terça-feira, 26 de janeiro de 2021

Just another day in the office

Ontem foi mais um dia nojento do futebol português. O Benfica obrigado a ir a jogo com 29 infetados, 10 deles jogadores (quando outros com muito menos casos adiaram os jogos). E durante o jogo uma roubalheira que todos sabiamos que iria acontecer. Ficaram 2 penalties por marcar mas principalmente aconteceu isto.

Foi um festival de dualidade de critérios na marcação das faltas. Árbitragem à inglesa quando o Benfica tinha a bola e o oposto quando não tinha e tentava pressionar o adversário. E isto não é de hoje.

Mais tarde, em Faro, foi a vez de Manuel Mota que teve um talho vandalizado esta semana como aviso para este jogo, a deixar um penalti escandaloso por marcar contra o Porto. O Porto ganhou por 1-0, golo marcado por um jogador que apenas apanhou um jogo de castigo após a expulsão com o Benfica (ao contrário dos 2 jogos que têm sido aplicados em casos semelhantes).

Se houvesse defesa do Benfica pelo menos um dos 2 penalties na Luz teriam sido assinalados e talvez aquele penalti em Faro não tivesse passado em claro. Bastava que todos os dias nas televisões os comentadores do Benfica falassem nos 0 penalties a nosso favor (comparando com os 5 em 6 jogos na Liga Europa). Infelizmente a melhor defesa que o Benfica teve nos últimos anos contra o polvo montado no futebol português foi destruida. A "cartilha" era a única forma de o Benfica se defender. Quer se queira quer não 90% da MDCSDQT é controlada por Porto e Sporting e o pouco espaço para passar a mensagem são esses programas. O Benfica e os seus comentadores desistiram dessa estratégia e a nova estirpe de adeptos Benfiquistas até insultou quem fazia parte dela. Hoje esses programas são uma autêntica lavandaria do lodaçal em que vivemos e nós exigimos comunicados como se tal fizesse diferença. Porque a mensagem do comunicado vai ser logo abafada nesses programas com a ajuda dos proprios comentadores Benfiquistas que lá estão.

Mas os problemas não se ficam por aqui. Reconhecendo todas as dificuldades que nos foram impostas, ontem tinhamos obrigação de vencer este jogo. Principalmente conseguindo uma vantagem cedo. Eu e principalmente o Coluna d'Aguias Gloriosas, que o faz há muito mais tempo que eu, andamos fartos de falar sobre isto.

Este é o Benfica, a jogar pelo menos 45 minutos com Weigl, após o jogo no Dragão da época passada. Será que não vêm o desastre que isto é? Em termos de resultados parciais com o tempo que esteve em campo são 8 vitórias em 29 jogos (28%). Quase tantas no espaço de um ano como as 7 vitórias seguidas no inicio da época com ele no banco. 37 golos marcados e 38 sofridos. São números de equipas que lutam para não descer de divisão. Vencemos 3 jogos fora de casa com ele. 2 deles a jogar em superioridade numérica (Rio Ave e Gil Vicente). Em casa, no tempo que está em campo, não conseguimos vencer a Braga, Moreirense, Shakhtar, Tondela, Santa Clara, Paços de Ferreira, Guimarães e Nacional.

Ontem entre o golo marcado e o golo sofrido, o Nacional engoliu o meio campo do Benfica. Dominou completamente o jogo. E as coisas só não são piores porque ainda têm respeito ao Benfica e recuam no terreno quando podem segurar o pontinho, caso contrário seria pior. Reparem neste lance. Um trinco que está a fazer a dobra a um central e deixa o adversário rematar desta forma? Salta com os braços juntinhos e pernas encolhidas de cu virado para a bola como se fosse uma miuda que acabou de ver um rato pequeno a passar? No golo a mesma merda? Um gajo recebe a bola na quina da pequena área de costas para a baliza e tem tempo de rodar e meter a bola onde quer com mais um saltinho do alemão? Mas o que é isto? Agora os jogos do Benfica são uma passarela para a miss universo passear?


E como se não bastasse ainda temos de levar com o Rogério Matias constantemente a bajular esta merda. No golo anulado, João Ferreira recebe um passe de Weigl, passa pelo extremo, combina com Rafa, passa pelo lateral e faz um centro rasteiro para o coração da área para o Chiquinho finalizar. O que é que Rogério Matias referiu logo após o golo? "Grande passe de Weigl a queimar linhas". Vão para o caralho. Um passe normal. Que não queimou linhas nenhumas. Que meteu a bola no lateral com o meio campo adversário e defesa bem posicionados. Já a jogada que o miudo inventou sozinho passou para segundo plano. Uma autêntica vergonha.

Eu só gostava de perceber o que é que se passou para a certa altura, quando já se falava insistentemente na sua saida, voltarem a dar a titularidade a este gajo. Não foi apenas a lesão de Gabriel. Após o jogo com o Lech Poznan em casa foi logo titular nos 3 jogos seguintes contra Paços Ferreira, Standard e Guimarães. Em todos eles saiu com a equipa a perder ou empatada. Após essa altura Jesus também mudou o discurso a dizer que tinha de o valorizar. Portanto ele voltou a ser titular por causa disto? São pressões de cima? Se são que percebam todos uma coisa. Mais um mês de Weigl a titular e ficamos com a época arrumada. E quando isso acontecer vão cair todos. Mas mesmo todos. Estão prestes a foder o trabalho que tiveram em 17 anos por causa desta merda. Que abram bem os olhinhos e resolvam já isto nos 5 dias que faltam. E mesmo assim pode já ser tarde.

20 comentários:

  1. Ao plantel, ao treinador e ao presidente:
    Sou do Benfica desde sempre. Sou sócio, essencialmente para dar a minha contribuição ao clube (não ando atrás de descontos e raramente vou ao estádio), subscrevo a BTV desde o primeiro dia e compro o jornal «O Benfica», para ver jogos e estar informado sobre o clube. Ser do Benfica ajudou-me em momentos difíceis da minha vida, como quando fui para a tropa e depois para a guerra, em África. Ouvir o relato ao domingo, quando era possível, e vibrar com as vitórias, ajudava a suportar as saudades e os medos e o resto. Naquele tempo, os jogadores do Benfica tinham a chama imensa na alma, eram esforçados, intensos, lutadores, competitivos, tinham classe, honravam honradamente a camisola e deixavam tudo em campo, tudo – e não usufruíam das extraordinárias mordomias de hoje. Béla Guttman, o grande treinador que nos fez Campeões Europeus, disse um dia: «Nunca encontrei jogadores que sentissem a camisola tão intensamente quanto os do Benfica. Até os menos talentosos tornavam-se futebolistas temidos e de grande qualidade».
    O jogo de ontem fez-me lembrar aquele tempo. Que falta de responsabilidade, de garra, de classe e de gratidão, meus senhores! Os jogadores-príncipes e o treinador-rei do Benfica a perderem dois pontos, em casa, contra uma equipa corriqueira, banal, de segunda. Não há explicações nem desculpas, tanto para os jogadores, quanto para o treinador – têm todas as condições, ganham principescamente, o apoio e o carinho dos milhões de adeptos espalhados pelo mundo não vos falta. Foi do piorio do que andamos a sofrer desde janeiro de 2020: um jogo assim-assim e o seguinte para esquecer. Andamos nisto há um ano, a jogar pessimamente, a perder pontos e jogos e títulos. Não sei se têm bem a noção da vossa importância na vida dos milhões de benfiquistas, dos milhões de homens e de mulheres que amam o clube com paixão e que vibram com as suas vitórias e os seus títulos. Vocês têm o dever de gratidão, a responsabilidade e a obrigação de nos dar alegrias e de nos fazer sorrir com as vossas vitórias. Se não ganharem mas tiverem feito tudo para ganhar (acontece), a gente aceita e respeita e aplaude o vosso esforço. O que não poderemos aceitar, o que um benfiquista jamais aceitará é que não façam para ganhar, como não fizeram ontem. Desrespeitaram-nos. E desrespeitaram-se a vós próprios. Isso, não aceitamos. Quem não é digno de vestir o «manto sagrado» tem de ir à vida, não faz cá falta.
    O senhor Luís Filipe Vieira, que vê luzes inspiradoras, ainda não viu a falta que nos faz o reforço da linha média. Alguém (que não temos) competente, consistente e constante nas suas exibições, para reforçar a muralha defensiva e para organizar o jogo e pôr a equipa a correr em direção à baliza contrária. As luzes não lhe dizem nada a esse respeito? A culpa de todos os fracassos e desgostos que (nós, adeptos e sócios) vimos sofrendo é principalmente sua, senhor presidente. Gerir um clube é, primordialmente, criar as condições para a conquista dos êxitos desportivos. E os êxitos desportivos trazem os ganhos económico-financeiros. Nunca o contrário. Contratar com critério, para colmatar as necessidades e os desequilíbrios do plantel e reforçá-lo, esse deve ser o objetivo número um. Não é o que o senhor tem feito nos últimos anos, em que tem posto negócios (e tantos duvidosos e ruinosos) à frente de tudo.
    Gerir um clube é também defendê-lo dos ataques dos inimigos e dos prejuízos causados pelas arbitragens. O clube pode e deve reagir através do seu departamento de comunicação, mas a voz e a revolta do seu presidente terá (sempre) muito mais impacto – é o que fazem os presidentes dos outros clubes. O que faz o senhor? Esconde-se e cala-se. Porquê, senhor presidente?

    ResponderEliminar
  2. Diria mais...

    Mais um jogo com o Weigl a titular e teremos eleições antecipadas.

    ResponderEliminar
  3. Ando há anos a dizer que o Vieira veio para o Benfica para safar o dinheiro dos bancos e para "relançar" a carreira ($$$$) dele que estava como se sabe!
    E quando "endireita" o barco financeiramente vá de montar a tal parceria estratégica para "dar saída" e "entrada" ao "carrocel"!
    Pelo caminho, a industria precisa que os dragartos possam vir à tona para "respirar".
    O ano passado foi a vez dos corruptos e este ano será a vez do lagartedo!
    Que o Benfica, com essa carrada de 90% que nem sei o que lhes chamar, mas pelo menos coniventes, aguenta a bronca!
    E depois, rio-me todo (nervoso, claro) com estas discussões à volta das "árvores", se devia entrar o eucalipto, se o pinheiro, se o chaparro, quando o problema todos sabemos onde está e que só lá de 4 em 4 oucinco em cinco é que ganhamos o campeonato!
    E nesse ano, entram (ainda) mais uns largos milhões com uma grande fatia deles a caminho das off-shores para a divisão posterior.
    E não precisei de tirar canudos nem mestrados para perceber isso.
    Basta olhar em volta!
    E até "saber" que muitos que pelos blogues "atiram" na troupe que está lá dentro, mais não querem que trocar de lugar!
    Num blogue de referência, não deve escapar um que não queira estar no lugar do DSO, do badocha guerra, do "pintas" pinto, etc, etc.
    O bem do Benfica sem nada em troca? Já foste!

    ResponderEliminar
  4. Tambem podes juntar a estatística dos jogos do Taraabt, do Ferro, do João Ferreira, etc.

    Mas estamos a 6 dias do fecho de mercado e ainda não saiu nem entrou ninguem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Do Taarabt estão por aí. A jogar com Weigl e sem Weigl. Para te poupar ao trabalho, sem Weigl são 65% de vitórias. Com Weigl são 35%.

      Eliminar
    2. Já vi que tens feito uma boa analise estatistica, mas às vezes os restantes colegas também têm influencia.
      Tivemos vários jogos que não ganhámos por erros individuais de outros jogadores e ele estar lá dentro não significa que tenha culpa.

      Gabriel varia bem o jogo, mas tem muitos dias em que não lhe apetece jogar à bola. Em que raramente acerta um passe, mesmo que rasteiro e fácil. Grande parte da boa estatistica deste ano vem de jogos em que o Everton ainda estava cheio de gás.

      Preocupa-me como o Benfica LAB a trabalhar na analise de dados com informação mais completa, como perdas de bola, passes certos, etc. ainda ninguem conseguiu mostrar a quem manda que o Taarabt não pode jogar no SLB.

      Lembro-me deste jogo aos 90m estar a ser pressionado no meio campo, com 3 jogadores livres e decidiu fintar. Por acaso o arbitro marcou falta, mas porra, não era mais facil passar em vez de meter a equipa em risco de sofrer e perder o jogo? Desculpem a expressão mas, um burro destes não pode jogar.

      Eliminar
    3. Eu lembro-me a 5 segundos do final dos descontos o Weigl a fazer um passe para o Ferro, que obviamente despejou para a area, a bola veio outra vez para o Weigl que em vez de a mandar de volta para a frente fez um passe para o Jardel e o jogo acabou. Lembro-me de ter feito o mesmo na Grécia e contra o Santa Clara. A segundos do final e ele a trocar a bola com os centrais.

      Prefiro mil vezes um gajo que arrisca do que isto. Se me disseres que estamos a ganhar 1-0 e o Taarabt arrisca numa zona perigosa eu concordo contigo. Assim prefiro que arrisque. Mas também sou da opinião que para muitos jogos o Taarabt não serve para jogar naquela posição.

      O Gabriel tem maus dias como têm todos os outros. Mas é impressionante como quando Gabriel faz um mau jogo lhe cai tudo em cima. Ele que mesmo fazendo um mau jogo compensa com as bolas que recupera. Não existe nenhum jogador como ele na Liga a recuperar bolas.

      E depois os jogos que falas que não ganhamos por erros individuais é porque nunca conseguimos uma vantagem tranquila com Weigl em campo. Recuamos logo. O Benfica criou 0 oportunidades de golo entre o golo que marcou e o que sofreu. Não ganhamos uma bola no meio-campo adversário. Não recuperamos uma bola em condições de meter um contra-ataque. E quando a bola anda sempre a rondar a nossa baliza é normal que os erros aconteçam. Basta ir ver a quantidade de jogos que estivemos a ganhar com Weigl em campo e que acabamos a sofrer.

      Não é coincidência nunca termos goleado ninguém com o Weigl em campo. Enquanto que sem ele no mesmo periodo de tempo e em metade dos jogos já tivemos 7 ou 8 goleadas.

      Eliminar
    4. Tens razão, estando a ganhar e com Weigl na equipa passamos muito tempo a trocar a bola na zona defensiva em vez de procurar o 2o e 3o golo.
      Estando o jogo 1-0 estamos sempre mais proximos de empatar e perder pontos.

      Quanto aos maus jogos do Gabriel, para mim dá logo perceber nos primeiros 5 minutos se vai estar em campo ou a dormir. Até pode ser por não estar 100% fisicamente e mesmo assim ser escolhido. Só os treinadores é que sabem.

      Eliminar
  5. Manda o slide para o Jesus, tenho A CERTEZA que mal o alemão saia vamos arrasar tudo e todos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sempre dá para ganhar dois jogos seguidos, ou golear alguém de vez em quando. Coisa que no quadro em cima em quase 30 jogos não vês.

      Eliminar
  6. se o o jogo devia ser adiado e a culpa é do weigl.
    se existiu a vergonha que dizem e a culpa é do weigl.

    pelos visto era só o weigl que estava naquela zona ou que foi comido ao segundo poste.

    concedemos uma única oportunidade ao adversário ainda por cima de bola parada e o único culpado é o medio defensivo.
    já os avançados que nada produziram e nem segurar uma bola conseguiram depois de estar em vantagem não tem culpa nenhuma a culpa é do medio defensivo.
    o cepo do seferovic falha de baliza aberta mas a culpa é do weigl.

    pelos visto para o treinador o gabriel nem para dez quinze minutos serve, nem que seja para rodar o meio campo e a culpa também deve ser do weigl.

    pela lógica destes ius o ferro foi titular em dois jogos, dois empates com os dois golos sofridos de bola parada logo a culpa é do ferro.

    agora é esperar quatro anos e ai voltar a votar no mesmo de sempre.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por concedermos uma oportunidade e de bola parada ele não tem culpa? Deixar um gajo receber a bola ao pe da pequena area virar-se e meter a bola onde quis e não é culpa dele? E o lance do link que aí coloco no texto? Um gajo que tem de fazer a dobra ao central e encolhe-se todo quando o adversário remata a entrada da area?

      O Nacional dominou completamente o jogo entre o golo do Benfica e o deles. E tinha continuado a fazê-lo se não recuasse. Só não nos criaram mais problemas porque não têm nada.

      Sinceramente eu não percebo como é que aceitam que um gajo com a camisola do Benfica vestida ande ali como se fosse uma miuda no baile de finalistas?

      Repara bem que até com o Ferro fomos campeões jogando com um meio-campo decente. E iamos ser novamente na época passada. E o mais triste é que estão lá Samaris e Gabriel. E o Florentino emprestado.

      Eliminar
    2. mas alguém disse que ele não tem culpa querer ver, não sou eu que digo que só ele é que tem a culpa.
      ou não estava ninguém mais perto jogador que fez o cruzamento e nem sequer se mexeu.

      o nacional dominou o jogo porque toda a equipa deixou de jogar e de ser agressiva deixamos de fazer dois passes seguidos, ele teve a culpa claro que teve foi o único culpado, não.

      olha eu também não percebo como é que aceitam um ponta de lança que é na maior parte das vezes o melhor central dos adversários.
      também não percebo como é que aceitam um jogador que perde mais de oitenta por cento das bolas que lhe passam pelos pés sem que das outras saia qualquer perigo, etc etc.

      mas por o ferro ter sido campeão faz dele bom jogador, o paulo almeida também foi, e outros e por isso não se tornaram bons jogadores.

      também deve ser culpa do weigl o florentino ter sido emprestado ou o vinicius, ou o gabriel não jogar e quando joga nem ser na posição que mais o proteja dos erros que comete.

      Eliminar
    3. Quando falo do Weigl implicitamente estou a falar de quem o contratou, quem o decidiu manter depois da meia época desastrosa que tivemos e quem o mete a jogar agora.

      Eu já disse que ele foi a pior contratação do Benfica. Foi o pior erro de Vieira desde que é presidente do Benfica. E ele já fez muita merda. Mas nada com a dimensão deste erro.

      Eu já o disse por aqui que esta contratação foi contra tudo o que se defendia no Benfica. Descartamos um dos melhores jogadores que sairam da formação. Quando na época passada o meio-campo era provavelmente o nosso melhor setor.

      Quanto ao Ferro não é um bom jogador por ter sido campeão. O que eu quero fazer entender é que ele fez maior parte da segunda volta de 18/19 e fez toda a primeira volta de 19/20 onde em mais de 30 jogos tivemos um empate e uma derrota. E isso aconteceu porque tinhamos um meio campo que conseguia disfarçar. Não é coincidência o Ferro e o Grimaldo terem começado a enterrar constantemente assim que entrou o Weigl na equipa. Eles eram exatamente os mesmos jogadores nos 30 jogos antes mas não chegavam lá tantas bolas e quando chegavam não era tão a vontade. Mas eu fartei-me de escrever posts para serem contratados pelo menos um central e um defesa esquerdo. Já desde 18/19.

      O que eu fico doido é que olho hoje para o plantel do Benfica e trocando o Weigl pelo Florentino ficavamos muito mais fortes do que na época passada. Nós temos um potencial tão grande que até doi ver este gajo a rebentar com isto tudo.

      Notava-se um espirito do car*** naqueles primeiros jogos após o pré-eliminatoria da Champions. 7 vitórias em 7 jogos. Com 22 golos marcados e 5 sofridos. Bastou uma má primeira parte no Bessa para arrumarem com o Gabriel. Ainda voltou a titular quando Weigl teve covid e fomos empatar a Escocia, vencemos na Madeira (ambos os jogos com muitas baixas) e goleamos o Lech Poznan em casa. Depois voltou Weigl em força e aos poucos e poucos o espirito está a desaparecer. Ele vai rebentar com aquele balneario outra vez. Ninguém gosta de jogar ao lado de um gajo como ele. Porque ele não tem rendimento para estar ali. Não merece ser titular. É um gajo sem espirito competitivo. E como se não bastasse tem toda a gente a bajula-lo. Aconteça o que acontecer.

      Isto tudo que eu aqui digo pode perceber-se em vários jogos. Mas o Benfica-Guimarães da época passada é ilucidativo. A diferença dos primeiros 30 minutos para o resto do jogo foi gritante. Levamos um banho de bola com ele durante 30 minutos. 4/5 oportunidades claras de golo. Ele saiu porque ja tinha escapado a expulsão por 2 vezes e o Guimarães não teve mais nada no resto do jogo.

      Eliminar
    4. mas se o presidente tem culpa então faça um post sobre a culpa do presidente.
      se o treinador tem culpa então faça um post sobre isso.
      mas o que vemos é posts atrás de posts sobre sempre o mesmo, quando ele tem culpa e quando ele não tem.

      fala do ferro do grimaldo mas também poderia falar do taarabt, do nuno tavares ou do seferovic.
      e o problema não é um são quando se juntam vários a jogar ao mesmo tempo é como um copo vai enchendo enchendo e depois vem mais um e o copo transborda.
      mas pelos vistos o culpado é só o que faz transborda o copo quem o andou a encher esses nunca tem culpa de nada.

      isso do balneário o que diz vale zero, a não ser que esteja lá dentro, ninguém sabe o feitio dos jogadores nem o que se lá passa.
      um balneário vive das amizades e não da qualidade dos jogadores por vezes o que tem mais qualidade é o mais idiota e só é tolerado pela qualidade.
      por exemplo se os jogadores tivessem o meu feitio quem fazia um mau balneário era o taarabt depois de ter andado anos a gozar com o clube e os colegas e depois voltar como se nada fosse.

      mas esse é apenas um exemplo e não a regra quer exemplo desses, do florentino, do gabriel, do fejsa isto para não falar do samaris que exemplos desses tem vários.
      sim e por isso foi criticado e quando joga mal também o é agora quando joga bem é criticado, quando é o melhor é criticado.

      e depois ainda falam em uns caírem em graça e outros serem engraçados.

      Eliminar
  7. "Notava-se um espirito do car*** naqueles primeiros jogos após o pré-eliminatoria da Champions. 7 vitórias em 7 jogos. Com 22 golos marcados e 5 sofridos. Bastou uma má primeira parte no Bessa para arrumarem com o Gabriel."

    Como se diz " mais vale cair em graça do que ser engraçado".

    Nunca vi a nenhum jogador ser dada a margem de manobra e condescendência que se dá a Weigl, lambe-botismo incluído.
    Por menos, muito menos, queimam-se outros jogadores no Benfica. Gabriel é um deles, em que basta um jogo menos bom para lhe cair tudo em cima.

    Amam as suas estatísticas pessoais esquecendo-se que as tem a prejuízo da estatística colocar da equipa.

    E também me lembro desse jogo em que sai aos 30m com a equipa empatada, entra Florentino e a equipa embala para um 4-0, uma goleada, algo que o Benfica não conseguia desde a sua entrada no 11.

    E depois a culpa é sempre dos companheiros, já foi de Gabriel, já foide Pizzi é já foi de Taarabt. Neste jogo que Taarabt só entra no final já havia pessoal no Twitter a dizer que Chiquinho não ajudava a equipa a defender. Enfim, nunca é dele. A mosca Tse-tse do Benfica, o rei midas invertido.

    ResponderEliminar
  8. Não jogou de início a mosca tse-tse, o rei merdas e não é que ao intervalo já tínhamos marcado 2 e pasme-se, não sofremos nenhum!

    ResponderEliminar
  9. Mais uma vitória para a estatística sem o Weigl a titular

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E logo uma vitória expressiva. Há cada coincidência :D

      Eliminar