quarta-feira, 6 de março de 2024

Um pequeno exemplo do que os jogadores do Benfica passam

Vamos falar um bocado sobre calendários e sorteios.

Até chegar as meias-finais da Taça de Portugal o Benfica teve de defrontar 3 equipas da primeira Liga, enquanto Sporting e Porto juntos apenas defrontaram uma.

Na primeira eliminatória onde não é permitido confrontos entre equipas da primeira liga, e estas jogam sempre fora-de-casa, o Porto jogou no norte, o Sporting podia ir a pé para o estádio do Olivais e Moscavide e o Benfica foi... até aos Açores.

Nos 16-avos o Benfica defrontou o Famalicão enquanto Porto jogou com o Montalegre e o Sporting com o Dumiense. Depois de ir a Luz o Famalicão jogou com o Porto.

Nos oitavos-de-final o Benfica defrontou o Braga (4ª vez nos últimos 9 anos a serem "sorteados" antes das meias-finais). 4 dias depois de ir a Luz o Braga foi ao Dragão.

Nos quartos-de-final estavam apenas 2 equipas da segunda liga no sorteio. Calharam em "sorte" a Porto e Sporting.

A única equipa da primeira liga que o Porto defrontou na Taça foi o Estoril, quatro dias depois de ter ido a Alvalade.

O calendário ditou caprichosamente que o Benfica tivesse ambas as deslocações a Dragão e Alvalade após cada uma das mãos das meias-finais da Taça e assim 3 dias depois de irmos jogar a Alvalade fomos ao Dragão.

Na Taça da Liga o Benfica jogou o acesso a final four em Arouca, o Sporting recebeu o Farense e o Porto foi ao Estoril. 3 dias antes o Estoril tinha ido a Braga.

Isto tudo somado, entre fase de grupos da Taça da Liga e caminho para a meia-final da Taça deu ao Sporting 5 jogos com equipas de divisões inferiores e o bónus de deslocações curtas.

Ao Porto deu 4 jogos com equipas de divisões inferiores e a única da primeira liga veio em ambos os jogos de jogar em Braga e Alvalade. Ao todo com estes sorteios foram já 5 jogos em que o Porto defrontou uma equipa que poucos dias antes jogou num dos estádios de Benfica, Sporting ou Braga.

Já o Benfica teve de ir a Arouca e Vizela e ainda recebeu Braga e Famalicão. No jogo da Taça que tinha obrigatoriamente de jogar com uma equipa de divisão inferior teve de ir aos Açores.

Estão a ver a diferença gigante de esforço entre o Benfica e Porto/Sporting e o impacto brutal que isso pode ter numa época? Estão a ver o que uma simples calenderização e uns sorteios permitem fazer? Sabem qual a probabilidade de algo como isto acontecer por acaso? É quase 0. E alguém fala disto no Benfica (pelos menos os comentadores nos programas televisivos)? Claro que não. Os jogadores e treinadores que se amanhem. É aproveitar os soundbytes do melhor plantel dos últimos anos (é até pior que o da época passada) para exigir que se limpe Sporting e Porto nos seus estádios no espaço de 3 dias com arbitragens vergonhosas.

Mas isto é só uma pequena amostra do que a equipa do Benfica tem de ultrapassar. Ainda temos o desgaste constante da imagem dos seus profissionais por parte da MDCSDQT, arbitragens de merda todas as semanas com ex-árbitros a branquearem tudo e APAFs e CNIDs sempre agarrados as canelas dos profissionais do clube.

E apesar de tudo isto treinador e jogadores (completamente ao abandono) conseguem chegar a Março a lutar pela dobradinha. E é por isso que da minha parte não precisam de pedir desculpa de nada. Eu é que agradeço por no meio disto tudo conseguirem manter a época em aberto. E se chegaram até aqui que não parem no que resta da época. Não o façam por nós porque são cada vez menos os que merecem. Façam-no por vocês e pelo vosso orgulho.

Sem comentários:

Enviar um comentário