segunda-feira, 6 de dezembro de 2021

As imagens da mediocridade.





Estes foram só alguns lances que eu tirei do resumo do jogo. Aqui só estão aqueles que deram em jogadas de perigo para o Sporting. Ainda assim já fica exposta a mediocridade de Weigl. E estou a insultar a palavra mediocridade.

Não dobra colegas e não antecipa jogadas como se vê no primeiro golo, onde vê o Pedro Gonçalves a entrar nas costas de João Mário e não é capaz de se aproximar ainda antes do passe. E mesmo depois permite que no nosso ultimo terço ele domine a bola de frente para a nossa baliza, tenha tempo de ver a desmarcação do colega e meter lá a bola. Pedro Gonçalves teve tempo para tudo isto sem Weigl entrar sequer no seu raio de visão (quanto mais de ação). Agora digam quantos jogadores do Benfica tiveram tempo e espaço para, em zona frontal, ficarem de frente para a defesa deles?

O lance em que a bola vai ao poste é talvez para mim o mais chocante. Reparem como ele deixa novamente um colega num 1 para 1 sem ter nenhum adversário no raio de 10 metros. Reparem na passividade dele!!! No terceiro lance só aparece na imagem depois do remate de Pedro Gonçalves e no segundo e terceiro golos, Matheus Nunes ganhou-lhe 20 metros em 60.

Mas não se ficou por estes lances. Existiram outros. Muitos outros que a defesa vai resolvendo ao longo do jogo, tal como em todos os jogos. O seguinte video retirei-o de uma conta do twitter afeta ao Sporting (obrigado ao dezazucr e ao redhalo por me alertarem para isto). Até eles já perceberam. Gozam connosco como nós gozavamos com eles (quando lutavam com o Braga pelo terceiro lugar e nós limpavamos tudo internamente e iamos a finais europeias) quando diziam que o Rinaudo era melhor que o Matic.


Eu próprio já meti aqui imagens da época passada e do jogo contra o Bayern (tal como podia ter colocado de muitos outros), Já não existem palavras para isto. É mau demais. Isto é um insulto a mais de 95% dos jogadores que vestiram a camisola do Benfica. É um insulto ao grande Eusébio, um insulto ao grande Coluna. A todos os que se sacrificaram para tornarem o Benfica GRANDE. Isto já não é só incompetência de Rui Costa e Jesus. É mais do que isso. Eles, tal como o Coluna, eu e mais alguns (que já começam a abrir os olhos) já viram isto vezes sem conta. Eles sabem disto. Mas mesmo assim permitem que o Benfica continue a seguir este caminho agoniante.

Rui Costa foi o grande idolo da minha infância, secundado por João Vieira Pinto e Zidane. Hoje é das maiores desilusões. Ele na época passada andou a pressionar Jesus para voltar a meter o alemão quando perdeu a titularidade. Fê-lo descaradamente no banco de suplentes após marcar um golo para a Liga Europa. Que Rui Costa não pense que é intocável. Que não pense que é despachar o Jesus, o próximo e o próximo e que se safa. Vai chegar a altura em que todos vão começar a abrir os olhos em relação a esta pouca vergonha. Seja hoje, amanhã, daqui a 1, 2 ou 3 anos. Sem titulos mais tarde ou mais cedo o estado de graça acaba.

Portanto acabem com esta brincadeira de vez. A receita para o Benfica vencedor já nos foi dada há décadas atrás. 4-4-2 com os 11 que tornem a equipa o mais forte possivel e não com os 10 que disfarçem o melhor possível o 11º. E PLURIBUS UNUM. DE TODOS UM e não todos por um. Devolver aos adeptos o gosto de ver jogar o Benfica. Depois a onda vermelha faz o resto. Foi Jesus que em 2009/2010 voltou a usar esta receita. Mais do que os titulos que conquistou o seu grande mérito foi ter devolvido a IDENTIDADE ao clube. Até o Lage percebeu isto quando numa situação semelhante aquela que vivemos hoje trocou o 4-3-3 de Vitória (usado para manter Pizzi a jogar no meio, pensando mais na individualidade do que na equipa) e passou ao 4-4-2 dos 103 golos no campeonato.

Se ainda queremos salvar alguma coisa desta época que se volte imediatamente a esse sistema sem olhar a nomes mas sim a rendimento. Com Otamendi e Morato a centrais. Com Meite e Paulo Bernardo / Taarabt no meio e João Mário a equilibrar a equipa na direita até abrir o mercado e arranjar-mos um verdadeiro numero 6 de raíz. Com 2 avançados na frente que para mim teria sempre o Gonçalo Ramos e outro dos restantes 3. Vamos tentar voltar ao Benfica de Dezembro de 2019 e trabalhá-lo a partir daí. Sem olhar a egos ou a perdas de dinheiro. Aquela ansiedade, a alegria de voltar a ver o Benfica jogar e o friozinho na barriga naquelas horas que antecedem um jogo não tem preço. Nos dias que correm só existe angustia e isso aos poucos e poucos vai matar o Benfica.

17 comentários:

  1. Lembro-me bem desse jogo fatídico. O Benfica ganhava 3-0 ao Liege e ele entra e marca. Pensei para mim, fds isto não pode estar a acontecer... fez lembrar Nuno Gomes que marcava sempre os últimos golos de goleadas, quando o adversário já estava no chão, enfim.

    Repara que até Grimaldo (uma queixa nossa já de há muitos anos) neste momento já é contestado pelos adeptos. Isso porque enquanto antes o nosso meio campo compensava e disfarçava a nulidade defensiva que já era, este não compensa ninguém e as falhas ficam todas maid óbvias.
    Já foi culpa de Pizzi, Samaris, Gabriel e Taarabt, comeca-se agora a pôr em causa João Mario.

    O que mais é preciso?!?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ganhava tranquilamente por 3-0 aos 60' ao Lech Poznan. Com o Gabriel e Chiquinho no meio.

      O Grimaldo e o Ferro sempre foram fraquinhos. Mas como o meio campo era bom tinhamos 5 golos sofridos em 14 jornadas. Passaram a ficar expostos e depois em 20 levamos 21.

      Se na quarta nada mudar depois da humilhação de sexta (e eu acho que não vai mudar) vai ser mais um 3º lugar e 0 titulos. No verão chega mais um carregamento de novos cromos que em Janeiro de 2023 são os novos culpados de estarmos a caminho do 4º ano consecutivo sem titulos.

      Eliminar
  2. Já agora, porque não veio Al Musrati no início da época?

    É curioso que para as 2 lacunas óbvias do plantel do Benfica, lateral esquerdo e meio campo defensivo, nunca é contratado um jogador raíz da posição. Porquê? Será para não fazer sombra e deixar evidente os flops?!?
    Este ano mesmo após as evidências, após as contratações ficámos com 4 laterais direitos (5 se contabilizarmos a alarvidade que Jesus está a tentar fazer com Radonic) e um extremo adaptado a lateral esquerdo (Gil Dias) como opção.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu falei disso tudo no final do mercado. Parece mesmo que a ideia é não dar concorrência a esses 2 jogadores. É obrigar o treinador a jogar com eles (o que não justifica as apostas).

      Depois temos um 6 emprestado que na Liga Espanhola liderava a tabela de desarmes e intercepções há umas semanas. O jogador que era a grande bandeira da formação a seguir ao Felix. Até ele foi encostado.

      Eliminar
  3. Agora que já não podem justificar as exibições do Weigl com o Taraabt dizem que o problema é não jogarmos com 3 no meio campo, qualquer dia jogamos sem avançados só para o menino ficar mais protegido.
    O João Mário, como diz o Dezazucr, já começa a levar com as culpas também

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E vai levar qualquer outro. Vai ser tudo insultado nos proximos anos. Na quarta já vai ser sacrificado alguém. Eu aposto que vai ser o André Almeida, como já foi o Vlachodimos após Alvalade na época passada. E se vencermos como eu espero na quarta (também era melhor que não contra uma equipa que já não tem nada em jogo) volta a estar em grande. Todos os méritos da passagem vão ser dele. É isto há 2 anos e vai continuar a ser isto até terminar contrato (se não lho renovarem).

      Eliminar
  4. E o almeidinhos, o badameco!!!??? Esteve nos 3 Golos!!! 3!!!

    E o cebola mole!!!??? Que fez todo o jogo!!! 0!!!

    Mais, Weigl tem culpa que:

    . Rafa à frente da baliza seja uma nulidade!!??

    . João Mário faça um passe, quando poderia ter feito o 1-1???

    . Que Darwin são saiba dominar uma bola??

    . Que o parvo do treinador, não jogue em 4-4-2??

    . Que não meta o Gilberto, o melhor lateral direito do plantel??

    . Que o merdas do Jesus que nunca deveria ter regressado, se esteja a caçar para o sucesso ou insucesso do clube??

    Tu e o Coluna são uns vermes parasitas, que não atacam a floresta, mas sim uma simples árvore!!

    Sabem lá o que é futebol...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desde já peço as minhas desculpas ao Coluna de deixar passar este comentário mas é apenas para verem os últimos 2 anos de Benfica. Está aqui tudo.

      Depois de um jogo onde um miúdo de 23 anos gozou com o jogador mais bem pago de sempre do Benfica é isto que têm para dizer. Durante 75' minutos foi comido de todas as formas e feitios. Levou cuecas, caiu a tentar apanhar os adversários e até desapareceu da camera num sprint de 60 metros com um miudo. Deu pena de ver a forma como foi ridicularizado.

      Mas a culpa é do Almeida (e dos outros centrais) não conseguirem resolver todos os lances (e foi mais de uma dezena) em que se abriu a avenida Weigl. A culpa é dos 10 que não fazem o trabalho do 11º.

      Aqui o parasita vai continuar a tentar mudar a mentalidade de merda que se está a instalar no Benfiquismo. Uma mentalidade visconde. Dos jogadores com pedegree, requintados, vindos das melhores paragens futebolisticas do mundo. Nós neste momento já trocamos de lugar com os lagartos. Até a barreira do Natal já temos. E sabem o que é a barreira do Natal? É ter jogadores como Weigl com um indice competitivo abaixo de zero. Que não aguentam a pressão. Que se borram todos nos momentos decisivos. É isso a barreira do Natal.

      Eliminar
  5. O Weigl faz o que o Roderick fez no jogo do dragão todos os jogos... É incrível como passa sempre ao lado da contestação.

    E a paciência que os adeptos têm com ele, é a paciência que não tiveram para tantos outros, inclusive pérolas da formação. É bom lembrar que até o Renato Sanches foi criticado por se desposicionar de vez em quando... E o Weigl não... Isto um miúdo de 18 anos na altura e outro um gajo de 20 e tal pago a peso de ouro.

    Para quem ainda não vê: depois da melhor primeira volta da história do clube chegou o Weigl. Já mudámos de treinador, de presidente, todos os jogadores da equipa titular menos o Grimaldo e o Weigl (até o guarda-redes chegámos a mudar mesmo que usemos o mesmo titular da altura em que ele chegou), mudámos o capitão... Equipamentos... Nem sei se o relvado já mudou mas também basicamente só falta mudar isso e o estádio... E os resultados são sempre estes desde que ele chegou!! Só não muda ele e o Grimaldo, e até este deixou de ser o menino de ouro para os benfiquistas... Até para este já começam a acordar para a vida.

    Com muita pena minha já é o segundo treinador que insiste... E é o segundo treinador de quem gosto e estou agradecido pelo que fez na Luz no passado que não posso ver à minha frente... Quem insiste em jogar com ele, quem não tem tomates para o colocar fora do Benfica contra a opinião dos benfiquistas ou ordens da direção não pode treinar o Benfica.

    Da equipa que tinha o domínio em Portugal passamos a assistir ao possível bicampeonato de uma equipa que não ganhava nada há anos.

    Se pelo impacto negativo já era das piores contratações da história do Benfica... Se tivermos em conta o que custou e o seu ordenado só pode ser considerada a pior de sempre.

    Contratar Weigl é capaz de ser pior do que elogiar Artur Soares Dias na BTV e apoiar o Fernando Gomes para a federação juntos... Isto está ao nível de ir buscar o Artur Jorge em 94...

    Isto é um pesadelo sem fim!

    Um jogador que não defende, não ataca (pois só passa pela certa e tira todo o ritmo de jogo e nem dá linhas de passe) nem faz faltas úteis... Enfim...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É inacreditável. Olha para o comentário em cima do teu. Depois deste jogo e das imagens de 75 minutos do mais humilhante que já se viu um jogador de futebol ser sujeito é aquilo que têm para dizer. É o Almeida, O Cebolinha, o Darwin, o João Mário, o tratador de relva, o roupeiro até não haver mais ninguém a colocar as culpas.

      O que me preocupa é que Weigl tem 26 anos e com aquele ritmo pode jogar até aos 60. E com a cegueira que está instalada daqui a 35 anos é bem possível que ainda elogiem o perfume do seu futebol.

      Eliminar
    2. Nem mais.

      Há quem não perceba que o Almeida esteve fora não sei quanto tempo, o Pizzi já não é titular, o Tarabaat também não (isto só para lembrar o historial dos culpados dos resultados todos do Benfica nos último tempos) e os resultados e exibições mantêm-se... E só eram/são diferentes quando o Weigl está fora.

      É incrivel e revoltante que já li/ouvi benfiquistas a criticar tudo e todos (o exemplo do Renato Sanches é só o cúmulo, mas certamente que nos lembramos da malta que também andou a malhar no Ruben Dias... Ou então o Cardozo que foi sempre dos alvos favoritos da malta) e este pseudo-jogador é defendido com unhas e dentes. É revoltante.

      Em perspectiva... O Roberto por muito menos foi trucidado e não tinha nível para o Benfica... Como é que este gajo compromete em mais golos que o Roberto e mesmo assim é defendido?

      É de loucos... É revoltante... É, como dizes, tão à lagarto que mete medo.

      Já vamos em dois anos sem ganhar nada... Nem uma taça... E continua... É Weigl e mais 10... E eu concordo. É Weigl? Enquanto for o Weigl é ele e mais de 10 pontos de atraso para os dois primeiros, 10 títulos a voar, 10 derrotas completamente da sua responsabilidade, tudo...

      Não há pachorra. O Benfica tinha ganho 5 em 6 campeonatos, fez a melhor primeira volta da história... Ele chega e não passamos uma eliminatória na UEFA (faz lembrar o Benfica antes de 2009), passámos a sofrer 4x mais golos, a marcar menos... E a culpa é dos que estavam antes... Enfim...

      Eliminar
  6. Mau demais, e tenho que (voltar a) dar o braço a torcer. Confesso que me deixei iludir pela evolução do jogador e baixei a "marcação cerrada", mas é curto para um titularíssimo do Benfica, muito curto. Claro que se para um titularíssimo do Benfica é curto, para a afirmação "Weigl e mais 10", isto não é curto, é esclarecedor de que os motivos dessa afirmação não assentam numa análise objectiva do desempenho do atleta em campo. Eu não queria entrar por aí, mas começo a pensar cada vez mais que toda esta defesa ao Weigl é fruto de algum complexo de inferioridade relativamente aos alemães, como é alemão tem que ser superior. Admito que este sentimento seja inconsciente, mas mesmo inconsciente parece-me bastante presente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A questão é que a evolução não é mais do que a proteção que o sistema lhe trás. Isto acontece praticamente em todos os jogos. Umas equipa é que têm argumentos para o explorar melhor que outras. Em alguns dias os centrais conseguem limpar tudo mas depois contra equipas onde o nível sobe é impossível. Já levamos 4 do Bayern em casa este ano. Na sexta se ele não saisse iamos levar outros 4 ou mais.

      Eliminar
  7. Vi agora o video e o Weigl a andar a pastar em vez de ser incisivo no ataque a bola e ao adversário, mais do mesmo , mas na BTV é o maior ,um jogador extraordinário ,que se esconde do jogo ,que nunca está presente ,tipo o não defesa Grimaldo onde estava ele no lance do 1º golo ? E a caricatura de treinador que temos não vê isto ? Rua com ele ! Vá para o Falamengo !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O grande problema é que vê. Todos lá dentro já viram isto. Ele já o conhecia mesmo antes de chegar ao Benfica. Só resta saber é a razão pela qual ele continua a jogar quando até o próprio Jesus não teve problema de o sentar no inicio da época passada. Depois mais tarde voltaram a forçar a sua entrada no 11. Primeiro contra o Paços Ferreira onde saiu ao intervalo a perder-mos 1-0 e ainda vencemos. Depois com o Guimarães para a Taça da Liga onde saiu a perdermos 1-0 e ainda conseguimos empatar e vencer em penalties. Depois em Liege onde empatamos 2-2 e nos ultimos minutos após ele sair estivemos quase a vencer com uma bola ao poste.
      Ainda jogou o Gabriel para a Taça antes de se lesionar mas já era claramente a segunda opção. Depois foram quase 3 meses onde vencemos apenas 3 jogos para o campeonato e a rasca. Só melhorou ligeiramente quando se mudou a tatica para os 3 centrais.

      Eliminar
  8. Deixei de ver jogos do SL Benfica por causa desse menino alemão, isso é algo que me entristece é ver a cegueira que se instalou nos adeptos e sócios do SL Benfica. Bate-se no Almeida, no Pizzi, manda-se embora Fejsa e Samaris, deixa-se cair Jardel, tudo jogadores campeões e vencedores. o último título conquistado foi a supertaça 2018/2019 uma vitória categórica sobre os lagartos e depois veio Janeiro de 2020 e a partir daí perdemos 2 campeonatos, 2 taças de Portugal 1 Supertaça, e ficámos nas meias finais da taça da liga, isto internamente, este é o legado do Weigl um jogador bem pior que o Michael Thomas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu não deixei de ver jogos mas posso dizer que via todos os jogos em familia, sempre com um lanche ou jantar, com umas minis ou um vinho e aos poucos e poucos isso está a perder-se porque a maioria dos jogos são 90 minutos de angustia. Porque passamos 90 minutos a lamentar-nos do estado a que chegamos. Já não a gosto em ver o Benfica jogar. Antes eram 3 ou 4 dias ou semana de ansiedade pelo proximo jogo e agora nada. Na quarta já sei que vou ficar doente quando vir o 11 inicial. Não só por ele lá estar mas porque desconfio que 1 ou 2 jogadores vão ser crucificados em vez dele.

      Eliminar