quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

Não vamos entrar em modo de auto-destruição

Somos TRI-CAMPEÕES. Estamos em PRIMEIRO, nas meias-finais da Taça de Portugal, nos Oitavos de Final da Liga dos Campeões e já vencemos a Supertaça. E isto tudo com mais de 40 lesões durante todos estes meses. Por tudo isto tenho de fazer a pergunta. Que gente nojenta é esta que faz o que fez na chegada ao Seixal? Há umas semanas, após as vitórias em Guimarães eram os mesmos que estavam nos píncaros. Para eles até a Liga dos Campeões estava no papo. Hoje dizem que não vamos ganhar nada. Como se estivéssemos a 15 pontos da liderança. Para esses cancros este é o único parágrafo que lhes dedico porque nada os liga ao Benfica e ao Benfiquismo.

É curioso que num dos piores jogos desta época criámos o triplo das oportunidades do Porto na máxima força na Amoreira. Com o penúltimo classificado, que tinha perdido os últimos 5/6 jogos, a única oportunidade de golo antes do pénalti salvador foi um cabeceamento de Filipe num lance em que estava 1 metro fora-de-jogo.

No entanto é inegável que estamos na pior fase da época que a meu ver se deve ao cansaço de alguns jogadores e a falta de forma de outros que têm vindo de lesões. As lesões dos 2 laterais esquerdos fizeram com que André Almeida e Nelson Semedo tenham feito todos os jogos nos últimos 2 meses e meio. A lesão de André Horta e não utilização de Danilo fez com que Pizzi jogue 90 sobre 90 minutos. A lesão de Fejsa em Guimarães fez com que Samaris tenha feito 5/6 jogos em 3 semanas. Mitroglou e Jimenez não conseguem ter um mês seguido de competição sem que apareça uma lesão. Jonas, vindo de lesão de 3 meses ainda não está sequer a 70% dos níveis físicos de que precisa.

E como no futebol português não se anda a dormir, este abaixamento de forma e a sucessão de jogos foi aproveitado. O último mês foi surreal em termos de arbitragens. Mas começa a ficar difícil limpar tanta porcaria. Mais cedo ou mais tarde vão ter de abrandar como o fizeram noutros anos.

Agora vamos ter 2 jogos seguidos em casa. Temos 2 semanas para recuperar a equipa. Voltar a lançar Eliseu na esquerda, dar ritmo a Jardel, Fejsa, Jonas e Mitroglou. E acima de tudo voltar a encontrar o equilíbrio na equipa. Seja com outro jogador no meio, derivando Pizzi para a direita, ou com outra solução táctica. Definitivamente a solução Pizzi está difícil porque mesmo os adversários já perceberam como anular o jogo do Benfica dessa forma.

Com a chegada de Pedro Pereira e Filipe Augusto passamos a ter mais opções para o meio-campo. Pedro Pereira vai libertar André Almeida para poder ser uma opção no meio. Depois ainda temos Fejsa, Samaris e Andrá Horta. Quanto a mim não temos o número 8 que necessitamos. Mas também acho que nem Renato Sanches o era. Era muito forte na recuperação de bola e no transporte mas ainda não tinha a qualidade de passe e de decisão das jogadas que um 8 deve ter. No entanto vencemos com ele porque soubemos adaptar a equipa às virtudes e limitações de cada jogador.

Acredito que este foi o nosso pior momento da temporada e que agora podemos voltar a subir de rendimento para chegar fortes ao final da época. Não podemos é cair na tentação da auto-destruição e culpabilização de tudo e todos enquanto existirem títulos para conquistar.

P. S. - Os únicos lances apontados como benefícios ao Benfica em 19 jornadas foram esclarecidos pela UEFA. A Benfiquização do futebol português baseada nesses 2 lances fica agora carente de explicações.

P. S. 2 - Alguém tem ouvido falar do vídeo-vasco?

Sem comentários:

Enviar um comentário