quinta-feira, 3 de fevereiro de 2022

As injustiças pagam-se caro

Durante anos o balneario do Benfica era como uma familia. Percebia-se, sentia-se. Era um balneario repleto de Homens que nunca se cansaram de ganhar e que nos deram um dos melhores periodos da história do Benfica. Para alguns como eu foi mesmo o melhor periodo que vivi como Benfiquista.

Infelizmente nunca soubemos dar valor a esses Homens. Magoa-me que jogadores como Eliseu, Salvio, Fejsa, Samaris ou Jardel tenham saído sem honra. Despachados pela porta dos fundos. Alguns sem sequer com uma palavra de despedida.  Uma saída em particular deixa-me de lágrimas nos olhos.

Um Homem cheio de problemas fisicos e que mesmo assim conseguiu ser dos jogadores mais importantes e marcantes que passaram pelo Benfica. Um Homem, que se despediu do Benfica em 15 minutos, fechado numa sala com um entrevistador e a familia. Uma sala que continha mais de uma dezena de trofeus que venceu em 6 anos e meio. Uma sala que continha milhões de emoções em cada um daqueles trofeus.

Saiu enxotado do clube para abrir lugar no plantel e na folha salarial a um menino alemão que é completamente o oposto dele. As luzes da ribalta e os aplausos que deveria ter recebido no meio de Nós na hora da sua despedida ficaram todos para a nova coqueluche. Nas lágrimas de Fejsa vejo as lagrimas de Toni após vencer o campeonato em 93/94. O sentimento de injustiça é o mesmo e as consequências também.

Eu sei que sou o maluquinho que só fala no Weigl. Mas faço-o porque vejo o que ele fez àquela equipa desde o momento em que chegou e principalmente o que fez a nivel de um balneario. Faço-o porque a sua chegada e manutenção durante este tempo todo retirou toda a cultura de exigência que ainda existia. Nenhum jogador pode chegar a uma equipa vencedora e passar a frente de todos os outros sem ter de mostrar nada. Nenhum jogador pode continuar a jogar nessa equipa se não o merece.

Como é que acham que um balneario reage a isso? Reage como tem reagido nos ultimos jogos. Não querem saber. Se o que conta é o estatuto e não o rendimento então ninguém se está para chatear. Isto para a maior parte deles é só a "empresa" onde trabalham e a maior parte de nós na nossa empresa e numa situação semelhante fazia o mesmo.

E assim no curto espaço de 2 anos estamos sem referencias na equipa e vamos para a segunda limpeza do plantel. E vai repetir-se tudo novamente porque num clube de futebol ou numa qualquer empresa são os melhores que devem estar na linha da frente. E o rendimento de cada um deve ter a recompensa a condizer. No Benfica de hoje isso não é assim.

No Benfica de hoje este é o jogador com mais jogos dos ultimos 2 anos e o mais bem pago de sempre do clube. E enquanto assim for não vai haver treinador ou balneario que resistam.

15 comentários:

  1. Depois da 1a parte de ontem ter saído, ao intervalo, Meite e não Weigl, já não sei o que mais tem de acontecer para este gajo sair do 11.

    Já foi incompreensível, já foi vergonhoso, agora é apenas patético.

    O JJ bem disfarçou aquela nulidade com 3 centrais. Mas, nem a maior evidência recente faz o pessoal abrir os olhos.

    Ontem, na btv, lá continuaram os elogios a esta abécula.
    Acho que só quando forem colocadas, no estádio, faixas a pedir a saída deste tipo, é que alguma coisa vai mudar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Graças aos condutos da vida é que eu cancelei a BTV. Já enoja. Eu até percebia se eles andassem ali a passar o lustro a todos porque é o canal do clube. Mas o que é mais revoltante é que eles não têm problemas em rebentar com alguns. O Gilberto sempre que joga leva sempre nas orelhas do conduto. Por exemplo se o Weigl falha um passe é o silêncio completo. Se for um Gilberto: "mais um passe errado de Gilberto". Um nojo autêntico.

      Se o trabalho do JJ fosse ter de fazer uma equipa com este a titular então era um dos melhores trabalhos da carreira dele. A forma como ele foi conseguindo disfarçar esta nulidade em muitos jogos é de génio. O que ele fez em meia época foi um pequeno milagre. O problema é que havia a outra opção que era tirá-lo da equipa. Não o fez e acabou como Lage e como o Verissimo e como os proximos que continuarem a apostar nele. Eu disse aqui num post ou em comentários que se o Benfica voltasse ao 4-4-2 (e estende-se ao 4-3-3) com o Weigl ia ser o desastre que foi sempre que jogamos com ele nesse sistema. Não ganhamos metade dos jogos.

      O que é mais patetico nas substituições é que ele agora recua para central. Não o tiram. Parece que têm medo que a equipa dê a volta como deu já em 4 ou 5 jogos em situações que ele saiu com a equipa a perder ou empatada e acabamos por ganhar. Ou então tem a ver com alguma quota de minutos que ele tenha de fazer. Já não me admirava nada.

      Eliminar
  2. E é tudo isto que aqui escreves.

    Quando se substituem homens por bonecos, dá nisto.

    Mais que aquilo que Weigl não dá à equipa em campo foi o que ele destruiu na coesão do balneário que nos trouxe a este ponto.

    Não dá para perceber a insistência no alemão, quando basta olhar para as estatísticas com ele e sem ele para se perceber a influência nefasta que tem na equipa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando equipas como Gil Vicente, Arouca ou Boavista conseguem controlar o meio-campo durante largos periodos de tempo está tudo dito. Nem é preciso ir ver as estatisticas.

      Quanto ao balneario eu nem imagino o que alguns ali não devem sentir quando estão constantemente a ser insultados e vêm um tipo daqueles a ser tratado como um rei. Eu vejo dezenas de malta a pedir-lhe desculpa. Vê lá tu ao ponto que a doença já chegou. Os adeptos do Benfica vinham de 5 campeonatos em 6 e estava encaminhado para ser 6 em 7 andam a pedir desculpa ao tipo que chegou e com o qual perdermos um campeonato que estava no papo e que nos meteu por 2 anos seguidos abaixo do segundo lugar (não acontecia desde 2008/2009).

      Eliminar
  3. Continuem a bater num único jogador que daqui a alguns anos o Benfica está igual ou pior. O problema do Benfica é coletivo e não individual. Em todos os clubes do mundo há jogadores muito mais bem pagos do que outros, há jogadores que chegam e jogam logo, há outros que demoram mais tempo a entrar na equipa. Weigl hoje é titular porque não há melhor do que ele. Continuam a insistir que os problemas do Benfica começaram com a chegada de Weigl, eu não concordo nada, e não concordo porque os problemas começaram muito antes. A diferença é que o Benfica ganhava os seus jogos e títulos. Os problemas do Benfica começaram na primeira época do Rui Vitória, foi com ele que deixou de existir liderança no balneário. Hoje vê-se coisas que já se viam com Rui Vitória, a falta de capacidade em controlar os jogos, a pouca intensidade, quando o Benfica chega à vantagem a equipa recua, dá a iniciativa ao adversário e, permite várias oportunidades de golo. Por algum motivo Rui Costa diz que é preciso mudar mentalidades. O plantel é fraco, e é fraco por causa da péssima gestão que os dirigentes ansiosos por receber comissões foram fazendo ao longo dos anos. Deste plantel só se aproveitam 6 ou 7 jogadores o resto é para despachar. Olhem mais para o que o Benfica não é capaz de fazer enquanto equipa, e menos para o que ele não é capaz de dar à equipa. Mas, se formos a comparar jogadores, Weigl até é dos melhores ou menos maus, tendo em conta a pouca qualidade do plantel.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "A diferença é que o Benfica ganhava os seus jogos e títulos".

      Dizer uma coisa destas como se fosse uma nota de rodapé...

      O Benfica de Rui Vitória teve esses problemas sim. Quando começou a jogar com o Pizzi no meio. Deu para ser Tetra Campeão muito graças ao Fejsa. Na época seguinte já não conseguiu segurar aquilo sozinho e em vez de se arranjar um 8 de qualidade decidiram passar para o 4-3-3. Disfarçar o problema.

      Lage entrou e em 2 jogos acabou com o problema. 4-4-2 com o Pizzi na direita e o Gabriel no meio. Primeiro com Fejsa, depois com Samaris. Depois ainda com o Florentino. O mesmo na época seguinte. 36 vitórias em 38 jogos para o campeonato. Até que chega um tipo despachado pelo Dortmund para a posição com menos necessidade do plantel e sem treinar ganha logo a titularidade. É que nem se esperou 1 ou 2 jogos. Foi logo. Isso não é normal. E basta ver o video que aí está linkado, ou só o jogo de ontem para perceber que ele nunca pode ser o mais bem pago do plantel. Muito menos o mais bem pago de sempre do Benfica.

      Eu sinceramente não consigo perceber onde lhe vêm qualidades. É tão mas tao básico. É lento, não tem capacidade de choque, posiciona-se mal, esconde-se sempre atrás dos outros e raramente arrisca. Ontem a certa altura tinha uma progressão no passe de -3.5m. E estava a jogar encostado aos centrais. Quando começou a arriscar no passe falhou passes em barda. Nos últimos 5 ou 6 jogos só com o Boavista teve uma percentagem de acerto no passe acima de 90%. E é nisto que dizem que ele é diferenciado. Tem estado sempre entre os 80% e 85%. Numeros semelhantes aos de Gabriel que levava nas orelhas por falhar muitos passes. A diferença é que o Gabriel falhava-os porque queria arriscar em todas as jogadas. Este quase não arrisca e quando arrisca dá m****.

      Ele é titular porque não a melhor? Não existe outro de raíz para aquela posição há 2 anos. O que tivemos foi Gabriel e Meite. 2 8s adaptados a 6. Mesmo assim qualquer um deles fazia melhor o lugar. Até o Taarabt fazia melhor o lugar.

      Agora ele é o unico problema que temos? Claro que não. Já tinhamos outros antes que ainda assim dava para ganhar. Pode ser um pormenor mas não é. Hoje já temos muitos mais. Já temos um balneario destruido. Que vai ficar sem qualquer referência no inicio da proxima época. E contruir um grupo forte é dificil. Demora anos e tem de se escolher os Homens certos para o formar. Se a ideia é continuar com Weigl e ainda o meter como capitão então posso dizer em bom português que estamos f*****. É perder tempo e dinheiro que depois nos vai fazer falta para contratar jogadores de qualidade ou segurar os melhorzitos que formos tendo.

      O Rui Costa pode dizer o que quiser. Agora a conversa é que tem só 4 meses de trabalho. Parece que nunca lá esteve antes e pior ainda parece que nem era ele um dos responsaveis pelo futebol. Este plantel tem a marca dele. Quase todo. Na época passada a seguir a derrota de Alvalade veio com a conversa de que se iam ver os homens. Passado um ano estamos pior. Não conseguiu identificar quem eram ou não os homens para o Benfica? O problema eram o Gabriel e o Samaris que já não jogavam? Somos a unica equipa do mundo que perde jogos por causa dos tipos que estão no banco e não pelos que lá estão dentro.

      E o plantel tem qualidade em várias posições. Agora com a casa a ruir é que parece que nada presta. Mas ias ver se com um meio-campo decente não ia carburar de outra maneira. Temos 2 exemplos na história recente do Benfica que uma pequena mudança no meio campo fez as equipas se transformarem. 15/16 com a entrada de Renato Sanches e 18/19 com a entrada de João Felix e Gabriel. De repente, da noite para o dia em apenas umas semanas as equipas pareciam outras.

      Eliminar
    2. "Que vai ficar sem qualquer referência no inicio da proxima época"
      Neste momento já praticamente não restam campeões no Benfica. No 11 restam apenas Odisseias e Grimaldo do último campeonato.
      Dos que não jogam e querem à força toda despachar: Pizzi, Taarabt e Almeida. É líquido que ficamos sem qualquer referência. Em 2 anos. Incrível!!!
      Como dizes e bem, "Somos a unica equipa do mundo que perde jogos por causa dos tipos que estão no banco e não pelos que lá estão dentro"
      Neste jogo lá o Veríssimo colocou o Almeida em campo para os adeptos terem em quem bater, dado que no jogo anterior foi difícil arranjar um bode espiatório para as falhas do mesmo.

      Eliminar
    3. Nunca vai faltar malta para culpar. Querem a força um Benfica a jogar como as equipas do Guardiola. Como se não fosse preciso os melhores do mundo nas suas posições para conseguir o que ele consegue. E mesmo assim já não ganha uma Champions há mais de uma década.

      Repara como contra o Sporting tinhamos só tipos com grande categoria a sair com a bola. Lazaro, Morato, Vertonghen, Grimaldo e Weigl. 5 tipos exatamente a medida do que pediam para o Benfica. Resultado. Era só piparotes para a frente para os 3 rapazes que lá andavam sozinhos. E de quem era a culpa? Era dos coitados lá na frente que já não recebiam as bolas "limpas" e ainda tinham logo 2 ou 3 lagartos em volta deles.

      Eliminar
  4. Já digo há muito que é a pior contratação de sempre do Benfica. Começa a ser o pior que aconteceu ao Benfica... Já está a concorrer com o Artur Jorge em 94 e a limpeza que ele fez. Reparem que já contribuiu para a limpeza de uma equipa campeã... Tal e qual como o Artur Jorge

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estamos nesse nivel. De 93/94 para 95/96 sobrou João Pinto que era o nosso capitão. Desta vez não vai sobrar ninguém e o nosso capitão vai ser o Weigl.

      Eliminar
  5. E o problema maior é que com a cultura Benfiquista, o unico que tinha tomates para chegar e impor a sua era o JJ. Lembro-me bem do que fez quando chegou da primeira vez, limpou o balneário: Moreira, Nuno Gomes, Mantorras. O que foi de gritaria... mas limpou, e limpou bem, começou do zero. Acabou com uma equipa incrivel, que ainda hoje temos saudades. Agora parabéns corremos com a unica pessoa que podia afrontar a "estrutura".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lá está. Trouxe a cultura de exigência. Desta vez ou porque se deixou ir na conversa ou porque por alguma razão não podia, não fez essa limpeza. Os resultados estão a vista. E assim vai continuar nos proximos anos. Com a agravante de ir ser Weigl o capitão. A dar o exemplo com aquelas caminhadas a recuperar nos contra-ataques adversários.

      Eliminar
  6. Pluribus unum é de rir o comentário do gonemdorf : o problema é colectivo! Só
    diz isto quem não conhece o Benfica e tem os olhos fechados e como se costuma dizer pior cego é quem não quer ver,em todo o lado seja onde for se temos alguém que não cumpre e outro tem de fazer o seu trabalho desiquilibra a equipa como é o Weigl que não tem intensidade para a posição que ocupa é lento a recuperar não ataca o adversário com bola um problema que quem o contratou devia indeminizar o clube outro é o Grimaldo à 4 anos que o digo defesa é algo que não é e nunca será é ver golos sofridos pelo Benfica nos ultimos anos 40% sao pelo lado esq.
    e por aqui me fico, conforme o post actualmente temos muitos jogadores ricos que nada acrescentama aposta é nos jovens da formação e mais alguns que respondem e respeitam a camisola e Rui Costa ou resolve a situação ou será parte do problema.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Temos atualmente jogadores com salários completamente desfasados do rendimento. É o que dá contratar nomes em vez de rendimento. Existe um filme muito bom sobre basebol e que é baseado em fatos reais que tem a ver com isto. A forma como os clubes olham e pagam mais pela imagem do que pelo rendimento.

      O Rui Costa é o tipico artista das trutas (anda um "porta voz" dele no twitter exatamente com esta expressão). Jogadores com nome mas que depois não acrescentam nada. Eu já estou a ver mais uma que estão para fazer no Verão. Vão buscar o Witsel com 33 anos com um ordenado brutal para segurar este meio-campo. E por muito que eu goste do rapaz já não vai ter andamento para isto.

      Eliminar
  7. No Reddit um user foi buscar o Preud'homme para me responder a QQ coisa do Weigl.

    Engraçado que o Preud'homme vs Roberto explica o porquê do Weigl ter de sair. Nenhum jogador sozinho garante vitórias (Preud'homme) mas há jogadores maus que impedem as melhores equipas de ganhar (Roberto). E o Roberto não enterrou tanto num ano como o Weigl nos primeiros meses de casa...

    A malta que continue a dizer que não é só um jogador e tal... É só a pior contratação da história do clube...

    ResponderEliminar