Alzheimer mas reveja as fontes antes de escrever mentiras.

    ResponderEliminar
  6. qual é a opinião em relação ao Benfica ter pago uma conta de milhões a uma empresa fantasma???

    ResponderEliminar
  7. Esta campanha eleitoral foi muito prejudicial para o futuro do SL Benfica, criou-se uma clivagem/fractura entre os sócios que levará longos anos a recuperar. Creio que as eleições não vão terminar hoje, em caso de vitória da lista do actual Presidente LFV, a oposição irá contestar os resultados nos tribunais arrastando o nome o SL Benfica para a lama, sinais disso já foram dados pelos apoiantes de JNL nas redes sociais. Nada que supreenda depois de uma campanha baseada em ataques pessoais contra LFV e de terra queimada. De facto, existe uma parte de sócios do SL Benfica que apresentam os mesmos sintomas que os adeptos lagartos (confudem desejos com realidade), imaginam um SL Benfica colosso mundial, algo que apenas testemunharam nas estórias contadas pelos seus pais e avós.
    Creio que o tempo de LFV à frente dos destinos do SL Benfica está esgotado mas, olhando para a oposição e para os candidatos à presidência, LVF é o menos mau de todos.

    ResponderEliminar