quarta-feira, 11 de novembro de 2020

Visita ao campeonato da verdade desportiva

Depois de mais uma busca ao estádio da Luz que teve apenas o efeito de voltar a criar ruido em torno do Benfica não faltou novamente a conversa do campeonato da verdade desportiva de 2015/2016. O que não ganha em campo o Sporting e toda a sua entourage da comunicação social reclamam para si fora dele. Só nesta década são já 5 os titulos de campeões que reclamam.

Como ando farto de ouvir essa conversa e como uma mentira dita muitas vezes corre o risto de se tornar numa verdade, decidi revisitar essa época. E assim sempre que ousarem dizer que.o Benfica não ganhou esse campeonato de forma limpa, é só vir aqui buscar. Sei que é longo mas aconselho a leitura para nunca nos esquecermos do que tivemos de ultrapassar para vencer esse campeonato.

Comecemos pela Supertaça, com Jorge Sousa no apito e a deixar passar um dos penalties mais escandalosos de que tenho memoria. Jorge Sousa que nesta época teve de arranjar uma lesão a meio do campeonato para não ser avaliado e despromovido de categoria dada a quantidade e gravidade dos erros que cometeu. Fica aqui outro penalti surreal no Nacional 1-2 Porto dessa época.

Começa o campeonato e o Sporting ganha logo com um penalti aos 95' num lance que nasce de um lançamento de João Pereira meio metro dentro do campo.

Na 2ª jornada o Benfica foi a Aveiro defrontar o Arouca e Nuno Almeida, o ferrari vermelho, transformou um 2-1 a favor do Benfica numa derrota por 1-0. Um penalti por marcar e um golo mal anulado a Jonas no último lance do jogo.

Na jornada seguinte foi a vez do Moreirense fazer o 2-2 na Luz aos 84' num golo em fora-de-jogo de 1 metro. Valeu ao Benfica fazer ainda o terceiro nos 6 minutos finais.

5ª jornada. O Sporting vence o Nacional em casa nos ultimos minutos num jogo em que Fábio Verissimo colocou o Sporting a jogar com mais 1 aos 32' depois de 2 amarelos ridiculos.

No derbi da 8ª jornada o jogo começou com um penalti que Xistra não assinalou num agarrão a Luisão. Na segunda parte ainda houveram mais 2 lances de duvida dentro da área do Sporting (aqui e aqui).

Chegados a 9ª jornada o Sporting vence por 1-0 o Estoril em casa através de um penalti que foi precedido de um fora-de-jogo evidente.

Num ritmo infernal o andor foi directamente para Arouca onde na jornada seguinte com o resultado em 0-0 ficou um penalti escandaloso por marcar aos 84'. O Sporting viria a ganhar o jogo no último minuto. 

Na 12ª jornada foi Hugo Miguel na deslocação do Benfica a Braga a deixar mais um penalti inacreditável por marcar.

Meio ano depois de ter estado na bancada vip do estádio do Dragão a assistir ao Porto vs Bayern, Manuel Oliveira entrou na Luz para arbitrar a 14ª jornada da Liga. E em 3 lances dentro da área do Rio Ave não conseguiu descortinar nenhum penalti (aqui, aqui e aqui). Porque será?

17ª jornada Jorge Sousa no seu ultimo jogo da época, agora no Sporting 3-2 Braga. 3 expulsões perdoadas ao Sporting. Só encontrei 2 delas. Uma aos 72' de João Mário quando o Sporting perdia por 2-1. A outra aos 86' com o resultado em 2-2 numa agressão sem bola de Slimani que acabou por fazer o golo da vitória.

Como cheguei ao final da primeira volta é bom recordar também outro jogo de Jorge Sousa. O Sporting vs Benfica para a Taça de Portugal. No inicio da segunda parte uma agressão barbara de Slimani a passar incolume. E perto do final do prolongamento um penalti por assinalar sobre Luisão que saiu com o braço partido.

Partindo para a segunda volta, logo na 18ª jornada o Benfica vê um golo não ser validado na Amoreira quando o jogo estava empatado a uma bola.

24ª jornada, vespera do Sporting vs Benfica, foi a vez de Tiago Martins dar o seu contributo no V. Guimarães vs Sporting. William Carvalho conseguiu terminar o jogo em campo apesar destes 3 lances (aqui, aqui e aqui). Como se não bastasse, já em descontos, ficou um penalti por assinalar contra o Sporting.

Novamente no derbi o destaque vai para uma falta sobre Jimenez, que Artur Soares Dias ignorou olimpicamente, quando este seguia sozinho para a baliza.

Avançamos para a 30ª jornada e foi a vez desse enorme benfiquista de nome Bruno Paixão deixar a sua marca no Moreirense 0-1 Sporting. Um vermelho por mostrar a Coates e o golo do Sporting obtido por Slimani em fora-de-jogo. Slimani que nessa semana tinha sido absolvido da agressão barbara a Samaris no jogo da Taça de Portugal.

De Moreira de Conegos Bruno Paixão seguiu para a Luz onde na 32ª jornada, com o jogo empatado a zero, não viu um penalti sobre Mitroglou.

Na mesma jornada, no jogo do Sporting no Dragão, era Artur Soares dias que aos 67', quando o Sporting vencia por 2-1, não viu um penalti sobre Aboubakar

33ª jornada. O Benfica joga na Madeira no que pode ser considerado o jogo do titulo. Fábio Verissimo não teve qualquer problema em transformar um penalti favorável ao Benfica em amarelo a Renato Sanches, expulsando-o aos 37' numa falta junto a linha lateral.

34ª jornada é Hugo Miguel no Braga vs Sporting que termina o campeonato em beleza expulsando um jogador do Braga com vermelho directo aos 20'

De referir também que o Benfica acabou por não jogar qualquer minuto em superioridade numérica neste campeonato e que na última deslocação acabou até por jogar em inferioridade durante quase uma hora (pode-se ver aqui o quadro das expulsões nos jogos do Benfica dessa época).

Terminado o capitulo das arbitragens vamos para o capitulo dos jogadores aliciados e vitórias facilitadas. A maior acusação ao Benfica prende-se com as duas últimas deslocações nessa época. Contra Rio Ave e Maritimo.

Comecemos pelo Maritimo. Tudo começou numa "peça" jornalistica realizada pelo aprendiz de Rui Santos. Nessa peça supostamente aparecem dois jogadores de cara tapada e voz distorcida. Um a dizer que foi aliciado por pessoas que diziam ser do Benfica e outro a dizer que acha que os colegas foram aliciados pelo Benfica. Mais tarde afinal não eram os jogadores na reportagem mas sim atores. No meio disto tudo ninguém sabe quem são os acusadores. E é esta a facilidade com que se lança lama para cima de um clube. Basta um jornalista amigo que faz uma peça com acusações destas sem apresentar qualquer tipo de prova.

Indo ao que aconteceu na realidade, O Maritimo já sem nenhum objectivo a cumprir nessa época, decidiu poupar 5 jogadores em risco de exclusão na semana anterior para os ter todos disponiveis para defrontar o Benfica. Jogou na maxima força e ainda com Verissimo ajudar. E o Benfica apenas conseguiu vencer o jogo num ressalto e depois num livre de Talisca.

Agora o mais engraçado é que umas semanas antes, no dia do Maritimo visitar Alvalade, o país acordou com a noticia de que 3 jogadores do Maritimo tinham sido suspensos internamente.

Seguindo para o Rio Ave. Desta feita diz-se que Cassio e Lionn afirmaram ter sido contatados por Cesar Boaventura para facilitarem contra o Benfica. Mas já lá vamos. Dois jogos antes Wakaso e Ukra levaram amarelos limpando a folha disciplinar para poderem jogar contra o Benfica. O jogo em si foi dos mais dificeis que o Benfica teve no campeonato.

Passemos então aos jogadores Cassio e Lionn. Começando por Lionn. Aqui ficam 2 azares na época passada contra Porto (notável a atitude que teve depois de entregar a bola ao adversário) e Sporting. Agora mais atentamente para Cássio. Guarda-redes que tem tido bastantes azares ao longo da carreira como se pode comprovar aqui ou aqui. Actualmente com 40 anos está com um belo contrato na Arabia Saudita numa equipa treinada por... Pedro Emanuel.

Mas a ironia das ironias é ir ver a forma como o Sporting venceu em Vila do Conde nessa época. Com um penalti ridiculo cometido por Wakaso que cabeceou uma bola com o braço. O segundo golo com mais um azar de? Adivinharam. Cássio. Existem coincidências fantásticas.

Mas já que falamos deste penalti de Wakaso que tal relembrar um tal de Tonel? Estavamos no último minuto do Sporting vs Belenenses da 11ª jornada com tudo empatado a zeros. Tudo se encaminhava para a perda de 2 pontos até que surge o desbloqueador. Tonel outro homem de azares.

Mas não se fica por aqui. O que dizer do Arouca de Lito Vidigal, das equipas mais dificeis de bater nesse campeonato que foi goleado em Alvalade numa altura em que lutava pela Europa porque segundo o próprio Lito, achou que era uma boa altura para testar a equipa e jogar o jogo pelo jogo (tal como já tinha feito sem sucesso contra o Porto).

Seguindo para um dos casos mais aberrantes de todos. O União da Madeira a 4 jornadas do fim do campeonato e apenas 2 pontos acima da linha de água decide poupar 8(!!) jogadores contra o Sporting. Acabou por descer de divisão. Já agora vale a pena ver também o primeiro golo do Sporting nesse jogo num lance curioso de Gudiño, guarda-redes emprestado pelo Porto.

No Dragão mais um passeio para o Sporting. Passeio esse abrilhantado por Artur Soares Dias como já vimos atrás. Fim do jogo e todos saíram contentes. Um ano depois, Fernando Madureira em conversa com um elemento de uma das claques do Sporting antes de um Porto vs Sporting dizia-lhe que tinham de deixar o Porto ganhar porque no ano anterior o Porto tinha aberto as pernas. Infelizmente não consegui encontrar o video dessa conversa. Se alguém tiver coloque o link na caixa de comentarios.

Para finalizar em Braga mais um jogo do Sporting contra uma equipa em poupanças para a final da Taça de Portugal.

Ou seja, a seguir ao Benfica passar para a frente do campeonato foi um passeio para o Sporting naquelas ultimas jornadas. Já o Benfica apanhou Boavista, Setúbal, Académica, Rio Ave ou Guimarães a jogarem autênticas finais da Liga dos Campeões. Quem não se lembra de Arnold a chorar copiosamente após ter perdido uma oportunidade de empatar o jogo na Luz?

Fazendo as contas entre arbitragem, erros individuais, experiencias de treinadores e poupanças de adversários, estão aqui mais de 20 pontos DADOS ao Sporting. Em contas muito por baixo. E não estão outros tantos subtraidos ao Benfica porque esta foi para mim a equipa mais forte que tivemos na última década e em muitos jogos conseguiu ultrapassar esses obstaculos.

E é por tudo o que aqui está que me revolta toda esta perseguição feita ao Benfica depois do surgimento dos emails. Porque bastava um mês de emails de Porto e Sporting nestas épocas para existir muito mais sumo do que 10 anos de emails do Benfica. E não era preciso truncar nada nem tirar coisas do contexto para isso.

Para terminar uma mensagem para os Benfiquistas. NUNCA deixem que digam que ganhamos algum dos últimos titulos com corrupção. Principalmente este de 2015/2016. Eu lembro-me bem da revolta que sentia semana após semana depois de todos os atropelos a verdade desportiva que eu coloquei em cima. Não deixem que alguém ponha em causa a magia de um dos titulos mais épicos da nossa história.

6 comentários:

  1. Esse campeonato foi uma vergonha, felizmente o Benfica sabotou-lhes a festa.

    ResponderEliminar
  2. Também se fala que a corrupção seria porque o Benfica teria pago para os clubes ganharem jogos ao Sporting. Mas o Sporting ganhou todos os jogos após ter perdido aquele contra o Benfica (o tal do falhanço de Bryan Ruiz). Se o Benfica comprava jogadores a clubes para eles tirarem pontos ao Sporting, a que propósito iria fazer isso se os clubes não tiraram pontos ao Sporting?
    Sérgio.

    ResponderEliminar
  3. A PJ e o MP andam enganados, ou então são INCOMPETENTÍSSIMOS. Andam a investigar o ÚNICO Clube SÉRIO e a SÉRIO que existe em Portugal e têm medo de investigar onde realmente anda a CORRUPÇÃO DESPORTIVA que é nos clubeco aliados e às riscas.
    A Direcção e Sócios do Benfica são muuito passivos e fraquinhos a defenderem o Clube!!!!
    Porque não exige o Benfica ao MP que mande investigar o adiamento do Estoril-fcp e o pagamento de uns milhares de euros por um jogador do Estpril que segunda o relatório e contas do fcp já tinha sigo pago?!?!

    UMA VERGONHA O QUE SE PASSA NESTE PAÍSECO. Tudo ataca o Benfica e o Clube mal reage.

    O BENFICA PRECISA DE MUDAR DE PRESIDENTE E DIRECÇÃO E IR JOGAR PARA ESPANHA. DEVE ABANDONAR E CAGAR PARA O FUTEBOLECO PORTUGUÊS.

    BENFICA EMPREEEEEEEEEEEEEEEEEE O MAIOR E O MELHORRRRRRRRRRRR

    ResponderEliminar
  4. Acrescente aí: neste campeonato, o insuspeito Rui Santos a única vez que pôs em causa atuação de um jogador foi a do guarda redes do Arouca no tal jogo dos 5-0 (o sacana não se desbronca quando fala deste campeonato. Alguém que lho lembre).
    Os gajos ficaram atravessados, já estavam a festejar o título, quando depois de o Ruben Ribeiro falhar 2 golos, o Eliseu chutou, o Carcela cabeceou e o Jonas marcou. Esse foi o seu momento de desespero.

    ResponderEliminar
  5. São tão inimigos como os do norte. Adeptos invejosos da glória e de todos os sucessos do SLB, gente reles, rasteirinha, armados em nobres pessoas e em paladinos da «verdade desportiva» deles. Se lhes fizessem a vontade, seriam mesmo os campeões das vitórias administrativas e sentir-se-iam imensamente felizes por tal.

    ResponderEliminar
  6. Caro Pluribusunum,

    Muito boa esta sua compilação. É preciso divulga-la a toda a nação benfiquista seja através das redes sociais e das tvs.

    Peço-lhe só uma coisa: análise os golos do Sporting no Estoril-Sporting e no aves-Sporting dessa época e veja que além do gudino do Arouca, o kiersek do Estoril e de um brasuca ex-Gil Vicente
    Que jogava no aves.

    ResponderEliminar