sábado, 4 de fevereiro de 2017

Para além dos penalties

É muito comum ver qualquer adepto fazer contas aos prejuízos de arbitragem somando os penalties que acha que ficaram por assinalar a favor do seu clube. Para o comum adepto esse é o expoente máximo da "roubalheira".

Obviamente que penalties por assinalar são parte importante do jogo mas infelizmente o poder dos árbitros vai muito para além disso. E quando falo de um árbitro também falo de um fiscal-de-linha. Um árbitro tem o poder de condicionar uma equipa com amarelos. De encostar uma equipa às cordas ignorando faltas para um lado e marcando tudo para o outro. E quando faz isso, se pelo meio não existir um penalti por assinalar ou um mal assinalado, um golo mal validado ou um golo mal invalidado, toda a gente diz que não teve influência no resultado.

O jogo do Benfica em Setúbal ou do Porto no Estoril são um exemplo disso. A comunicação social passou a ideia que em Setúbal a arbitragem teria sido exemplar se não fosse o penalti aos 90+5'. Na Amoreira dizem que também não se passou nada. Mas passou-se muita coisa. Vejam bem as estatísticas de ambos os jogos.



Como se explica que uma equipa com 78% de posse de bola acabe com mais faltas do que o adversário?? E como se explica que no outro jogo com posse de bola repartida exista uma equipa com 31 faltas e outra com 18??

No caso do Benfica foi o suficiente para nunca conseguir sufocar o adversário. Para quem esteve atento ao jogo foram incontáveis os lances onde o Benfica tentou pressionar o Setúbal nos últimos 30 metros mas eram sistematicamente assinaladas faltas contra nós. Os jogadores do Benfica encostavam-se com os braços abertos e existia logo uma queda dos jogadores do Setúbal e correspondente falta. Uma das poucas, se não a única, recuperação de bola nos últimos 30 metros frontal à baliza do Setúbal foi de Luisão que logo de seguida levou uma pancada para vermelho. O árbitro transformou em amarelo. E foi desta forma que o Benfica foi forçado a jogar os 90 minutos em ataque organizado. E mesmo aí...




E foi assim que o Setúbal conseguiu travar a única forma a que o Benfica foi forçado a jogar (ataque organizado). Cervi aos 11 minutos tinha um amarelo por 2 faltas cometidas a meio campo. Já Zé Manuel, quantas faltas fez sempre que Nelson Semedo lhe fugia e começava a criar um desequilíbrio? Foram bastantes mas não deram direito a cartão. O primeiro amarelo foi a Nuno Pinto aos 57' quando deveria ter sido expulso. Mais tarde Carrillo passa por ele e prepara-se para desequilibrar a defesa do Vitória, foi puxado e a falta foi assinalada contra o Benfica para o jogador não ser expulso.

Muito da má exibição do Benfica foi provocada pela arbitragem. Condicionou-nos a jogar apenas de uma forma e dentro dessa forma de jogar permitiu que o Setúbal anulasse todas as possíveis jogadas de perigo fazendo faltas sem respectivas penalizações e fechando mesmo os olhos a algumas delas.

Já na Amoreira, iam decorridos 40 minutos de jogo e o Porto tinha 0 oportunidades de golo. Nos 15 minutos seguintes, principalmente no inicio da segunda parte, Manuel Oliveira condicionou metade da equipa do Estoril. Metade dos seus jogadores deixaram de poder disputar as bolas de forma agressiva ou de travar uma jogada perigosa. Mesmo assim o Porto continuou a criar 0 oportunidades de golo e teve de ser mesmo mais um mergulho olímpico de André Silva a dar o penalti salvador.

Reparem bem nas diferenças dos 2 jogos. Quando o Vitória recebeu o primeiro amarelo o Estoril já tinha 5. E isto num jogo onde o Benfica teve quase 78% de posse de bola e o Porto teve 52%. Outro pormenor engraçado é que o Porto viu o seu adversário levar 4 amarelos nos primeiros 15' da segunda parte. Sabem quantos adversários do Benfica levaram amarelos no mesmo período dos jogos, nas primeiras 19 jornadas desta época? 6 amarelos a adversários nos primeiros 15' da segunda parte em 19 jornadas!!!

Isto é tão escandaloso que não tem explicação como é que o Benfica ou os defensores do Benfica nas televisões não peguem nestes factos. Como é que é possível ninguém questionar o Benfica estar há 62 jogos seguidos para o campeonato sem ter 1 único minuto em superioridade numérica??

Sem comentários:

Enviar um comentário