terça-feira, 5 de janeiro de 2021

Pesadelo

Sinceramente começo a perder as forças. Ando "doente" com este Benfica do último ano. Ando "doente" com a cegueira colectiva que se vai mantendo e "doente" com a perspetiva de nada mudar agora em Janeiro. Eu não sou nenhum perito em futebol. Joguei muitos anos mas sempre a nível amador. No entanto consigo perceber algumas coisas. E mesmo que não percebesse a matemática não engana.

Este é o quadro com os jogos em que Weigl jogou pelo menos 45 minutos esta época.


E este é o quadro com os jogos em que Weigl não jogou, ou fez menos de 45 minutos, durante esta época.


Em termos de resultados parciais, com Weigl em campo o Benfica tem:

  • 3 VITÓRIAS (27.3%)
  • 3 EMPATES (27.3%)
  • 5 DERROTAS (45.4%)

Sem Weigl, com Jesus, todo o restante plantel e em 4-4-2 temos (para além dos jogos do quadro vou contar também o jogo do Bessa e em casa com o Paços onde se fizeram 45 minutos sem Weigl):

  • 11 VITÓRIAS (78.6%)
  • 1 EMPATE (7.1%)
  • 2 DERROTAS (14.3%)

Não dá como fugir a isto. Podem dizer o que quiserem. Que é da tatica, dos colegas, etc. É TUDO IGUAL. O que não é igual são os 51.3% de diferença em percentagem de vitórias. 27.3% COM ele em campo. 78.6% SEM ele em campo.

27.3% CONTRA 78.6%. Eu já só peço o Benfica dos 78.6% que significa despacha-lo.

É que agora já nem no passe. E vão ver o golo do Santa Clara e reparem quem é que lá falta na zona onde o jogador do Santa Clara cabeceou, entre o central e Grimaldo. O menino ficou a dormir porque tem um nível competitivo e uma capacidade mental abaixo de zero. Isto para não falar que qualquer equipa consegue dominar grande parte dos jogos contra nós. Equipas como Gil Vicente (com menos um), Portimonense e Santa Clara fizeram tantos remates como o Benfica.

E depois dizem que é do Taarabt que na primeira parte ia a frente pressionar, voltava atrás. Ia ao choque em jogadas na direita e na esquerda. E o alemão sempre de cadeirinha atrás dele a espera que elas lhe caiam nos pés. Quase sempre mais encostado aos centrais do que a Taarabt. Até nas poucas bolas que recupera é sempre com o pezinho esticado, a medo, para onde calha (tanto pode ser para um nosso, para fora ou para um adversário). Não é capaz de ir ao choque, meter o corpo e ganhar posição. E depois claro. Quando Taarabt rebenta o meio-campo é um deserto. Fazem o que querem de nós.

E agora vamos ao Dragão e para a final four da Taça da Liga com Samaris e Gabriel fora de forma e pelos vistos sem reforços (nem o regresso de Florentino). Mesmo que Weigl não jogue já vai ser dificil com os jogadores que citei sem ritmo de jogo. Se Weigl jogar vamos perder contra Braga e Porto. Tão simples quanto isto. Se com Weigl em 2 jogos com o Santa Clara perdemos um em casa, empatámos outro e sofremos 5 golos, é ao Porto e ao Braga com o futebol português pior do que estava no apito dourado que vamos ganhar?

P.S. A pedido do COLUNA D'ÁGUIAS GLORIOSAS (no final deste post), deixo aqui uma tabela classificativa entre a 15ª e a 29ª jornadas da época passada. Periodo entre a chegada de Weigl e a saída de Bruno Lage. Nem a Europa íamos.

19 comentários:

  1. É que mesmo nos últimos 5 minutos em que desesperávamos para levar a bola para a frente ele deixava de insistir nos passes para trás e para o lado. Partilho também aqui do GoalPoint os passes mais comuns da personagem (mapa de passes do Weigl). Para quem? Olha para as linhas que saem do 28. Quase sempre para os centrais ou laterais. Como é que uma equipa, que se quer atacante pode almejar a avançar em campo com isto? É que depois contagia os colegas e adormece o jogo todo!

    ResponderEliminar
  2. Boas EPluribusUnum7, julgo que a culpa não reside apenas no Weigl, mas dadas as discrepâncias estatísticas não posso deixar de associá-lo à diferença de desempenho do Benfica.

    Repito, para mim a culpa não é só dele, nem sobretudo dele, há mais pelo menos 9 jogadores de campo, muitas vezes sendo um deles outro dos meus mais queridos, o Grimaldo, há ainda um guarda-redes, e uma equipa técnica. No entanto, ontem num exercício de masoquismo, deu-me ao trabalho de rever partes do jogo, não os mais de noventa minutos, mas cerca de 50/55 minutos com particular incidência na primeira parte e início da segunda que não vi, e depois vi os 2/3 minutos imediatamente antes e após o empate, bem como os últimos 18 minutos do jogo. Sim, foi um exercicio de masoquismo, mas houve algo que me apercebi ou confirmei; além dos passes para o lado ou para trás e relativamente curtos, mas não só, e nesse aspecto parece-me que o Weigl está a melhorar; há um dado, o Weigl nunca entra a "varrer" quando transporta a bola, como faz por exemplo o Taarabt, e mesmo nas bolas divididas nunca entra com tudo. Para mim isto são dois aspectos que não só prejudicam o jogador, como sobretudo prejudicam a equipa. No entanto, está lá alguém para corrigir e melhorar isso, e se não o faz, então a culpa também é sua.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em questões taticas um treinador consegue mudar um jogador. Em questões de agressividade não. O jogador pode fazê-lo durante 2/3 jogos mas não vai conseguir mais do que isso. Não é a sua natureza. Já vi Weigl tentar ser mais agressivo mas nem durante todo o jogo ele o consegue fazer.

      Eliminar
  3. Realmente ver este jogador meter bolas sempre para traz lado traz lado quando o jogo esta no inicio ate me enerva, mas faltando 10 minutos e ver este jogador sem ideias táticas para fazer ruturas nas defesas adversarias zero só joga para traz lado temos sempre um a menos no meio campo, enquanto o taarabt tem força ainda faz a vez do menino de 20 milhões mas o desgaste é maio e fica sem poder fazer as mesmas posições e ai fica um grande buraco é quando os treinadores das equipas adversarias o percebem que entra em carga pressionado os centrais e cortar as linhas de passe, e ai vimos o que temos visto sempre, o meio campo ganha jogos com os menino dos 20 milhões não vamos lá, ele só joga porque 20 milhões no banco é um grande desinvestimento e um grande fracasso para que o contratou, mas assim vamos perder muito mais porque o futebol e jogar para a frente e não para traz e lados. saudaçoes Benfiquistas abaixo os cornos.

    ResponderEliminar
  4. Onde andam os 62% de sócios que votaram para a continuidade do Luís Filipe Vieira e dos seus muchachos (Rui Costa, DSO, Luisão, etc...)???

    A equipa tem jogado miseravelmente e ninguém vem dar a cara??? Devem estar mais preocupados com as suas negociatas.

    Mas a de 100 Milhões de euros investidos e jogam zero!

    Quanto a Jorge Jesus só vejo duas opções:

    1) está ressabiado com o Benfica o ter tentado empandeirar para a Arábia antes de ter assinado pelo Sporting e está a enterrar o Benfica de propósito;

    2) está a cumprir o prometido na sua apresentação de que a equipa ia jogar o triplo ( 3 x zero = zero).

    Agora temos dois problemas nas mãos: como tirar o Vieira do poder e como despachar Jorge Jesus sem lhe pagar o resto do contrato milionário!

    Acordem sócios do Benfica e convoquem uma assembleia destitutiva ou eleições antecipadas!

    ResponderEliminar
  5. ...........não podemos justificar os fracassos do Futebol do Benfica, nos últimos anos, culpando jogadores ou treinadores. A culpa é de quem manda, e quem manda são Rui Costa e LFV, o resto são "estórias" para embalar.............

    ResponderEliminar
  6. Faz a mesma estatistica com o Taarabat. Esse sim um nodoa a todos os niveis. O Weigl tem sido o menos mau ultimamente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fiz no SB um apanhado de Taarabt com o Gabriel e Taarabt com Weigl.

      https://serbenfiquista.com/forum/geral/1/julian-weigl/65247/msg1092855111#msg1092855111

      Lá também acham que a culpa é do Taarabt. Mas não é.

      Eliminar
  7. tal como numa empresa ou escola ou não interessa, a culpa ou a responsabilidade não é de 1 peça que faz parte do conjunto.não pode ser.
    é de quem tecnicamente - neste caso o treinador - ou os dirigentes ausentes permitem que continue.
    Weigl - para mim - não é 6, está fora do lugar. o real problema é que seja MAIS UM equivoco de tantos outros equívocos desta equipa. e foram rebentados - deitados fora - mais de 200 milhões em contratações falhadas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A culpa não é só dele. Mas é grande parte dele (e de quem o contratou e o mete a jogar).

      É verdade que o Benfica já tinha uma equipa no limite da capacidade fisica exigivel. No ano de 2019 (com Bruno Lage) foi-se disfarçando ter demasiados jogadores soft com duplas de meio-campo fortes. Florentino, Fejsa, Samaris, Gabriel e Taarabt foram os jogadores que foram jogando ali.

      Em termos europeus continuava a notar-se esse problema. Mas internamente o Benfica era demolidor porque a maioria das equipas não tinham capacidades de ultrapassar esse meio-campo. E com as costas seguras Pizzi e Rafa fizeram o melhor ano civil das suas carreiras.

      Chegou Weigl e para além de já não conseguires disfarçar os problemas que tinhas ainda passámos a ter mais um. Por isso é que as equipas com Weigl em campo conseguem dividir os jogos contra nós. Dominam grande parte dos jogos e rematam tanto como o Benfica.

      E esquece essa teoria que não é 6. Depois do Taarabt vem essa. Ele SEMPRE foi 6. Um jogador com o (não) andamento dele não pode jogar em nenhuma posição do meio campo de nenhuma equipa.

      O que mais me deixa espantado é como é que o Benfiquismo continua a ver um gajo destes a passo dentro de campo sem agressividade nenhuma e ainda o defendem com unhas e dentes. E depois jogadores como Andre Almeida, Salvio ou Gabriel só para mencionar alguns são tratados abaixo de cão. Gajos com um espirito e uma garra espetaculares e que já deram titulos ao Benfica não prestam. Parecemos os lagartos. Parece que só queremos jogadores bem parecidos, de fino recorte técnico, inteligentes, etc. Os outros, Aqueles que realmentte dão titulos são espezinhados.

      Eliminar
    2. O Weigl era 6 num meio campo a 3 no Dortmund sempre o foi e num esquema de 3 centrais em que o meio campo era articulado e movel e nenhum deles descia para o meio dos centrais.
      Por aqui já estou a falar esquema de jogo diferente, lingua falada diferente, estratégias de jogo completamente diferente, e qualidade dos colegas de equipa altamente diferente, pois colocarmos aqui um Hummels Gotze Reus só para nomear alguns e comparar com os do Benfica Vertonghen agora antes Ferro ou Ruben Dias, Pizzi Rafa Taarabt Gabriel etc...só aqui tens uma explicação para a dificuldade de entrosamento na equipa.
      Chega JJ e mete o jogador de parte durante 2 meses, faz com ele o mesmo treino especifico que outrora Matic e Fejsa tb fizeram, aliás não esquecer que o Matic na 1ª época fez uma epoca vulgarissima e quando saiu o Javi Garcia toda a gente desacreditou o Matic dizendo que era um jogador fraco, Weigl é em muitas coisas semelhante ao Matic, na postura na maneira como define na qualidade técnica e até na forma como interpreta aquilo que o treinador pede, por isso a subida recente de forma do jogador, e ou muito me engano ou daqui a 2 épocas iremos chorar a saida de Weigl para outro Clube

      Eliminar
  8. essa do menino alemão jogar fora de posição é a mais correcta análise, a melhor posição do Weigl é na bancada ou fora do plantel do SL Benfica tal a mediocridade do seu futebol. Passar para o lado e para trás, não arrisca um passe vertical ou longo, não faz movimentos de ruptura, não antecipa os lances do adversário, não faz faltas para quebrar o jogo adversário, enfim uma autêntica nulidade.

    ResponderEliminar
  9. Há números para todos os gostos:
    https://maisfutebol.iol.pt/desce/opiniao/benfica-ganha-menos-de-metade-dos-jogos-em-que-taarabt-e-titular-ou-e-azar-ou-algo-se-passa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro. Mas isso vai ter aqui resposta. E sabes porquê? Porque vem de um anti-benfiquista que quer "acabar" com Taarabt no Benfica mas principalmente manter o estado de graça de Weigl. Que dragarto não quer Weigl no Benfica depois do último ano?

      Porque é que o Sérgio Pereira não fala dos 11 jogos com Weigl a titular com 36% de vitórias? Exactamente com o mesmo critério que ele usou para fazer isto com Taarabt.

      Mas eu vou distinguir aqui os números entre Taarabt com Weigl e sem Weigl para se perceber que se calhar o problema não está no marroquino.

      Só para perceberes o fdp que esse Sérgio é nos 50% de vitórias que ele conta de vitórias com ele a titular usa 3 jogos que fez nos b's e apenas 1 que fez na equipa principal (vitória por 4-1 em Santa Maria da Feira)

      Eliminar
    2. *nos 50% de vitórias que ele usa da época 2018/2019

      Eliminar
  10. É claro como água porque é que o Weigl é tão defendido pela comunicação social desportiva em Portugal e jogadores como Gabriel e Taarabt são criticados... Tem dado um belo resultado com ele a titular e é de todo o interesse para a dragartagem que ele continue a jogar.

    O Benfica que comece mas é a pensar em ir buscar um jogador como o Al Musrati que é da mesma linha de um Fejsa.

    ResponderEliminar
  11. Caro, a GoalPoint acaba de fazer uma análise que é ouro!!!
    Vê neste link: https://goalpoint.pt/weigl-gabriel-o-duelo-que-divide-os-adeptos_103702

    Destaco a seguinte tabela:
    "numa análise que abrange cerca de 30 jogos para cada um dos jogadores, os números podem ajudar-nos a perceber qual aquele que, com a sua presença em campo, mais impacta positivamente nos resultados do Benfica.

    Com Gabriel em campo Com Weigl em campo
    Golos marcados 2.3 1.6
    Golos marcados de bola corrida 1.8 1.3
    Golos sofridos 0.6 1.1
    Golos sofridos de bola corrida 0.4 0.6
    Remates 16.5 14.9
    Remates na área 11.3 10.2
    Remates permitidos 9.2 10.2
    Remates na área permitidos 5.0 6.1
    [ Médias por 90 minutos na Liga NOS 19/20 + 20/21 ]"

    Para além das seguintes observações:
    "Aqui não estão incluídas as recuperações posicionais de posse, pois são acções defensivas passivas e apenas dependentes de uma boa colocação no terreno nos momentos em que o adversário cede a bola através de alívios ou bolas mal controladas, mas também aí Gabriel tem números de destaque e até tem o melhor registo da Liga portuguesa (8,5 / 90m)."

    "Apenas 9,3% das vezes em que tem a bola o alemão acaba por cedê-la ao adversário, registo em que se superioriza a todos os médios da Liga NOS, mas o outro lado da moeda são os escassíssimos 0,1 passes para finalização que regista a cada 90 minutos, um ranking em que também é líder, mas pela negativa."

    "Cada passe certo seu (Gabriel) aproxima directamente a equipa da baliza em mais 1,6 metros do que cada passe certo de Weigl. Só um jogador em toda a Liga tem maior progressão vertical por passe (João Pedro do Tondela, com 5,4 metros) do que Gabriel, e o rácio de passes verticais (35%) – que têm menor probabilidade de sucesso – é bem maior que o rácio de Weigl (25%)."

    "No total de acções defensivas, só quatro médios superam o registo do brasileiro (Fábio Pacheco, Mikel Agu, Mohamed Diaby e Anderson Carvalho), mas Gabriel é, a larga distância, aquele que mais vezes o faz no meio-campo adversário. Uribe (2,4) tem o segundo registo mais elevado, mas ainda assim bastante longe das 3,3 do “camisola 8” do Benfica. A capacidade de reacção à perda da bola e o contributo que dá nos momentos de pressão são um dos pontos fortes de Gabriel, e contribuem sobremaneira para um raio de acção difícil de igualar quando mapeamos todas as suas acções defensivas no último ano e meio."

    ResponderEliminar
  12. Tu e o Weigl. E que tal responsabilizarem as pessoas que o foram buscar? Que eu sabia não veio sozinho, nem tampouco fez para vir para cá jogar. Esses foram os mesmos que foram buscar o pedrinho. O tal scouting que está 10 anos à frente da concorrência. O que teria sido a época passada se tivessem ido buscar o Bruno Guimarães e o walschmit. Seriamos Bi de certeza.

    ResponderEliminar
  13. Quando o Weigl for embora, e não falta muito, quero ver para quem passará a culpa das exibições de merda a que temos assistido.

    ResponderEliminar