segunda-feira, 5 de outubro de 2020

Faltam menos de 48 horas

Duas coisas importantes ontem ditas por Jesus e que eu concordo totalmente. Falta a esta equipa mentalidade vencedora e é preciso um central.

O Benfica entrou no jogo a anos luz do que fez com Famalicão e Moreirense. Com sobranceria e a disputar todos os lances de forma displicente. O Farense foi inteligente e meteu 3 jogadores no meio-campo fortes fisicamente aproveitando o Benfica ter nessa zona apenas 2 e um deles ser Pizzi. Ainda assim o Benfica teve varios contra-ataques na primeira parte, que de forma displicente foram sendo desperdiçados. Na primeira parte apenas Otamendi se safou.

Com a segunda farte os problemas continuaram. Com o empate Jesus fez substituições e ainda foi possível a equipa piorar. Nos 15 minutos seguintes ao empate a derrota parecia ser o destino do jogo. Ainda sofremos mesmo o segundo (anulado por fora de jogo) numa perda de bola de Weigl e ainda houve pelo menos mais uma oportunidade pela esquerda num lance em que Pizzi ficou a dormir. Felizmente os algarvios rebentaram fisicamente entre os 70/75 minutos de jogo. O terceiro golo é exemplo disso. Estavam apenas 2 jogadores na defesa e ninguém conseguiu recuperar posição.

Ficou o aviso. A atitude da equipa tem de mudar e muito. Bastaram 2 bons jogos com elogios a equipa para quase todos descomprimirem ao terceiro.

Ficou também a vista de todos que é preciso mais um central. Otamendi tem como maior defeito a altura. No golo do empate isso ficou a vista (Ruben apesar de ser mais alto também tinha o problema do jogo de cabeça). Esse é aliás o único lance em que Otamendi esteve mal. Já os lances do penalti e do segundo golo foram mais uma pouca vergonha de 2 individuos (Tiago Martins e Vasco Santos) já habituais nestes escandâlos arbitrais. Sofre o que foi esta jornada farei outro post.

Jardel saiu mais uma vez lesionado de campo. E lá tivemos de levar com Ferro. Felizmente coincidiu com o periodo em que o Farense perdeu as forças.

Esta é a prioridade máxima do Benfica. Podemos perder tudo devido a esta questão do central. Sinceramente acho que na direcção não estão interessados em contratar ninguém. Nos últimos anos sofremos já em casa 2 golos de Guimarães, Rio Ave (2x), Setúbal, Belenenses (2x), Famalicão, Braga e agora Farense, 3 do Moreirense e Shaktar e 4 do Santa Clara. Será que isto não é suficiente para perceberem que também é preciso investir na defesa? O melhor ano do Benfica na última década foi talvez o menos produtivo em termos ofensivos. Em 2013/2014 o Benfica nem chegou aos 60 golos no campeonato. Mas defensivamente era dificil alguém nos marcar golos. Limpamos tudo e fomos a uma final da Liga Europa mantendo um empate a 0 em Turim contra a Juventus a jogar com 9.

Para o meio campo Pizzi também não vai resultar (tal como Chiquinho). As equipas vão explorar ao máximo as suas debilidades defensivas. A não ser que o Benfica jogue com um ala como foi Ramires ou um segundo avançado que recue para ajudar a equilibrar o meio-campo, dificilmente estes jogadores irão resultar naquela posição. Temos Samaris e Taarabt de fora que são boas alternativas mas 3 jogadores para 2 lugares é curto. No limite é esperar até Janeiro e tentar Gerson novamente.

Faltam portanto menos de 48 horas para o Benfica equilibrar este plantel. No minimo exige-se um central. E é também essencial um 8.

10 comentários:

  1. Ora vamos lá ver, a equipa do Benfica ontem sem Weigl parecia a equipa do ano passado com Weigl....depois Weigl entrou e o Benfjca ganhou.
    Será que conta para as famosas estatísticas do Weigl??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Correcção. Depois Weigl entrou e tudo ficou bastante pior. Inclusive ainda levamos um golo numa perda de bola sua (foi anulado) e andamos a cheirar a bola mais de 15 minutos. Valeu que o Farense rebentou aos 75 minutos e que o Seferovic estava naquele dia do ano em que aproveita as oportunidades que tem. Ainda assim viste mais futebol nos primeiros 2 jogos do campeonato do que em metade da época passada. Mas continuas a querer o tipo la dentro.

      E as estatisticas não continuam famosas para ele nos ultimos 3 jogos. 8 golos marcados e 2 sofridos sem ele. 2 marcados e 1 sofrido com ele. E ainda fez alguns 60 minutos nestes 3 jogos. Basicamente marcamos 2 golos e sofremos 1 com ele em campo contra uma equipa recem promovida, com 0 pontos em 3 jogos e depois de esta ter rebentado fisicamente.

      Weigl já a titular...

      Eliminar
    2. Eu continuo a querer os melhores para o Benfica.
      Não tenho ódios de estimação no Benfica nem nunca tive.
      Para mim apoio aqueles que o treindor acha que são os melhores e não tenho dúvidas que o Weigl vai acabar por jogar... porque é o melhor para a posição.

      Eliminar
    3. Eu também quero os melhores para o Benfica. E a minha opinião é que até Samaris é melhor para a posição. Para mim é macio, não mete o corpo, não ganha bolas de cabeça, não é solidário dentro de campo e não arrisca nada ofensivamente. Basta ver os golos com o Paok. É verdade que o lateral esquerdo nos 2 golos fugiu a Pizzi e Taarabt mas ele como trinco da equipa nem sequer se preocupou a dobrar os companheiros. Vai ver a postura dele nesses 2 golos. E vai ver a postura dele em muitos na época passada. Depois olha para os números com ele em campo. Nos últimos 2 anos passaram por lá Fejsa, Florentino, Samaris e Gabriel. E com nenhum destes o rendimento da equipa foi tão baixo como com Weigl.

      E se o ataco como faço agora é porque no jogo da época passada contra o Guimarães ele andou propositadamente a tentar ser expulso. E quando não é apenas um jogador que não gosto mas também um mau profissional por mim o único caminho é a saída. Mas depois da pouca vergonha que ele fez nesse dia ainda lhe bateram palmas porque ele foi para o instagram dizer que o treinador tinha feito bem em o substituir. Para ficar bem na fotografia. Até ele percebeu nessa altura que ia ser encostado tal a diferença de rendimento com/sem ele dentro de campo. Mas parece que nada abre os olhos ao Benfiquistas.

      Só o facto de te dares ao trabalho de vir aqui dizer que Weigl deve ser titular porque vencemos em casa contra um recem promovido com 0 pontos num jogo que estava empatado aos 55 minutos quando ele entrou, diz muito do amor que se cria por alguns jogadores. E isto depois de virmos dos 2 melhores jogos dos últimos 7 meses. E que foram sem ele.

      Eliminar
    4. Eu não me dou ao trabalho de vir aqui, venho aqui com gosto porque já percebi que gostas do Benfica.
      E virei aqui para te relembrar que o Weigl é um excelente jogador e que o Jorge Jesus vai fazer dele o melhor médio do Benfica.
      Se aceitares tudo bem, se naõ aceitares tudo bem na mesma!
      Abraço

      Eliminar
  2. Já veio o Todibo. Jovem, bom jogador, 1,90, que o Porto queria.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não era o central com o perfil que eu gostava. E acho que muito menos é o central que o Jesus queria. Preferia um central como o Ruben Semedo ou o Lucas Verissimo já com muita experiência mas ainda novos com várias épocas pela frente.

      Ainda tenho uma restia de esperança que este venha para jogar a 6 e que ainda venha um central dsa caracteristicas que mencionei atrás. Era um bom final de mercado. Não vinha um 8 mas com este miudo a 6 dava para libertar o Gabriel para 8.

      Eliminar
    2. O Lucas Veríssimo chega em Janeiro. Satisfeito?
      O Todibo ou muito me engano ou vai partir tudo. Parece-me uma mistura de David Luis e Renato Sanches. Mas mais alto e mais rápido. É um portento físico!

      Eliminar
  3. Os algarvios rebentaram fisicamente aos 70/75 mt. porquê?.E o weigl não melhorou a performance do meio campo ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Porquê? Já sei. Foi o Weigl que os fez correr mais em 15 minutos é isso? Vai ver o jogo outra vez e vê quem é que andou a correr atrás da bola naqueles 15 minutos depois da sua entrada. Vai ver o golo anulado.

      Curiosamente não se viu estatisticas dele como é costume. É que desta vez arriscou uns passes para a frente e também falha como os outros.

      Eliminar