quinta-feira, 1 de outubro de 2020

A prioridade máxima

Defesa. Tem sido este o grande pecado do Benfica nos últimos anos. Eu aqui no blogue ando há mais de 3 anos a clamar por centrais e lateral esquerdo para o Benfica. Mas época após época o investimento para essas posições não aparece. Ainda assim esta época tem sido onde se fez um esforço maior e se gastaram 3 milhões num lateral direito mas principalmente no esforço financeiro em termos de salários em 2 centrais.

Há umas semanas atrás o Benfica teve uma boa oportunidade de contratar Ruben Semedo. Estava infectado com covid e o seu clube, tal como nós, ainda tinha de ir disputar as pré-eliminatórias da Liga dos Campeões.

Por 10 milhões podiamos ir buscar um jogador português de 26 anos, que já conhece o nosso futebol e que conhece o treinador, que também o deseja. Um jogador que faz perfeitamente mais 5/6 épocas ao mais alto nível. Um jogador que a médio prazo iria naturalmente ser o titular em troca com Otamendi ou Vertonghen que não têm já tantos anos a sua frente. Um jogador que podia até lutar pela titularidade e mesmo que não o fosse iria sempre fazer muitos jogos.

E o problema é mesmo este. O terceiro central de uma equipa normalmente faz muitos jogos por época. Nesta época em que os jogos vão ser quase sempre realizados com intervalos de 3 dias ainda farão mais. E no nosso caso dado os problemas fisicos de Jardel esse terceiro central é Ferro. Ou seja, Ferro pode perfeitamente vir a ter de fazer mais de 20 jogos numa época e isso pode ser a diferença entre ganhar tudo ou não ganhar nada.

Agora com Ruben Semedo já a jogar novamente, com a qualificação da sua equipa para a Liga dos Campeões, conosco a ir disputar a Liga Europa e ainda após a venda de Rúben Dias, obviamente que o Olympiacos pede mais. E por causa de andarmos a contar tostões e a tentar engenharias financeiras por causa de 2 ou 3 milhões, agora se quisermos vamos ter de desembolsar bem mais. Existem negócios em que devem ser resolvidos rapidamente. Este era um deles.

Obviamente que até um determinado montante eu continuo a achar que vale a pena. Não vejo ninguém no mercado já com esta experiência e ainda com muitos anos pela frente, português (ideal para as inscrições da UEFA) e com as qualidades que ele tem. Com o bonus até de já conhecer o treinador. Se agora os valores já forem inalcançaveis continua a ser preciso um central com qualidade suficiente para substituir os titulares sem se notar. Eu não quero acreditar que com o plantel que já temos vamos deitar tudo a perder ficando como terceira e quarta opções Ferro e Jardel.

Outra saída que não percebo é a de Florentino. Espero que a terceira opção para 6 seja Weigl atrás de Gabriel e Samaris. E a seguir a defesa a outra prioridade é a de contratar um 8.

Quanto a Vinicius eu percebo que não é um jogador perfeito e que Seferovic dá muito mais que ele em diversos items. Mas no objectivo do futebol que é meter uma bola dentro da baliza, Vinicius raramente falha quando tem uma oportunidade. Seferovic raramente marca. E se não é para receber já o dinheiro então para mim não faz muito sentido escolher Vinicius para sair. Continuo a achar que mesmo não sendo titular absoluto, Vinicius com Waldshmidt ou Darwin ao lado em jogos onde fosse preciso fazer rotação ia marcar muitos golos. Mas caso saia pelo menos temos o Gonçalo Ramos que acredito que quando entrar na equipa dificilmente volta a sair.

7 comentários:

  1. O problema entre vender Vinicius ou Seferovic, é que ninguém pega no Seferovic.

    Até pode haver equipas interessadas em contratá-lo, mas nunca pagando muito por ele (simplesmente porque não é um fora de série).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não creio que isso tenha alguma coisa a ver. Sefe é titular na Suíça, uma das mais fortes seleções da Europa. Vinicius também não é um fora de série.
      JJ sabe bem o que anda a fazer, até porque se queremos que o Gonçalo Ramos entre na equipa tem de haver lugar para ele.

      Por um lado querem que os miúdos do Seixal sejam aproveitados, e criticam ferozmente quando isso não acontece, por outro lado criticam quanto o clube procura lugar para eles com a aprovação do treinador.
      Decidam-se e entendam-se com o bruxo que vos aconselha.

      Eliminar
  2. O Benfica tem um problema grave que é jogar com uma criança na lateral esquerda ( jogos com Moreirenses desta vida não contam), e embora o AA faça o lugar, já era altura de termos melhor opção para esse lugar.
    De resto, concordo com o post, embora me pareça que falta um box-to-box do tipo Renato Sanches.

    Viva o Benfica.

    ResponderEliminar
  3. Sim plenamente de acordo há 3 anos que digo que precisamos de um lateral esquerdo ou então apostar seriamente no Nuno Tavares em quem acredito muito,o pietra está lá ensine o miúdo.

    ResponderEliminar
  4. Vieira só contrata laterais tipo "oportunidade de negócio".
    Isto revela a incompetência desta "estrutura".
    Que me recorde lateral de nível contratado ao longo destes 20 anos de Vieira só um: Siqueira. Emprestado e logo despachado.
    Portanto, aguentemos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esqueci de acrescentar: totalmente de acordo como o que é dito sobre Ruben Semedo. A nossa sorte é os corruptos estarem falidos e precisarem vender antes de poder comprar. Porque não seria a primeira vez assistir o Benfica a "engonhar" e os corruptos a aproveitar o "engonhanço" do Benfica para sacar o jogador.

      Eliminar
  5. Off topic
    http://benficasomosnos.blogspot.com/2020/10/canal-11-anti-jogo-filho-da-mae-para.html?m=1

    ResponderEliminar