quinta-feira, 8 de outubro de 2020

Balanço

Terminada mais uma janela de transferências faço um balanço razoavelmente positivo do mesmo. Existem jogadores que eu acho que deviam ter saído e não saíram, e 1 ou 2 posições que ficaram por reforçar. Mas comparativamente com a época passada temos um plantel muito mais competitivo.

Nestes últimos dias o Benfica conseguiu Todibo e ao que parece Lucas Verissimo para Janeiro. O central que eu achava realmente necessário era alguém com o perfil de Verissimo. Jogador já com alguma experiência e que podesse entrar a titular se necessário. Em relação a Todibo gostei das caracteristicas dele. Fez-me lembrar bastante Ruben Semedo mas tem o factor de inexperiência que numa posição como central pode ser fatal para uma equipa. E já sabemos o que isso é dos últimos 3 anos.

Tenho um feeling de que Todibo vai ser trabalhado por Jesus a 6. Se isso acontecer com sucesso pode amenizar o problema da posição 8 ao permitir subir Gabriel para essa posição. O problema é que nesta situação temos de aguentar até Janeiro com a perspectiva de Ferro e Jardel poderem vir a fazer muitos jogos.

Indo agora a questão da formação. Quando Jorge Jesus chegou, e na altura se criticava a aposta excessiva na formação, eu lembro-me de comentar que não ia tardar muito para toda essa malta passar a criticar o contrário. E basta dar uma vista de olhos pelas redes sociais para atestar isso mesmo.

Reparem bem no caso de Tiago Dantas. Vejam bem o que choram por um miudo que nem na equipa B era titular e que foi para a equipa B do Bayern. Hoje treinou com a equipa principal e foi um frenesim. Todos omitem que a equipa do Bayern está toda nas selecções. O mais triste é ver como a comunicação social ordenha estas coisas até à ultima gota e resulta sempre. Conseguem sempre desviar as atenções dos problemas dos outros.

A saida de Alex Telles, Danilo e Ze Luis foram anunciadas pela comunicação social por 45 milhões. Vamos a ver os comunicados e Alex Telles são 15 (+2 objectivos), Danilo são 4 (+16 numa clausula de compra obrigatória dependente da concretização de objetivos) e Ze Luis apenas dito pelos jornais que é a rondar os 5 (prejuizo de mais de 7 milhões no espaço de um ano). Tudo isto sem descontar as comissões dá 24 milhões e não 45. Aliás. O Porto tinha de fazer 100 milhões em mais valias e nem 40 fez. Vamos ver como é que vai correr a próxima avaliação da UEFA.

Agora falar um pouco do programa épico da CMTV na tarde de fecho do mercado. O guião estava bem preparado. O Benfica estava a implodir com a fuga de Lucas Verissimo para o Porto. Golpe de mestre, grande jogador, sorrisos, excitação e regozijo de Mariana Aguas, Vitor Pinto e Pedro Neves de Sousa. Bastaram uns segundos para aquele estúdio se transformar num velório. De repente o Porto é que não queria. "Não tinha as caracteristicas pretendidas por Sérgio Conceição" e o Porto estava muito bem de centrais. Pepe cada vez mais jovem. Marcano quase recuperado (alguém sabia que voltou a ser operado ao joelho e só volta em 2021?). Malang Sarr vem emprestado (para jogar na esquerda) mas é como se fosse jogador do Porto. E Diogo Leite elevado a Beckenbauer. Aconselho a verem. Só para perceberem bem como é que vos metem a espingardar nas redes sociais a toda a hora.

Comparem o tratamento das situações de Vinicius e Danilo. Um sai por emprestimo com opção de compra de 42 milhões e é negócio ruinoso. O capitão do Porto sai por empréstimo com clausula obrigatoria mediante objectivos por 16 milhões e está tudo bem. A apresentação de Darwin atrasa um dia por causa de burocracias e é uma bronca. Toni Martinez atrasa quase 1 mês, por falta de garantias bancarias, e só desbloqueia com 2 jogadores a irem para o Famalicão, mas parece que nada se passa.

É um metralhar diário, constante ao Benfica com polémicas. Nos outros é um mar de rosas. Só grandes actos de gestão. Tantos que ninguém percebe como é que andam com a corda ao pescoço.

7 comentários:

  1. Tendo razão em algumas coisas que escreves, nomeadamente no tratamento diferenciado que a comunicação social dá ao Benfica, e sendo muito arguto no que diz respeito aos negócios do FCP falhas redondamente na análise aos negócios (negociatas) do Benfica. É a emoção benfiquista a toldar-te e também porque tu, como muitos, confundem o Benfica com a atual direção. Que tem sido péssima nos últimos 4 anos (basta olhar os resultados desportivos). Mais um ano e mais um período de contrações cheio de falhas quando foi prometida uma super equipa para a Europa. O único jogador contratado que o treinador queria foi o Everton, tudo o resto foi impingido pela estrutura. Melhoramos na posição do Ferro com o Vertonghen, mas pioramos na posição do Ruben com o Otamendi. Até prova em contrário ficamos na mesma, como aliás o ultimo jogo deu a entender, mas acredito que o Otamendi melhore e faça uma dupla com o Verthonghen melhor do que tínhamos. O Todibo veio para aprender com o Jesus e passar um ano na escola. Melhoramos numa das alas com Everton e melhorámos na posição de 2º avançado com Waldschmidt. Trocamos um ponta de lança goleador por outro que faz assistências. E foi tudo! Nem guarda redes de topo, nem laterais ha muitos anos necessários, nem 6 e nem 8 e nem ponta de lança goleador e tu achas um balanço razoavelmente positivo? Tendo em conta as necessidades e o que prometeram ao Jesus e a nós claramente não! Ficamos a contar apenas com a capacidade de Jesus e o seu modelo tático agressivo para tapar tantos buracos. É preciso ter muita fé em Jesus tendo em conta o que se viu com o PAOK...em relação ao Tiago Dantas a questão não é ter sido emprestado, mas sim ter sido com uma opção de compra de 8 milhões...andámos a vender jovens da formação por 15 milhões e agora já vamos nos 8 milhões? O que tu achas que vai acontecer se ele crescer e cumprir com o potencial que reconhecemos? Achas que vai voltar ao Benfica com uma clausula de 8 milhões? é uma situação escandalosa para quem andou a prometer uma equipa titular com base no seixal. Só não vê quem não quer e o pior cego é o que não quer ver...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se estamos melhor não é positivo? Tendo em conta que entre compras e vendas estamos quase ela por ela?

      Precisamos de guarda-redes para quê? Eu também quero o melhor do mundo para cada posição no Benfica mas acho que Vlachodimos tem feito bem o seu trabalho.

      Em relação ao Ruben achas que estamos piores. Eu acho que estamos melhor. Pelo menos a curto prazo. Obviamente daqui a 1/2 anos Otamendi vai perder qualidades e é preciso outro central já feito.

      Para mim Grimaldo ia embora e ia-se buscar outro. O problema é que ninguém o vem buscar.

      Na direita é a mesma coisa que Vlachodimos. Se o Benfica tivesse 30 milhões ou mais para ir buscar melhor do que tem eu também gostava.

      O Todibo vamos ver onde vai jogar. Samaris já ficou de fora da Europa. Isso pode querer dizer que o rapaz veio mesmo para 6. E espero que Weigl passe rapidamente de 2ª para 3ª opção e depois boa viagem. Se ele rendesse dinheiro eu também o queria fora daqui em troca com um bom 8. De resto no meio campo foi onde fizemos o maior erro ao emprestar Florentino.

      Nas alas passamos de Rafa, Pizzi e Cervi para Cebolinha, Rafa, Pedrinho e Diogo Gonçalves. Incomparavelmente melhor.

      Na frente passamos de Chiquinho, Seferovic e Vinicius para Waldshmidt, Gonçalo Ramos, Seferovic e Darwin. Também me parece que estamos melhor. E eu tambem ficava com o Vinicius em vez do Seferovic mas deve haver alguma coisa que os treinadores vêm nele. Pelo menos já leva 3 golos.

      Quanto ao Dantas vendemos jogadores por 15 milhões que fizeram dezenas de jogos na equipa B e alguns na equipa principal. E eram jogadores que se destacavam na B. Achas que o Dantas se destacou? Para mim é um jogador com hype como são Zivkovic, Ferreyra, Grimaldo ou Weigl. Muito boa imprensa mas pouco rendimento. Ainda na final eight da youth league era o mais experiente da equipa e desapareceu nos 3 jogos. Nesta época não era titular da equipa B. Não foi aposta de nenhum treinador na equipa principal. O rapaz tem menos de 1.70m e menos de 60kg. Eu vejo-lhe bons pés mas no futebol isso não chega. E mesmo que algum dia tenha sucesso vai precisar de equipa muito forte fisicamente para compensar um jogador a menos em termos defensivos num meio campo. Temos na B 2 mais novos e incomparavelmente melhores que são o Paulo Bernardo e o Camara.

      Quanto a conversa do Vieira ainda bem que ele foi contra essa promessa. Se não o fizesse depois do desastre da época passada é que eu ficava preocupado. Neste momento no plantel tinham lugar Florentino, Nuno Tavares, Gonçalo Ramos e Diogo Gonçalves. Nem o Ferro devia lá estar. E tem de ser assim todos os anos. Subir apenas os que estão preparados para jogar na equipa principal.

      Eliminar
  2. 8 Milhões??? Onde está isso escrito? Também posso especular, e se esse valor referido for por 50% do passe, caso fique no B.Munique?? Só este empréstimo de 1 ano, ou venda, dará 1 valorização à Academia/Campus de 10x mais. Saudações Benfiquistas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro. Não percebo a crítica quando os miúdos saem para se desenvolverem noutro meio ambiente, noutro tipo de competição, noutros países e clubes …
      Competir em várias situações fora da sua zona de conforto FAZ PARTE (e não pode ser dissociado) da FORMAÇÃO.
      E isto aplica-se não apenas no futebol.

      Eliminar
  3. Concordo que a nível de centrais ficamos mais fortes e com a chegada em janeiro de Verissimo aianda mais desespero pela entrada do Nuno Tavares e em relação ao Todibo pelo que vi é um jogador muito rápido e forte fisicamente assim Jesus o consiga trabalhar,faz lembrar o Aldair.

    ResponderEliminar
  4. em poucos meses,

    fizemos um empréstimo obrigacionista,

    utilizámos uma conta a descoberto,

    e tivemos de vender dois dos jogadores mais valiosos,

    com isto tudo fizemos cerca de 150M,

    para manter as contas equilibradas,

    como é que havia 30M para dar ao rei dos frangos?

    ainda por cima com a relação de proximidade dos intervenientes,

    e tendo nós uma posição maioritária,

    e com uma pandemia pelo caminho,

    isto é demasiado vergonhoso,

    como é que alguém vota a favor disto...

    até ando doente

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Talvez melhores se fores ao médico mas, atenção, ele não cura demagogias

      Eliminar