sábado, 19 de fevereiro de 2022

Mais uma chama que foi apagada

Vou aproveitar este jogo e este momento pois é o ideal para explicar porque é que eu dedico aqui tanto tempo com Weigl.

Nesta semana, estando o Benfica como está em termos desportivos, fomos alvo de um dos ataques mais nojentos destes ultimos 5 anos. E se eu nem preciso de estar aqui a escrever sobre isso, é porque NÓS BENFIQUISTAS, tivemos uma resposta a altura. Digo aqui de coração cheio que a defesa que os adeptos souberam fazer do clube foi exemplar. Infelizmente não foi acompanhada por quem tem o dever de NOS DEFENDER.

O problema é que todos os momentos de união Benfiquista, como o que aconteceu esta semana, vão ser sempre destruidos em jogos como estes. As pequenas chamas que se acendem são logo apagadas. Nunca vamos ter uma equipa competitiva que alimente a nossa união com este jogador. Nunca vamos ter um balneario saudavel. Ontem foi só mais um episodio destes 2 anos. Durante 45 minutos a equipa a afundar-se por completo, com o trinco a andar em bicos dos pés e não saiu. Nunca sai. Amarelado e com o adversário a engolir o nosso meio-campo e ele manteve-se novamente durante 90 minutos.

E agora quem o substitui no proximo jogo do campeonato? Em 2 meses de Verissimo é Weigl e mais 10. Não tem concorrente pela posição e nem sequer nenhum miudo da B foi chamado a treinar com a equipa principal. Entretanto a sua frente já foram testadas praticamente todas as soluções possiveis. Ontem completou-se o circulo. Depois de João Mário, Paulo Bernardo e Meite voltou Taarabt. A exata mesma dupla de meio-campo da época passada. Nas exatas posições que no inicio da época o presidente do Benfica afirmou serem as mais carenciadas.

Ontem também deu para perceber que o João Mario já não está cá com a cabeça. É só mais um que parece ter atingido o limite. E vai ser assim ano após ano. Jogador após jogador. Ninguém quer jogar numa equipa onde existem tratamentos especiais. Ninguém quer ser carne para canhão,

P.S. Acho bem que tenham dado uma serie de jogos consecutivos a Lazaro para se perceber se podia ser uma verdadeira opção. Mas a insistência nele começa a não ter justificação. Começa a tornar-se em mais um caso preocupante. Parece que é apenas titular para justificar a sua compra como pagamento de João Mário. Isto quando no banco está Gilberto que foi de longe o que fez melhor essa posição nesta época. Quando falo em injustiças e no que elas causam no balneario, esta é mais uma delas.

19 comentários:

  1. Injustiça? Weigl jogo após jogo continua a mostrar que merece ganhar mais do que os outros jogadores, ontem voltou a ser dos melhores do Benfica. Continuem a achar que ele é o maior responsável pelo momento do Benfica e não vamos passar desta mediocridade.

    Ontem foi mais um péssimo jogo do Benfica, a falta de compromisso da parte de alguns jogadores é uma coisa impressionante. Contínuo a insistir no mesmo: o problema do Benfica é coletivo. Mais, o plantel é fraco. Taarabt foi o melhor do lado do Benfica, mas, num Benfica forte um jogador como ele não tinha lugar. Não existe alternativa a Grimaldo, não existe alternativas aos centrais, não existe alternativa a Weigl, Everton depois de alguns bons jogos está de regresso às más exibições, Rafa não é o mesmo do início da época, o ataque é uma enorme confusão. Não há reação à perda da bola, estes jogadores não sabem pressionar o adversário, não existe trabalho nas bolas paradas ofensivas e defensivas, o Benfica não é capaz de controlar um único jogo. O que se viu na segunda parte foi vergonhoso, para piorar, já estavam avisados, porque já tinha acontecido o mesmo para a taça da liga. E vão dizer que isto acontece por causa do Weigl?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O problema numero um é que aquele balneario está todo rebentado. Metade dos jogadores que ali estão não veem a hora de se porem a andar. E eu não estando lá nem tendo fontes apenas posso especular o porquê. Tento meter-me no lugar deles. E se fosse eu estava fartinho de ver um gajo 90 sobre 90 a ver a banda passar. Acagaçado de tudo e de todos.

      Uma pessoa tem de respeitar a opinião dos outros mas Weigl tem sido dos melhores? A sério? Ainda ontem o Boavista engole o nosso meio campo durante 45 minutos (não foram 90 porque enquanto o Taarabt teve pernas limpou aquilo tudo sozinho) e é considerado dos melhores? E aquela primeira parte com o Santa Clara? Até no final dos anos 90 em que a qualidade era escassa, se algum jogador fizesse uma primeira parte daquelas nunca mais jogava. Desde que ele chegou o Benfica tem com ele a titular a volta de 50% de vitórias e sem ele a titular mais de 70%. Como é que se explica isto?

      Se ele sair vamos passar a ganhar os jogos todos de goleada? Claro que não. Principalmente porque nos ultimos 2 anos já adicionamos mais 2 ou 3 problemas para além dele. E pelo andar da carroagem na proxima época isto ainda vai piorar. Mas se não começarmos a resolver este problema no balneario ano após ano vamos ter só fogachos.

      Eliminar
    2. Engraçado que se queixam da falta da reacção à perda de bola e que os jogadores não sabem pressionar os adversários e depois elogia-se o Weigl que supostamente é jogador numa das posições fundamentais para fazer isso bem e ele é só péssimo nessas coisas.

      É engraçado porque fazem o desenho mas mesmo assim são incapazes de ver

      Eliminar
    3. Explica lá então em que é que ele foi o melhor? Estou curioso

      Eliminar
    4. @Ganondorf, "Taarabt foi o melhor do lado do Benfica, mas, num Benfica forte um jogador como ele não tinha lugar"
      O que consideras um Benfica forte? Um Benfica que consegue ser campeão? Ou um Benfica que faz uma primeira volta ganhando todos menos 1 jogos e sofrendo apenas 5 golos?
      É que Taarabt teve lugar nestes 2 Benfica e foi titular no último.
      Já Weigl desde que passou a ter lugar cativo, é só derrotas e humilhações atrás de humilhações.
      Curioso que digas que foi dos melhores, mas não figura em top nenhum dos médios do campeonato e falo do campeonato. É sempre preterido (a não ser pelos adeptos adoradores do homem) na escolha do melhor do jogo, em mais de 2 anos quantas vezes foi considerado o melhor em campo pela crítica geral pelo que faz em campo?
      Há uma diferença grande entre o parecer e o ser, mas mesmo o parecer, já há muito ele deixou de conseguir. A partir do momento que tenta jogar para a frente, puff, lá foi a tal estatística de passes perfeita para o badagaio.

      Eliminar
  2. Pluribus unum não vi o jogo mas vi os golos do Boavista então o do empate é ridículo nem na distrital se sofre um golo destes e mais uma vez Weigl a bola passa por entre as pernas Vertonghen não marca o adversário e assim vamos continuar nem há palavras para dizer.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O jogo foi uma repetição de muitos outros. O Taarabt ontem esteve muito bem e enquanto teve pulmão limpou aquilo tudo. O problema é que rebentou como acontece com todos os que jogam ao lado de Weigl. A partir daí o Boavista dominou o meio campo todo e o Weigl já com um amarelo andava a desviar-se deles. E o Verissimo mais uma vez não foi capaz de o tirar. Mais 90 minutos.

      Eliminar
  3. Voltamos ao tempo dos Michael Thomas, Scott Mintos e Martin Pringles.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esses não custaram 20 milhões, não recebiam o balurdio que recebe e não eram adorados pelos adeptos e dirigentes como o Weigl.

      Indirectamente, também nenhum deles contribuiu para que os próprios adeptos quisesse fora do Benfica uma data de campeões.

      Isto é pior que isso. Isto é ao nível do Artur Jorge

      Eliminar
    2. Os campeões já foram quase todos. O João Mario chegou a 6 meses e já esta com a cabeça no cepo. O Paulo Bernardo fez 3 ou 4 jogos a titular e já dizem que afinal ainda está verdinho. E assim vai continuar. É só esperar pelas novas vitimas. Infelizmente essa parece ser a unica incognita para a proxima época.

      Eliminar
  4. É óbvio que o Weigl é um dos maiores focos da nossa situação actual. Os jogadores não são todos tolos, ignorantes, ou analfabetos, e a maior parte deles tem gente à volta, além de que conversam entre eles. Todos já repararam que o Weigl tem um estatuto diferente na equipa, e esse é um dos factores das sucessivas quebra exibicionais que temos. Há ali um momento em que quando o cansaço aumenta (entre os 65/70 minutos no tempo do Jesus, e actualmente já a partir dos 56/60), em que vem a desunião ao de cima.
    Não está em causa se o jogador dá ou não o que pode (pagam-lhe para isso), e também ele poder ser uma vítima, admito isso mas temos que ver o todo, e o todo é prejudicado com a presença dele no plantel.

    Outro ponto que queria ficar é o treinador, Veríssimo além de mostrar limitações em termos de escolha da equipa, ser péssimo a substituir e a ler o jogo, não mostrar qualquer trabalho em lances de bola parada, etc, tem um discurso tão emotivo e emocional como uma máquina de café ou um microondas, é fraco em todos os aspectos técnico-tácticos e ainda é pior no discurso. Quem é que é o jogador que tenta dar o seu melhor com um colega como o Weigl (que é sempre o menino bonito que tem sempre desculpa), e um treinador que parece um professor "nerd" e que faz sempre as vontades ao menino querido? Imaginem este cenário numa turma da escola, um favorito e um professor incompetente, alguém acha que iria sair algo acima de sofrível num quadro destes?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um trinco com amarelo a desviar-se deles e com um adversário em cima de nós e não sai? Essa é dos livros. É a substituição que 99% dos treinadores fazem. Na sexta não saiu porquê?

      Contra Sporting e Gil Vicente quiseram tira-lo do meio-campo. 99% dos treinadores substituiam-no. Porque é que saiu um central para ele poder recuar para lá?

      Com o Santa Clara levamos um golo com culpas dele. Antes do intervalo perde mais 2 bolas que quase dão em golo do adversário. 99% dos treinadores tiravam-no ao intervalo. Mas fez mais 90' porquê?

      Um treinador desde que entrou anda a experimentar um meio-campo novo a cada jogo que faz mas mantém sempre um jogador desse meio campo durante os 90 porquê?

      É como tu dizes. Os outros jogadores do plantel são burros? Acham mesmo que eles não vêm que existe ali um tratamento especial? Acham que não causa mau estar a um João Mário, Meite, Paulo Bernardo e Taarabt andarem a entrar e a sair da equipa e o intocavel ali sempre? Isto não é só pelo dinheiro a mais que ganha. É pela proteção que ele tem do clube, dos adeptos e da imprensa. Alguém quer jogar num sitio assim? Onde te crucificam por não conseguires fazer o trabalho de outro para além do teu? Basta ir ver o ultimo artigo do lateral esquerdo. Basicamente é isso que eles lá estão a dizer. Que são os outros que têm de fazer o trabalho de Weigl.

      Quanto ao Verissimo enfim... Até dá pena porque ele está ali a ser usado. Só ali está a ganhar tempo para o Rui Costa. Porque a partir do momento em que ele contratar um treinador fica ligado a essa decisão. Por isso é que lá anda o Verissimo. Para não se comprometer já com uma decisão deste tamanho. Fica ali a meio caminho a proteger-se. Mesmo a Weigl.

      Eliminar
  5. Calma, o blog lateral esquerdo já lançou outro post a tirar as culpas do menino, que coitadinho fica muito exposto quando a equipa perde a bola.
    O Fejsa sofria com o mesmo problema e conseguia resolver

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já é o segundo em menos de um mês. Não está a ficar fácil de conter a crescente insatisfação.

      Mas o que eu achei mais piada neste é que metem um video com mais de meia duzia de lances onde ele não está na sua zona, chega atrasado, fica a meio caminho, é papado, etc. Basicamente um video a destrui-lo. Mas com uma narrativa de que aquilo é tudo culpa do resto da equipa. O que eles estão lá a dizer é que basicamente ele não tem de fazer o trabalho de um númrero 6. São os outros.

      Eliminar
    2. Mais engraçado é que eles dizem o filme todo mas não vêem o óbvio.

      O Weigl chega sempre atrasado, fora de tempo e não ganha um duelo e os outros rebentam por correrem que nem parvos.

      Mas depois não vêem que os outros rebentam porque têm de correr por dois. Se o Weigl não faz pressão, está atrasado e tal é por culpa dele... É por culpa dele que a equipa tem medo de bolas nas costas, é por culpa dele que os outros têm de fazer pressão logo se perderem a bola em vez de terem alguém nas costas para isso e eles poderem recuperar defensivamente....

      É tão deprimente que já há críticas ao Otamendi e tal. Pergunto: é possível que um central que ganhou a copa América na casa do Brasil ser assim tão mau? Obviamente que não... Mas se tem de defender pelo Weigl (e o Grimaldo... E o Lázaro... E por vezes o Vertongen) é impossível alguém mostrar qualidade...

      Eliminar
  6. Otamendi, Vertongen, Grimaldo,Lazaro,Tarabt, João Mário e A. Almeida, estes são os enterras do Benfica. Passadores!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E o Weigl não? Já jogámos sem nenhum desses e o problema ainda estava lá

      Eliminar
    2. Aí sim? Esqueceste-te do pizzi, florentino, samaris, gabriel, gilberto, seferovic..... ups, estes já não jogam. A culpa é de todos menos da princesinha. Estamos mesmo metidos num filme de terror. Eles gostam mais do weigl que do Benfica. Haja paciência.

      Eliminar
    3. Desde Janeiro de 2020, altura em que chegou e onde começou o descalabro, Weigl é o jogador com mais minutos na equipa do Benfica mas é sempre poupado. Mesmo que com ele a titular a média de vitórias seja a volta dos 50%. No mesmo periodo de tempo quando não é titular é a volta de 70%. Alguma coisa aqui não bate certo. É o tipo com mais azar no mundo só pode. Os outros mancos todos em mais de 30 jogos conseguem ter uma média de vitórias superior a 20% como?

      Eliminar